Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos.

Ora venho aqui pedir opiniões para saber se me poderiam ajudar. Passo a explicar:

Estou neste momento a construir cerca e a preparar a madeira para a aparafusar ao chão.

Já arranjei uns esquadros em aço reforçado, parafusos e tudo o mais, tenho tudo para avançar.

Problema:

Ontem fui instalar uma campainha num pilar de pedra perto do portão da casa. Até aqui tudo bem, até que decidi fazer o furo para a campainha.

Não sei que raio de pedra é aquela, se é granito, se que raio é, mas é dura como *****. Não sei se ajuda a identificar de alguma maneira, mas a pedra é esbranquiçada com manchinhas pretas e azuis... será granito ou assim?

Derreti 2 boas brocas que tinha da DeWalt a furar aquela pedra, e depois de derreter a primeira, a segunda fui molhando em água para ir arrefecendo, e lá consegui fazer o buraco, mas derreteu me a cabeça da broca (uma foi quase metade ao ar).

Confesso que as brocas não estavam virgens, mas eram bastante boas e pareciam feitas de papel a tentar furar aquilo...

O problema maior agora é que o resto do muro onde quero colocar a cerca é todo da mesma pedra, e ainda vou precisar de fazer uns 40 ou 50 furos porque o terreno é enorme e para a cerca toda ainda vai ser preciso furar bastante.

Questão: alguém recomenda ou tem experiência com furar pedra? Algum tipo de broca especial para pedra dura?
    Obs: a minha máquina não é SDS, só gasta das outras normais.

Uma coisa é furar tijolo e cimento ou blocos, já fiz N de furos e nunca tive problemas, uns mais fáceis, outros mais difíceis, etc

Agora nunca apanhei uma coisa assim... queria ver se por cada furo não derretia uma broca ou então não ganho só para as brocas que vou gastar.

Enfim, toda a ajuda é bem vinda.

Obrigado!
    João
  2.  # 2

Qual a medida do furo que quer fazer?
    Aconselho a começar com furos de 4 mm e depois ir aumentando até terminar com a medida pretendida - 6mm, 8mm 10mm.
    As brocas que utilizou são para pedra? Está a usar a função martelo?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 3

Colocado por: Joao RainhaObs: a minha máquina não é SDS

Se tem de fazer mais 40 ou 50 furos nessas condições, sugiro que invista num equipamento mais apropriado (máquina + brocas). Se tudo correr bem, ficará com o equipamento para outras aventuras. Porque assim como está a correr, vai ter muito trabalho e vai derreter a máquina que tem.
    Trabalhar com um electropneumático vs um de percussão é o dia e a noite. E o desgaste do braço... não compensa. Mesmo que seja um electropneumático de marca desconhecida, já faz toda a diferença.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 4

Quais são as brocas (referência)?
    As brocas e a posição de percussão são preponderantes para ter sucesso.
  5.  # 5

Compre uma máquina SDS da Bosch tipo GBH 2-28 ou 2-26 e brocas boas 4 diamantes que isso parece manteiga
    Concordam com este comentário: Ruikode
  6.  # 6

Colocado por: Dias12Aconselho a começar com furos de 4 mm e depois ir aumentando até terminar com a medida pretendida

Dias12, em pedra (e betão) por vezes isso pode ser prejudicial. A broca seguinte pode encravar no buraco já existente (mau para a broca e pior para os pulsos se a máquina não tiver embraiagem). Idealmente fura-se à primeira com a medida final.

Por etapas serve para furar metal, aí ajuda. Acho que neste caso o problema é o uso de berbequim de percussão.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  7.  # 7

Colocado por: Vítor MagalhãesQuais são as brocas (referência)?

Só uso Heller, e há muitos anos que não compro uma broca de substituição, só medidas novas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 8

Colocado por: Ruikode
    Dias12, em pedra (e betão) por vezes isso pode ser prejudicial. A broca seguinte pode encravar no buraco já existente (mau para a broca e pior para os pulsos se a máquina não tiver embraiagem). Idealmente fura-se à primeira com a medida final.

E num mandril normal sem ser SDS a broca vai encravar e girar dentro do mandril.
    Concordam com este comentário: Ruikode
  9.  # 9

Colocado por: Vítor MagalhãesQuais são as brocas (referência)?

Se tiver oportunidade compre brocas SDS plus Milwaukee MX4
  10.  # 10

Buracos com torna função martelo, em granito ou mármore é bom para ela estilhaçar à volta.

Broca para pedra e berbequim em modo de percussão.
  11.  # 11

Colocado por: Joao Rainhamas a pedra é esbranquiçada com manchinhas pretas e azuis
    isso é diamante
  12.  # 12

Boa tarde a todos:

Respondendo às questões colocadas:

A máquina que tenho é a BOSCH GSB 24-2 1100W, e uso função martelo para pedra.

Uma eletropneumática? Alguma recomendação de algum modelo em específico?

As brocas que utilizei foram umas DeWalt mas não eram da gama Xtreme Masonry, acho que são as melhores, sinceramente já tinha as brocas ha uns 2 anos e poucos furos fizeram, mas não eram nenhum topo de gama.

Seria melhor investir numa máquina eletropneumática com SDS é isso?

Obrigado!
  13.  # 13

Colocado por: Joao RainhaBoa tarde a todos:

Respondendo às questões colocadas:

A máquina que tenho é a BOSCH GSB 24-2 1100W, e uso função martelo para pedra.

Uma eletropneumática? Alguma recomendação de algum modelo em específico?

As brocas que utilizei foram umas DeWalt mas não eram da gama Xtreme Masonry, acho que são as melhores, sinceramente já tinha as brocas ha uns 2 anos e poucos furos fizeram, mas não eram nenhum topo de gama.

Seria melhor investir numa máquina eletropneumática com SDS é isso?

Obrigado!

Já respondi que com martelo a pedra vai estilhaçar à volta do buraco. Se não se importar de ficar com aros de pedra com 5cm de diâmetro, força nisso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Rainha
  14.  # 14

Boa tarde Varejote

Tem razão, não reparei no seu comentário. Então seria melhor utilizar função normal da máquina para furar a pedra?
    Nunca experimentei sou sincero, sempre me disseram que martelo é para furar pedra, mas vou experimentar. Obrigado pela dica.

E os furos que pretendo fazer sao de 8mm.

Peço desculpa pela ignorância mas não sei como responder a um comentário de cada um daí estar a comentar aqui no geral (só me aparece "Concordar", "Agradecer"
  15.  # 15

Com torna função martelo, vai fazer furo mais rápido, com a desvantagem de começar a lascar toda à volta do furo.

Na semana passada fins uns furos limpos em granito, foi berbequim com broca de pedra em modo percussão.

No início do furo até vai sem percussão.
    Concordam com este comentário: Joao Rainha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Rainha
    • SrR
    • 28 agosto 2024

# 16

Deve ser pedra azul, essa porra é do mais duro k existe.
  16.  # 17

Quando o material que se vai furar é quebradiço e não se pretende lascar, começa-se sem martelo, ponta molhada, fura-se uns milímetros e pode-se passar a martelo. Sempre furei pedra e cerâmica e nunca lasquei o bordo de um furo.
    Quando este tópico começou também não foi especificado se era uma superfície com acabamento perfeito ou pedra rústica sem cuidados especiais de tratamento, o problema era furar.
    Volto a dizer, furar seja o que for com um berbequim "normal" com percussão, para mim não faz sentido, desde que se banalizou o electropneumático.
    Se for para furar materiais muito específicos, mármores, cerâmicas delicadas e muito rijas e por aí, esta conversa nem faz sentido, porque o correto é usar broca de coroa oca diamantada e água, sem qualquer impacto.
  17.  # 18

Colocado por: Ruikode
    Volto a dizer, furar seja o que for com um berbequim "normal" com percussão, para mim não faz sentido, desde que se banalizou o electropneumático.
    Se for para furar materiais muito específicos, mármores, cerâmicas delicadas e muito rijas e por aí, esta conversa nem faz sentido, porque o correto é usar broca de coroa oca diamantada e água, sem qualquer impacto.

Isso não interessa para nada.

Os materiais são para serem trabalhados com as ferramentas adequadas.

Também vejo malta que usa massa de agarre, massa de barramento capoto para tudo, assim como os Shelly's. 🤓
  18.  # 19

Assim como existem estas brocas da Milwaukee
      Screenshot_20240828_134608_Drive.jpg
      Screenshot_20240828_134553_Drive.jpg
  19.  # 20

Ou em alternativa estas
      Screenshot_20240828_134848_Drive.jpg
      Screenshot_20240828_134834_Drive.jpg

0.0174 seg. NEW