Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria de saber qual ou quais as marcas de tintas com melhor relação qualidade/preço para usos interior/exterior? Por vezes podemos encontrar tintas como "Ripolin" de 20lt a menos de 20€... será que o barato pode sair caro?

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neivamat
  2.  # 2

As tintas que falou anteriormente por norma não tem os requesitos minimos para serem umas boas tintas. Falta de cobertura e de aderência é o principal defeito.
    Umas vezes até tem boa cobertura, mas é à custa de tintas que contém na sua base elevadas concentrações de químicos altamente perigosos para o meio ambiente da sua casa. Passa a respirar químicos. Não há milagres.
    Opte por tintas ecológicas e de preferência naturais.
    Rui
    •  
      FD
    • 21 maio 2008

# 3

Comprei uma lata de tinta branca da Leroy Merlin para pintar a minha casa e a coisa correu mal.

Não sou profissional, por isso não sei muito bem o que fiz de mal, mas o processo foi:
    Pulverizar as humidades com um produto próprio para matar os fungos -> lavar com água -> regularizar com lixa -> limpar a seco -> 1ª demão -> 2ª demão

Ficou uma desgraça, com um aspecto rugoso, penso que por não ter limpo propriamente depois de ter lixado, mas não tenho a certeza. Noutras divisões nem sequer lixei e também não ficaram famosas. A tinta agarrou bem, mas ficou com um aspecto granulado e inconsistente, no entanto, só se nota quando a luz incide obliquamente.

Se a culpa foi de não limpar, da tinta ou do rolo, não sei, mas não ficou bonito.

Nada melhor que uma imagem, a parede do meu quarto (onde o resultado foi o pior), com uma janela ao fundo:

parede mal pintada
  3.  # 4

Se calhar, de passares com a lixa é capaz de ter ficado pó na parede, e ao passares o rolo com tinta esse pó transformou-se em grânulos dando esse aspecto rugoso. É uma suposição, não dando à partida a culpa à tinta.
  4.  # 5

Essa tintas baratas 1€/1L por vezes nem para pintar a arrecadação servem...

Essas tintas normalmente vem "grossas" (parecem cola de madeira) se forem utilizadas "puras" vai ficar com uma textura na parede muito acentuada como pode ver na foto acima, se optar por diluir a tinta vai ter de dar bastantes demãos para conseguir que a mesma fique à cor pretendida

Qualquer tinta aplicada a rolo deixa textura dependendo esta de muitos factores:

- Tipo de tinta
    - Quantas repinturas já teve a parede
    - Etc

Com uma tinta boa numa parede de estuque nova a textura pode ser praticamente imperceptível
  5.  # 6

Eu neste momento estou a usar da marca Barbot, fica aqui o link:

http://www.barbot.pt/

Batbotcril plus é muito boa, embora seja um pouco cara, mas compensa com a aplicação.
  6.  # 7

Olá,
    Pintei a minha casa com REP Acetinado da Robbialac para além de ser lavável (que é optimo para quem tem crianças) tem um aspecto optimo.
    Aconselho vivamente.
    Malugo
  7.  # 8

Normalmente uso Potro
    Não é CIN mas custa quase metade

http://www.tintaspotro.pt/

Já utilizei linhas branca mas só fica +- com 4 ou 5 demãos o que se torna mais caro
  8.  # 9

Já pintei moradias T4 com 20lts/por demão.
    Ou seja com 60 lts efectuei uma pintura de raiz (valores para interiores e com tintas CIN).

Durante anos usei "Arco Iris", mas exigia-me pelo menos mais uma demão (e sempre a usar pouca diluição).

Uma coisa é certa, o acabamento é sempre melhor no caso da CIN.
    • Mac
    • 5 junho 2008

# 10

Pelos vistos a escolha das tintas é complicada.
    Não pode ser feita uma avaliação da qualidade da tinta verificando os seu componentes e em que percentagens se encontram?
    Bastaria saber ler o rótulo. Afinal são os componentes que definem a qualidade da tinta.
    Cumprimentos
  9.  # 11

Agora existem numa superfície comercial tintas da Barbot e da Dyrup a preços muito convidativos, cerca de 20€ e acho que são latas de 20lt. Se falasse que eram de uma marca desconhecida, havia logo quem dissesse que não prestam, mas como são de marcas de renome, como é, Vale a pena apostar?
  10.  # 12

Eu não coloco rótulos "não presta" e semelhantes, apenas digo que uma tinta de alta qualidade paga-se cara.
    No entanto, devo dizer que com tintas de qualidade duvidosa, consegue-se bons acabamentos.
    A durabilidade é outra questão mais difícil de conseguir.

Vou-lhe responder assim, provavelmente aplicaria uma dessas tintas na minha futura casa.
    • eu
    • 5 junho 2008 editado

# 13

Após algumas más experiências com tintas baratas, cheguei à conclusão que o barato sai caro.

Passei a usar apenas tintas da Robbialac e os resultados têm sido excelentes.

Que diferença para as anteriores... infelizmente também no preço :(

Atenção que as tintas, mesmo em latas bem fechadas, perdem qualidade ao longo do tempo. Muitas das promoções de tintas das marcas conceituadas são feitas para escoarem stocks mais antigos...
  11.  # 14

MALUGO disse:
    Continuo com as minhas pinturas e por uma questão de segurança com a Marca Robbialac. Nos gradeamentos apliquei Hammetite, que segundo o empregado da loja pode ser aplicado directamente sobre a ferrugem. Até agora está com bom aspecto e a ferrugem desapareceu.
    No muro usei Stucomat, e calhou bem porque está com uma promoção tipo "pague 20 pelo preço de 15".
    Ainda me faltão as madeiras...
  12.  # 15

Eu reformei minha casa recentemente e utilizei Suvinil. Não achei caro e é mto boa! O site deles tem uma parte tipo um photoshop, que vc pode testar as cores que quiser antes de comprar. Dá uma olhada(www.suvinil.com.br).
  13.  # 16

Pessoalmente, e depois de experimentar inúmeras marcas, cheguei a conclusão que amelhor marca (a nível de variedade de produtos, qualidade/preço, catálogos e aconselhamento) é a CIN.
  14.  # 17

O ano passado pintei a minha casa toda por dentro, por fora e muros.
    Utilizei diversas tintas mas todas da marca cin, como era uma casa nova ia necessitar de muita quantidade e o vendedor era amigo do meu irmão consegui desconto de 48%, o k foi óptimo.
    1º utilizamos o primário depois então a tinta, na cozinha e casas de banho utilizei acetinada porque é lavável, nas restantes divisões utilizei outra. Para os muros usei outra mais barata mas tb marca cin.
    Fiquei muito satisfeita, mas agora só com o passar dos anos se vai ver se é mesmo boa ou não.
    Cumprimentos,
    Dora
  15.  # 18

Tenho uma duvida. Tenho cartão Family do IKEA to que me dá um desconto de 40% nas tintas Dyrup. Entre esta marca e a CIN (que não tenho desconto) qual acham que eu devo comprar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Quicks
  16.  # 19

A Dyrup se o preço inicial não estiver inflacionado 66% para depois lhe poderem descontar os 40% no preço para voltar a ter o preço inicial, lol.
    Cumprimentos
    carlosmcd
  17.  # 20

Carlos

As tintas que vão para os hipermercados, são geralmente tintas "especiais", que enfim, tem uma composição própria, mais económica, adaptada aos tempos de crise, e que nem oferecidas as queria. Porque na composição do preço da pintura, a mão de obra é que manda e uma demão a mais, compensa qualquer sobre-custo de tinta.

Na CIN 15% de desconto é relativamente simples de conseguir, mesmo ao balcão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: R3volution

0.0256 seg. NEW