Colocado por: Dias12Os meus 50 cêntimos sobre o assunto é que a haver um sismo que necessite/justifique de indemnizações, os estragos serão de tal maneira enormes que as seguradoras vão saltar fora e dizer que não têm capacidade para honrar os compromissos.
Vão chorar ao estado para pagar as indemnizações.
Se agora com as tempestades que destroem culturas agrícolas elas fogem ao pagamento de indemnizações, com a razia de parte do parque habitacional português nem quero imaginar.
Colocado por: CarvaiJá ouviram falar em resseguros?
https://pt.wikipedia.org/wiki/Resseguro
Sim as seguradoras têm todos os estratagemas para evitar pagar prejuízos mas nunca nenhuma alegou ter falta de dinheiro. Tal como as pessoas evitam fazer seguros porque nunca vai acontecer nada.
Lembro-me há uns anos de um mini ciclone na zona centro ter atingido uma moradia de 2 pisos com piscina e o dono a chorar-se que não tinha seguro e a exigir que a Camara pagasse os prejuízos.
Colocado por: regAh e faltou dizer que nos prédios com vários apartamentos onde maioria não tem o dito seguro, quem tem o seguro fica a chupar o dedinho também.
Colocado por: CarvaiJá ouviram falar em resseguros?
https://pt.wikipedia.org/wiki/Resseguro
Sim as seguradoras têm todos os estratagemas para evitar pagar prejuízos mas nunca nenhuma alegou ter falta de dinheiro. Tal como as pessoas evitam fazer seguros porque nunca vai acontecer nada.
Lembro-me há uns anos de um mini ciclone na zona centro ter atingido uma moradia de 2 pisos com piscina e o dono a chorar-se que não tinha seguro e a exigir que a Camara pagasse os prejuízos.
Colocado por: hangas
Não será exatamente igual ao litro ter ou não ter cobertura de risco sísmico. Até pode ser complicado assegurar a reparação ou reconstrução se apenas umas frações tiverem essa cobertura.
No predio em que vivia, em 15, apenas 3 tinhamos cobertura de risco sismico. Embora possa efetivamente a reconstrução/reparação não ser provável, ha custos como o re-alojamento de emergencia que estariam assegurados. A proteção civil até podia meter uma fita à porta do predio, mas pelo menos eu e os outros 2 vizinhos poderiamos ir para um Ibis até a poeira assentar.
No limite, seria sempre pago o valor seguro, para abater ao credito. É diferente de ficar sem a casa utilizável e com o crédito.
Colocado por: regPois lá está, com crédito é uma coisa, casa própria muitas vezes é pagar para ver.