Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Como estão? espero que todos bom =)

Então, eu moro no Rés do Chão Direito e o meu contador de eletricidade localiza-se na parte comum desse andar.
    Estou em processo de comprar a garagem que fica por baixo da cave esquerda onde existe eletricidade independente, ou seja, nas zona das garagens existe um armário que tem um contador para cada garagem e o que queria fazer é puxar do meu contador/caixa elétrica do meu apartamento até à garagem evitando mais um contador só para a garagem e mais despesas com taxas e taxinhas.

Contactei a E-Redes e disseram que a única opção é a existente, ou seja, sendo uma fração independente do apartamento, só com um contador exclusivo para tal.

A alteração é possível a meu ver, retirar o contador da garagem e fazer ligação direta nesse ponto.
    Desligar do ponto de distribuição principal do prédio os fios que iam para o contador da garagem(ja com ligação direta ) e puxar dai até ao meu contador ou à minha caixa dentro de casa passando pelos tubos já existentes onde já passa os do meu contador até à distribuição principal.

Agora... posso contratar qualquer eletricista do ramo para fazer isto, ou nem mesmo um eletricista credenciado pode mexer no ponto de distribuição principal do prédio ?

Sou obrigado a ter autorização do condomínio mesmo se contratar um técnico certificado ?

Obrigado pelas ajudas que poderem dar / aconselhar =)
    • size
    • 29 agosto 2024

# 2

Sim, necessita de autorização para essa alteração na instalação electrica.
    É que, irá necessitar de fazer rasgos nas áreas comuns para fazer passar os fios de ligação do seu contador à dita garagem.
  2.  # 3

Só verificando o projecto original.
    Depois ano poderá utilizar as canalizações existentes dos ramais de alimentação e coluna.

A passar a nova alimentação, terá de passar nova canalização, ou utilizar as das zonas comuns.

As canalizações não poderão passar no interior de outras frações. Caso a garagem se situe por baixo da sua fração (habitação) será tudo mais simples.

Manter o atua contador da garagem por ter vantagens, principalmente se tiver carregador de veículo elétrico
  3.  # 4

Só o condomínio do prédio é que terá a planta das ligações elétricas, correto ?
    • size
    • 30 agosto 2024

# 5

Colocado por: ipn00ticSó o condomínio do prédio é que terá a planta das ligações elétricas, correto ?

Será difícil.
    Poderá existir no processo de licenciamento do prédio.
  4.  # 6

Boa tarde,

Será que posso/é legal passar mais um cabo elétrico pela tubagem que vem do prédio para o meu contador?
    neste caso em sentido contrario...a levar de dentro de casa para a garagem pela tubagem que vem do ramal para ocontador.

Imagem do que pensei em fazer, linha azul é a linha já montada no prédio, linha vermelha é o fio que queria passar, as cruzes vermelhas é o que queria eliminar.

1728038765763
  5.  # 7

Colocado por: ipn00ticSerá que posso/é legal passar mais um cabo elétrico pela tubagem que vem do prédio para o meu contador?

Não.
  6.  # 8

Colocado por: Ruikode
    Não.

Assim sendo, so passando em nova tubagem, neste caso por fora usando as partes comum, é isso?

Obrigado pela resposa

0.0133 seg. NEW