Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos. Tenho a planta da minha casa por fechar com a arquiteta. Em termos de áreas está de acordo com o solicitado. No entanto, continuamos sem gostar do facto de termos 2 portões de entrada para viaturas (1 para a garagem e outro no lado oposto para 1 lugar). Alguma sugestão para melhorar a planta que já temos? Queríamos de facto ter garagem para aproveitar também para arrumação de mota, bicicletas etc., não pretendíamos tê-la para estacionar 2 carros mas visto que temos de cumprir com os 2 lugares de estacionamento esta foi a alternativa encontrada.

Anexo a planta.
    Grata pela ajuda.
      1000041909.jpg
  2.  # 2

Colocado por: nadiaaugustoQueríamos de facto ter garagem para aproveitar também para arrumação de mota, bicicletas etc., não pretendíamos tê-la para estacionar 2 carros mas visto que temos de cumprir com os 2 lugares de estacionamento esta foi a alternativa encontrada.

Se efetivamente não pretendiam juntar 2 carros numa garagem fechada (sendo que a garagem será para as "miudezas"), dadas as limitações do lote, não me faz comichão a solução encontrada com os 2 portões. Idealmente, existindo mais espaço e recuando a garagem, o segundo carro ficaria em frente.

Relativamente ao restante, não me parece mal. É uma casa em L com aquele corredor manhoso, mas faz parte.
    A sala por ser um quadrado, parece-me que a ilha está muito em cima da zona de estar...
    Os dois quartos secundários poderiam ter o mesmo tamanho, porque um deles está muito estreito, mas deve ter sido por opção.
    A IS social não está mal, porque serve os quartos também, mas se não fosse isso, trocava de posição com a lavandaria e conseguia assim ter uma janela preciosa.

Para que lado é o norte?
  3.  # 3

Obrigada pelas sugestões.

Os quartos estão de acordo com a nossa escolha pois um deles será apenas para arrumações/escritório e por isso preferimos áreas maiores nos quartos. A IS social terá uma espécie de janela no teto para ter alguma luz natural. A sala não poderia ser muito mais larga uma vez que necessitamos de garantir o segundo lugar de estacionamento.
    O ideal seria o 2º carro ficar em frente à garagem mas mantendo estas áreas não me parece possível ainda ter espaço para a viatura cá fora.

O norte fica na parte traseira do terreno.
  4.  # 4

Acho que o hall de entrada poderia ser melhor aproveitado. No mínimo incluir uma janela no seu fundo, dando um ar mais agradável a quem entra em casa (é um defeito que acho na minha casa). Sobre a casa de banho social, não é agradável a quem a usar como apoio aos quartos. É que essa pessoa fica exposta a quem estiver na sala.
  5.  # 5

Esta planta parece que foi tirada do Pinterest :).

A ser feita por algum Arquiteto, parece-me ter inúmeros problemas.

Será que este projeto cumpre com as acessibilidades?

Na Suíte tem a passagem do closet com menos de 90cm de largura... porta de correr no wc nunca colocaria porque vai sempre acordar a outra pessoa sempre que abra e feche a porta.

Porque o quarto 1 com tanto espaço e o 2 tão reduzido? No segundo não tem espaço para circular à volta da cama.

Um corredor de 90cm de largura no hall de entrada em frente ao armário? Não faz sentido e não sei se cumpre com os requistos.

A IS que serve os outros quartos perece-me demasiado pequena.

Onde coloca o equipamento técnico, como bomba de calor?

Também não sei se é legal ter dois portões para entrada de viaturas no mesmo lote...

Porquê de a casa só ter janelas que fazem a função de portas? A única janela que a casa tem é a do WC da Suíte.

Etc...
  6.  # 6

uma casa sem sol....
    e mais um rol de coisas
    foi apenas tentar por lá as divisões para caberem e mais nada.
    os carros deviam estar um ao lado do outro e aproveitar o espaço (aberto de um para servir tambem de entrada para a casa.
  7.  # 7

acho tudo muito encafuado, um pouco forçado para encaixar uma casa terra nesse lote.

talvez o lote seja pequeno para fazer uma casa terrea. já pensou em mandar dois quartos para o 1º andar?

a casa tem de ficar encostada à direita?
  8.  # 8

Colocado por: pauloagsantosacho tudo muito encafuado, um pouco forçado para encaixar uma casa terra nesse lote.

talvez o lote seja pequeno para fazer uma casa terrea. já pensou em mandar dois quartos para o 1º andar?

a casa tem de ficar encostada à direita?

Não queriamos que fosse de 2 andares, não nos agrada ter de subir e descer escadas sempre que precisarmos de ir aos quartos daí tentarmos arranjar uma alternativa terrea. O terreno tem 400m2, há aproveitamento do sol o dia todo e a ideia de colocar a casa de canto seria para aproveitar melhor o espaço exterior.

Obrigada pelas opiniões
  9.  # 9

Colocado por: nadiaaugustoO terreno tem 400m2, há aproveitamento do sol o dia todo

tem duas janelas a sul , 2 a norte, e 4 a poente ( e quase só com sol no verão pois no inverno já nem deve lá chegar) , não me parece que aproveite bem o sol.
    em termos de pdm dessa camara tem a certeza que pode construir encostado ao vizinho?
    podia ser encostada dos dois lados ?
    ou só um lado independentemente de ser do lado direito ou esquerdo?
  10.  # 10

Colocado por: marco1

tem duas janelas a sul , 2 a norte, e 4 a poente ( e quase só com sol no verão pois no inverno já nem deve lá chegar) , não me parece que aproveite bem o sol.
    em termos de pdm dessa camara tem a certeza que pode construir encostado ao vizinho?
    podia ser encostada dos dois lados ?
    ou só um lado independentemente de ser do lado direito ou esquerdo?

Estamos ainda a confirmar a questão da casa poder ser ou não de lado. É como disse, a casa numa das laterais seria mais por uma questão de aproveitamento do espaço exterior. Está tudo em aberto isto é apenas uma opção tendo em conta aquilo que falámos com a arquiteta que seria o nosso gosto.
    A conclusão que tiro é que a planta é pessima, tudo errado, encafuado e sem sentido. Partilhei aqui o nosso caso julgando que iria receber alguma sugestão para melhorar o desenho mas saio mais confusa e desmotivada.
  11.  # 11

por vezes nestes casos de terrenos pequenos não se acerta á primeira, portanto não tem nada que desanimar mas continuar a trabalhar em equipa com a sua arquiteta, não dá é para aceitar a coisa assim á primeira e tá a andar.
    para já importa é saber em termos regulamentares efetivamente se pode encostar a casa á extrema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nadiaaugusto
  12.  # 12

Cave não é opção?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nadiaaugusto
  13.  # 13

Colocado por: NalotilCave não é opção?

Não pensámos nessa opção realmente.

0.0182 seg. NEW