Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal

Venho pedir conselhos... Comecei agora o processo de procura de casa para comprar, já entrei em contacto com vários bancos para ter uma ideia dos valores que estão ao meu alcance.

No entanto todo o processo depois disso assusta-me e quanto mais leio sobre o assunto, mais stressado fico.

Avaliar imóveis e as condições em que estão, ter cuidado com toda a documentação do imóvel e se esta tudo em ordem/legal, não ser enganado em alguma etapa do processo, por exemplo ao assinar um CPCV, etc...

Estou a pensar demasiado? Devo confiar mais nos agentes imobiliários que em principio tem os interesses do vendedor como prioridade?

Preciso de ajuda com este bicho de 7 cabeças.
  2.  # 2

Colocado por: NanoPIXEstou a pensar demasiado?

SIM

Colocado por: NanoPIXDevo confiar mais nos agentes imobiliários

NÃO

Colocado por: NanoPIXtem os interesses do vendedor como prioridade?

Tem os interesses de ele próprio em primeiro lugar.
    E e e às vezes, do vendedor ligeiramente.
    Sobretudo se for para o preço aumentar e consequentemente conseguir uma comissão mais alta.
    Do comprador. NUNCA.
    Concordam com este comentário: palmstroke, macinblack
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NanoPIX
  3.  # 3

Ok faz sentido.

Em relação aos documentos do imóvel, estes sao fáceis de entender? Como identificar possiveis problemas?
  4.  # 4

NanoPIX
    Quando tiver interesse num imóvel, fale com os vizinhos para averiguar algum problema no edifício de canalizações, infiltrações, condomínio(organizado?, contribuições extra futuras para obras), etc
    Verificar a posição solar e se eventualmente irá ser construído algum edifício no futuro que tire as vistas e o sol.
    Ir a horas diferentes.
    Verificar o tipo de vizinhança.
    Distância ao trabalho.
    Escolas. Se houver filhos.

Os documentos dizem se há alguma situação a tratar.
    Se se precisar de crédito bancário o banco verifica se está tudo em conformidade com a papelada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NanoPIX
  5.  # 5

Colocado por: NanoPIXOk faz sentido.

Em relação aos documentos do imóvel, estes sao fáceis de entender? Como identificar possiveis problemas?

Não se preocupe muito com isso, se vai usar CH, o banco não avança para a escritura se não estiver tudo em ordem.
  6.  # 6

Colocado por: rjmsilvao banco não avança para a escritura se não estiver tudo em ordem.

Não é bem assim.
    Há bancos que aceitam imoveis com obras ilegais, desde que o valor do imóvel seja muito superior ao valor do empréstimo.
    Estas obras ilegais serão sempre da responsabilidade do futuro comprador. Se amanhã a câmara exigir a sua demolição quem fica com o prejuízo é o comprador
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  7.  # 7

NanoPix,

1-não ande às voltas com os bancos. Contrate os serviços de um intermediário de crédito (o serviço é gratuito, eles são pagos pelos bancos) que vai consultar todos os bancos, ver qual o que oferece melhor condições de crédito e intermediariam todo o processo.

2-Recorra aos serviços de um agente imobiliário que o represente como comprador. ATENÇÃO: assine um Mandato de Comprador com esse agente. Não paga nada por isso. É apenas um compromisso entre si e o agente que vai esforçar-se para encontrar o imóvel ideal para si. Agentes que representam, compradores não são pagos por estes. Quem paga aos agentes de compradores são os agentes que representam os vendedores (proprietários) depois da venda ser feita e a comissão paga pelo vendedor. Nada mais há de frustrante do que andar a fazer visitas com um comprador, perder imenso tempo a fazer estudos de mercado, avaliações de zona e noutros procedimentos e depois o comprador compra com outro agente (muitas vezes o agente que representa o vendedor. Neste caso o comprador acaba por ser mal servido na maior parte das vezes pois o agente do vendedor vai defender os interesses do proprietário e não o do comprador. Nos tempos em que trabalhei com a REMAX dizia-se que "Os compradores são como as ****. Não são leais a ninguém.". Por isso muitos agentes deixavam "cair" os seus clientes compradores. Porque tanto podia comprar com um como com outro qualquer, mesmo depois de bastante esforço por parte do agente que o representava. No atual contexto, onde há muita procura e pouca oferta a coisa piorou mais. Ou se tem compromisso sério entre agente e comprador ou os agentes nem se interessam em representar com verdadeiro esforço um comprador que não se mostre sério. A solução é mesmo um compromisso sério entre os dois. Mesmo que o comprador encontre um imóvel tentador (pesquisa online ou viu uma polaca) convém enviar essa referência ao seu agente e deixá-lo negociar. Até porque o agente tem sempre informação e "truques" de negociação que o comprador não tem. Fique apenas com um agente e garanta que é um profissional sério e dedicado que lhe faça estudos de mercado, que conheça a zona do imóvel, que atenha acesso a imóveis "off market" ou que estão para entrar para o sistema, etc. Trabalhei com compradores (tanto na Remax como na C21) e acredite que não é fácil. Tem que haver muita confiança. Deixei "cair" muitos compradores que se revelaram nada sérios (foram devidamente notificados por mim das razões do "abandonar"). Saí da C21 pois vou dedicar-me ao investimento imobiliário mas vou trabalhar também como consultora imobiliária independente pois tenho uma boa carteira de clientes compradores/investidores fidelizados os quais, quando precisarem, apresentarei a intermediários de crédito de confiança. Compreendo a falta de confiança generalizada em relação aos agentes imobiliários (ouvem-se tantas histórias...) mas como em todas as profissões existem bons e maus profissionais. em resumo: recorra a um agente imobiliário (eu ajudava-o mas infelizmente só esta semana requeri licença AMI e ainda vai demora para obtê-la) e fique com ele se os serviços do mesmo lhe forem profícuos. Cá estarei se tiver mais dúvidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  8.  # 8

Colocado por: Shrew761-não ande às voltas com os bancos. Contrate os serviços de um intermediário de crédito (o serviço é gratuito, eles são pagos pelos bancos) que vai consultar todos os bancos, ver qual o que oferece melhor condições de crédito e intermediariam todo o processo.

Sim, eu disse que entrei em contacto com bancos, mas na verdade fiz isso atraves de uma intermediaria de credito

Colocado por: Shrew762-Recorra aos serviços de um agente imobiliário que o represente como comprador.

já pensei nisso e é provável que o faça, mas as opções são muitas
  9.  # 9

Colocado por: Shrew76Recorra aos serviços de um agente imobiliário que o represente como comprador

Efectivamente é proibido receber 2 pagamentos , 2 vezes pelo serviço de venda.
    Não sei se haverá alguma outra forma de compensação.

-------

Raquel22?

0.0124 seg. NEW