Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros navegadores!!
    Sou nova nesta área e por isso, já li muito do que por cá têm dito sobre as nossas/vossas casas.
    Vivo numa casa com cerca de 77 anos e actualmente, cá por casa pensamos colocar um telhado novo, visto o que existe está muito velho e a necessitar de ser trocado. Neste sentido e porque há 77 anos não se pensava muito em isolamentos e conforto térmico e acústico (pelo menos nesta zona), estava eu aqui a pensar como isolar estas paredes caiadas.
    Li algumas das Vossas participações e já percebi que há cuidados a ter nas remodelações dos sótãos pois dependendo do fim para o qual são remodelados poderemos ter que pensar também nas fundações de toda a casa. Esta questão acho que não se me coloca, pois o sótão visa apenas as arrumações sazonais e assim vai continuar, por isso, gostaria mesmo era de obter ajuda para decidir como isolar a casa. O telhado será colocado e terá a isolado roofmate, acho que foi este o nome que me deram, mas as paredes, não me apetecia muito encolher ainda mais as parcas áreas de que disponho com isolamentos muito volumosos, por isso pensei na cortiça!
    O que é que me dizem a isto?
    Sabendo que a casa é antiga, de pedra, caliço e madeira (no chão e tectos), como hei-de isolá-la?

    Aguardo as vossas ajudas, até lá, fiquem bem~
    MF
    • eu
    • 7 março 2010

     # 2

    E que tal isolá-la pelo exterior? É um isolamento de grande eficácia e não lhe rouba espaço no interior.

    Além do mais, fica com o exterior da casa novinho em folha.
  2.  # 3

    e quais as sugestões para o isolamento exterior? não terei que construir uma parede de suporte desse isolamento? o que conheço são placas que se colocam entre paredes duplas!!
  3.  # 4

    monica,
    QUE ESPESSURA têm as paredes exteriores da sua casa?
    Ou muito me engano, ou terão mais de 40cm excepto nas frentes das janelas, não?

    E os vãos das janelas, como são? Caixilhos em madeira? Caixas de estore com fita, ou portadas?

    Se assim for, provavelmente só valerá a pena melhorar o isolamento das janelas e cobertura.

    Quanto à cobertura, se for levantá-lo para colocar isolamento térmico ("roofmate"), aproveite e coloque também subtelha ("onduline").


    Já agora: não recomendo o isolamento com aglomerado de cortiça à vista, para uma zona habitacional (por causa da acumulação de, e eventualmente de bicharada...).
    NOTA: aquelas plaquinhas fininhas, envernizadas, para pavimento, não servem para isolamento térmico. É que para isolar convenientemente tem de ter uma espessura maior.
  4.  # 5

    antes de mais, agradeço a colaboração.
    Sim a minha casa tem paredes muito volumosas, chegam a ter 70cm de espessura entre pedra e uma espécie de barro, os vãos de janelas são mais estreitos, e neste momento têm caixilhos ed alumínio, não havendo lugar a estores, só mesmo as portadas em Fátima em 1933 os estores eram miragens!!
  5.  # 6

    Colocado por: monica fontes ...neste momento têm caixilhos ed alumínio, não havendo lugar a estores, só mesmo as portadas em Fátima em 1933 os estores eram miragens!!
    Em 1933, em Fátima, os caixilhos de alumínio seriam milagres. :-)))

    E o vidro desses caixilhos, é simples ou duplo?

    As portadas são boas como isolamento térmico, mas como costumam estar abertas durante todo o dia e tem estado razoavelmente frio, acabam por só ser úteis à noite.

    Provavelmente, as únicas vulnerabilidades que tem são na zona das janelas (paredes e caixilhos) e na cobertura.

    Se assim for,
    poderá ser conveniente substituir a caixilharia por outra mais eficiente;
    poderá valer a pena «engrossar» (fazer uma segunda parede em gesso cartonado com isolamento térmico no meio) as paredes debaixo das janelas, mas só vendo no local;
    deverá isolar o telhado com roofmate (aproveite e coloque subtelha)
  6.  # 7

    Colocado por: monica fontese quais as sugestões para o isolamento exterior? não terei que construir uma parede de suporte desse isolamento? o que conheço são placas que se colocam entre paredes duplas!!


    boa noite Mónica
    antes de mais faço uma "declaração de interesses", ou seja, sou gerente de uma empresa que comercializa tintas, vernizes e entre também revestimentos do tipo dos que procura (penso eu...)
    posto isto cá vai,
    nos últimos anos, em virtude da entrada em vigor da lei da eficiência energética (qualquer coisa do género) têm surgido no mercado várias alternativas para realizar isolamente térmico-acustico.
    Destaco o "barbotherm" e o "neucetherm" por serem os que melhor conheço.
    muito basicamente este sistema consiste em aplicar nas fachadas umas placas tipo esferovite, em seguida aplica-se uma rede de fibras com uma argamassa impermeabilizante e posteriormente faz-se o acabamente com massa ou tinta de fachadas apropriada.
    procure nos sites BARBOT e NEUCE as respectivas fichas técnicas.

    cumprimentos
    Pedro Rodrigues - Cores Opacas
  7.  # 8

    bom dia!
    agradeço as vossas sugestões e vou mesmo investir nas minhas janelas e nos novos produtos existentes no mercado para o isolamento da minha casita.
    entretanto deixar-vos-ei novidades sobre as minhas obras!!
    tenham um óptimo dia! o primeiro de sol ao fim de tanto tempo de chuva...
  8.  # 9

    Boa Noite,
    Agradecia ajuda, para isolamento termico do telhado de uma moradia antiga( 60 anos) com ripado em madeira e telha marselha. Tem tecto falso em PVC com isolamento em lã de rocha. A moradia é em Leiria.
    As paredes exteriores sao de pedra com cerca de 60 a 70 com de expessura. Agradeço Sugestões. Obrigado.
 
0.0155 seg. NEW