Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Se eles ganham uma percentagem do que emprestam, quanto maior for o que emprestam mais ganham. Nada de novo
    • AMG1
    • 31 agosto 2024

# 22

Colocado por: bettencourtSe eles ganham uma percentagem do que emprestam, quanto maior for o que emprestam mais ganham. Nada de novo

Não é assim tão simples. O ganho do banco é o juro que retira do capital que empresta, logo mais capital emprestado mais juro, mas esse capital pode ser emprestado num ou em vários créditos, o que ate é mais vantajoso para o banco porque distribui o risco de incumprimento.
    Claro que a gestão de mais emprestimos também acarreta mais custos, mas nas actuais circunstâncias dos bancos a operar em Portugal, esse custo é quase despiciendo.
  2.  # 23

Como é que os preços disparam se não há procura?

Colocado por: Pickaxe
    Ninguém compra, os preços baixam, e depois os promotores deixam de construir, os poucos trolhas que ainda existem emigram, passado uns anos não há casas no mercado e os preços disparam ... onde é que eu já vi este filme
  3.  # 24

Mas há procura.
  4.  # 25

Colocado por: PalhavaMas há procura.

Estávamos a falar no cenário em que os bancos não financiavam..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
    • AMG1
    • 1 setembro 2024

# 26

Os precos sobem por excesso de procura ou escassez de oferta. De acordo com o autor do comentário, a ausencia de crédito levaria a menos construção e logo menos ferta de casas e consequentemente aumento do preço.
    O papel dos bancos está a ser muito valorizado. Os bancos estão-se lixando se as casas estão caras ou baratas e não mexem uma palha (intencionalmente) para interferirem nisso. Eles querem é emprestar dinheiro, a quem o possa devolver com juros, se isso acontece em tres casas de 200k ou numa de 600k é completamente indiferente. Eu diria mesmo que até talvez estejam mais interessados em fazer 3 emprestimos de 200k, ja que o risco estará mais distribuido e os clientes segurante que também terão muito menor capacidade para negociar as condições do credito.
    O papel dos bancos não deverá ter muito impacto num mercado em velocidade de cruzeiro. Talvez numa fase inicial de mudança de ciclo até possam contribuir para acelarar essa mudança, mas não mais do que isso.
  5.  # 27

Colocado por: AMG1se isso acontece em tres casas de 200k ou numa de 600k é completamente indiferente.

Isto não é verdade.. mas já vi que corrigiu
  6.  # 28

Colocado por: Bragas VComo é que os preços disparam se não há procura?

O filme é uma longa metragem, de meia dúzia de anos, não há procura no inicio do filme, mas lá para perto do final a procura aparece
    • AMG1
    • 1 setembro 2024

# 29

Colocado por: Bragas V

Isto não é verdade.. mas já vi que corrigiu

Mas ja corrigi o quê?
    Nao corrigi nada!
    Só reforcei o que quiz dizer e logo no periodo seguinte.
    Sendo mais claro: os bancos querem emprestar o maximo de dinheiro nas melhores condições possiveis independentemente se isso é feito num ou em varios emprestimos.
    Do ponto de vista dos bancos é aconselhavel a distribuição do risco, só isso!
    Depois, os "bancos" também têm modelos de negócio diferentes entre si. Haverá bancos mais disponiveis para emprestimos de 600k e outros para os de 200k. Há mercado para tudo!
    A ideia de querer ligar a actuação dos bancos ao "aquecimento" do mercado, ou pretender que eles sirvam de regualadores dos preços é que me parece completamente absurda.
  7.  # 30

Colocado por: AMG1se isso acontece em tres casas de 200k ou numa de 600k é completamente indiferente. Eu diria mesmo que até talvez estejam mais interessados em fazer 3 emprestimos de 200k,
    • AMG1
    • 1 setembro 2024

# 31

Colocado por: Bragas V

Eu seguramente que não serei grande intérprete da língua de Camões, mas o que eu vejo (e fui eu que escrevi) é, de algum modo, até o reforço/detalhe/sequência da afirmação inicial (os bancos querem é emprestar ...) mas se quer ver uma correcção, também não tem qualquer problema, porque é completamente irrelevante para a discussão.
  8.  # 32

Siga…
  9.  # 33

Mais que os bancos, será preciso pensar no papel das imobiliárias. Na teoria, se eu quiser comprar uma casa de 200k, tendo em conta que pago 5% de comissão (por exemplo) na venda, terei que vender a minha a 210k (+/-). Pela mesma ordem de ideias, quem me compra terá que vender a sua a 220k. Visto por outro prisma (se calhar mais real) : se eu vender a minha casa por 200k, pago 10k de comissões e sobram 190k para comprar outra casa. Por um lado valoriza o mercado, por outro lado desvaloriza o capital.
    Além de que tanto os agentes responsáveis pela venda como os responsáveis pela compra ganham mais comissão conforme maior é o valor de transação. Nem para o de compra há incentivo de negociar preço mais baixo, o que leva à tentação de puxar sempre para o preço mais alto possível.
  10.  # 34

Colocado por: harsousaSe os bancos não emprestassem, o sector da construção parava, o desemprego aumentava, o PIB caía, o endividamento per capita aumentava, os juros da república aumentavam, os juros bancários aumentavam, a economia ficava de rastos...

Toda a gente perdia e ninguém quer isso... deixem os bancos trabalhar.

Ora, comprando eu uma casa a pronto, sem recurso a crédito, estou a contribuir para isso tudo? Mas como?
  11.  # 35

Se houvesse menos crédito, as casas faziam-se na mesma, e mais baratas. Só que não construiam aos 20 ou 30 anos de idade, mas aos 40 ou 50 como antes.

Agora também é certo, que sem bancos, muitos blocos de apartamentos e afins não saiam do papel. Porque não nos sabemos coordenar e juntar esforços...

O que eu acho é que os preços estão assim, mais altos... porque "qualquer um" pode ir ao banco e pedir o que quer. Não é bem assim, mas quase.

Pagar a pronto traz sempre outras vantagens de negociação, e muitas vezes é fácil obter descontos. O problema é o factor tempo, é preciso juntar primeiro e isso pode demorar um bocado... e acarreta custos suplementares tipo alugueres, etc. Mas que as coisas saem mais baratas à cabeça, saem. Ou pelo menos dá outra liberdade...
  12.  # 36

Colocado por: N Miguel OliveiraO que eu acho é que os preços estão assim, mais altos... porque "qualquer um" pode ir ao banco e pedir o que quer. Não é bem assim, mas quase.

Epa... mais de 50% das transacoes nao sao com acesso a credito bancario.
    E os criterios de concessao sao apertados. Dai que uma subida de 4% nas Euribor nao levou a queda do preco da habitacao. Precisamente porque a banca nao empresta a qualquer um
  13.  # 37

Colocado por: dmanteigasE os criterios de concessao sao apertados. Dai que uma subida de 4% nas Euribor nao levou a queda do preco da habitacao. Precisamente porque a banca nao empresta a qualquer um

Não? Olhe que até deviam de restringir mais porque ao meu redor vejo cada coisa...nem sei como conseguem certos montantes de empréstimos. Com a subida da euribor 2 casais rebentaram, outros andam "esganados".

Até comigo o que se anda a passar é que tentam emprestar mais do que o que quero, nem sei com que taxa de esforço perante o que tentam vender mas de qualquer forma temos um limite para o CH e vai ser cumprido.
  14.  # 38

Colocado por: dmanteigasPrecisamente porque a banca nao empresta a qualquer um

É uma questão de percepção.
    Quando vejo casais que claramente ganham abaixo da média a conseguirem créditos para 300m² na boa, com duração de dezenas de anos, acho que algo não está bem.

Literalmente precisar duma vida toda para comprar-se ou construir-se uma casa, acho demasiado.

Basicamente parte dos custos actuais prendem-se pela capacidade de endividamento. Se 70-80% dos que querem construir só conseguissem 200k€, as casas não estariam nos 350-450k€ porque não haveria "ninguem" a poder pagá-las.

É pelo menos esta a minha percepção. Aceito perfeitamente a ideia de estar errado...

Vejo que em certos países, as coisas são caríssimas, e creio que muito se deve à cultura do crédito, é tudo às prestações, é tudo fácil. Até para comprar um casaco é às prestações... Só pagando a pronto as coisas vêm para valores normais...
  15.  # 39

Colocado por: powerPTAté comigo o que se anda a passar é que tentam emprestar mais do que o que quero, nem sei com que taxa de esforço perante o que tentam vender mas de qualquer forma temos um limite para o CH e vai ser cumprido.

Eu devo andar a ver bancos diferentes entao... :D
    • Dias12
    • 2 setembro 2024 editado

# 40

Colocado por: N Miguel OliveiraSó que não construiam aos 20 ou 30 anos de idade, mas aos 40 ou 50 como antes.

Isso não é verdade. Os meus pais construíram a casa sem recurso ao crédito no inicio dos seus 20 anos. Isto nos anos 80 claro.
    Antigamente é que o dinheiro valia mais, e aos 20 anos já se tinha trabalhado 5 ou mais, e dava para aos 30/40 anos ter uma casa feita e paga. Mas sejamos honestos, sem metade do conforto/tecnologia que existe agora (mas vivia-se...)
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio

0.0254 seg. NEW