Colocado por: Joao RainhaObs: a minha máquina não é SDS
Colocado por: Dias12Aconselho a começar com furos de 4 mm e depois ir aumentando até terminar com a medida pretendida
Colocado por: Vítor MagalhãesQuais são as brocas (referência)?
Colocado por: Ruikode
Dias12, em pedra (e betão) por vezes isso pode ser prejudicial. A broca seguinte pode encravar no buraco já existente (mau para a broca e pior para os pulsos se a máquina não tiver embraiagem). Idealmente fura-se à primeira com a medida final.
Colocado por: Vítor MagalhãesQuais são as brocas (referência)?
Colocado por: Joao Rainhamas a pedra é esbranquiçada com manchinhas pretas e azuisisso é diamante
Colocado por: Joao RainhaBoa tarde a todos:
Respondendo às questões colocadas:
A máquina que tenho é a BOSCH GSB 24-2 1100W, e uso função martelo para pedra.
Uma eletropneumática? Alguma recomendação de algum modelo em específico?
As brocas que utilizei foram umas DeWalt mas não eram da gama Xtreme Masonry, acho que são as melhores, sinceramente já tinha as brocas ha uns 2 anos e poucos furos fizeram, mas não eram nenhum topo de gama.
Seria melhor investir numa máquina eletropneumática com SDS é isso?
Obrigado!
Colocado por: Ruikode
Volto a dizer, furar seja o que for com um berbequim "normal" com percussão, para mim não faz sentido, desde que se banalizou o electropneumático.
Se for para furar materiais muito específicos, mármores, cerâmicas delicadas e muito rijas e por aí, esta conversa nem faz sentido, porque o correto é usar broca de coroa oca diamantada e água, sem qualquer impacto.