Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, tentei encontrar resposta à questão que vou colocar, mas não encontrei.
    Vou vender um apartamento nos próximos meses do qual irão resultar mais-valias. Estou, neste moemnto, a construir uma casa num terreno que adquiri em 2022.
    As mais valias que irão resultar da venda do apartamento podem ser consideradas a posteriori para aplicação na construção da casa que ainda vai a meio? Se sim, irei deduzir os custos totais que terei com esta casa (onde irei morar)e que correspondem a terreno + estudo topográfico + projecto + construção?
    Por outro lado, se não puder considerar esta hipótese, para obter alguma dedução nas mais-valias, terei de investir numa outra casa (a que estou a construir não poderia, portanto, ser 1ª habitação)e o imposto iria incidir sobre o que sobrasse da diferença entre o valor obtido pela venda do apartamento e a compra do novo imóvel (retirando valores pagos em escritura, IMT, obras eventuais, etc). Caso reinvista o valor, para não pagar mais-valias, tereide reinvestir 100% e numa 1ª habitação, certo?
    Desculpem se está confuso.Muito grata
  2.  # 2

penso que dá mas tem mesmo que se informar nas finanças, é o melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: clarasgp
  3.  # 3

Pode considerar o reinvestimento nessa construção.

Veja bem os prazos porque pode ser que ainda consiga incluir a compra do terreno também.
  4.  # 4

Colocado por: clarasgpterei de investir numa outra casa

Assim não tem isenção.
    Só se aplicar o dinheiro todo da venda do apartamento que é HPP na nova HPP.

Até final de 2024 vai vigorar uma legislação que não sei se se aplica ao seu caso.

Está com algum crédito para a construção da nova casa?

Atenção que crédito à construção é diferente para o fisco em relação a crédito habitação!

Ponha as questões a um contabilista e também no e-balcao das Finanças.

https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/impostos/noticias/mais-habitacao-venda-de-segundas-casas-fica-isenta-de-mais-valias-se-amortizar-credito
  5.  # 5

Muito obrigada a todos os que responderam

0.0110 seg. NEW