Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: FresiasPelo contrário, ficou como a sua, tudo no mesmo piso e um desvão de 3m 😱.
    cuidado para nao ficar desproporcional.
    Eu queria fazer como a “moradia em Mogege” que o gabinete publicou, mas nao sei se no meu caso ira ficar tao espetacular, tenha atenção a isso tambem.
  2.  # 2

Colocado por: FresiasEu sou uma das felizes contempladas aqui do fórum com projecto do gabinete do N Miguel Oliveira, após uma situação tb de desistência do primeiro arquitecto. O meu caso tornou-se ainda mais estranho, quando, em Junho, após tudo pronto (alteração ao loteamento e licenciamento aprovado e empreiteiro a entrar na obra) cheguei ao Tiago (sócio do Nuno) e disse:

Fresias, espero nao passar por uma situacao dessas :D

Felizmente o meu terreno nao tem nada de especial... e um terreno plano com um poligono de construcao sensivelmente 20x30 num terreno de 30x45 que, achava eu, devia tornar o trabalho do arquiteto super facil.

Por acaso tambem gostava se a vida corresse bem de um dia comprar o terreno do vizinho, mas no meu caso era mais para evitar ter vizinhos ou a ter, eu escolher como sera a casa deles haha

Colocado por: FresiasE isto não é uma crítica ao marco1, nem nada que se pareça, aliás acho o marco1 uma pessoa fenomenal tendo em conta todos os trabalhos "grátis" que faz aqui pelo fórum. E acredito que o marco1 consiga fazer projectos a " enquadrar" o orçamento do DO, mas se já é difícil ( para quem não anda por aqui) arranjar um arquitecto de jeito imagine arranjar um de jeito e que cumpra o orçamento 😱

Esse e um dos motivos pelos quais quero tentar arquitetos aqui da zona. O conhecimento do mercado e muito importante. Eu acho que um bom arquiteto tem obrigacao de na sua area de atuacao saber dar uma boa estimativa orcamental. Obviamente que eles nao podem prever aumentos de 30% no betao como aconteceu no inicio de 2024 mas tambem nao espero uma estimativa ao centimo. Um valor dentro da margem de +/- 10% e mais que aceitavel.
  3.  # 3

Colocado por: dmanteigasFaz-me lembrar as discussões com o N Miguel no outro tópico mas ao contrário. Uma casa tão grande que parece tão pequena...
    Qual a opinião dos colegas aqui do fórum?

Não é ao contrário. É precisamente o que eu vinha dizendo no outro tópico do "está tudo maluco".
    Fruto de certas abordagens, ou "manias", é facil criar uma casa com muitos m2, sem que os espaços nobres sejam amplos. A área perde-se em demasiada circulação, corredores, vestíbulos, átrios, em pequenos compartimentos com funções muito específicas, em alpendres sem uso, etc.
    É algo típico dos "L" já agora, mas não tem porque ser assim. Ainda que este seu desenho poderia estar optimizado de facto, mesmo para um "L". Tem que fazer ver isso ao técnico. Dizer-lhe tudo o que escreveu no outro tópico, do "português típico não poder sonhar com 130m2 apenas" :) Vai-se a ver, e tem uma sensação de amplitude menor aqui, que no exemplo que dei da casa com 129m2 no tal tópico.
  4.  # 4

Colocado por: DjdasaVerdade seja dita que anda por ai muitos arquitetos que o único objectivo é vender projetos e consequentemente ganhar oa honorários. Estão literalmente a marimbar para os requesitos e orçamento que o Dono de Obra dispõe...só querem ganhar o seu, se o Projeto saí ou não do papel, é para o lado que dormem melhor!
    A quantidade de trabalhos fracos é tão alta que as vezes já me questiono sobre a qualidade e requisitos para formação académica de um arquitecto

É um misto de coisas.
    Não me parece que o problema esteja na formação académica.
    São 5 anos +1. E uma aprendizagem permanente para o resto da vida.
    Pelo que vou vendo, Portugal até está bastante bem nesse aspecto.
    Acho sim, que a formação dum Arquitecto deveria estar mais conectado com o departamento de Engenharia e empresas de materiais, caixilharias, etc... mas isso vai-se fazendo durante a carreira. Não estou a ver como reduzir os temas actuais durante os 5 anos +1. E sendo que metade dos alunos fazem os 5 anos em 6 ou 7, já acho muito pesado sinceramente acrescentar matérias. Não somos Médicos de especialidade, nem recebemos como tal.

Vê-se bem a diferença quando se trabalha para um promotor ou alguém ligado às obras, ou do Dono de Obra, cidadão comum, com outra profissão qualquer. Os segundos exijem maior pedagogia para explicar o que os primeiros já sabem de antemão.
    Passada essa fase, cabe ao Dono de Obra decidir que caminho seguir. Não está mais nas mãos do técnico.
      4.jpg
  5.  # 5

Colocado por: DjdasaSe eu tenho 250k para gastar não espero levar com um projeto que para construir custa 400k e o arquiteto não está preocupado porque os seus €€€ já estão na conta!

Será que deve estar? Se depois dum "olhe, com 250k, só pode construir X"... o cliente continua a insistir nos "requisitos mínimos"... sem ceder em nada... que deve o Arquitecto fazer? Não deveria o Dono de Obra estar preocupado com isso também? Ou estaria a mentir?

Que faço, sabendo que o típico é "vou dizer ao Arquitecto 70% do que penso gastar, porque depois há sempre derrapagens"... mas ao pedir, pede uma casa muito acima do valor que deu? Devo respeitar o quê? O orçamento? Ou cumprir com os requisitos? Há sempre lugar para esclarecer o cliente. Mas isso também tem o seu limite. Porque o argumento serve para os dois lados.

OK, não é a carteira do Arquitecto que entra pela madeira adentro. "Pois, não é ele que paga".
    Mas o Arquitecto diz o mesmo: "Olhe, a casa é para sí, você é que sabe."

Depois, como sei quanto custarão as coisas daqui a 2 ou 3 anos? Encalhou um barco na Arábia (canal do Suez) e foi o que se viu... Covid, Ucrânia, Gás Russo, agora é o Canal do Panamá, subida de impostos para gastar em armas, taxas de juro, etc... qualquer coisa serve para desiquilibrar o mercado. Não deveria o Dono de Obra preocupar-se com isso? Não deveria estar mais informado antes de sequer comprar um terreno?

Um Arquitecto é um técnico, não está para fazer "terapia de casal" nem para ser "consultor financeiro" ou "corrector da bolsa" de ninguém.
    O cliente paga por não saber, e o Arquitecto tem o dever de informar, aquilo que o DO naturalmente não domina. Depois de informado o cliente, a decisão é deste último, e as mãos do Arquitecto estão lavadas.
  6.  # 6

Colocado por: Fresiastudo no mesmo piso e um desvão de 3m

Colocado por: DR1982cuidado para nao ficar desproporcional.

Agora que reparo, isto de querer casas térreas em terrenos com declive acentuado parece ser contagioso :)
    Dois bons exemplos em como os Arquitectos não conseguiram demover os clientes :)
    Pelo menos no caso do DR, ainda conseguimos fazer descer a cota 1m... apesar de acharmos que era preciso outro tanto pelo menos.
    Concordam com este comentário: Djdasa
  7.  # 7

Colocado por: dmanteigasFelizmente o meu terreno nao tem nada de especial... e um terreno plano com um poligono de construcao sensivelmente 20x30 num terreno de 30x45 que, achava eu, devia tornar o trabalho do arquiteto super facil.

Pode ser por isso.
    Quando há muitas condicionantes, acaba-se por ir muito por exclusão de partes e até sai mais rápido/fácil.

Apenas tem que explicar por palavras o que acha que está mal ou menos bem na planta que recebeu ao técnico. Se começar a desenhar em cima da planta, vai dar asneira. Talvez pôr em causa a forma em L seja um bom ponto de partida. Mas falta contexto à planta que apresentou, para que se entenda a envolvente e o porquê dessa implantação e não de outra qualquer.
    Concordam com este comentário: marco1
    • DR1982
    • 26 fevereiro 2025 editado

# 8

Colocado por: N Miguel OliveiraPelo menos no caso do DR, ainda conseguimos fazer descer a cota 1m... apesar de acharmos que era preciso outro tanto pelo menos.
    Talvez se eu tivesse aceite baixar a cota numa fase inicial, porque ultimamente chegou -se à conclusão que a cota licenciada é a mais indicada, recorda-se?
  8.  # 9

Colocado por: N Miguel OliveiraAinda que este seu desenho poderia estar optimizado de facto, mesmo para um "L".

Optimizado? Eu nao sou arquiteto e no paint tirava ali facilmente uns 30/40m2 de area sem grande genio. Mas cabe na cabeca de alguem uma despensa de 10m2 e que tem acesso pelo corredor em vez de diretamente pela cozinha? Um WC de servico gigante? Um labirinto na suite? Aquela disposicao da cozinha para la de ridicula com uma parede que ate cria uma separacao que nunca foi pedida com a sala?
    Ha ai outro topico com um L de 200m2 que esta a anos luz deste. Ja vi dezenas de plantas em L que nao tinham desperdicios de area por todo o lado.

Colocado por: N Miguel OliveiraTem que fazer ver isso ao técnico.

Colocado por: N Miguel OliveiraApenas tem que explicar por palavras o que acha que está mal ou menos bem na planta que recebeu ao técnico. Se começar a desenhar em cima da planta, vai dar asneira. Talvez pôr em causa a forma em L seja um bom ponto de partida. Mas falta contexto à planta que apresentou, para que se entenda a envolvente e o porquê dessa implantação e não de outra qualquer.

Eu ao tecnico nao vou fazer ver nada porque este tecnico ja foi. Seguimos o conselho aqui do forum e nem um desenho apresentamos e saiu isto. Claramente o 'tecnico' nao escutou nada do que a gente pediu... Em 4 meses recebemos a 1a versao que meti inicialmente e agora esta. Das duas uma, ou apresentou alguma coisa a pressa porque estava pressionado ou nao tem engenho. Qualquer que seja a situacao nao serve para mim. Sexta ja iremos reunir com o novo arquiteto.
  9.  # 10

Tenho aqui uma que não me sai da cabeça.

Não se faz mais casas por causa dos arquitetos, que vendem sonhos aos clientes, de grande casas a baixo custo.

A realidade é que o DO é um teso, não tem dinheiro para casaronas, e no fim os projectos ficam na gaveta.

O tempo das casas de 300m2 acabou. As pessoas não têm dinheiro. É necessário optimizar áreas.
    • Fresias
    • 26 fevereiro 2025 editado

# 11

Colocado por: houizeNão se faz mais casas por causa dos arquitetos, que vendem sonhos aos clientes, de grande casas a baixo custo.

Os arquitectos não têm culpa que o próprio dono de obra tenha um sonho que não consegue pagar. A mim disseram-me faça 2 pisos, resposta: não quero; as portas até ao tecto são mais caras: eu, mas eu quero. Ar condicionado é mais caro: resposta: vou pensar. E o Nuno e o Tiago iam fazer-me o que??? Rejeitar-me como cliente?! O problema está muito nos Donos obra que fazemos como se costuma dizer " ouvidos moucos".

Se tenho dinheiro para isso, tenho. Se achava que a casa ia ficar muito mais barata tinha.

E não se esqueça que o português tem sempre a ideia do que os outros estão errados e com o próprio vai ser diferente, para além do típico "logo se vê"

E no caso do dmanteigas estas questões ainda nem sequer se colocam, neste momento ele já só quer encontrar um arquitecto de jeito 😉 e que o ouça.
    Concordam com este comentário: DR1982
  10.  # 12

Colocado por: FresiasOs arquitectos não têm culpa que o próprio dono de obra tenha um sonho que não consegue pagar.

Ora... se bem que nao duvido que tambem existam muitos arquitetos como o meu que se prosseguisse com ele ia acabar com uma casa cara e disfuncional.

Colocado por: FresiasE no caso do dmanteigas estas questões ainda nem sequer se colocam, neste momento ele já só quer encontrar um arquitecto de jeito 😉 e que o ouça.

Exato... a questao do orcamento nao me preocupa substancialmente. Com todo o respeito que tenho pelos arquitetos, eu acho que o orcamento e acima de tudo uma responsabilidade do DO. E relativamente facil nos tempos que correm pesquisar e ver os precos a que se vendem casas novas, no minimo. Se uma moradia em construcao de 300m2 se vende entre os 400 e os 450 mil euros em media aqui na zona eu vou achar que vou fazer uma por 200 mil? Nao e preciso um arquiteto para se ter nocao.
    Idem para o oposto. Se estas casas se vendem por estes precos nao existe nenhum motivo razoavel para que a minha nao fique naquela intervalo de valores.
  11.  # 13

Colocado por: dmanteigas

Ora... se bem que nao duvido que tambem existam muitos arquitetos como o meu que se prosseguisse com ele ia acabar com uma casa cara e disfuncional.

Exato... a questao do orcamento nao me preocupa substancialmente. Com todo o respeito que tenho pelos arquitetos, eu acho que o orcamento e acima de tudo uma responsabilidade do DO. E relativamente facil nos tempos que correm pesquisar e ver os precos a que se vendem casas novas, no minimo. Se uma moradia em construcao de 300m2 se vende entre os 400 e os 450 mil euros em media aqui na zona eu vou achar que vou fazer uma por 200 mil? Nao e preciso um arquiteto para se ter nocao.
    Idem para o oposto. Se estas casas se vendem por estes precos nao existe nenhum motivo razoavel para que a minha nao fique naquela intervalo de valores.

Era esse o ponto onde queria chegar, mesmo tendo tal orçamento disponível suficiente, os projetos, nomeadamente as plantas deixam muito a desejar como no seu caso!
  12.  # 14

Ainda há medidores orçamentistas ou já acabaram com essa espécie como aconteceu com os preparadores de obra?

Há um grupo profissional que vos consegue dar valores muito aproximados com os valores de mercado naquele momento (até vos pode dar um intervalo de variação do preço), ou x anos mais à frente (exceto guerras, pandemias e afins), porque não investir nisso e deixar os arquitetos concentrados em fazer arquitetura?

Depois o que vemos é que nem acertam numa coisa nem noutra...
  13.  # 15

Colocado por: dmanteigasJa vi dezenas de plantas em L que nao tinham desperdicios de area por todo o lado.

Talvez um dia entenda que Arquitectura não é escolher uma planta num catálogo. A casa nasce do local, ou melhor, já lá está. Só é preciso vê-la, desenterrá-la. É tipo CSI.

Eu acho que se tanto quer um L, faz bem em pedir o que quer. Mas talvez seja esse o problema, do seu pedido não bater certo com o que "pede" o terreno. Talvez haja melhor abordagem, que o Arquitecto nem tentou.
  14.  # 16

Colocado por: DR1982Talvez se eu tivesse aceite baixar a cota numa fase inicial, porque ultimamente chegou -se à conclusão que a cota licenciada é a mais indicada, recorda-se?

Já não me recordo em detalhe, mas sei que havia 2m (520 vs 522) de diferença e terminámos a meio caminho. :) Algumas das primeiras versões, que nem me recordo se chegamos a apresentar até tinham 3m (519) Eram mais a meio do terreno também, onde é mais largo. Mas sabíamos que não batia certo com o pedido de construir a uma cota mais alta.
  15.  # 17

Colocado por: N Miguel OliveiraEu acho que se tanto quer um L, faz bem em pedir o que quer.

Eu nao pedi nenhum L. Eu simplesmente do catalogo de plantas que vi regra geral sao as plantas que mais fazem check aos meus requisitos.
    Mas a unica condicionante que coloquei e vou continuar a colocar aos arquitetos e a casa ter apenas um piso. A disposicao e para eles pensar. Se for para eu impor nao preciso de contratar um arquiteto...
  16.  # 18

Colocado por: houizeNão se faz mais casas por causa dos arquitetos, que vendem sonhos aos clientes, de grande casas a baixo custo.

Será que são os Arquitectos?
    Qual é o interesse dum Arquitecto desenhar uma casa que não sai do papel?

Será que os Pinterests e Instagrams desta vida não terão nada que ver? Será que a banca não tem responsabilidade nenhuma?

Será que alguma vez aparece um cliente que diga que quer uma casa de baixo custo cujos requisitos mínimos correspondam a uma casa assim? Quando não bate a cara com a careta, devemos desenhar o quê? O que o cliente quer, ou o que pode pagar?

É que isso do baixo custo tem muito que se lhe diga, quando os materiais, os constructores, a tipologia e tamanho são definidos e escolhidos pelo cliente. Você pode construir uma casa de 150m² por X, ou por 2X, em função das suas decisões.

Porque é que uma casa, erguida por um promotor... com materiais escolhidos com pragmatismo e com o excel sempre presente, que dá muita obra a fazer ao empreiteiro custa Y? E um Dono de Obra comum, sem estar a par das coisas, sem conhecer ninguém, a escolher materiais "para a vida"... acha que construirá abaixo desse valor?

Eu acho que muito vem também da ideia de que os empreiteiros são todos uns gatunos e isso vira-se contra o próprio DO. "Ora, se tal casa no mercado custa Z, menos o terreno, que hoje dia vale uns 70mil, menos, sei lá, uns 40% de margem do empreiteiro e do imobiliário... tal casa custa a fazer meio Z... eu como até sei fazer contas ainda consigo reduzir qualquer coisa..." e depois vou com um Arquitecto, peço tudo o que a tal casa tem... com uma fracção do orçamento... achando que vou poupar nas margens do promotor e que vou tomar melhores decisões do que quem faz disto vida. O problema advém muitas vezes destas contas de merceeiro que consideram as margens do empreiteiro e do imobilário muito acima do que aquilo que são na realidade. A juntar a essas, tem o péssimo hábito de comparar preços ao m² de área bruta. Em que por vezes, basta um muro ser diferente para desiquilibrar muito um orçamento, mas a área é a mesma.
  17.  # 19

Colocado por: dmanteigasEu nao pedi nenhum L. Eu simplesmente do catalogo de plantas que vi regra geral sao as plantas que mais fazem check aos meus requisitos.

Tem que deixar de ver catálogos.
  18.  # 20

Colocado por: dmanteigasMas a unica condicionante que coloquei e vou continuar a colocar aos arquitetos e a casa ter apenas um piso

Como? Então não elaborou o programa da casa também? Quantos quartos, wcs, compartimentos quer? Não definiu para quantos carros quer a garagem, ou se a despensa é para a cozinha ou é arrumação para a casa? Se gosta de acordar com sol no quarto, ou prefere que o sol do final da tarde vá aquecendo o quarto antes de ir dormir?

Ter condicionantes não é mau. Antes pelo contrário. Deve haver certa flexibilidade no pedido (na forma), mas pedir (conteúdo), por sí só não é mau.

0.0382 seg. NEW