Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde Srs,

Pretendo dividir um apartamento com objetivo de aumentar a rentabilidade: 1 T4 para 2 T2.
    Sei que este assunto já foi debatido em outras discussões, mas o meu caso tem algumas especificidades que gostaria de partilhar convosco.
    Tenho um apartamento T4 e estou a ponderar dividir o mesmo em 2. Praticamente sem alterar nada. Um dos apartamentos ficaria com os dois wc já existentes e dois dos quartos e o outro com a cozinha existente e outro wc existente. Tenho um corredor que dá para dividir exatamente assim, colocando só as respetivas portas para os "dois apartamentos".
    A única alteração seria a mudança de um dos wc para cozinha colocando exaustor com filtro de carvão e usando um dos pontos de agua existentes nesse wc para pia.

Entrada para os apartamentos seria pela porta da fração já existente e depois no corredor interior da fração haveriam duas portas para cada um dos apartamentos.

Contadores de água e luz seriam os mesmos, colocando apenas contadores parciais dentro da fração.

Reforço que é apenas com o objetivo de arrendamento e não fracionar o imóvel.

Posto isto, questiono se verificam alguma possível irregularidade da minha parte.

Obrigado desde já a todos.
  2.  # 2

penso que não vai conseguir alugar com contrato registrado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunoaraujo123
  3.  # 3

Acho que é uma boa opção. Depois faz o arrendamento como partes de casa com despesas pagas á parte. Quanto á transformação de um WC em cozinha já não me pronuncio pois tecnicamente não percebo do assunto. Em principio será ilegal tal como as milhares de marquises e anexos por este País fora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunoaraujo123
  4.  # 4

Colocado por: marco1penso que não vai conseguir alugar com contrato registrado.

Irei fazer contrato de arrendamento tal como se faz para arrendamento de quartos. Creio que não haverá problemas em relação a esse ponto.
    Concordam com este comentário: Carvai
  5.  # 5

Colocado por: CarvaiAcho que é uma boa opção. Depois faz o arrendamento como partes de casa com despesas pagas á parte. Quanto á transformação de um WC em cozinha já não me pronuncio pois tecnicamente não percebo do assunto. Em principio será ilegal tal como as milhares de marquises e anexos por este País fora.

Certo. Esse é um dos pontos dos quais de facto tenho dúvidas. Apesar de usar um ponto de água já existente... E não enviar a exaustão para a estrutura já existente, optando pela opção de filtro de carvão, para não sobrecarregar o prédio.
  6.  # 6

A ganância leva a estas aberrações.
    Concordam com este comentário: Palhava, casinhaDaAvo, Allegrodx
  7.  # 7

Colocado por: PickaxeA ganância leva a estas aberrações.

Obrigado pelo seu comentário bastante construtivo.
    Pergunto-lhe o seguinte. Quantos casais jovens têm mais que um filho hoje em dia? Conhece algum? Acha assim tão aberrante colocar no mercado mais 2 T2 para duas famílias viverem que um T4 completamente desaproveitado?
    Mentes limitadas levam a esse tipo de pensamento. Mas se colocar o cérebro em funcionamento ainda pode mudar e contribuir de alguma forma para aumentar a oferta de arrendamento em Portugal! Força nisso, estarei cá para lhe bater palmas e não dizer que teve um ideia aberrante.

Um bom fim-de-semana!
    Concordam com este comentário: Carvai, jorgemlflorencio
  8.  # 8

Colocado por: filipeaoliveira

Obrigado pelo seu comentário bastante construtivo.
    Pergunto-lhe o seguinte. Quantos casais jovens têm mais que um filho hoje em dia? Conhece algum? Acha assim tão aberrante colocar no mercado mais 2 T2 para duas famílias viverem que um T4 completamente desaproveitado?
    Mentes limitadas levam a esse tipo de pensamento. Mas se colocar o cérebro em funcionamento ainda pode mudar e contribuir de alguma forma para aumentar a oferta de arrendamento em Portugal! Força nisso, estarei cá para lhe bater palmas e não dizer que teve um ideia aberrante.

Um bom fim-de-semana!

Até concordo consigo nalgumas coisas mas o que o Pickaxe disse também e verdade, até porque 2 T2 são mais caros do que um T4 e muito mais fácil de alugar...
    Do ponto de vista técnico vai ter de dividir o quadro elétrico,mais um contador de água... Só se alugar com tudo incluído mas corre riscos...
    Concordam com este comentário: carlosj39
  9.  # 9

Colocado por: filipeaoliveiraMas se colocar o cérebro em funcionamento ainda pode mudar e contribuir de alguma forma para aumentar a oferta de arrendamento em Portugal!

Com um T4 consegue fazer 6 estúdios, um em cada quarto, 1 na sala e outro na cozinha, e assim contribui ainda mais para resolver o problema da habitação em Portugal.
  10.  # 10

Colocado por: serjmar
    Até concordo consigo nalgumas coisas mas o que o Pickaxe disse também e verdade, até porque 2 T2 são mais caros do que um T4 e muito mais fácil de alugar...
    Do ponto de vista técnico vai ter de dividir o quadro elétrico,mais um contador de água... Só se alugar com tudo incluído mas corre riscos...

Sim e é esse o meu objetivo. Maior facilidade em arrendar e diminuir o risco de incumprimento por dois inquilinos. Não vejo a ganância que atribuiu o anterior colega, porque um casal com um filho creio que prefere pagar 750 euros por um T2 e usufruir de todas as divisões, do que pagar 1200 e ter divisões que não usa e não precisa num T4.

Relativamente aos contadores, a minha ideia é manter os existentes em meu nome e só colocar parciais para leituras de que cada um gastou para que entreguem a parte respectiva do fornecimento de água e luz.
  11.  # 11

Colocado por: Pickaxe
    Com um T4 consegue fazer 6 estúdios, um em cada quarto, 1 na sala e outro na cozinha, e assim contribui ainda mais para resolver o problema da habitação em Portugal.

Certamente, que continua a ser melhor ideia do que acusar os proprietários de ganância. Apesar de não ser o que pretendo, obrigado!
    • Dias12
    • 31 agosto 2024 editado

# 12

A ganancia que o pickaxe fala é porque muito provavelmente essa alteração leva ao incumprimento de muitas regras/leis urbanísticas.
    Aliás, essa sua ideia de querer contar consumos em separado aos 2 inquilinos é ilegal porque você não pode "vender" energia.
    Para poder fazer a separação correta (criar 2 verdadeiros apartamentos separados) acho que teria de fazer projeto junto da câmara e ter autorização do condomínio por se tratar duma propriedade horizontal.
  12.  # 13

Colocado por: Dias12A ganancia que o pickaxe fala é porque muito provavelmente essa alteração leva ao incumprimento de muitas regras/leis urbanísticas.
    Aliás, essa sua ideia de querer contar consumos em separado aos 2 inquilinos é ilegal porque você não pode "vender" energia.
    Para poder fazer a separação correta (criar 2 verdadeiros apartamentos separados) acho que teria de fazer projeto junto da câmara e ter autorização do condomínio por se tratar duma propriedade horizontal.

Então no caso de arrendamento por quartos em que as despesas não estão incluídas e são cobradas posteriormente aos inquilinos. Todos eles estão ilegais?
  13.  # 14

Acho que não porque normalmente as despesas são divididas. Não conheço desses casos em que o senhorio cobre ao kWh a cada inquilino.
    Colocar contadores após o da habitação com fins do que quer é que é ilegal.
    De certeza que virá alguém colocar o decreto de lei sobre isso que já vi partilhado noutro post parecido.
    Concordam com este comentário: filipeaoliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipeaoliveira
  14.  # 15

Se um dia houver um incêndio, lá se vão os lucros.
  15.  # 16

Colocado por: Dias12Acho que não porque normalmente as despesas são divididas. Não conheço desses casos em que o senhorio cobre ao kWh a cada inquilino.
    De certeza que virá alguém colocar o decreto de lei sobre isso que já vi partilhado noutro post parecido.
    Concordam com este comentário:filipeaoliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:filipeaoliveira

Colocado por: Dias12Acho que não porque normalmente as despesas são divididas. Não conheço desses casos em que o senhorio cobre ao kWh a cada inquilino.
    Concordam com este comentário:filipeaoliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:filipeaoliveira

Sendo assim, so me resta vender o apartamento a uns estrangeiros e levar o Pickaxe a jantar fora kkk
  16.  # 17

Ou arrendar a 4 estudantes que no final do anos voltam para casa e não tem problemas de não desocuparem a casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipeaoliveira
  17.  # 18

Colocado por: Dias12Ou arrendar a 4 estudantes que no final do anos voltam para casa e não tem problemas de não desocuparem a casa.

Sim. Também é de facto uma opção com muito menos investimento e dores de cabeça. E em termos de arrendamento dos dois T2 ou dos 4 quartos seria praticamente igual.
  18.  # 19

O que quer que lá faça, averigue se o candidato a inquilino tem capacidade finaceira para pagar as rendas nunca alugue sem fiador e confira se o fiador tem realmente capacidade financeira para ser fiador.
  19.  # 20

Se a divisão fosse para estudantes era boa ideia se nao fosse dividir em 2 t2. Agora transformar um t4 num t2, é simplesmente ridiculo.

0.0223 seg. NEW