Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!
    Como alguns ja saberao pelas minhas intervencoes, ando nesta altura a procura de um arquiteto / empresa de construcao para iniciar o processo de projetar e construir casa. Sou da zona de Viseu e neste momento estou a avaliar varias opcoes, desde o conceito 'tudo incluido' (empresas que fazem projeto + construcao) ou simplesmente a parte do projeto (arquitetura, potencialmente especialidades).

Ora tendo ja algumas reunioes marcadas e sendo relativamente 'leigo' no assunto, nesta fase o que e suposto eu perguntar nestas reunioes onde os arquitetos apresentam portfolio e eu dou detalhes daquilo que quero? O que e suposto eu 'avaliar' para escolher um fornecedor, tendo em conta que nesta fase nao ha 'orcamento' para nada excepto os valores do projeto que vale o que vale? E suposto apenas avaliar com base no portfolio se nos identificamos com o 'tipo de casas' que fazem? Reputacao no mercado?

Agradeco desde ja as dicas... depois planeio aproveitar este topico para ir dando updates de todo o processo.
  2.  # 2

Olá,

Acho mais sensato contractar Arquitecto e Empreiteiros separados, por óbvias razões.

Não substime as vantagens de ter um Fiscal desde já. Quanto mais cedo melhor.

Quanto ao que deve valorizar em cada profissional, eu diria que mais que o portfolio, é a capacidade em escutar.
    Num Arquitecto então, isso é fundamental.

Desconfie de quem concorda sempre consigo, ou daqueles que apresentam valores muito baixos por comparação com os outros.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  3.  # 3

Colocado por: N Miguel OliveiraDesconfie de quem concorda sempre consigo

E muito importante, daqueles que lhe digam para não se preocupar ...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  4.  # 4

Colocado por: N Miguel OliveiraNão substime as vantagens de ter um Fiscal desde já.

Neste caso não serão serviços de fiscalização mas sim de assessoria.
    Este profissional pode e deve ajuda-lo por exemplo a selecionar a equipa de projeto.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  5.  # 5

Colocado por: dmanteigasando nesta altura a procura de um arquiteto / empresa de construcao
    percebo o encanto de uma empresa que faz tudo... mas eu optava por neste momento concentrar-me apenas num gabinete de arquitectura. no momento em que se encontra a empresa de construção não tem importancia.

fale com alguns arquitectos, os critérios da escolha é consigo, mas uma coisa fundamental é você gostar do perfil de trabalho dele
  6.  # 6

Obrigado a todos pelas dicas!

Colocado por: N Miguel OliveiraAcho mais sensato contractar Arquitecto e Empreiteiros separados, por óbvias razões.

Tambem tenho lido muito isso, no entanto aqui na zona das 'experiencias' que tenho ouvido de pessoas que tenho contactado e precisamente o oposto. Quem tem optado por estas solucoes 'chave na mao' tem me dado um excelente feedback do processo e quem contrata separado nem tanto assim com queixas essencialmente dos empreiteiros... o meu pai que tambem trabalha na area (empreiteiro de ferro) tem dito exatamente a mesma coisa 'do que vai ouvindo'.
    Aqui um dos problemas de excluir essas solucoes e que eles nem fazem so projeto nem so construcao, logo ou nao optar por estes ficam automaticamente excluidos de todo o processo. Ja se os escolher, tambem fico 'agarrado' logo desde o projeto.

Colocado por: N Miguel OliveiraNão substime as vantagens de ter um Fiscal desde já. Quanto mais cedo melhor.

Isso ja esta tratado. O fiscal em principio sera um familiar que e engenheiro civil e trabalha num gabinete de projeto e fiscalizacao (ainda estou a pensar se nao me faz o projeto de especialidades, mas acho que nesse caso nao pode ser fiscal portanto provavelmente esta fora de questao). Tambem tenho um arquiteto na familia que apesar de nao exercer, pode sempre ajudar na 'consultoria' durante o projeto. Se bem que como na parte da estrutura e o meu pai que la vai andar, no grosso vou ter quase um fiscal a tempo inteiro :D

Colocado por: N Miguel OliveiraDesconfie de quem concorda sempre consigo, ou daqueles que apresentam valores muito baixos por comparação com os outros.

Assim por alto, qual seria o valor 'normal' para um estudo previo? Algo que tenho andado a pensar e no caso de haver indecisao, pedir um estudo previo a mais que um gabinete e seguir com aquele que mais agradar.
  7.  # 7

Ja agora - apos uma 1a reuniao com uma das empresas 'chave na mao', durante a reuniao com o arquiteto foi-me logo apresentadas as solucoes construtivas 'padrao' - a solucao de impermeabilizacao da placa, paredes em bloco termico e isolamento ETICS, paredes interiores em tijolo, cobertura telhado invertido, os plafons tipicos para acabamentos, etc (fui burro e nao tomei nota durante a reuniao). Isto e algo que trabalhando apenas com um gabinete de arquitetura tambem devo perguntar?
  8.  # 8

Colocado por: dmanteigasIsto e algo que trabalhando apenas com um gabinete de arquitetura tambem devo perguntar?
    sim, perguntas tudo que te apetece
  9.  # 9

Colocado por: dmanteigasapos uma 1a reuniao com uma das empresas 'chave na mao',

Eles dão orçamento para a construção antes de fazerem o projeto? ou vendem projetos padrão, que já estão feitos?
  10.  # 10

Colocado por: Pickaxe
    Eles dão orçamento para a construção antes de fazerem o projeto? ou vendem projetos padrão, que já estão feitos?

Nesta 1a reuniao, a unica coisa que fizeram foi apresentar os servicos, o portfolio, a forma como trabalham (projeto + construcao, nao aceitam so construcao de projetos que nao sao autores) e precos para a fase inicial do projeto (Estudo previo, PIP, etc). Creio que o orcamento so depois de finalizar o projeto, mas durante a reuniao eu falei qual o valor maximo que estou disposto a gastar
  11.  # 11

Colocado por: dmanteigasCreio que o orcamento so depois de finalizar o projeto

Nessa altura eles fazem o preço que quiserem, porque não pode pedir orçamentos a outros empreiteiros.
  12.  # 12

Tenho ideia que na zona de Viseu a user Catarina teve uma boa experiência e está na fase final (se não acabou já). Para mim seria a primeira pessoa com quem falar.
  13.  # 13

Colocado por: Casa da HortaTenho ideia que na zona de Viseu a user Catarina teve uma boa experiência e está na fase final (se não acabou já). Para mim seria a primeira pessoa com quem falar.

Sim, ja acompanhei o topico, mas nao tenho ouvido coisas muito boas da empresa que ela selecionou para a construcao portanto para ja esta de parte.
  14.  # 14

Colocado por: Pickaxe
    Nessa altura eles fazem o preço que quiserem, porque não pode pedir orçamentos a outros empreiteiros.

E eu posso sempre aceitar ou nao o orcamento... la por eles so construirem com o projeto feito por eles, nao implica que eu nao possa pegar no projeto e pedir outros orcamentos. Pelo menos e o que eu penso.
  15.  # 15

Colocado por: dmanteigasnao aceitam so construcao de projetos que nao sao autores

Acho essa forma de trabalhar tão suspeita... Até podem ser absolutamente sérios e terem definido essa forma de trabalhar, mas deverão existir outras empresas com essa politica com o objetivo de controlar tudo (não só o bom para o cliente, entenda-se).
  16.  # 16

Colocado por: RuikodeAcho essa forma de trabalhar tão suspeita...

Eu que nao sou 'da area' e pessoalmente a forma de trabalhar que em teoria me faz mais sentido. Ter a mesma empresa a controlar todo o processo, em teoria devera servir para existir maior coordenacao, controlo e eficiencia. Claro que tem os seus downsides, como por exemplo no projeto nao previligiar aquilo que e o melhor para o cliente, mas o mais lucrativo para a empresa.

De qualquer forma a minha ideia e envolver os meus familiares (um dos quais que em principio sera o fiscal) logo no inicio para garantir que isso nao acontece seja qual for a solucao. E a parte boa e que se durante o projeto alguma coisa nao correr mal, deduzo que podemos sempre abandonar e seguir para outra. Para mim uma coisa fundamental e garantir que o projeto e o mais completo possivel e sem margem para interpretacoes, com um caderno de encargos/execucao o mais detalhado possivel. Por motivos profissionais nem sei trabalhar de outra forma...
  17.  # 17

Colocado por: dmanteigasPelo menos e o que eu penso.

Colocado por: dmanteigasdeduzo que podemos sempre

Pergunte sempre, nunca suponha nada.

Num cenário em que o poder está todo centrado do outro lado, todo o cuidado é pouco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmanteigas
  18.  # 18

Colocado por: dmanteigasTer a mesma empresa a controlar todo o processo, em teoria devera servir para existir maior coordenacao, controlo e eficiencia
    Claro, esses serão os pontos positivos quando toda a gente envolvida no processo é séria, é isso que se pretende.

Colocado por: dmanteigasClaro que tem os seus downsides, como por exemplo no projeto nao previligiar aquilo que e o melhor para o cliente, mas o mais lucrativo para a empresa.
    Que é aquilo a que me referia, nos casos em que não são pessoas sérias.
  19.  # 19

Colocado por: dmanteigasE eu posso sempre aceitar ou nao o orcamento...

Isso só vendo o contrato que lhe vão propor para assinar
  20.  # 20

Colocado por: RuikodeAcho essa forma de trabalhar tão suspeita... Até podem ser absolutamente sérios e terem definido essa forma de trabalhar, mas deverão existir outras empresas com essa politica com o objetivo de controlar tudo (não só o bom para o cliente, entenda-se).

É um gabinete de projetos, a construção entregam a outras empresas.

0.0229 seg. NEW