Colocado por: v99Já percebi que tem uma empresa de gestão e condomínios, daquelas
Colocado por: VarejoteEu também pago tudo, só não pago quando vejo manobras habilidosas como por exemplo, orçamentos de obras com as datas posteriores a sua aprovação, ou ainda quando os empreiteiros são pagos a pressa muito antes dos condôminos receberem as actas. Actas retidas 90 dias e estando perto desse prazo os empreiteiros recebem a primeira tranche e uma semana depois enviam as actas aos condôminos. E o trafulha sou eu. Não acusem as pessoas quando vocês desconhecem todo o contexto.
Eu não, tenho imóveis que pago condomínio e quotas extraordinárias quando necessário.
Nunca andei com habilidades para não as pagar.
Colocado por: sizeEssa conversa do ter que apresentar apenas durante a prestação de contas você sabe bem que é treta. Têm a obrigação de apresentar sempre que alguém solicite. Claro que não espero que os docs me sejam enviados ao fim de uma semana, mas quer dizer, passaram 4 anos. Mas há mais,o administrador nunca anexou sequer uma factura ou recibo que fosse ao relatório e contas, nem sequer extratos bancários. Apenas e só extratos de conta corrente. Todos os documentos anexos têm sido documentos internos da própria administração.Nunca se viu um recibo de cobrança de avença da própria administração. O advogado leva X valor mas pelos vistos não passa recibo pois também nunca vimos um recibo do mesmo. Pois é e o malandro sou eu. Correção, o único doc externo que costumam anexar é um doc do banco com o saldo bancário. Extractos nem vê-los.
A que propósito tem que exigir, pontualmente, da administração, prova dos efectivos pagamentos das despesas facturadas ao condomínio ?
Isso é apresentado na apresentação de contas. Às tantas será um condómino ausente.
Pois, entendido. É de fugir de condóminos desta natureza...
A sua obrigação de pagar surgiu logo que foi aprovado o orçamento para a obra. Não tem que depender da facturação. Desculpe, mas isso é uma atitude dos caloteiros..
Não consegue entender que primeiro há que reunir todo o dinheiro para a obra e só depois é que é encomendada a empreitada, altura em que surgirá a facturação ? Haja bom senso !
Esse seu procedimento no meu condomínio iria ficar-lhe demasiado caro, com pesadas penalidades.
Colocado por: v99
A que proposito? De quem é o dinheiro afinal de contas, meu ou do administrador?
Colocado por: Carvaimais um episódio típico. Num Condomínio um chico esperto não paga o que deve e vem contar estórias de faturas com advogados ao barulho. Naturalmente em todo o prédio é o único "honesto" defensor dos pagamentos certinhos com IVA, os outros todos são vigaristas e "bananas".Não senhor, não sou o único honesto nem defensor, mas sou o único a levantar questões, e sabe porquê? Porque as pessoas só sabem reclamar por trás, "pois é vizinho o administrador não faz nada, aquelas lâmpadas estão fundidas há meses, a limpeza do prédio deixa muito a desejar, o administrador não nos entregou cópia dos orçamentos foi tudo de boca, aquela obra que pagamos nunca mais começa blá blá blá" mas depois quando chega a hora da verdade calam-se todos, parece que somos nós a ter que prestar contas, parece que está tudo bem já não há qualquer problema e o administrador aproveitando-se disso adopta uma postura agressiva e confronto como se fosse o dono do condomínio. Foi aprovada uma obra, está paga, já passou 1 ano e até agora nada, assembleia anual nem vê-la. E eu é que sou o chico-esperto! Vou só lembrar algumas dicas dadas pela Deco Proteste "Os condóminos devem estar atentos a um conjunto de situações que podem ser indício de que algo está menos bem na gestão financeira do seu condomínio: Dificuldade ou indisponibilidade do administrador em facultar o acesso da documentação do condomínio – nomeadamente facturas, orçamentos ou extractos bancários, aquando da solicitação dos mesmos; Recusa do administrador em apresentar contas na assembleia ordinária ou em prestar esclarecimentos sobre as mesmas, quando é interpelado para o efeito; Recusa em convocar assembleias de condomínio, nomeadamente a assembleia ordinária onde se apresenta para aprovação o orçamento do ano que passou e se coloca à votação o orçamento para o ano seguinte; Despesas sem factura ou justificadas com meros papéis sem valor contabilístico;". Claro que podem dizer "mas vôce também nâo pagou a pintura do prédio", mas o administrador tem meios para reaver esse dinheiro, e só não o faz porque sabe que o valor que nos pediu muito certamente não bate certo com o valor facturado. Mas havemos de lá chegar.
Colocado por: CarvaiNos 3 Condomínios que pago todos os anos o pagamento das obras foi SEMPRE feito antes das mesmas serem adjudicadas. Exatamente para evitar que muitos condóminos como V.Exa. se baldem a pagar. É claro que quando só falha1 ou 2 chicos-espertos e as obras são necessárias o fundo de reserva pode cobrir o restante. Felizmente que os restantes vizinhos são todos uns bananas e pagam por si.Pelo tempo que você aqui passa certamente que vive da acção social e passa os dias no café. Mas sim claro paga não sei quantos condomínios
Colocado por: v99Pelo tempo que você aqui passa certamente que vive da acção social e passa os dias no café. Mas sim claro paga não sei quantos condomínios