Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Também não achei grande piada a esse estudo. Depois do outro vídeo, estava a espera de estudo com mais pirilim-pim-pim.

    Aquele entalhe na sala de jantar, mesmo à frente da janela do escritório, é demasiado forçado.

    Aquele espaço perdido em circulação em L é hediondo. Km e Km de corredor. Entramos, olhamos de frente, temos 12 m de corredor; olhamos para a direita, 10 metros de corredor.

    A sala está completamente chutada pra canto. Uma das zonas mais nobres esta ali oprimida na extremidade da casa com tanta area como um quarto.

    Entre outros aspectos já mencionados. Teria de ser tudo revisto.
  2.  # 2

    Colocado por: marco1uma coisa é certa parece não ter nada a ver com a casa daquele video.


    ... o que e um ponto positivo porque a minha mulher nao gostou nada daquela casa!

    Se bem que eu ja estou preparado, porque tenho a certeza que vamos acabar com uma casa que ela vai achar 'linda' e toda a gente vai achar 'horrorosa'. Alem de que vai ser completamente diferente de tudo o que existe naquela rua.


    Colocado por: marco1é uma casa virada para dentro de um U, portanto não tira partido de grande parte do exterior


    Acho que ai acaba a ser 'responsabilidade' nossa que previligiamos MUITO a privacidade e enfatizamos isso varias vezes. Preferimos uma area social exterior mais pequena, mas completamente 'vedada' a vizinhos e malta que vai a caminhar na estrada. Eu pessoalmente gostei desta solucao meio que em 'U' que cria uma area exterior social isolada e tem 0 abertura para a frente de estrada. Basta alguma vegetacao e conseguimos quase que tapar por completo a area exterior para onde a casa abre. Mas como diz e uma solucao muito diferente daquela outra que nos foi apresentada no video, que para mim tinha como principal 'problema' deixar uma abertura para o vizinho do lado e das traseiras cuja solucao passava provavelmente por algo que quero evitar: obrigar a muita vegetacao do tipo de vegetacao que com o tempo crescesse e tapasse visibilidade.

    Colocado por: marco1não sei até que ponto seria melhor trocar o bloco dos quartos pelo da zona social


    Essa e a opcao que a minha mulher prefere. Vamos ver o que o arquiteto apresenta dentro dessa opcao. Assim por alto vejo como 'desvantagem' os quartos levarem com sol logo pela manha, algo que preferia evitar.

    Colocado por: marco1a piscina acho que devia estar mais para sul


    A piscina para ja esta la so pra enfeitar, assim que o estudo previo estiver mais desenvolvido comecamos a pensar como queremos a piscina. Sabendo que muito provavelmente estamos apenas a 'planear' a piscina para fazer mais tarde. Como disse a prioridade e a casa, o resto e secundario e vai-se fazendo. O mais importante e termos um sitio para onde nos mudar mesmo que parcialmente acabado. Infelizmente para quem e pobre, a casa e um 'projeto de vida' lol
  3.  # 3

    Colocado por: dmanteigasAlguma sugestão olhando para a disposicao/polígono que ocorra de desperdício de áreas?


    Há vários modos de encurtar os corredores dos L's...
    Ainda assim, saberá à partida que um L consumir-lhe-á bastante área em circulação.
    Se a rua é à direita, não percebo o porquê da entrada e a garagem estarem à esquerda.
    Acho os pátios redundantes... o da suite só o vê quando? O da sala, só serviu para tornar a sua sala mais pequena... mais valia deixar o canto para uma zona de leitura, piano, zona de jogos das crianças, biblioteca, etc...
    Não acho grande piada ao entrar em casa e vislumbrar logo duma vez ambos os corredores... dei o primeiro passo dentro de casa e já se perdeu o mistério, a intriga, a sensação de ir descobrindo coisas ao longo do caminho... A entrada foi demasiado "pornográfica", mostrou logo tudo...
    Não sou muito fã de ver as costas dos sofás... preferia estar na cozinha e ter contacto visual com quem está no sofá, etc... é mais elegante quando há visitas, é mais controlador para com os filhos, é melhor para entablar dialogos entre pessoas em diferentes espaços...
    Na ilha deixava 90-95cm dos lados e 120cm entre ilha e bancada... acho que não precisa de mais.


    Em parte preferia que essa reunião não tivesse acontecido, e receber as duas propostas, ou até mais, e todas mais desenvolvidas. Está muito crú a meu ver. É preciso tempo para as coisas. Há certas coisas que parecem desproporcionais na cozinha, entre as salas... e mesmo na volumetria exterior...

    Depois, é dificil de analisar com o que partilhou... deveria ser uma planta de implantação com o terreno todo e envolvente... e outra mais próxima, digitalizada ou tirando a foto a 90 graus pelo menos.

    Ainda assim, boa sorte... o caminho faz-se caminhando...
    Não esqueça algo muitíssimo importante, discutir cada pormenorzinho com a esposa.

    E orçamento para isto? Comece sempre por aí... já sabe que área máxima pode ter?
    Sem isso, nem vale a pena pensar em mais nada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmanteigas
  4.  # 4

    Colocado por: N Miguel OliveiraE orçamento para isto? Comece sempre por aí... já sabe que área máxima pode ter?
    Sem isso, nem vale a pena pensar em mais nada...


    Isso ja temos definido.
    Relativamente a area, o plano de detalhe permite 300m2 de implantacao num so piso, com 600m2 de area de total de construcao. Como so queremos mesmo um piso, 300m2 e o nosso 'limite'.
  5.  # 5

    Colocado por: dmanteigasIsso ja temos definido.
    Relativamente a area, o plano de detalhe permite 300m2 de implantacao num so piso, com 600m2 de area de total de construcao. Como so queremos mesmo um piso, 300m2 e o nosso 'limite'.


    Então não vão de mão dada uma coisa com a outra?
    Não menospreze esta questão nesta altura.
    É precisamente nesta fase que se fazem as contas...
  6.  # 6

    Colocado por: N Miguel Oliveiratão não vão de mão dada uma coisa com a outra?
    Não menospreze esta questão nesta altura.
    É precisamente nesta fase que se fazem as contas...


    Relativamente ao orcamento? Sim, temos um valor definido que foi o que passamos ao arquiteto.
    Mas essencialmente tenho requisitos. Se chegar ao final e acabarmos com algo que fica em mais 50 mil euros que o previsto mas cumpre com aquilo que queremos, nao sera por ai que vem o problema.

    O orcamento que definimos atual tem por base uma conjugacao de capitais proprios, capacidade de endividamento e a minha vontade de ter a casa completamente 'paga' em cerca de 10 anos. Mas como ainda estamos bem longe da capacidade maxima de endividamento, diria que conseguia aumentar o orcamento facilmente em 60/70 mil euros sendo que o impacto principal era comprometer o plano financeiro e precisar de mais uns 3 ou 4 anos para ter a casa paga. De qualquer forma isto e o que estou a comentar para os colegas foristas... para o arquiteto e para a minha mulher o orcamento esta fechado :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  7.  # 7

    Ora bem... depois de 2 meses a espera desde a ultima proposta o arquiteto lá enviou uma 2a solução.
    Honestamente... está um desastre tal que nem sei o que comentar muito sinceramente. Para mim é hora de assumir a "perda" e passar para o próximo. Faz-me lembrar as discussões com o N Miguel no outro tópico mas ao contrário. Uma casa tão grande que parece tão pequena...
    Qual a opinião dos colegas aqui do fórum?
      Screenshot_20250221_183847_Drive.jpg
  8.  # 8

    socorro !!!
    só a portinha da zona social para a zona privada e a porta de entrada para cima da porta da garagem é um must
    dmanteigas com quem anda metido?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 9

    Print tirado do site modiko. Bastaria mudar a garagem de posição para o lado esquerdo e só neste exemplo ja tem algo com mais harmonia na minha opinião. Afinar e ajustar seria interessante porque o desenho não é a última bolacha!
      Captura de ecrã 2025-02-21 232933.jpg
  10.  # 10

    bem artur
    essa tambem está assim para o Mauzinho, repare que encerra a zona social fortemente e dá muita fachada nobre á lavandaria para o miolo do L
    já nem vou falar da pessima localização da wc social e do "conflito" da porta da suite com a porta do wc da mesma.
  11.  # 11

    Por isso disse que precisa de ser afinado. a olho está bem mais simples pelo menos. se fosse eu e tendo ido ver o terreno que tem disponivel, apagava e fazia do zero com alguem diferente dada a clara falta de traço da pessoa com quem esta a trabalhar. Se calhar até é alguém muito bom, mas claramente não está a ser feliz no que apresentou aqui.
    Concordam com este comentário: marco1
  12.  # 12

    Mais do que ajudar com desenhos acho que posso como dono de obra contribuir com seguinte:

    - Não se arrependa de procurar um layout que lhe preencha as medidas. Arrependido ficará quando estiver a gastar dinheiro com algo que não se identifica.
    - Se não for o arquiteto tenha alguém que lhe dê uma estimativa real dos custos da obra. (se o dinheiro não for problema não precisa)
    - Se fosse hoje tentaria ter um espaço para máquinas mais central no desenho da casa. Não quer dizer que tivesse as condições ideais no meu caso, mas julgo que com esse terreno só não o faz se não quiser.
    - Quando iniciei o licenciamento foi com a ideia de que seria aquele desenho e depois poderíamos mudar. A verdade é que depois já não há vontade nem dinheiro nem paciência para dar passos atras. Por isso comece logo à partida com um desenho vencedor na sua opinião, algo que claramente não tem pelo que diz, eu concordo.
    - Se não tem a certeza de que as pessoas que tem na obra são sérias, assegure-se de que tem boa fiscalização. Todos trabalham para o mesmo e ninguém contra ninguém. Ainda assim eu preferia não iniciar uma obra se não tiver a certeza de que tenho um empreiteiro de confiança. Não faltam casos de burlas esquemas e artistas da bola. Veja obras feitas pelas pessoas que lhe interessam.
    - Uma empreitada acompanhada de perto por um dono de obra, são alguns anos de vida a menos no final. Se vale a pena ou não cada um saberá. Mas é um facto.
    - Se pedir empréstimo e for possível claro, peça um pouco mais do que está a contar gastar. No final poderá pedir apenas o que precisa e é melhor ter a possibilidade de obter um pouco mais para imprevistos do que ficar curto de fundos por pequenos montantes que vão atrasar tudo e revelar custos maiores ainda no final.


    Boa sorte
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  13.  # 13

    Colocado por: marco1socorro !!!
    só a portinha da zona social para a zona privada e a porta de entrada para cima da porta da garagem é um must
    dmanteigas com quem anda metido?
    Concordam com este comentário:jorgealves


    Isso é exatamente aquilo que me pergunto! Faz-me pensar que o portefólio que nos apresentou deve ter sido todo "roubado" de alguém porque um desastre destes...
    Está tão mal amanhado que duvido que um aluno de arquitetura de 1o ano conseguisse fazer pior. Meu deus. E com isto "perdi" 4 meses.
    • DR1982
    • 22 fevereiro 2025 editado

     # 14

    Colocado por: dmanteigasPara mim é hora de assumir a "perda" e passar para o próximo.
    Ha por aqui arquitetos que certamente não o desiludem, Marco1, o N Miguel Oliveira, certamente que ficaria bem servido.
    A titulo de exemplo o meu Projeto tem 200m2 brutos (sem palas) e se nao me engano 168m2 uteis, ou seja não considero nada de exagero, e temos: salas, cozinha,despensa, lavandaria, wc social, 3 suites aendo uma delas com closet.
    O responsável pela “magia” foi gabinete do N Miguel Oliveira, Nao precisa de ser gigante para ter muita coisa.
    Concordam com este comentário: dmanteigas, zedasilva, Wilga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  14.  # 15

    DR certamente que seria uma opção a considerar pois pelas intervenções de todos parecem ser arquitectos com A grande. O problema é que eles andam todos pelas metrópoles e eu sou de Viseu :)
  15.  # 16

    Colocado por: dmanteigasDR certamente que seria uma opção a considerar pois pelas intervenções de todos parecem ser arquitectos com A grande. O problema é que eles andam todos pelas metrópoles e eu sou de Viseu :)

    Hoje a distância não é problema.
    Qualquer técnico no Algarve consegue fazer reuniões on line com o seu cliente de Vieira do Minho, três vezes por dia
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    • RUIOLI
    • 22 fevereiro 2025 editado

     # 17

    Colocado por: zedasilvaHoje a distância não é problema.
    Qualquer técnico no Algarve consegue fazer reuniões on line com o seu cliente de Vieira do Minho, três vezes por dia


    Sem dúvida, o arquiteto que me fez o projeto para Loures era do Alentejo interior e a engenharia do Algarve e a arquitetura de interiores do Brasil. Podia ter escolhido um arquiteto que já fez dezenas de projetos aqui no bairro, mas como eram todos chapa 5, nem para licenciamento queria aquilo...

    Com arquitetos aqui do FdC ficaria bem servido.
  16.  # 18

    Colocado por: dmanteigasDR certamente que seria uma opção a considerar pois pelas intervenções de todos parecem ser arquitectos com A grande. O problema é que eles andam todos pelas metrópoles e eu sou de Viseu :)
    No caso do N Miguel Oliveira eles sao de Braga, eu tambem não sou de Braga e nao foi impedimento.
    Creio que ha pelo menos 3 projetos aqui no forum feitos por eles e todos satisfeitos.
    Eu sinceramente em relação à arquitetura fiquei completamente satisfeito, nós limitamo-nos a descrever p que queriamos por palavras, ou responder ao questionário que nos colocaram e o resultado superava as nossas expectativas. Acho que se eu fosse arquiteto e fizesse algo para mim não encaixilharia melhor nos meus objetivos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  17.  # 19

    Verdade seja dita que anda por ai muitos arquitetos que o único objectivo é vender projetos e consequentemente ganhar oa honorários. Estão literalmente a marimbar para os requesitos e orçamento que o Dono de Obra dispõe...só querem ganhar o seu, se o Projeto saí ou não do papel, é para o lado que dormem melhor!
    A quantidade de trabalhos fracos é tão alta que as vezes já me questiono sobre a qualidade e requisitos para formação académica de um arquitecto
  18.  # 20

    Djdasa
    concordo no entanto quantos são os DO que estão disposto a pagar 20k por projetos (arq + esp) para uma moradia de 200m2 ?
    em Portugal temos o 8 e o 80, ou seja temos arquitetos que é mesmo do melhor mas...trabalham com que orçamentos? aquelas casas que nos enchem o olho?
 
0.0308 seg. NEW