Colocado por: marco1Djdasa
concordo no entanto quantos são os DO que estão disposto a pagar 20k por projetos (arq + esp) para uma moradia de 200m2 ?
em Portugal temos o 8 e o 80, ou seja temos arquitetos que é mesmo do melhor mas...trabalham com que orçamentos? aquelas casas que nos enchem o olho?
Colocado por: marco1um projeto completo tem obrigação de ter um mapa de quantidades e trabalhos com estimativa, esta pode desde logo aferir gorduras e tomar decisões/ opções e o projeto ser revisto, depois ainda na fase de orçamentos poderá ainda ser trabalhado com o empreiteiro selecionado..
Colocado por: FresiasEu sou uma das felizes contempladas aqui do fórum com projecto do gabinete do N Miguel Oliveira, após uma situação tb de desistência do primeiro arquitecto. O meu caso tornou-se ainda mais estranho, quando, em Junho, após tudo pronto (alteração ao loteamento e licenciamento aprovado e empreiteiro a entrar na obra) cheguei ao Tiago (sócio do Nuno) e disse:
- Tiago vou comprar o terreno do vizinho para juntar ao primeiro, por isso vamos fazer tudo de novo, mas rapidinho 😱.
E lá o Tiago deitou as mãos a cabeça (resmungou sem me dizer, mas eu senti as orelhas a arder) e seguimos para bingo. Com a ressalva que o Tiago tinha um terreno todo novo para dar asas a imaginação e foi condicionado por mim e pelo factor tempo, nas mesmo assim para mim está espetacular.
Neste momento a obra já começou.
Em relação aos valores e os arquitectos terem que saber quanto realmente vai custar a casa, tenho uma opinião diferente.Eu não acho que os arquitectos tenham a "obrigação" de saber exactamente quanto vai custar... Explicando o meu ponto de vista: Só em orçamentos para a estrutura obtive diferenças de 50k e não é o arquitecto que vai escolher o empreiteiro, somos nós DO.
Depois os DO só queremos gastar X, mas tbm queremos caixilharias minimalistas e lâminas orientáveis, e torneiras grohe e piso radiante e portas até ao tecto, etc e tal e com isto lá foi o orçamento do arquitecto para o galheto...
Ainda está semana recebi um orçamento de um senhor do Pladur em que para a colocação da lá mineral nos tectos falsos pediu 12€ m2, aquilo o que chama uma autêntica roubalheira... Mas podia ter caído nela e lá mais um valor que o sr. arquitecto podia ter falhado...
Neste momento considero a construção da casa a coisa mais complexa em que nos conseguimos meter e se tivermos a mentalidade (que é a que supostamente se deve ter) que todos são nossos amigos e tudo vai correr bem, é certinho que vai correr mal...
Colocado por: RUIOLIDR, como fazem os DO profissionais, como os promotores? Não dá para ir no "logo se vê", até porque muitos vendem logo uma parte em planta. Claro que tem uma margem de erro/ variação, claro que se estima os anos de construção e isso é tido em conta na variação de preços. Se há alterações à base orçamental, ou se assume o sobrecusto, ou de baixa noutro lado. As grandes construtoras em obras longas fazem o mesmo. Possível é, se vale a pena, depende muito do DO, para uma boa parte o preço/ m2 chega bem. Até os que têm estimativas orçamentais mais trabalhadas, não dispensam o indicador preço/m2.Os promotores suponho que seja como os orçamentos chave na mao, ao dia de hoje custa X, ora X mais a margem de lucro e margem para imprevistos dá Y.
Colocado por: DjdasaNão quer nos presentear com o novo projeto?
Colocado por: Fresias
Ando a pensar nisso, até porque sou da opinião que não devemos só andar aqui a aprender/pedir opiniões, também devemos contribuir, mas não sei se estou com capacidade para ouvir as críticas do zedasilva 😱.
Colocado por: Fresiassera que ganhou outro piso?:)
Ando a pensar nisso, até porque sou da opinião que não devemos só andar aqui a aprender/pedir opiniões, também devemos contribuir, mas não sei se estou com capacidade para ouvir as críticas do zedasilva 😱.
Colocado por: DR1982sera que ganhou outro piso?:)
Colocado por: Djdasaainda não, vamos ver se este ano começa.
Ja agora DR como vai a sua, já começou a obra?
Colocado por: DR1982sera que ganhou outro piso?:)
Colocado por: zedasilvaHá pessoas que por muito Kromanhons que sejam, também têm uma réstia de sentimentos.
Agora amoei.
😭😭😭😭
Pelo contrário, ficou como a sua, tudo no mesmo piso e um desvão de 3m.
Pelo contrário, ficou como a sua, tudo no mesmo piso e um desvão de 3m 😱.
Interpretou-me mal, eu valorizo muito a sua opinião e como sei que há coisas que não passariam no seu escrutínio, até tenho medo de aqui as colocar 🤣, não amue 🤣.
Colocado por: zedasilvaUm desvao de 3 m?
No mínimo era 3 marteladas no dedo mindinho
Colocado por: DjdasaE a planta ficou na mesma?