O empreiteiro deixou este trabalho assim, fio à vista para a luz da rua sobre a porta de entrada. Qual seria uma boa solução para isto? Vê-se o fio a contornar a porta pelo lado esquerdo e fio na rua também... O fio vem daquela caixa de interruptor, mas liga-se e desliga-se com o sensor de movimento na rua.
Não era suposto o fio preto estar exposto em redor da porta... Trata-se da remodelação e ampliação de uma moradia. No projeto já se previa iluminaria na rua, no meu entender esperava que tivessem feito roços na parede de alvenaria existente e instado tubagens, dentro dessas tubagens devia passar o fio e ficava tudo oculto. Como está, caso seja preciso fazer alguma manutenção do fio, vamos ter de partir um pouco de parede...
A opção foi esta porque, não consegui encontrar aqui na ilha iluminaria com o sensor integrado. Percebo que seria melhor. Mas agora para resolver o problema do fio preto exposto dentro de casa seria melhor fazer roços e pôr tubagem, pôr calhas? Vale a pena?
Eh pá, calhas é em ultimo caso, abre roço, alimentação ao sensor afastado do meio da porta, depois um tubo do sensor ao foco no meio da porta, assim já não ficam cabos à vista, foco e sensor afastados.
Colocado por: RicardoPortoEu tirava isso tudo, nao precisa luz.
Então queria fazer roços na pedra??
A luz dá muito jeito para conseguir entrar e sair de casa e ver a fechadura da porta. Quanto aos roços, não sei...? Não sou da área, não sei se é coisa que se faça ou como se deve fazer... Deixo umas fotos da parede nua.