Colocado por: FresiasPelo contrário, ficou como a sua, tudo no mesmo piso e um desvão de 3m 😱.cuidado para nao ficar desproporcional.
Colocado por: FresiasEu sou uma das felizes contempladas aqui do fórum com projecto do gabinete do N Miguel Oliveira, após uma situação tb de desistência do primeiro arquitecto. O meu caso tornou-se ainda mais estranho, quando, em Junho, após tudo pronto (alteração ao loteamento e licenciamento aprovado e empreiteiro a entrar na obra) cheguei ao Tiago (sócio do Nuno) e disse:
Colocado por: FresiasE isto não é uma crítica ao marco1, nem nada que se pareça, aliás acho o marco1 uma pessoa fenomenal tendo em conta todos os trabalhos "grátis" que faz aqui pelo fórum. E acredito que o marco1 consiga fazer projectos a " enquadrar" o orçamento do DO, mas se já é difícil ( para quem não anda por aqui) arranjar um arquitecto de jeito imagine arranjar um de jeito e que cumpra o orçamento 😱
Colocado por: dmanteigasFaz-me lembrar as discussões com o N Miguel no outro tópico mas ao contrário. Uma casa tão grande que parece tão pequena...
Qual a opinião dos colegas aqui do fórum?
Colocado por: DjdasaVerdade seja dita que anda por ai muitos arquitetos que o único objectivo é vender projetos e consequentemente ganhar oa honorários. Estão literalmente a marimbar para os requesitos e orçamento que o Dono de Obra dispõe...só querem ganhar o seu, se o Projeto saí ou não do papel, é para o lado que dormem melhor!
A quantidade de trabalhos fracos é tão alta que as vezes já me questiono sobre a qualidade e requisitos para formação académica de um arquitecto
Colocado por: DjdasaSe eu tenho 250k para gastar não espero levar com um projeto que para construir custa 400k e o arquiteto não está preocupado porque os seus €€€ já estão na conta!
Colocado por: Fresiastudo no mesmo piso e um desvão de 3m
Colocado por: DR1982cuidado para nao ficar desproporcional.
Colocado por: dmanteigasFelizmente o meu terreno nao tem nada de especial... e um terreno plano com um poligono de construcao sensivelmente 20x30 num terreno de 30x45 que, achava eu, devia tornar o trabalho do arquiteto super facil.
Colocado por: N Miguel OliveiraPelo menos no caso do DR, ainda conseguimos fazer descer a cota 1m... apesar de acharmos que era preciso outro tanto pelo menos.Talvez se eu tivesse aceite baixar a cota numa fase inicial, porque ultimamente chegou -se à conclusão que a cota licenciada é a mais indicada, recorda-se?
Colocado por: N Miguel OliveiraAinda que este seu desenho poderia estar optimizado de facto, mesmo para um "L".
Colocado por: N Miguel OliveiraTem que fazer ver isso ao técnico.
Colocado por: N Miguel OliveiraApenas tem que explicar por palavras o que acha que está mal ou menos bem na planta que recebeu ao técnico. Se começar a desenhar em cima da planta, vai dar asneira. Talvez pôr em causa a forma em L seja um bom ponto de partida. Mas falta contexto à planta que apresentou, para que se entenda a envolvente e o porquê dessa implantação e não de outra qualquer.
Colocado por: houizeNão se faz mais casas por causa dos arquitetos, que vendem sonhos aos clientes, de grande casas a baixo custo.
Colocado por: FresiasOs arquitectos não têm culpa que o próprio dono de obra tenha um sonho que não consegue pagar.
Colocado por: FresiasE no caso do dmanteigas estas questões ainda nem sequer se colocam, neste momento ele já só quer encontrar um arquitecto de jeito 😉 e que o ouça.
Colocado por: dmanteigas
Ora... se bem que nao duvido que tambem existam muitos arquitetos como o meu que se prosseguisse com ele ia acabar com uma casa cara e disfuncional.
Exato... a questao do orcamento nao me preocupa substancialmente. Com todo o respeito que tenho pelos arquitetos, eu acho que o orcamento e acima de tudo uma responsabilidade do DO. E relativamente facil nos tempos que correm pesquisar e ver os precos a que se vendem casas novas, no minimo. Se uma moradia em construcao de 300m2 se vende entre os 400 e os 450 mil euros em media aqui na zona eu vou achar que vou fazer uma por 200 mil? Nao e preciso um arquiteto para se ter nocao.
Idem para o oposto. Se estas casas se vendem por estes precos nao existe nenhum motivo razoavel para que a minha nao fique naquela intervalo de valores.
Colocado por: dmanteigasJa vi dezenas de plantas em L que nao tinham desperdicios de area por todo o lado.
Colocado por: DR1982Talvez se eu tivesse aceite baixar a cota numa fase inicial, porque ultimamente chegou -se à conclusão que a cota licenciada é a mais indicada, recorda-se?
Colocado por: N Miguel OliveiraEu acho que se tanto quer um L, faz bem em pedir o que quer.
Colocado por: houizeNão se faz mais casas por causa dos arquitetos, que vendem sonhos aos clientes, de grande casas a baixo custo.
Colocado por: dmanteigasEu nao pedi nenhum L. Eu simplesmente do catalogo de plantas que vi regra geral sao as plantas que mais fazem check aos meus requisitos.
Colocado por: dmanteigasMas a unica condicionante que coloquei e vou continuar a colocar aos arquitetos e a casa ter apenas um piso