Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos, espero que esteja tudo bem nestes últimos dias de férias :)

Pessoal tenho uma questão / dúvida, já alguém instalou o recuperador de calor da C&A chama cristal 69?

É que apresentaram-me as seguintes 2 opções:

- O Cristal 69 Vermiculite, que dizem que se tem de ter cuidado ao colocar os paus porque as placas de vermiculite (placas essas que não têm garantia) podem rachar com as pancadas sendo a garantia deste 5 anos;

- O cristal 69 fundição sendo mais 245€ já não tem essas placas de vermiculite, e a garantia é de 15 anos.

Gostaria de saber a opinião dos mais entendidos.

Cumprimentos
  2.  # 2

Placas de cerâmica.
  3.  # 3

Colocado por: VarejotePlacas de cerâmica.

Peço desculpa, não percebi, está a querer dizer que não se chama vermiculite, mas sim placas de cerâmica?
  4.  # 4

Com placas de cerâmica é melhor que vermiculite e "ferro fundido".
  5.  # 5

Colocado por: VarejoteCom placas de cerâmica é melhor que vermiculite e "ferro fundido".

Já entendi, mas da marca c&a já não tem com essas placas dizem eles, só com vermiculite ou fundição.
    • argo
    • 31 agosto 2024

# 6

Eu tenho uma salamndra cristal 69 dupla face. Fui olhar o que era e nas laterais é uma placa de qualquer coisa, pnso que deve ser isso vermiculite. Nunca foi preocupação minha se partir, e se partir pode ficar partida ou substituir, não?

Já agora como apreciação geral estou bastante satisfeito com a peça!
  6.  # 7

Colocado por: Jorge Barbosa

Já entendi, mas da marca c&a já não tem com essas placas dizem eles, só com vermiculite ou fundição.

Existem mais fabricantes.
  7.  # 8

Colocado por: argoEu tenho uma salamndra cristal 69 dupla face. Fui olhar o que era e nas laterais é uma placa de qualquer coisa, pnso que deve ser isso vermiculite. Nunca foi preocupação minha se partir, e se partir pode ficar partida ou substituir, não?

Já agora como apreciação geral estou bastante satisfeito com a peça!

Boa tarde, sim é vermiculite, e são placas que podem ser trocadas pelo que estive a ler.

São compradas em placas grandes e depois cortadas em casa à medida pretendida.
  8.  # 9

Colocado por: Varejote

Existem mais fabricantes.

Eu sei que sim, mas em termos de pros e contra, sempre ouvi falar melhor da c&a, falei com a solzaima, mas aconselharam me a não comprar.

Daí ter iniciado este assunto no forum a ver se alguém já tem / teve para poder fomentar a minha compra.
  9.  # 10

Flamebox.
    Tenho Ecoforest.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Barbosa
  10.  # 11

Recuperador sem dúvida add

A vermiculite é fácil substituir, compra.se em placas e corta.se a medida com um xzato.

O objetivo da vermiculite é de o metal não levar com a chama diretamente aumentando a vida útil deste.
  11.  # 12

Colocado por: paulosRecuperador sem dúvida add

A vermiculite é fácil substituir, compra.se em placas e corta.se a medida com um xzato.

O objetivo da vermiculite é de o metal não levar com a chama diretamente aumentando a vida útil deste.

Então mas agora compram os "melhores" e depois têm de andar no corte e coze de vermiculite?

Quando andava à procura de recuperadores de calor, falavam em vermiculite, quando abri um e com a unha comecei a esfarelar a vermiculite, fiz logo uma cruz na vermiculite, virei definitivamente para placas de cerâmica.

Para não andar no corte e coze, comprei logo com placas de cerâmica, menos uma futura chatice.
  12.  # 13

O meu com 3 anos de uso.
      Screenshot_2024-08-31-14-25-41-022_com.miui.gallery-edit.jpg
      Screenshot_2024-08-31-14-25-10-064_com.miui.gallery-edit.jpg
  13.  # 14

Colocado por: BigmouseO meu com 3 anos de uso.
      Screenshot_2024-08-31-14-25-41-022_com.miui.gallery-edit.jpg
      Screenshot_2024-08-31-14-25-10-064_com.miui.gallery-edit.jpg

Vermiculite?
  14.  # 15

Sim. De um cristal 89.
  15.  # 16

A placa do meio está fissurada, mas ainda não é problema.
  16.  # 17

O meu é todo revestido a ceramica. Ainda só tem 1 inverno de uso e não muito intenso. O instalador recomendou destes. Foi comprado na Adf mas vem com branding de outra marca. Até ver super satisfeito
  17.  # 18

A foto ficou pelo caminho.
      IMG_2589.jpeg
  18.  # 19

Colocado por: paulosRecuperador sem dúvida add

E a substituição das placas em si é fácil ou tem de desmontar metade do recuperador?
    🤣
  19.  # 20

Uma nova questão dentro do mesmo assunto, e peço aos mais entendidos ou que já tenham tido experiência com estas diferentes tipos de material.

O recuperador de vermiculite é em aço, sendo que o vermiculite serve para proteger também a parede de aço do recuperador.

O de ferro fundido não tem nada a proteger, sendo que assim demora mais a aquecer mas que para arrefecer demora mais tempo, mantendo mais tempo o calor.

Estou errado?

0.0202 seg. NEW