Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bem, eu acho que e tudo uma questao de contexto. O terreno ter 1385m2 ou 1277m2 para o meu projeto de casa nao tem qualquer influencia. Nem para a parte exterior, nao sao aqueles 108m2 que vao fazer diferenca. Ou seja... nao torna o meu negocio 'mau' (em preco por m2, sao 4000e sensivelmente que 'perco' mas que ainda assim eram um bom negocio). Tinha comprado o terreno pelo mesmo preco (50k) sem pestanejar.

Agora, isto nao quer dizer que nao me va chatear. Por isso e que ando a tentar descobrir e ja perdi umas horas valentes de onde vem a diferenca. Agora, na pratica nao e como se eu tivesse grande solucao e dai o conformismo de quase toda a gente, incluindo o meu. Se o terreno for realmente meu, que hipotese tenho? Posso ir falar com o vizinho (que esta nos US e vem a pt 1x por ano se tanto), acordar num compensacao, e regularizar toda a situacao. Ou posso ir falar com o vizinho, ele nao aceitar, e eu passo a ter 2 opcoes: como e calo, ou quando iniciar a obra peco a maquina para deitar o muro e parte do barracao abaixo. O que ganho exatamente com isto? 108m2 de area perdida e um monte de chatices quando o meu vizinho avancar para tribunal?

Aqui o conformismo reside essencialmente em 1) os 108m2 nao vao impactar o projeto de casa e 2) o que tenho a ganhar nao e assim tanto, mas o que tenho a perder pode ser.
    Principalmente depois dos meus sogros andarem 3 anos em tribunal num processo contra o vizinho que os queria 'proibir' de entrar pela lateral da casa num caminho que era publico mas que o vizinho achava que era dele porque so dava acesso ao terreno dele. Um processo que evidentemente acabaram por ganhar, pois tinham toda a evidencia do lado deles, mas que o que lhes custou em custas judiciais, advogados, tempo perdido, etc... e no caso deles tinha mesmo de ser, pois o meu sogro nao tinha outra forma de tirar o trator de casa sem ser por aquele acesso. No meu caso, como disse em preco por m2 nem 4 mil euros da, se tivesse que me chatear ia 'perder' mais do que 'ganhar'.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Ruikode
  2.  # 2

Colocado por: dmanteigasBem, eu acho que e tudo uma questao de contexto. O terreno ter 1385m2 ou 1277m2 para o meu projeto de casa nao tem qualquer influencia. Nem para a parte exterior, nao sao aqueles 108m2 que vao fazer diferenca. Ou seja... nao torna o meu negocio 'mau' (em preco por m2, sao 4000e sensivelmente que 'perco' mas que ainda assim eram um bom negocio). Tinha comprado o terreno pelo mesmo preco (50k) sem pestanejar.

Exatamente, é o que eu queria dizer para esse caso. O negócio continua a ser bom, é seguir em frente.
    Se conseguir "recuperar" alguma coisa, melhor. Se não, também não vale a pena o stress.
  3.  # 3

Colocado por: dmanteigase dai o conformismo de quase toda a gente, incluindo o meu
    é assim.. é a via que menos 'prejuizo' lhe dá. podes ser picuinhas ao ponto de querer que toda a documentação bata certo com a realidade, mas só o trabalho de retificar o loteamento todo, o tempo que será gasto e o dinheiro para o fazer ... vale a pena?

Colocado por: dmanteigasos 108m2 nao vao impactar o projeto de casa
    impacta se tiver de cumprir com índices.

se pode haver chatices com a diferenºa de área do lote em relação aos documentos? talvez.. depende, como alguém referiu acima pode apanhar um técnico picuinhas na CM que vá comparar os numeros todos... e que insista na retificação dos documentos.

eu não perdiria mt sono sobre isso agora
    Concordam com este comentário: dmanteigas, N Miguel Oliveira
  4.  # 4

Ora bem... apos perder 2h no arquivo municipal a comparar os varios documentos confirmei a minha percepcao que o conformismo e a unica solucao que nao vai dar chatices.
    Entao todo aquele terreno pertencia a um senhor que fez varios 'destaques' e foi vendendo a varias pessoas com varios objetivos. Um dos destaques foi o terreno que confronta com o meu, com uma area total de 4300m2. Acima confronto com um destaque que deu loteamento e a esquerda e em baixa com o loteamento onde esta o meu lote de terreno. Ora o proprietario deste terreno quando fez o seu levantamento topografico, fez de forma a bater com os 4300m2 de terreno. O proprietario que fez o loteamento fez o levantamento topografico de forma a bater com a area do destaque que comprou, 13700m2. Os levantamentos topograficos estao separados por 10 meses (1 feito em 2000, o outro em 2001). Entretanto o proprietario que comprou o terreno de 4300m2 fez a casa e submeteu o projeto em 2002, e o proprietario do terreno que deu loteamento submeteu o projeto e fez o loteamento em 2003.
    O que me parece que aconteceu, e que o terreno original que corresponde aos 4300m2 + 13700m2=18000m2 na realidade tinha 17700m2. O proprietario do terreno de 4300m2 foi o primeiro a construir e fazer muros... e como tal tem o terreno com a area correta. Os 'prejudicados' por esta discrepancia sou eu e o proprietario do lote ao lado, que no total temos cerca de 300m2 a menos de terreno que e 'disputado'. Uma vez que quer no projeto de loteamento, quer no projeto da casa submetidos na camara aparecem como fazendo parte dos 2 terrenos. E nos registos originais nas financas, ambos os terrenos aparece com a area correta (4300m2 e 13700m2).

Provavelmente vou consultar com um advogado primeiro, mas o plano sera fazer o projeto com base no plano do loteamento assumindo a area que la esta, mas cumprindo os afastamentos relativamente ao 'real'. Pois ao fazer correcao de areas estou basicamente a abdicar de terreno que pode ser potencialmente disputado. Mas que o 'custo' de o disputar legalmente nao compensa minimamente...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  5.  # 5

Bem, após reunião em Agosto e quando eu pensava que já não ia receber nada pq nao deviam estar interessados, uma das empresas que faz moradias "chave na mao" desde projeto até execução apresentou-nos isto:
    https://youtu.be/9F0NWGjVTh0

Orçamento 400k para tudo, incluindo arranjos exteriores e sem piscina
  6.  # 6

não vai ter estores ( caixas de estores)?
    a iluminação exterior está...fraca, aquilo é feio.
  7.  # 7

Colocado por: marco1não vai ter estores ( caixas de estores)?

Acho que estava previsto nos quartos, na zona social nao.

O que por acaso ate alinha com aquilo que queremos, mas creio que foi pura coincidencia.
    Algo que nao alinhava de todo eram as janelas abertas para a estrada no open space o que se calhar foi porque a pessoa que pegou naquilo 2 meses depois da nossa reuniao nao deve ter visto a parte de a privacidade ser um requisito fundamental para nos, bem mais fundamental que exposicao solar.

Colocado por: marco1a iluminação exterior está...fraca, aquilo é feio.

So a iluminacao? Isso ate e um comentario relativamente amigo :D
  8.  # 8

Ja agora, relativamente ao orcamento achei assim um bocado... puxado. Nos dissemos a toda a gente, inclusive ao arquiteto, que o nosso orcamento e 350k para uma moradia terrea com 1 master suite e 2 suites com WC pequenas (a da suite tb nao precisa de ser um quarto, apenas ligeiramente maior pq e para duas pessoas), 1 escritorio, lavandaria/despensa e open space. Na realidade, estou a contar gastar 400k. E como temos uma elevada capacidade de endividamento... o meu plano neste momento e contar com 400k para construcao e arranjos exteriores basicos (muros e calcada) e ter cerca de 20/30k para 'imprevistos' (equivalente a ultima tranche do credito, que se tudo corresse 'pelo melhor' poderiamos dispensar). Tenho muitos conhecidos/amigos que passaram/estao a passar por este processo, o que ajuda. Aquele que esta a construir a casa mais proxima aquilo que queremos esta neste momento com um orcamento de quase 300k que (ainda) nao derrapou. Dai que acredito que, nao sendo muito ambicioso, e realista. Olhando tambem ao mercado nao parece um absurdo aquilo que queremos dentro do orcamento, tendo em conta que o terreno e plano e num loteamento logo a partida sem surpresas desagradaveis. Ve-se muita casa a venda nova ate abaixo destes valores (que no nosso caso com projeto + terreno + licencas + 400k de construcao metia o custo total ali nos 480k-500k...)

https://supercasa.pt/venda-moradia-t3-viseu/i1791797
    https://supercasa.pt/venda-moradia-t3-viseu/i1750388
    https://supercasa.pt/venda-moradia-t0-viseu/i1791804
    https://supercasa.pt/venda-moradia-t3-viseu/i1763532
    https://supercasa.pt/venda-moradia-t3-viseu/i1672324
    https://supercasa.pt/venda-moradia-t3-viseu/i1733279

400k para esta casa que e basicamente um projeto template de outros tantos semelhantes parece-me pelo menos 50k acima daquilo que estava a espera.
  9.  # 9

Colocado por: dmanteigasrelativamente ao orcamento achei assim um bocado... puxado

Achei esse valor normal. Saber é se entregam o que prometem sem imprevistos no preço e no tempo de construção, e especialmente na qualidade daquilo que não fica à mostra no final (estrutural por exemplo). Valor indicado + IVA, claro.
  10.  # 10

Colocado por: RuikodeValor indicado + IVA, claro.

400k+IVA para uma moradia daquelas, so achava normal numa grande cidade :) Porto/Lisboa e arredores

O valor de 400k e com IVA
    Concordam com este comentário: HideCode
  11.  # 11

Já anda por este fórum á uns tempos para saber que é tudo muito subjectivo na construção, ou está lá sempre ou pode ser enganado se espremer o preço...
    Infelizmente para os DO.s a malta ainda têm lista de espera para construir..
    Sinceramente para o local que é eu não dava o dinheiro juntando ao terreno mais arquitecto taxas e taxinhas já passa os 450k fácil
  12.  # 12

Colocado por: dmanteigasBem, após reunião em Agosto e quando eu pensava que já não ia receber nada

Já nem para fazer orçamentos há gente...

Você, nos dias de hoje, tem que ser extremamente pragmático no produto que quer.
    Simples, formas regulares, repetição, matriz estrutural básica, poucos compartimentos, poucos vãos, contenção na área, etc...
    E sobretudo, algo que respeite e trabalhe com o local, com as características do seu terreno. Boa sorte.

Colocado por: dmanteigasnuma grande cidade :) Porto/Lisboa e arredores

Depende... não basta estar na aldeia... É preciso que nessa aldeia estejam essas empresas de construção, materiais, sub-empreiteiros, etc... Estar isolado é mau, em muitas das vezes. Construir em Cascos de Rolha pode gerar uma obra extraordinariamente cara, que nunca na vida conseguiria vender pelo preço que custou.

Parece paradoxal, mas é mesmo assim... estar na cidade é caro (pelo mercado imobiliário), mas estar no campo também poderá sê-lo (pelo sector da construção).
  13.  # 13

Colocado por: dmanteigas
    So a iluminacao? Isso ate e um comentario relativamente amigo :D

foi para ser simpatico :)
    sinceramente só vendo mesmo as plantas para ter uma melhor noção, pois esteticamente...está muito decorado, mas tambem há gostos para tudo.
    Acho a janelinha alta da wc algo muito quadrado não se consegue fugir do corriqueiro e do fraco obvio do tirano funcional ou pretenso bom funcional.
  14.  # 14

O pior é mesmo a música.

Não percebi, eles apresentaram projeto e fazem construção? Ou com o projeto eles fizeram esse vídeo?

A zona social exterior até está bem agradável.

Engraçado, salvo erro essa empresa é de Viseu, e em 2019 até se disponibilizaram para me dar orçamento.
  15.  # 15

Colocado por: N Miguel OliveiraDepende... não basta estar na aldeia... É preciso que nessa aldeia estejam essas empresas de construção, materiais, sub-empreiteiros, etc... Estar isolado é mau, em muitas das vezes. Construir em Cascos de Rolha pode gerar uma obra extraordinariamente cara, que nunca na vida conseguiria vender pelo preço que custou.

Eu percebo perfeitamente (mas ate nem e o caso pq estamos a falar de uma aldeia a 10km de Viseu).
    Mas ainda assim, construir em Viseu, Guarda, Vila Real nao e o mesmo que construir em Porto, Lisboa ou ate Braga/Aveiro. Tanto nao e que ha empreiteiros daqui que vao trabalhar para la... e compensa.
    Mas neste caso, eu estava mesmo a comparar com casas feitas, as quais e preciso tirar comissao da imobiliaria, terreno, etc Sei que ja la vai a altura em que construir ficava mais barato, mas ficar muito mais caro? :)

Colocado por: spvaleSinceramente para o local que é eu não dava o dinheiro juntando ao terreno mais arquitecto taxas e taxinhas já passa os 450k fácil

Tendo em conta que o terreno foi 50K + impostos, iria passar largamente os 450k ali a tocar nos 500k. O projeto creio que devia rondar os 250m2 de area bruta. Uma casa destas ia ter um custo total de 2000e/m2. Nao ha casas a venda por este preco a 2km de Viseu...
  16.  # 16

Ora bem... ontem tivemos a reunião preliminar com o arquiteto que nos apresentou como solução mais adiantada a que está em anexo. A outra que está a tentar desenvolver inverte a disposição e onde está a suite e quartos inicia-se garagem e zona social, ficando os quartos onde está agora a garagem e cozinha é zona social. A minha mulher ficou claramente rendida a esta última solução vs a que está em anexo. Eu sinceramente estou indeciso ainda... eu sempre achei que preferia uma zona social estendida mas olhando para esta solução até que nem desgosto.

Para já e uma vez que estamos quase no limite da implantação (300m2) vamos analisar este projeto e perceber o que podemos "cortar"/desprioritizar que sirva quer para continuar o desenvolvimento deste quer para o desenvolvimento da outra solucao. Eu assim por alto acho que a Suite da pra cortar bastante area, a garagem tb pode encolher uns 3/4m2 e os quartos podem passar de 3.5 para 3.3 de largura.
    Alguma sugestão olhando para a disposicao/polígono que ocorra de desperdício de áreas?
      20241219_194026.jpg
  17.  # 17

onde é o norte?
    não consigo perceber onde é a entrada do lote

'
  18.  # 18

Colocado por: dmanteigase perceber o que podemos "cortar"
    pessoalmente começava pelos excessos. tem a certeza que necessita de 4 suites? ´so nisso pode cortar mais uns bons m2.

de seguida a cozinha está sobre dimensionada. tendo ilha central com circulação toda volta não necessita de caber a 'roda' de 1,5m. bastam 90cm toda volta da ilha.

A sala de jantar também tem área a mais. sendo opens space com a cozinha para quê aquele espaço todo entre a mesa e a ilha? cabe ali outra mesa! a sala de jantar na minha optica deve ser mais aconchegante.

por outro lado a sala de estar parece demasiado apertado, pelo menos com a mobilia que lá está. imagine um jantar de natal com a familia.. cabe a malta toda sa sala? talvez a sala de jantar possa 'doar' alguma área à sala de estar?

outra coisa que pode ser opção sua mas eu não gosto á a falta de arrumos. A cozinha sendo grande até pode dispensar de despensa, mas e no resto? onde quarda os jogos, os CDs, cobertures, mantas, garrafas de whiskey e copos, material de limpeza, aspiradores, esfregonas e baldes.. onde fica a lavandaria? Não sei se gosta de brincar aos mechanicos ou quê mas vai ter uma mesa para trabalhar com ferramentas? onde guarda uma motoserra e a maquina de cortar erva/ferramentas de jardinagem? vai ter um depósito para lenha? zona de churrasco no exterior?

uma casa não é apenas um lugar onde dorme,come e vê tv. é a extensão de toda a sua vida
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  19.  # 19

Colocado por: marco1onde é o norte?

Para cima. A planta esta orientada da mesma forma que o levantamento topografico que meti la atras, ou seja a direita e a confrontacao com a estrada. A entrada do lote e por ai, provavelmente nao da pra ver mas tem la um desenho a lapis no muro onde esta o primeiro carro onde e suposto ser o portao de entrada.
    Atencao que isto esta bem longe de ser uma planta final, foi basicamente uma reuniao preliminar para o arquiteto nos apresentar as ideias que andava a explorar e validar connosco alguns pressupostos.

Colocado por: antonylemospessoalmente começava pelos excessos. tem a certeza que necessita de 4 suites? ´so nisso pode cortar mais uns bons m2.

Na realidade sao 3, aquela zona que tem escritorio e uma casa de banho nao e um quarto mas e uma area para tentar encaixar escritorio + lavandaria + wc de servico.
    Mas as 3 suites sao nao negociaveis... eu cresci numa casa com mais 2 irmaos, feita de raiz pelo meu pai que e da area da construcao, e o maior arrependimento dele sempre foi nao ter todos os quartos suite. Para mim era muito importante dar aos meus filhos a privacidade que eu nao tive. E no futuro qd eles sairem de casa e so vierem 'visitar' sera sempre melhor.

Colocado por: antonylemosde seguida a cozinha está sobre dimensionada. tendo ilha central com circulação toda volta não necessita de caber a 'roda' de 1,5m. bastam 90cm toda volta da ilha.

Tambem achei isso, ate porque idealmente preferia encaixar uma pequena despensa algures e ter menos moveis de cozinha. So uma fila de moveis nas traseiras da ilha. Outra 'exigencia' que tenho e ter tudo na ilha - placa e bancada de lavar loica. Logo a ilha tera sempre que ser 'grande'. Ja o espaco em volta da ilha nao sou exigente, pode ser o minimo regulamentar.

Colocado por: antonylemospor outro lado a sala de estar parece demasiado apertado, pelo menos com a mobilia que lá está. imagine um jantar de natal com a familia.. cabe a malta toda sa sala? talvez a sala de jantar possa 'doar' alguma área à sala de estar?

Sim, foi outro comentario que fizemos... a sala de estar precisa de ter de dimensoes 5m de largura e 4.5m de profundidade. E outra coisa que nao e 'negociavel'... vamos ver como ele consegue encaixar no outro formato que esta a explorar. Outra questao e a exposicao solar. Eu prefiro que a zona da sala de estar seja mais escura e neste formato parece ter demasiado vidro.

Colocado por: antonylemosonde quarda os jogos, os CDs, cobertures, mantas, garrafas de whiskey e copos, material de limpeza, aspiradores, esfregonas e baldes.. onde fica a lavandaria?

Acho que ja respondi acima, mas basicamente a casa vai ter lavandaria onde ficara tudo o que e aspiradores (apenas um vertical pequeno), material de limpeza, esfregonas e moveis para cobertores, toalhas, etc etc etc. Uma lavandaria estilo arrumo ja que so vai servir para meter roupa a lavar e arrumar as coisas mencionadas. A ideia de alguma forma passa por ter espaco de arrumacao mas qb pois da minha experiencia quanto mais espaco de arrumacao, mais tralha se guarda em casa... e depois nao consigo dar a desculpa da 'falta de espaco' quando a minha mulher quiser guardar roupas com 20 anos que ja nao usa ha 10!

Os jogos, bebidas espirituosas e afins vao ficar no movel da TV. A nossa ideia tambem passa por eventualmente seja qual for a disposicao reduzir os moveis da cozinha e ter uma pequena despensa com muita arrumacao. Em termos de espaco necessario temos mais ou menos uma ideia daquilo que precisamos e honestamente aquela cozinha conforme esta tem espaco de arrumacao a mais, que ia acabar a ficar cheio de tralha porque afinal ha espaco...

Colocado por: antonylemosonde guarda uma motoserra e a maquina de cortar erva/ferramentas de jardinagem?

Em nenhum lado ja que nao conto ter nada disso :D Mas o plano de longo prazo e fazer um anexo nas traseiras da casa para guardar ferramenta, material que use para manutencao do espaco exterior e para poder ir trocar o oleo a mota quando me chatearem a cabeca. Mas a prioridade para ja, uma vez que ate estou perto da casa do meu pai e ele tem espaco que sobra para guardar certas coisas, e mesmo a casa.

Colocado por: antonylemosvai ter um depósito para lenha?

Nunca! Lenha nem para o churrasco... e carvao!

Colocado por: antonylemoszona de churrasco no exterior?

Nao vamos ter zona de churrasco por opcao. Eu sou um fa indefetivel dos grelhadores Weber a carvao, portateis. Honestamente, nao sou grande fa de churrascos no inverno portanto a ideia e o espaco de churrasco ser sempre exterior (eventualmente colocar uma pergula para ter uma mesa, cadeiras, e o grelhador levo para onde me apetecer.

Colocado por: antonylemosuma casa não é apenas um lugar onde dorme,come e vê tv. é a extensão de toda a sua vida

E mais ainda no meu caso que trabalho em casa logo a maior parte do tempo e passado la... por isso e que estamos a contar perder muito tempo ate encontrarmos um projeto em que me veja a passar la a maior parte da minha vida. Obrigado pelos comentarios
  20.  # 20

olhe, não gosto muito dessa planta,
    a entrada em casa
    é uma casa virada para dentro de um U, portanto não tira partido de grande parte do exterior
    a piscina acho que devia estar mais para sul
    ter 4 suites não sei se é boa ideia
    não sei até que ponto seria melhor trocar o bloco dos quartos pelo da zona social

uma coisa é certa parece não ter nada a ver com a casa daquele video.

0.0380 seg. NEW