Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia. Precisava de ajuda na instalação da tubagem para vmc. procurei aqui no forum e na net mas nao encontro esplicacao clara sobre o tema. Pelo que tenho visto a ideia é insuflar ar novo nos quartos e sala e extrair wc etc. A minha duvida é os diametros dos tubos ou a quantidade de tubos para a mesma divisao. para um quarto um tubo de 75 ja chega ou tem que ser dois ligados ao pleno terminal. no wc, cozinha etc.. alguem com esperiencia no tema.
  2.  # 2

Isso é dimensionado.
    a Soler & palau tem um dep. tecnico que lhe pode fazer o projeto.

boa sorte.
  3.  # 3

Conhecem alguma empresa que orçamente e instale VMC na zona centro?
    • SrR
    • 29 agosto 2024

# 4

Colocado por: ricardoantunesConhecem alguma empresa que orçamente e instale VMC na zona centro?
    climacom pelo menos dimensiona e fornece material.
  4.  # 5

Eu pedi orçamento e pelo que a uma empresa aqui perto e pelo que esta la é feito com tubo de 75. diz assim.

PRÉ-INSTALAÇÃO
    Fornecimento de material e mão de obra para execução de Sistema de VENTILAÇÃO MECANICA CONTROLADA
    (VMC) c/ duplo fluxo cruzado e recuperação de calor em Moradia, com um total de 4 pontos de extração (cozinha e
    wc's) e 4 pontos de insuflação (sala e quartos). Inclui execução da extração e tomada de ar ao exterior em tubagem
    125mm com isolamento térmico e acústico, 2 caixas de distribuição (1 de extração e 1 de insuflação) e tubagem de
    distribuição em tubo flexível de ventilação 75mm antiestático e antibacteriano.

as caixas em questao na foto sao estas
      caixa-de-distribuicao-eps-1x125-6x75.png
  5.  # 6

esta caixa só da para ligar 6 tubos de 75, mesmo para extracao de wc e cozinha sera suficiente
  6.  # 7

o esquema que fizeram foi este
  7.  # 8

Os fabricantes habitualmente fazem esse estudo.

Na prática é bastante simples precisa de trocar o ar de cada divisão 1 vez a cada 2 horas depois é uma questão de cálculos e alguns pormenores técnicos
  8.  # 9

jorgealves entao fico bem servido assim como esta no projeto.
    na extracao do wc e cozinha pelo menos nao devria ser um tubo maior para extracao
  9.  # 10

Colocado por: ricardoantunesConhecem alguma empresa que orçamente e instale VMC na zona centro?

Ola Ricardo.
    Em que zona?
  10.  # 11

Colocado por: luis.Ojorgealves entao fico bem servido assim como esta no projeto.
    na extracao do wc e cozinha pelo menos nao devria ser um tubo maior para extracao
    quando tiver um estudo pode se opinar, o que apresenta diz me tanto a mim como a si ou seja muito pouco
  11.  # 12

Colocado por: luis.Ojorgealves entao fico bem servido assim como esta no projeto.

Provavelmente em vez de colocarem 1 terminal ligado com 2 tubos, irão colocar um terminal em cada canto ligado só com um tubo 75mm.
    Nos WC não perde nada em ter 2 tubos ligados no terminal se tiver tubo de sobra.
  12.  # 13

Perto de Coimbra, 30km +-

Colocado por: Fernandes_

Ola Ricardo.
    Em que zona?
  13.  # 14

Colocado por: ricardoantunesPerto de Coimbra, 30km +-

Mediclima
    Sistmava
    Boniclima
    luso A6tec
    Intebel