Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Bragas V

Ai pode?

Sem alterar a primeira para 2.a habitação?

E fica com duas HPP?

O banco não quer saber disso, conheço quem tenha 3 emprestimos todos contratados como HPP.

Se fosse para habitação secundaria o spread era logo mais alto, depois de contratado ninguem vai ver onde esta a morada fiscal.

Pode se ter uma casa principal com emprestimo e querer mudar para outra, o emprestimo novo será de hpp depois se vende ou não anterior já o banco não quer saber e ficam 2 creditos de HPP.
  2.  # 2

Colocado por: Carvai
    Era na hora, emprestar 100 e hipotecar por 400 nem hesitavam. Ou acha que os bancos se preocupam se os clientes declaram os rendimentos ás finanças? As contas bancárias valem mais que a declaração do IRS.

Acredita mesmo no que diz? Está tão iludido…
  3.  # 3

Colocado por: mario.jos
    O banco não quer saber disso,

Os bancos não querem saber de nada afinal.. muito se aprende por aqui..
    conheço quem tenha 3 emprestimos todos contratados como HPP.

Contratados como HPP ou que estão em vigor em simultâneo como HPP? Outro engano..
    Se fosse para habitação secundaria o spread era logo mais alto,

Outro erro aqui..
    já o banco não quer saber e ficam 2 creditos de HPP.

E já que os bancos não querem saber de nada, será que finanças também deixam tudo? IMT mais baixo, ausência de imposto de selo sobre os juros..

Que maravilha..

Já agora? Para que é que exist o produto para segunda habitação se ninguém quer saber?
  4.  # 4

Não estou, não pode confundir ter rendimentos com declaração de rendimentos. Como no seu exemplo era parvo alguém ter 300K para comprar uma casa de 400K sem qualquer rendimento. Só em caso de um criminoso mas isso já não é um assunto de crédito mas de registo criminal.
    Aliás é uma politica normal de qualquer investidor, vai pedindo novos créditos á medida que vai pagando os mais antigos. Desde que tenho activos suficientes para garantir os novos empréstimos. É velho ditado "O que custa é ganhar o 1º milhão"
    Concordam com este comentário: Dias12, fagulhas
  5.  # 5

Os bancos não querem saber de nada afinal.. muito se aprende por aqui..

Contratados como HPP ou que estão em vigor em simultâneo como HPP? Outro engano..

Outro erro aqui..

E já que os bancos não querem saber de nada, será que finanças também deixam tudo? IMT mais baixo, ausência de imposto de selo sobre os juros..

Que maravilha..

Já agora? Para que é que exist o produto para segunda habitação se ninguém quer saber?

Com as finanças é outra historia, mas se há duvidas só recentemente é que foi explicito que casas compradas com IMT de HPP e passadas a AL têm de pagar IMT como não permanente...
    Mas para isso têm de ser os proprietarios a indicar as finanças que isso não é automatico.

O produto 2º casa não tem as mesmas condições de HPP quer no valor maximo emprestado, quer no spread.
  6.  # 6

Colocado por: CarvaiNão estou, não pode confundir ter rendimentos com declaração de rendimentos. Como no seu exemplo era parvo alguém ter 300K para comprar uma casa de 400K sem qualquer rendimento.
    Concordam com este comentário:Dias12

Você é que disse que o que conta é o colateral, e isso não é de todo verdade..

É possível herdar… por exemplo..
  7.  # 7

Com as finanças é outra historia,

MAs afinal alguém se importa?

Tenho mesmo muitas dúvidas que esses seus conhecidos lhe tenham dito a verdade..
  8.  # 8

O produto 2º casa não tem as mesmas condições de HPP quer no valor maximo emprestado, quer no spread.

No montante máximo sim, é menor..o spread é igual..
    • AMG1
    • 3 setembro 2024

# 9

Meus caros, já o disse la atrás. Negócios que não tenham o perfil tipo que o banco tem definido na sua politica de crédito, não são recusados liminarmente, mas alvo de análise especifica e daí até pode sair uma decisão postiva. Tudo depende das circunstâncias e da forma como os decisores do banco as avaliam.
    Não é porque o colateral é muito grande que o credito está automaticamente garantido, da mesma forma que também não é só porque se trata de um estrangeiro que é liminarmente recusado.
    Por definição, os bancos não emprestam, ou não devem emprestar, a quem não demonstre ter capacidade de pagar o credito, independentemente do valor do colateral. Mas, mas como disse, nestes processos cada caso é diferente do outro.
    Posso é dizer que negócios que não tenham o tal perfil tipo são sempre alvo de um escrutínio muito maior do que os restantes.
    Eu nunca decidi credito a habitação, mas vi muita esquisitisse e nem todas eram esquemas. A realidade tende sempre a ser mais complicada do que parece à primeira vista.
    Agora que a necessidade ajuda muito à imaginação isso também posso garantir.
  9.  # 10

Colocado por: AMG1
    Não é porque o colateral é muito grande que o credito está automaticamente garantido, da mesma forma que também não é só porque se trata de um estrangeiro que é liminarmente recusado.
    Por definição, os bancos não emprestam, ou não devem emprestar, a quem não demonstre ter capacidade de pagar o credito, independentemente do valor do colateral.

👆
  10.  # 11

No montante máximo sim, é menor..o spread é igual..

O spread só é igual na teoria, há sempre mais descontos se for para HPP.
  11.  # 12

Nada disso..
  12.  # 13

Colocado por: Bragas VNada disso..

Cada um com a sua, disso já tive experiencia e nunca consegui as mesmas condições em 2º habitação.
  13.  # 14

Basta ir aos sites dos diversos bancos e ver que a oferta é igual.
  14.  # 15

Colocado por: AMG1Meus caros, já o disse la atrás. Negócios que não tenham o perfil tipo que o banco tem definido na sua politica de crédito, não são recusados liminarmente, mas alvo de análise especifica e daí até pode sair uma decisão postiva. Tudo depende das circunstâncias e da forma como os decisores do banco as avaliam.

E do proprio banco tambem... por exemplo, num CA que e um banco mais 'familiar' existe uma maior capacidade de um gerente com algum 'poder' internamente de conseguir uma aprovacao de um credito mesmo contra a recomendacao do departamento de risco.
    Ja num Santander podem esquecer.

Colocado por: AMG1Posso é dizer que negócios que não tenham o tal perfil tipo são sempre alvo de um escrutínio muito maior do que os restantes.

Exato... dai eu dizer que os criterios para aprovar um credito a um imigrante serao sempre mais apertados pois o perfil tem maior risco que um nacional. E nem e preciso pensar muito... como eu disse um brasileiro que esta ca ha 2 anos representa um risco muito superior que um cidadao nacional assumindo que todas as outras condicoes sao iguais. Porque o brasileiro pode regressar ao seu pais e 'limpar' a responsabilidade que tem da divida sem consequencias. E uma questao de gestao de risco. Nenhum credito e recusado apenas porque o proponente nao e nacional, mas a analise de risco e certamente diferente.

Colocado por: AMG1Agora que a necessidade ajuda muito à imaginação isso também posso garantir.

Se ajuda... em 2019 ainda consultei alguns bancos para perceber se tinha condicoes de comprar casa, e nao foi 1 nem 2 onde me diziam relativamente ao 'entrave' de nao ter dinheiro para entrada + despesas que podia fazer um credito pessoal em paralelo com o credito habitacao...
  15.  # 16

Comparando a situação portuguesa com outros países europeus, a construção está também cara e o imobiliário em alta?
  16.  # 17

Tenho uma colega do Porto que foi trabalhar para Nice... Diz que as casas são mais baratas lá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  17.  # 18

Falei com uma francesa que me disse que qualquer terreno em França com vista para o mar é caríssimo.
    Aqui também encarece.
  18.  # 19

Colocado por: jorgemlflorencioTenho uma colega do Porto que foi trabalhar para Nice... Diz que as casas são mais baratas lá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava

Definir barato. No Algarve a mais de 10 Kms da praia também é barato.
  19.  # 20

É uma comparação. Mais baratas que no Porto.

0.0282 seg. NEW