Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde ,

Antes de mais agradeço a quem responder ao post pelo tempo disponibilizado.

Ando a pensar comprar casa e estou a apontar estes requisitos :

1) queremos moradia
    2) estamos inclinados em comprar o terreno e fazer algo simples inicialmente , uma vez que nao temos filhos e ainda é uma realidade distante . Não fechando a possibilidade de comprar ja construida ou remodelar;
    3) queriamos possibilidade de conseguir aumentar a casa ( casos tenhamos filhos )
    4) preferencialmente casa terrea simples
    5) moramos na zona de sintra mas podemos relocar
    6) nã precisamos de algo extravagante full extras etc , somos duas pessoas simples os extras planeio depois consoante o orçamento

E surgiram 30000000 duvidas sendo que reduzi até estas principais:

1) alvenaria vs modular vs prefabricada ?

Tenho visto e parece-me que alvenaria ficaria mais caro que as restantes .
    Modular e pre fabricadas confesso que ainda são um territorio desconhecido por isso peço a vossa opinião.

2) projectos chave na mao compensa ?

3) construção de uma casa terrea com 2 quartos 2 casas de banho e certa de 8m*4m de sala quanto me ficaria em alvenaria/modular/prefabricada ?

4) é boa aposta construir ? tenho imenso receio de comprar ja construida e a casa estar em mau estado .. já vi imensos casos assim ...

5) Comprar terreno , construir uma modular simples chave na mao que trate das licenças e afins, depois uns anos mais tarde se quiser construir em alvenaria construo ou alugo por ex ... parece boa ideia ?
  2.  # 2

Colocado por: dmcoelhoTenho visto e parece-me que alvenaria ficaria mais caro que as restantes .

Antes pelo contrário.
    Tem que comparar coisas iguais e não um T2 em alvenaria cheio de gadgets e um T2 noutro sistema qualquer que muitas vezes nem os REGEU cumpre.

Colocado por: dmcoelhoconstrução de uma casa terrea com 2 quartos 2 casas de banho e certa de 8m*4m de sala quanto me ficaria em alvenaria/modular/prefabricada ?

Depende de das áreas, das "flores" da quantidade de gadgets e da zona. Certamente que em Sintra será muito mais caro que lá onde o outro senhor perdeu ad botas.

Colocado por: dmcoelhoé boa aposta construir ?

Se houver tempo e orçamento, sim.

Colocado por: dmcoelhoComprar terreno , construir uma modular simples chave na mao que trate das licenças e afins... parece boa ideia ?

Parece um muito má ideia:
    Para isso compre já feito que fica sempre melhor servido
  3.  # 3

Colocado por: dmcoelho1) alvenaria vs modular vs prefabricada ?

Tenho visto e parece-me que alvenaria ficaria mais caro que as restantes .
    Modular e pre fabricadas confesso que ainda são um territorio desconhecido por isso peço a vossa opinião.
    bem feito tanto vale.. é à sua preferência, a nível de preço sai mais barato a alvenaria pela simples razão de que existe mais mão de obra. os pré-fabricados têm muitos valores escondidos que não são anunciados. o preço base é só para o objecto que pretende pousar no terreno. e as modelares (que pode querer dizer muitas coisas diferentes) são especializadas a nível de mão de obra e ainda não estão disseminadas o suficiente para baixar muito os preços
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  4.  # 4

Colocado por: dmcoelhoTenho visto e parece-me que alvenaria ficaria mais caro que as restantes .

Isto são ideias de quem anda na net a ver anúncios de casas modulares e pré-fabricadas.
    Concordam com este comentário: ricardomcm
  5.  # 5

Boa tarde,

Estou em vias de iniciar projeto e construção de moradia.Como leigo na matéria estou a tentar perceber qual o melhor metodo para o fazer.
    Tenho visto vantagens do lsf relativamente a alvenaria, sendo mais previsivel em termos orçamentais e na rapidez na execução. Também em termos de área util existem ganhos por ter estruturas que ocupam menos espaço. Em termos de eficiências energética e acustica, já nao parece tão consensual, embora seja um facto que o aço seja mais resistente e imune a rachas, insetos etc não comprometendo tão facilmente a estrutura e evitando assim perda de eficácia.
    Tudo isto parece-me fazer sentido mas gostaria de ouvir a opinião de entendidos que me possam convencer do contrário. Algo que li e que me parece ser bem verdade é, não existe um metodo pior e outro melhor, o que existem é bons e maus projetos independentemente do metodo..
    Obrigado Cumprimentos
  6.  # 6

Colocado por: tigatelfsendo mais previsivel em termos orçamentais e na rapidez na execução.

Nem uma nem outra é verdade.

Colocado por: tigatelfembora seja um facto que o aço seja mais resistente e imune a rachas, insetos etc não comprometendo tão facilmente a estrutur

Podemos dizer que sim mas agora pense ao contrário.
    Tem uma inundação ou uma rotura na canalização que demora algum tempo a ser detetada.
    Numa estrutura em betão, deixa-se secar, dá-se uma pintadela e a coisa passa.
    Numa estrutura metálica posso ter comprometido toda a estrutura e as camadas de revestimento.

Todos os métodos têm vantagens e desvantagens.
    Infelizmente muitas vezes apregoam-se vantagens deste ou daquele que nem sempre são reais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tigatelf
  7.  # 7

Aproveitando ainda o alarmismo do sismo de ontem, hoje começou a ver-se publicidade que defende que aquando do furacão Katrina, a única casa que sobreviveu era em ICF.
    Isto dito assim, parece que afinal há um método construtivo que se destaca dos outros.
    Esqueceram-se porém de dizer que naquela zona todas as outras casas eram em madeira e provavelmente ainda mais mal feitas que a casa dos 3 porquinhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tigatelf
  8.  # 8

Contactei um empreiteiro e deu-me 200.000 a 250.000 para algo do género da imagem em alvenaria zona de Sintra Lisboa ...
    Que acham do preço?
      IMG_20240830_110840.jpg
  9.  # 9

Colocado por: dmcoelhoContactei um empreiteiro e deu-me 200.000 a 250.000 para algo do género da imagem em alvenaria zona de Sintra Lisboa ...
    Que acham do preço?

Com ou sem iva?
  10.  # 10

Colocado por: dmcoelhoContactei um empreiteiro e deu-me 200.000 a 250.00

Em tempos estive num país, onde nos levavam de graça a visitar um museu bastante distante da capital. Só alguém muito desconfiado é que não aproveitaria esta oportunidade. Terminada a visita do museu, era hora de voltar à capital. Pois...
  11.  # 11

Colocado por: dmcoelhoContactei um empreiteiro e deu-me 200.000 a 250.000 para algo do género da imagem em alvenaria zona de Sintra Lisboa ...
    Que acham do preço?

Acho que esse valor está em linha com o rigoroso estudo técnico apresentado 😂
    Na realidade, nem o desenho (e componentes técnicas) vai ser assim tão simples, nem o preço vai corresponder ao mandado para o ar...
  12.  # 12

Eu não utilizaria o método construtivo em alvenaria na zona de Sintra devido ao risco sísmico, iria sempre para tradicional, modular, lsf...

Tendo em conta que estamos a falar de Sintra os preços devem ser inflacionados se comparados com a maior parte das restantes zonas do país.

Para perceber se o negocio é bom ou não são necessários mais detalhes, no entanto uma casa nova nessa zona por 200k€ não deverá ser caro já que deve haver terrenos a custar isso :)
  13.  # 13

Colocado por: ricardomcmEm tempos estive num país, onde nos levavam de graça a visitar um museu bastante distante da capital
    cheira-me a thailand
  14.  # 14

Colocado por: dmcoelhoQue acham do preço?
    ele apresentou um mapa de quantidades aquando o preço?
  15.  # 15

Colocado por: tigatelfBoa tarde,

Estou em vias de iniciar projeto e construção de moradia.Como leigo na matéria estou a tentar perceber qual o melhor metodo para o fazer.
    Tenho visto vantagens do lsf relativamente a alvenaria, sendo mais previsivel em termos orçamentais e na rapidez na execução. Também em termos de área util existem ganhos por ter estruturas que ocupam menos espaço. Em termos de eficiências energética e acustica, já nao parece tão consensual, embora seja um facto que o aço seja mais resistente e imune a rachas, insetos etc não comprometendo tão facilmente a estrutura e evitando assim perda de eficácia.
    Tudo isto parece-me fazer sentido mas gostaria de ouvir a opinião de entendidos que me possam convencer do contrário. Algo que li e que me parece ser bem verdade é, não existe um metodo pior e outro melhor, o que existem é bons e maus projetos independentemente do metodo..
    Obrigado Cumprimentos

Não sou entendida na matéria, mas a minha moradia é lsf e não recomendo!!
    Ficou mais cara do que se fosse em alvenaria, em termos de rapidez, demorei cerca de 4 anos a ter a casa pronta, a versatilidade é muito pouca e a qualidade deixa muito a desejar. Isolamento, eficiência térmica, resistência, tudo fraco. Muito triste com a escolha e a ter de viver com ela, provavelmente, o resto da vida!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  16.  # 16

E nunca ninguem fala na situação dos fogos, caso tenha um fogo numa casa LSF o mais provável é ficar com a estrutura comprometida enquando que em alvenaria ou betão não vai acontecer.
  17.  # 17

Colocado por: HideCodeE nunca ninguem fala na situação dos fogos,

https://forumdacasa.com/discussion/99186/1/onde-e-como-construir/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HideCode
  18.  # 18

ICF e LSF deveriam ser mais baratas que alvenaria porque as horas de mão de obra são menores bem como tempo de construção. Os materiais acabam por ser mais baratos tambem.

O problema é que fornecer orçamentos muito mais baratos e ficar atafulhado de projetos sem a mão de obra necessária é complicado.

Enquanto o panorama não mudar, alvenaria continuará a ser o principal método de construção.
    Concordam com este comentário: JoseMBOliveira

0.0163 seg. NEW