Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Para substituir a placa, no meu, tem de retirar a porta, de retirar a peça superior e uns perfis na lateral, tudo dentro do recuperador.

Nada de especial. Costumo retirar uma vez por ano para o limpar.
  2.  # 22

Colocado por: Jorge Barbosa

E a substituição das placas em si é fácil ou tem de desmontar metade do recuperador?
    🤣

No que troquei que não faço ideia agora de que marca era, marca italiana mas não sei ao certo, foram 15min para cortar todas as placas na medida certa e encaixar, super simples.

Já o meu romotop em cerâmica, rachou as placas da base em 3 anos 9t+- de lenha e depois disso começou a desfazer.se em pó. Nunca cheguei a trocar PQ vendi o imóvel, mas ia colocar em vermiculite, sem sombra de dúvida.

O adf Clare que tenho agora é de cerâmica, vamos ver como se vai aguentar, ainda não usei.
  3.  # 23

Colocado por: BigmousePara substituir a placa, no meu, tem de retirar a porta, de retirar a peça superior e uns perfis na lateral, tudo dentro do recuperador.

Nada de especial. Costumo retirar uma vez por ano para o limpar.

Pelo que diz até nem parece ser um bicho de 7 cabeças que exija chamar a assistência para o fazer.
  4.  # 24

Colocado por: paulos

No que troquei que não faço ideia agora de que marca era, marca italiana mas não sei ao certo, foram 15min para cortar todas as placas na medida certa e encaixar, super simples.

Já o meu romotop em cerâmica, rachou as placas da base em 3 anos 9t+- de lenha e depois disso começou a desfazer.se em pó. Nunca cheguei a trocar PQ vendi o imóvel, mas ia colocar em vermiculite, sem sombra de dúvida.

O adf Clare que tenho agora é de cerâmica, vamos ver como se vai aguentar, ainda não usei.

É como digo, como é uma coisa nova para mim, estou na dúvida mesmo entre o de vermiculite e o de ferro fundido, sendo que a diferença são de 300€ 😬
  5.  # 25

Desde já agradeço a todos os que me estão a ajudar nas explicações / experiências com recuperadores de calor.

Hoje surgiu outra questão na minha cabeça, sendo de ferro fundido ao aquecer o metal não vai fazer barulho tipos estalos do ferro a dilatar ou o de aço é mais silencioso?

Recomendaram me também usar apenas um tubo inox flexível dupla camada, é suficiente pergunto?
  6.  # 26

O meu a aquecer e arrefecer ouve se os ditos estalinhos, mas depois só se ouve o ventilador.

O meu tem tubo de inox rigido
      Screenshot_2024-09-03-00-00-20-283_com.android.chrome-edit.jpg
  7.  # 27

Colocado por: BigmouseO meu a aquecer e arrefecer ouve se os ditos estalinhos, mas depois só se ouve o ventilador.

O meu tem tubo de inox rigido
      Screenshot_2024-09-03-00-00-20-283_com.android.chrome-edit.jpg

O seu é da marca cristal também?

Eles como disseram que já existe uma chaminé que é o suficiente apenas passar o tubo inox flexível dupla camada.
  8.  # 28

Sim. O meu é um cristal 79 de 2021/22.

Com foi feito pedido especial para entrada de ar externa.

O seu é da marca cristal também?

Eles como disseram que já existe uma chaminé que é o suficiente apenas passar o tubo inox flexível dupla camada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Barbosa, fm2023
  9.  # 29

Outra questão que me surgiu é relacionada com o cabo de alimentação dos ventiladores.
    Eles saem do lado direito do recuperador.
    Já alguem instalou numa lareira o recuperador que me possa dar umas dicas de como passar fio eléctrico para dentro da lareira da melhor maneira?
  10.  # 30

Deixa um cabo embebido no pavimento entre o quadro eléctrico e o local onde está fica instalado o recuperador
  11.  # 31

Colocado por: BigmouseDeixa um cabo embebido no pavimento entre o quadro eléctrico e o local onde está fica instalado o recuperador

O mais perto que tenho é uma tomada na parede, o quadro eléctrico ainda fica longe.
  12.  # 32

Abre um roço entre a caixa da tomada e a zona do recuperador. depois passa um tubo de 20mm e o cabo no 3G2,5mm2 no interior.

O mais perto que tenho é uma tomada na parede, o quadro eléctrico ainda fica longe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Barbosa
  13.  # 33

Colocado por: BigmouseAbre um roço entre a caixa da tomada e a zona do recuperador. depois passa um tubo de 20mm e o cabo no 3G2,5mm2 no interior.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Jorge Barbosa

O calor do recuperador não afeta o estado do fio eléctrico?
  14.  # 34

Na parte inferior do recuperador, a temperatura é baixa.
    Isso se tiver hotte ventilada
  15.  # 35

Colocado por: BigmouseNa parte inferior do recuperador, a temperatura é baixa.
    Isso se tiver hotte ventilada

Obrigado pela ajuda 🙂
  16.  # 36

Meta cabo laranja, SZ1-k
  17.  # 37

Colocado por: RicardoPortoMeta cabo laranja, SZ1-k

Isso é cabo resistente ao fogo, não de alta temperatura, que é o vem com o recuperador.
  18.  # 38

A ideia será colocar pelo lado direito da lareira, até à tomada, pensei em colocar cabo flexível se é que existe nas especificações apresentadas, e na parte encostada à lareira dentro de um cano.
  19.  # 39

20.  # 40

Peço desculpa mas só agora é que reparei que a imagem não aparecia.

A ideia será colocar o cabo electrico pela linha marcada a amarelo na imagem:
    IMG-20231128-192137
    https://imgbb.com/' >upload pics for free

0.0252 seg. NEW