Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,
    Estou neste momento no processo de construção de uma moradia térrea, cuja cobertura foi projetada pelo arquiteto em chapa metálica ondulada (uma água, com queda livre da água pois é uma zona com muitas árvores) sobre uma estrutura de vigas de madeira.
    A casa está praticamente pronta de pedreiro (está a ser feita à empreitada), mas em conversa com serralheiros e até carpinteiros sobre o telhado, desaconselharam-me fortemente essa opção pois dizem que é certo que mais cedo ou mais tarde vou ter problemas com água a entrar em casa pela fixação da chapa. Claro que a alternativa ideal seria o zinco mas infelizmente é incomportável para mim. Outras alternativas faladas são fazer aplicação "tipo zinco" com chapa de aço lacado ou alumínio mas sei que é uma solução pouco comum (pelo menos eu nunca vi nem tenho conheço quem tenha experiência com esta solução) ou então painel sanduíche, mas tem a desvantagem de não ficar tão bem esteticamente e ser difícil fazer o acabamento, uma vez que não leva caleiras.
    A estrutura do telhado será feita em vigas de pinho lamelado, por cima do qual será aplicada uma das seguintes soluções: ou painel sanduiche tipo ondutherm com acabamento em madeira por baixo, impermeabilização (tela anti vapor e tela pitonada) e cobertura, sendo a cobertura fixa ao aglomerado do painel sanduiche; ou painel tricapa, XPS intercalado com barrotes para fixação da cobertura, impermeabilização e cobertura. No caso de avançar com o painel sandwich para a cobertura a composição seria diferente pois não precisaria de outro isolamento para além desse, penso eu.

No fundo gostaria de saber qual a vossa opinião sobre estas hipóteses para a cobertura ou outras que possam sugerir. Uma vez que é uma cobertura incomum, depois de os profissionais da área me terem desaconselhado a avançar com a proposta do arquiteto fico sem saber por onde ir...

Agradeço desde já as vossas opiniões e acrescento algumas imagens do 3D e pormenor construtivo para ilustrar a situação. Obrigado!
      Pormenor construtivo.png
      3D1.png
      3D.png
  2.  # 2

Essa cobertura na minha opinião tinha tudo para ficar bem com telha cerâmica plana (plasma) por cima do esquema com ondutherm 👍

https://www.coelhodasilva.com/pt/coberturas-ceramicas/planas/plasma/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguelcosta17
  3.  # 3

Obrigado pela sugestão Vitor. Seria sem dúvida uma boa solução, mas não sei se tem queda suficiente.
    Com ~7% de inclinação funcionaria?
  4.  # 4

Sendo essa a inclinação está fora de questão esta opção.
    https://www.coelhodasilva.com/filecont/Instrucoes_para_montagem_de_cobertura_e_fachada_Telhas_Planas.pdf

A inclinação mínima é de 27% dependendo da zona de exposição e do comprimento da água desde o cume até ao beirado.
    Concordam com este comentário: Miguelcosta17
  5.  # 5

Neste caso trata-se de um comprimento a rondar os 11m.

0.0112 seg. NEW