Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Conhecem esta marca?

https://www.loxone.com/int/smart-home/overview/

Até gostei do que vi. Aparentemente tem um BUS proprio mas tambem usa WIFI. Não é barato (feito na Austria) mas tem bom aspecto.
    Integra com o Home Assistant.
  2.  # 2

• Apfm
    • 29 agosto 2024

# 3

Bom dia,

Em tempos andei a verificar, mas para ser eu a instalar. Quando verifiquei os precos na altura ,inicio de 2023, desisti, para esses valores preferia KNX.
    Nao sei como estao atualmente os precos comoarativamente com o KNX.

Cmps
    Paulo.
  3.  # 4

Bom dia, para quem quiser fazer um pouco de DIY e quiser ter uma solução openSource que integra com tudo e mais alguma coisa e super customizável aconselho a solução HA(Home Assistance), basta terem um pc mais velho se não quiserem comprar o hardware instalar uma Virtual Machine com o software e começar a brincadeira.
  4.  # 5

Aparentemente eles integram com KNX. Só conheci a marca hoje e achei com muito potencial.

Colocado por: ApfmBom dia,

Em tempos andei a verificar, mas para ser eu a instalar. Quando verifiquei os precos na altura ,inicio de 2023, desisti, para esses valores preferia KNX.
    Nao sei como estao atualmente os precos comoarativamente com o KNX.

Cmps
    Paulo.
    • Apfm
    • 29 agosto 2024 editado

# 6

Sim, tem muito potencial, no entanto, usam o protocolo deles, sendo que tambem gostei ate verificar que o preco dos equipamentos é muito semelhante ao knx, como tal, se optar será por knx.

Se pretender KNX fale com o user easidomo aqui do forum, falei com ele na face inicial e gostei bastante do profisionalismo e postura.
    Nao cheguei a contratar os servicos dele pois ainda nao decidi se vou colocar knx ou nao.l devido ao €. 😀

Colocado por: ricardoantunesAparentemente eles integram com KNX. Só conheci a marca hoje e achei com muito potencial.

• HFSF
    • 29 agosto 2024

# 7

Não se meta em soluções proprietarias. Se a luxone falir o que faz?

Iria para KNX (e fui) se for algo mais em conta iria para shelys flashados para funcionar tudo local.
    Se conseguir, tudo por cabo também
  5.  # 8

Eu tenho gateway loxone. Adoro! Tem bus, pelo que funciona com tudo knx.
    • HFSF
    • 30 agosto 2024

# 9

Se o objectivo é integrar com o homeassistant, com KNX integra directamente com um router de 100€.
    Não conheço luxone mas parece material muito caro realmente para no final integrar com homeassistant.

Eu por exemplo não tenho nenhum componente de logic no KNX, toda a automação "complexa" passa pelo homeassistant e poupo uns bons trocos nos modulos que fazem if's
  6.  # 10

Loxone é efetivamente um concorrente direto das soluções KNX. Tem as suas vantagens, porém também (grandes) desvantagens.
    é possível sim, integrar com KNX, no entanto roça o economicamente inviável e é assim de forma propositada, pois a unica maneira oficial de ser feito, é através da gateway Loxone/KNX da propria loxone que tem um custo muito elevado propositadamente.
    Assenta maioritariamente num BUS proprietário baseado em CAN BUS. Utilizam ainda um protocolo sem fios "Loxone Tree", e de facto tudo o que é do ecosistema loxone está muito bem integrado, desde o hardware ao software. Diria que a grande vantagem do Loxone é a capacidade de ser o utilizador final a fazer modificações à programação, através do software que até é gratuitio. Para tentar concorrer com isto, a KNX Association também desenvoleu o ETS Insider, porém nunca teve grande sucesso. Alguns fabricantes KNX estão também atentos a isto e também a desenvolver soluçoes nesse sentido, como é o caso da Gira com o seu GPA (Gira Project Assistant e Gira One) em que já é possivel fazer uma programação dos equipamentos "Gira One" (compativeis com KNX) sem necessidade do ETS nem de um integrador.

Por outro lado, o facto do Loxone ser um monopólio, faz com que tenha um preço ao dia de hoje, muito mais elevado que o equivalente em KNX. Até porque em KNX com tantos fabricantes (cerca de 500) não dá para esticar a corda a nao ser, lá está, em produtos onde nao há concorrência. Monopólio = Vendor Lock. Um dos argumentos que a Loxone utiliza, é que é uma empresa sólida e com milhares de instalações mundo fora. É um facto, tal como era um facto a Nokia ter ainda mais milhões de telemóveis pelo mundo fora e hoje, é o que sabemos.

Ao contrário do KNX, a programação é toda centralizada no loxone server. Não só é um equipamento caro e torna-se também num ponto de falha unico. Havendo um problema com este elemento (que é um computador com um SDCard) toda a instalação deixa de funcionar.

O KNX, por outro lado, não depende de servidores (embora os possa ter, para funcoes de logica e visualizaçao, etc) pois toda a programação é feita nos proprios sensores/atuadores. Não depende também de um unico vendor, pelo que nao existe nem monopolio com fixação de preços, nem o risco do vosso investimento se tornar num pisa papéis.
    Em tempos, exista um fabricante Canadiano, "Secant" que vendia um sistema de domótica que foi um selling point em residências de classe alta em Portugal. O "Cardio". Ao dia de hoje, restam as boas meórias a quem pagou uma boa nota preta (mais caro que KNX) por um sistema obsoleto e sem solução que não a sua substituição. Não estando a comparar esta solução com a do tópico, antevejo o mesmo desfecho.
    Concordam com este comentário: HFSF
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergioems, ricardoantunes, FilipeS.
  7.  # 11

A instalação em minha casa foi toda feita com base knx. Contudo optamos por colocar o gateway loxone pela sua capacidade de lógica e por causa da capacidade de programação pelo utilizador na App. Não estou nada arrependido. Caso o miniserver avarie, é uma peça a trocar. Na altura estava a preços muito mais baixos. Não encareceu a instalação. Hoje em dia anda pelos 600 euros.
    • HFSF
    • 2 setembro 2024

# 12

Se o utilizador não tiver capacidades tecnicas ou vontade para configurar nada o gateway até não me parece má opção.

Se o utilizador tiver alguma vontade acho que com o HA fica muito mais bem servido e faz a festa com um router KNX e um servidor que dá para tudo
    Concordam com este comentário: brunoa
  8.  # 13

A questão era mesmo essa. Não tenho tempo nem vontade de entrar no mundo do HA (com pena minha). Mas também não conseguia conceber ficar eternamente dependente de um instalador para fazer programações simples que me dessem jeito pontualmente. O miniserver da loxone preenche essa lacuna.

0.0127 seg. NEW