Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá Bom Dia

Gostaria de colocar uma questão que se prende com o seguinte: pretendo comprar um terreno que está à venda como um todo mas que é composto por 2 artigos pertencentes ao mesmo proprietário. É possível comprar este terreno e torná-lo todo num só, isto é, converter os 2 artigos num único artigo? É que pretendo construir e não sei se depois poderei fazê-lo de modo a poder utilizar a área dos 2 juntos ou se pelo contrário só poderei construir apenas num deles... Os 2 terrenos são rústicos e pelo que me informaram é viável a construção, sendo que à partida terei de ceder uns metros para a via pública.

Podem ajudar-me nesta questão?
  2.  # 2

Depende do PDM da sua zona (Já foi à sua câmara municipal perguntar se pode construir e que área mínima lhe exigem?);

Pode juntar os 2 artigos, tem que ser feito nas finanças e actualizado na conservatória. Mas vá à CM perguntar 1º o que la´pode construir, se é que pode.
  3.  # 3

Olá

Já me dirigi à CM e aquilo que me informaram é de que à partida existe viabilidade de construção. É uma zona de desenvolvimento habitacional e no terreno em frente também construiram recentemente, apenas tiveram de ceder alguns metros para a via pública. Digo à partida porque ainda não fiz o pedido de informação prévia para enviar para a CM. Por aquilo que li no PDM da CM a restrição maior para terrenos rústicos refere-se aos localizados em reserva agrícola (que não é o caso) nos quais a área para construir tem de ser maior do que 5.000m2.

Quer dizer então que após a realização da escritura terei de me dirigir à Repartição de Finanças e à Conservatória do Registo Predial para solicitar a junção dos 2 artigos, não é assim?

Muito obrigado pelas vossas respostas.
    •  
      FD
    • 8 março 2010 editado

# 4

Pondere muito bem se é isso que quer fazer.
    A junção/fusão é fácil. Pior é reverter essa realidade. E já li aqui no fórum testemunhos de pessoas que se arrependeram...
    Encontrei o caso que procurava: Destacamento de casa. ;)
    Faça-o só se precisar!

Uma situação semelhante: emparcelamento.
  4.  # 5

2 proprietários de 2 terrenos contiguos, de igual área a caracerísticas, pretendem juntá-los num só, propriedade dos 2. O que se deve fazer ?
  5.  # 6

Olá!
    Tenho um processo idêntico em curso para junção de Artigos.
    Sabem quanto tempo as Finanças demoram a fazer estas alterações?

0.0119 seg. NEW