O meu intermediário de crédito diz me que fazia me um ch com seguros fora e só tinha que fazer uma transferência de X por mês na minha conta para ter spread bonificado. Mas na fine e toda a documentação diz que tenho que cumprir outros requisitos. Mas ele disse que a fine é standard e não podem mudar mas neste caso faz me o spread bonificado só com as condições que o gerente do banco vai me dizer (transferência de X por mês).
Acham que posso confiar no gerente do banco e no intermediário de crédito? O banco é Santander. O intermediário é uma empresa grande em Portugal.
Que documento podia pedir para me salvaguardar caso após a escritura eles digam que não cumpro os requisitos e aumentam o spread? Parece me muito estranho dizer uma coisa e fazer outra depois.
O intermediário de crédito disse que íamos ao banco e o gerente dizia me as condições. Pedi para me fazer por escrito mas disse que íamos ver depois. Se calhar podia me mandar um email a dizer as condições para o spread bonificado. Mas não sei chega caso eles mudem de ideias depois.
Isso tem tudo para correr mal. Insista para que o banco escreva, nem que seja num mail. Se não o fizerem e mesmo assim quiser avançar, então escreva você ao intermediario e ao Banco, confirmando a sua aceitação nas condições que lhe foram transmitidas e descreva-as com o maior detalhe. Formalmente pode não valer muito, mas se houver problema aqueles a quem dirigiu a comunicação terão toda a vontade em ajudar a resolver.
Acha que o intermediário de crédito está agir em má fé? Assino a escritura e logo me aumentam o spread dizendo que estou em incumprimento? Ou qual é a jogada?
Eu não aceitaria nada que não estivesse escrito, pode não ser na FINE mas estar escrito. O Montepio por exemplo tem uma campanha de devolução do spread x tempo mas não está na FINE, no entanto tenho email da pessoa com os detalhes disto.
Ao contrário do que se fala, os bancos, e nomeadamente os gerentes, são por princípio pessoas de bem.. como eu e você por exemplo.. como em tudo há exceções..
Mas neste caso não se trata de confiar, trata-se de assegurar, que daqui a uns tempos quando eventualmente o cenário mudar, não seja por exemplo também tirado o tapete ao gerente, ou seja, mudam as regras.
Aí você perde o benefício porque não está por escrito.
O gerente também pode mudar pra outro balcão e quem vier não tem nada que suporte o que está a dizer..
Em relação ao mediador, provavelmente depois do negócio feito nunca mais o vê.. até aparecer outro negócio..
Confie… mas salvaguarde-se, porque se não confiar, faça o negócio noutro lado..
Obrigado. Depois mais pesquisas e esclarecemos com outras pessoas recebi estas dicas. Sumariando: pedir um email e uma carta ( Estar em papel timbrado do banco.) a dizer o que falamos assinado pelo gerente (se possível, por um superior.). Vocês sabem como é possível saber se o gerente tem o “poder” de fazer isso? Estou a pensar que também se está assinado o banco poderia dizer que o gerente não tinha o poder de fazer isso e não vale nada.
Alguém já teve esta experiência antes?
Aqui está o que me disseram: Não confie só em promessas verbais. O pessoal do banco pode ser bem-intencionado, mas as coisas mudam, pessoas mudam de cargo, e no fim, o que conta é o que está escrito. Peça TUDO por escrito. Um email já é bom, mas uma carta oficial do banco é ainda melhor. Na carta (ou email), o banco deve detalhar:
As condições exatas para o spread bonificado (tipo, só a transferência mensal que mencionaram) Que essas condições substituem as da FINE Que isso vale pro contrato todo
Não assine nada até ter isso escrito e assinado pelo gerente. Se possível, peça pro chefe dele assinar também. Se eles enrolarem pra dar isso por escrito, desconfie. Banco sério não tem problema em formalizar acordos. Lembra que o intermediário de crédito ganha comissão quando fecha o negócio. Então às vezes eles podem prometer o céu e a terra. Foque no que o banco diz oficialmente. Se no fim eles não derem nada por escrito, pense bem se vale a pena o risco. Imagina só a dor de cabeça se daqui a uns meses eles mudarem as regras...