Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos,

Estou finalmente após uma grande pesquisa a pensar em dar o passo de colocar paineis fotovoltaicos em casa. Nesse sentido gostaria de ter a vossa opinião e reflexão relativamente a muitas dúvidas que me tem surgido. Os paineis fotovoltaicos surgiram no seguimento do ojetivo de acabar com o gás e substituir por uma bomba de calor para aquecimento de água.

A minha ideia é colocar os paineis num anexo e não na casa em si, isto porque tenho um acesso mais fácil ao telhado do anexo, o que em termos de instalação, local de instalação de baterias (no futuro) e também maior facilidade de limpeza dos paineis. Tenho também um tubo para passar a cablagem do telhado para dentro do anexo. A grande desvantagem é a distância ao quadro eléctrico principal da casa e não ter uma linha dedicada a um sistema deste, dispondo apenas de algumas tomadas vulgares nesse mesmo anexo.

A solução final ainda não está fechada, mas o que está em cima da mesa é o seguinte:

Inversor Híbrido 4kW (HUAWEI) ou outro equivalente
    4000W / 5000W de painéis

Inversor Híbrido 5kW (HUAWEI) ou outro equivalente
    5000W de painéis

Inversor Híbrido 6kW (HUAWEI) ou outro equivalente
    6000W de painéis

Inversor Híbrido 8kW (HUAWEI) ou outro equivalente
    8000W de painéis

As dúvidas que estão em causa são as seguintes:

1º Recomendam alguma marca/modelo de inversor? Sinceramente prefiro investir num inversor a sério do que algo que me dê problemas. O objetivo é que fosse híbrido de modo a poder colocar baterias no futuro. Os dados que neste momento considero mais importantes num inversor são o tipo de onda (onda pura ou onda sinusoidal), valor das baterias compatíveis, valor de voltagem de start-up (ser o mais baixo possível) e número de MPPT disponíveis.

2º Nas instalações com mais do que 4kW de potência é necessário um contador com telecontagem. Alguém já adquiriu este equipamento aqui no fórum? Recomendam algum em particular? A pessoa que tenha este contador tem de ter um cartão GSM para transmissão da telecontagem? Ou poderá ser via Wi-Fi? Este tipo de contratos são feitos à parte ou estão incluídos no equipamento?

3º O inversor pode ser ligado à instalação de uma tomada vulgar? Penso que deverá depender da potência em causa, ou seja, terei de verificar a bitola do cabo que está a ligar a tomada?

4º A venda de excendentes obriga a ter um contrato com o mesmo comercializador/empresa a que vendemos os excedentes?

5º Recomendam alguma empresa para a instalação em específico para a zona centro?

6º Os kits de instalação como funcionam em termos burocráticos?

Obrigado e aguardo pelas vossas experiências,
  2.  # 2

Colocado por: casasimplessubstituir por uma bomba de calor para aquecimento de água.
    para isso 1 kwp de painéis chega e ainda tem excedente

0.0053 seg. NEW