Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

dmanteigas,
    essa empresa "chave na mão" tem alvará do impic?
    pode consultar aqui:
    https://www.impic.pt/impic/pt-pt/consultar/empresas-titulares-de-alvara-de-empreiteiro-de-obras-particulares
  2.  # 22

Colocado por: dmanteigaspessoalmente a forma de trabalhar que em teoria me faz mais sentido

É fácil de ver "vantagens".
    O problema é que o projecto não é imparcial.
    Uma das qualidades do Arquitecto essenciais na minha opinião é o saber escutar.
    Para que depois possa equilibrar as componentes técnicas e orçamento com a vivência da casa. Agora imagine que esse Arquitecto tem sempre a componente "dar o maior lucro possível à empresa" activado cada vez que desenha uma linha.

É um risco que terá que correr.
    Eu também vejo as vantagens de estar tudo centrado numa só empresa... mas num projecto para vender por exemplo, blocos apartamentos, casas em banda, etc... em que não existe o utilizador final, o morador final, no processo do projecto. O objectivo é sobretudo construir para lucrar, e não o de construir para viver.
  3.  # 23

Colocado por: PickaxeIsso só vendo o contrato que lhe vão propor para assinar

Algo que eu vou fazer questao de ler e negociar ate a ultima alinea :D

Colocado por: PickaxeÉ um gabinete de projetos, a construção entregam a outras empresas.

No caso das duas que ando a ver nesse formato nao sao. Sao gabinetes com equipa propria para a maioria das especialidades com algumas excepcoes onde subcontratam.

Colocado por: Pickaxeessa empresa "chave na mão" tem alvará do impic?

Nao faco idea, mas sei que ate o meu pai tem alvara para fazer tudo e e so empreteiro de ferro... portanto vale o que vale. Mas sendo empresas de alguma dimensao isso seria logo a maior red flag de todas!

Colocado por: N Miguel OliveiraPara que depois possa equilibrar as componentes técnicas e orçamento com a vivência da casa. Agora imagine que esse Arquitecto tem sempre a componente "dar o maior lucro possível à empresa" activado cada vez que desenha uma linha.

Pois, esse e talvez a maior reserva que tenho com estas solucoes. Dai o que tinha pensado la atras, se avancar com alguma destas solucoes comecar com o estudo previo, e mediante o avanco do projeto decidir o que fazer depois.
  4.  # 24

Colocado por: dmanteigasestudo previo

Sim, parece-me sensato isso.
    O Estudo Prévio é para mim a fase mais importante. Nenhum Dono de Obra deve avançar para a fase seguinte sem ter um Estudo Prévio que lhe convença. É bastante complicado voltar atrás mais tarde.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmanteigas
  5.  # 25

Boa tarde demanteigas,

Contrate Arquitecto e Empreiteiro de forma separada.
    Viseu fica na nossa zona de atuação. Se tiver interesse envie mensagem privada.
  6.  # 26

Colocado por: PPPArquitectoBoa tarde demanteigas,

Contrate Arquitecto e Empreiteiro de forma separada.
    Viseu fica na nossa zona de atuação. Se tiver interesse envie mensagem privada.

Boa tarde,
    Nao da para enviar mensagem privada.
    O meu email e [email protected], nos estamos de momento a avaliar as varias opcoes pelo que se poder enviar contacto agradeco (se e que ainda nao o contactamos :))
  7.  # 27

Ora bem... so para dar uns pequenos 'updates' aqui ao topico.

Apos muita analise, acabamos por decidir abandonar aquelas solucoes 'tudo em 1' (Projeto + Construcao) e temos neste momento a decisao presa a 2 gabinetes de arquitetura. Gostamos de ambos, os precos para projeto de licenciamento + execucacao (+/- 10k para os 2), acompanhamento de obra (num e a visita, noutro valor fixo mas deve dar igual) e fecho de obra (1500/2000 estimativa de ambos) estao equiparados. O preco nao era um fator decisivo, mas curiosamente neste caso nem serve como desempate.

Um dos gabinetes e malta mais jovem mas que me pareceu mais organizada. O outro e malta mais velha, que pareceu super desenrascada, mas tb mais desorganizada. Pessoalmente e tendo em conta que eu sou uma pessoa que odeia situacoes de desorganizacao, como malta que nao cumpre prazos, que se esquece, que trata tudo em cima do joelho estou mais inclinado para o primeiro apesar de o 2o me ter parecido um arquiteto mais desenrascado. Mas temo que a relacao se possa deteriorar pela forma de trabalhar com o 2o. Ja recolhemos feedback de ambos e bateu precisamente com aquilo que foi a nossa impressao. Ambos com bom feedback mas o 2o alguma malta disse que demora um bocado a completar os projetos mas e melhor com projetos de elevada complexidade. Vamos passar o fim de semana a pensar sobre o assunto, e tomar uma decisao no inicio da proxima semana.

Entretanto mandei fazer o levantamento topografico do terreno. Eu creio que por estar inserido em loteamento, ja deve ter um, mas o alvara de loteamento original e de 2005 entao nem fui consultar. Recebi ontem o levantamento e a area total do lote veio com 1277m2 o que e inferior aos 1383m2 que esta em todos os outros documentos (financas, conservatoria e alvara de loteamento). Andei a pesquisar inclusive aqui no forum mas nao fiquei com uma nocao do que fazer. Vou hoje falar com o topografo e perguntar-lhe, mas antes disso qual e o 'consenso' da malta aqui, devo fazer retificacao de areas ou simplesmente ignorar? Sendo loteamento eu sei que so preciso de fazer comunicacao previa, esta discrepancia nao pode trazer problemas?
  8.  # 28

Colocado por: dmanteigasacompanhamento de obra (num e a visita, noutro valor fixo mas deve dar igual)
    atenção que 'acompanhamento de obra' não significa fiscalização de obra.
  9.  # 29

Colocado por: dmanteigasesta discrepancia nao pode trazer problemas?
    Pode, mas depende onde se perdeu a área. sendo loteamento o poligono de construção está definido, mas se o terreno por exemplo for mais estreito significa que vai ter menos poligono de implantação porque os afastamentos têm de ser cumpridos.

a alteração dos documentos pode significar fazer um aditamento ao alvará de loteamento. mas para essa questão o melhor é marcar uma audiência com os tecnicos da CM
  10.  # 30

Colocado por: antonylemosatenção que 'acompanhamento de obra' não significa fiscalização de obra.

Sim, tenho perfeita nocao disso, o fiscal ja esta identificado e e a parte.

Colocado por: antonylemosPode, mas depende onde se perdeu a área. sendo loteamento o poligono de construção está definido, mas se o terreno por exemplo for mais estreito significa que vai ter menos poligono de implantação porque os afastamentos têm de ser cumpridos.

E dificil de dizer... eu estive a olhar para o alvara de loteamento e a 'medir' e parece-me que alguem deve ter feito porcaria quando meteu os marcos, pois no alvara de loteamento a distancia entre a frente da estrada e a frente traseira sao a mesma, e no levantamento topograficoa frente traseira esta cerca de 1m mais comprida que a frente da estrada, sendo talvez dai que vem a diferenca ('contas de merceeiro', 31m traseira e 30m de frente). Ou ate pode ser so erro de medicao nao? E o levantamento topografico original ter sido mal feito.
    Isto nao da para deixar como esta sem alterar documentos? Deduzo que um aditamento ao alvara de loteamento seja um processo moroso.
  11.  # 31

Colocado por: dmanteigasIsto nao da para deixar como esta sem alterar documentos?
    o melhor mesmo é vc falar na CM. porque até posso dizer que sim. Mas se eles forem piquinhas na CM com diferenças de área entre documentos pode levar a um embargo futuro da obra para tratares disso.

é comunicação prévia, tem tem os seus riscos seguires em frente quando há dúvidas dessas

Também podes optar por fazeres um PIP para ficares mais descansado quando submeteres a comunicação.
  12.  # 32

Quando avaliar a empresa de construção não se esqueça de obter um relatório de crédito que detalhe o estado financeiro da empresa e as acções em tribunal.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, dmanteigas
  13.  # 33

Colocado por: Jpires76Quando avaliar a empresa de construção não se esqueça de obter um relatório de crédito que detalhe o estado financeiro da empresa e as acções em tribunal.
    Concordam com este comentário:RUIOLI,dmanteigas

Sim, ja tenho essa fisgada. Sou um utilizador relativamente frequente do racius
  14.  # 34

Colocado por: dmanteigasdo lote veio com 1277m2 o que e inferior aos 1383m

106m²
    O seu topografo que meça o do seu vizinho por fora... e aí apanha o gato...

Se coincidir que o dele mede mais 106m², já sabe onde está o erro.

Você tem acesso às áreas de todos os lotes e arruamentos... verifique. Se não há muro, mais fácil será. É só corrigir os marcos.
  15.  # 35

Bem,andei de régua e esquadro a medir o alvará de loteamento vs o levantamento topográfico e a área em falta é em profundidade. Ou seja, aparentemente o vizinho de trás fez o muro 1.5m dentro do meu terreno e do terreno ao lado do meu. Vou ver se consigo ir a câmara pedir o levantamento topográfico original do loteamento para não ter dúvidas e depois logo ver o que fazer...
  16.  # 36

Colocado por: dmanteigasBem,andei de régua e esquadro a medir o alvará de loteamento vs o levantamento topográfico e a área em falta é em profundidade. Ou seja, aparentemente o vizinho de trás fez o muro 1.5m dentro do meu terreno e do terreno ao lado do meu. Vou ver se consigo ir a câmara pedir o levantamento topográfico original do loteamento para não ter dúvidas e depois logo ver o que fazer...

Tem que ver é se o terreno do vizinho de trás é maior também. Ou se é a rua que é mais larga.
  17.  # 37

Faça um esboço do que quer da sua casa e dê ao arquitecto.

Fica logo a saber com quem está a lidar....
  18.  # 38

Colocado por: N Miguel OliveiraTem que ver é se o terreno do vizinho de trás é maior também. Ou se é a rua que é mais larga.

A rua, passeios, etc bate tudo certo com o alvara de loteamento. Fui falar com os vizinhos este fim de semana e os levantamentos deles bateram todos certo com o alvara de loteamento. Ou seja, pelos vistos so o meu terreno e o do lado e que estao com problemas. Vou esta semana falar com o engenheiro que fez o loteamento para ver se tem disponivel o levantamento topografico original e depois quero ver se marco reuniao com alguem do urbanismo da camara. A casa que esta nas traseiras foi feita mais ou menos na mesma altura do loteamento (2004/2005) portanto eu deduzo que eles devem ter o levantamento topografico dessa casa que permita aferir onde esta o erro.

Eu creio que nao devo ter grandes 'problemas' alem de umas despesas inesperadas - aditamento ao alvara de loteamento e alterar registo nas financas e conservatoria. O que me deixa relativamente apreensivo e o vizinho de tras, porque caso ele tenha feito mesmo a casa em terreno meu e do vizinho, nesta fase para deixar abaixo o muro so destruindo tambem os baracoes e parte da casa (muro que la esta a azul, que foi utilizado para o levantamento topografico)

Isto realmente e mesmo uma 'aventura'... ainda nem se iniciou o projeto e ja comecam os problemas!! lol
      Capture3.PNG
  19.  # 39

Em 2004/2005 pode até nem ter havido levantamento topográfico...nem confirmação de extremas e da implantação.
  20.  # 40

Colocado por: Pedro BarradasEm 2004/2005 pode até nem ter havido levantamento topográfico...nem confirmação de extremas e da implantação.

Isso traduzido por miudos significa que o meu terreno pode ter so sido originalmente mal medido? E que os marcos estao todos la.

0.0273 seg. NEW