Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    Gostava de pedir a vossa opinião sobre o seguinte orçamento para remodelar totalmente apartamento T2 muito pequeno (construído nos anos 60) com 60 m2 brutos. Será posteriormente para colocar no mercado de arrendamento. Acham adequado? Desde já obrigado

Elaboração de toda a preparação técnica de obra(…) 4 000,00 €

Remoção / demolição de elementos: 2 890,00 €
    >Paredes divisórias do atual arrumo e da cozinha para a sala;
    > Louças sanitárias, Caixilharias e Carpintarias e Pavimento em taco existente

Rede Técnica (Eletricidade + água): valor total do setor: 9 910,00 €

> Electricidade e ITED Fornecimento e execução de instalação elétrica e ITED, tendo em conta os seguintes items: 6 390,00 €
    » 1 caixa contador;1 quadro geral; 1 quadro ATI para telecomunicações;
    Cozinha, sala, quartos e wc com respetivas tomadas e downlights.

>Aguas e esgotos-
    Fornecimento e execuão de rede de àguas nova, a partir da entrada da àgua na
    habitação. A rede derivará para todos os elementos , em tubo multi-camada, incluindo
    todos os acessórios necessários 2 880,00 €
    Adaptação da rede de esgotos nova, para os elementos necessários (cozinha e wc): 640

Caixilharias (valor total do setor : 5 160 €
    >Fornecimento e assentamento de janela basculante, em aluminio com rutura termica
    com acabamento anodizado (nas 2 faces), vidro duplo (….) no quarto um: 622 €
    >Fornecimento e assentamento de janela de abrir, em aluminio com rutura termica
    com acabamento anodizado (nas 2 faces), vidro duplo (…) a aplicar no quarto um e sala: 1 634 € (2x817 €)
    > Fornecimento e assentamento de janela dividida em 3 partes iguais, sendo 1 parte
    fixa e as restantes 2 partes de abrir com sistema oscilo-batente, em aluminio com
    rutura termica com acabamento anodizado (nas 2 faces), vidro duplo (…) a aplicar no quarto dois:817 €
    > Fornecimento e assentamento de janela basculante, em aluminio com rutura termica
    (...igual): a aplicar na sala: 663 €
    Fornecimento e aplicação de estores ,sistema electrico, a aplicar nas 5 janelas: 1 430,00 €

Pavimentos: valor total do setor: 3 420 €
    > Fornecimento e aplicação de argamassa de auto-nivelante (…) 905 €
    > Fornecimento e aplicação de pavimento flutuante vinilico, em todos os pavimentos do apartamento: 1 925 €
    > Fornecimento e aplicação de rodapé em PVC a aplicar na união entre opavimento flutuante e as paredes: 600

Paredes: valor total do setor: 3 985 €
    > Fornecimento e aplicação de argamassa para barramento das paredes com estuque existentes > pronto para pintura: 1 815
    > Fornecimento e aplicação de paredes divisórias em pladur, com estrutura de suporte metálica invisível, lã mineral Knauf 60mm, placagem dos 2 lados com gesso cartonado normal (…) assim como todos os trabalhos preparatórios, materiais e acessórios, para parede divisória da cozinha com o wc, fecho da porta do actual arrumo e janela do wc: 258 €
    >Fornecimento e aplicação de forra de parede em pladur, com estrutura de suporte metálica invisível, lã mineral Knauf 60mm, placagem em 1 lado com placa de OSB e placa de gesso cartonado hidrofugo, (…) para forra da parede da cozinha e wc que confronta com o prédio vizinho: 878 €
    > Fornecimento e aplicação de revestimento cerâmico, a definir pelo dono de obra (até
    15,00€/m2) nos seguimentos compartimentos Cozinha (apenas entre móveis - 0,60m) - 92 € e WC - 940 €

Tetos: Valor total do setor: 1 835 €
    > Fornecimento e aplicação de tecto falso com gesso cartonado normal, incluindo estrutura metálica para fixação das placas, alheta perimetral lacada a branco, lã mineral Knauf 60mm (…) a aplicar nos tectos da sala, corredor e quartos: 1 445 €
    > Fornecimento e aplicação de tecto falso com gesso cartonado hidrofugo, incluindo estrutura metálica para fixação das placas (…) , a aplicar na cozinha e wc: 391 €

Pinturas : valor total do setor: 806 €
    > Fornecimento e aplicação de uma demão de primário acrílico especial para consolidar suportes interiores - paredes e tectos: 403 €
    > Fornecimento e aplicação de duas demão de tinta acrílica mate, na superfície das paredes e tectos- 403 €

Equipamentos sanitários: valor total do tópico: 1 600,00
    >Fornecimento e assentamento de equipamento sanitário, incluindo toda(…..) necessários, para o perfeito funcionamento dos equipamentos, até um valor máximo de 1.400,00€;

Carpintarias: Valor total do setor: 6 030,00 €
    >Fornecimento e instalação de portaros completos, sistema de abrir, com acabamento lacado(..) a aplicar nos 2 quartos- 737,00 € (368,50 €x2)
    >Fornecimento e instalação de portaros completos, sistema de correr por fora da parede, a aplicar no wc; 945,00 € (472,50 € x2)
    >Fornecimento e assentamento de tampas de estores, em substituição das existentes- 924,00 €
    >Fornecimento e assentamento de roupeiros incluindo 1 módulo de 3 gavetas, maleiro, varão e prateleiras, a aplicar na zona do
    quarto, com 2,50m de comprimento - 1 unidade= 2 224,00 €
    > Fornecimento e instalação de porta de entrada: 1 200,00 €

Cozinha: valor total do setor: 6 069,00 €
    > Fornecimento e instalação de mobiliário de cozinha, Fornecimento e instalação dos seguintes electrodomésticos: Placa de vitrocerâmica 60cm , Exaustor, frigorífico, Forno de encastre

Limpeza geral: 400,00 €

TOTAL SEM IVA: 46 150 €
    • fmd
    • 31 agosto 2024

# 2

Bom dia. Onde é? Em que piso,tem elevador e estacionamento próximo? Estas questões são importantes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ptrm1994
  2.  # 3

Colocado por: ptrm1994Bom dia.
    Gostava de pedir a vossa opinião sobre

Limpeza geral: 400,00 €

TOTAL SEM IVA: 46 150 €

Já vi por mais barato mas, também já vi mais caros…
    Que zona é?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ptrm1994
  3.  # 4

zona do Porto, 2º andar sem elevador, com estacionamento. Estava a questionar em relação ao plano/valor alocado para cada um dos tópicos do orçamento, se consideram adequado uma vez que tenho pouca experiencia. Obrigado!
  4.  # 5

Já tentou outros orçamentos?
    Concordam com este comentário: fmd
    • fmd
    • 31 agosto 2024

# 6

Em primeiro lugar, se foi o empreiteiro a escrever o orçamento dessa forma, já teve bastante trabalho e é de valorizar. Veja se consegue outro orçamento, mas sem apresentar o descritivo.
  5.  # 7

Colocado por: fmdEm primeiro lugar, se foi o empreiteiro a escrever o orçamento dessa forma, já teve bastante trabalho e é de valorizar. Veja se consegue outro orçamento, mas sem apresentar o descritivo.

Sem dúvida!
  6.  # 8

Colocado por: fmdEm primeiro lugar, se foi o empreiteiro a escrever o orçamento dessa forma, já teve bastante trabalho e é de valorizar. Veja se consegue outro orçamento, mas sem apresentar o descritivo.

Concordo, os orçamentos que obtive para construção da minha casa não tinham valores por cada parte, só o valor total. Importante é também verificar a qualidade do empreiteiro vendo trabalhos anteriores e mesmo falando com antigos clientes.
  7.  # 9

Há 12 anos fiz umas obras semelhantes num T2 de 70m2 em Lisboa. Custou-me 25K mas estávamos em plena crise da construção em que sobrava mão-de-obra. Mas valeu a pena pois arrendei-o e hoje tenho as obras mais que pagas e o apartamento vale mais do dobro.
  8.  # 10

Não comento se o orçamento é caro ou barato já que tanto depende dos materiais usados e qualidade de execução, mas questiono: É mesmo preciso fazer esse trabalho todo? Não há uma versão em que deixa a casa com o mesmo pavimento, rede de águas/electricidade, paredes, janelas e poupa 35K?

Vejo muita coisa nesse orçamento que faria sentido para uma casa própria ou eventualmente se o apartamento estiver em muito, muito más condições. Para uma casa de arrendamento, duvido que valham a pena (se o miolo estiver minimamente bom).

Para comparação, estou neste momento a remodelar um T3 de 80m2 e creio que vou gastar os mesmos 50K...mas numa casa que teve a mesma inquilina durante 80 anos. Não tem um barrote, tecto ou parede sem térmitas. Não teve uma obra de manutenção no último século. Vai ser demolido até ao osso por necessidade indiscutível. Remodelei outros apartamentos do mesmo prédio que foram melhor tratados por menos de 10K.
  9.  # 11

Colocado por: zemvpferreiraNão comento se o orçamento é caro ou barato já que tanto depende dos materiais usados e qualidade de execução, mas questiono: É mesmo preciso fazer esse trabalho todo? Não há uma versão em que deixa a casa com o mesmo pavimento, rede de águas/electricidade, paredes, janelas e poupa 35K?

Vejo muita coisa nesse orçamento que faria sentido para uma casa própria ou eventualmente se o apartamento estiver em muito, muito más condições. Para uma casa de arrendamento, duvido que valham a pena (se o miolo estiver minimamente bom).

Para comparação, estou neste momento a remodelar um T3 de 80m2 e creio que vou gastar os mesmos 50K...mas numa casa que teve a mesma inquilina durante 80 anos. Não tem um barrote, tecto ou parede sem térmitas. Não teve uma obra de manutenção no último século. Vai ser demolido até ao osso por necessidade indiscutível. Remodelei outros apartamentos do mesmo prédio que foram melhor tratados por menos de 10K.

Colocado por: zemvpferreiraNão comento se o orçamento é caro ou barato já que tanto depende dos materiais usados e qualidade de execução, mas questiono: É mesmo preciso fazer esse trabalho todo? Não há uma versão em que deixa a casa com o mesmo pavimento, rede de águas/electricidade, paredes, janelas e poupa 35K?

Concordo com o que diz. E poderá poupar muito mais se fizer a obra em auto gestão como eu fiz. Só pelo instalação do pladur pediam cerca de 8000 euros. Comprei eu o material e com pouco mais de 4000 mil fiz não só o pladur como canalização
  10.  # 12

"Comprei eu o material e com pouco mais de 4000 mil fiz não só o pladur como canalização"

Que significa isto, comprou o material e fez a instalação?
  11.  # 13

Colocado por: Varejote"Comprei eu o material e com pouco mais de 4000 mil fiz não só o pladur como canalização"

Que significa isto, comprou o material e fez a instalação?

Comprei o material e contratei um empreiteiro para fazer a instalação. Paguei ao dia . O material e mais a mão de obra ficou por pouco mais de 4000€
  12.  # 14

Colocado por: ahsgois

Comprei o material e contratei um empreiteiro para fazer a instalação. Paguei ao dia . O material e mais a mão de obra ficou por pouco mais de 4000€

Na aldeia é mais fácil fazer esse tipo de acordos com o Zé da carrinha.

Como alguns compram o material e depois levam ao mecânico para montar.

Na AML já seria mais complicado arranjar empresas a trabalhar nesses moldes.
  13.  # 15

Colocado por: Varejote

Na aldeia é mais fácil fazer esse tipo de acordos com o Zé da carrinha.

Como alguns compram o material e depois levam ao mecânico para montar.

Na AML já seria mais complicado arranjar empresas a trabalhar nesses moldes.

Se é mais fácil ou não, isso não sei 🤷‍♂️. Já em relação ao eletricista foi a mesma coisa, tinha comprado eu o material e quando mandei la duas empresas para me darem orçamento avisaram logo que não usavam o material que eu tinha comprado. Ambos os orçamentos rondavam os 2400€ + iva .

Acabei por arranjar alguém que usou o material que comprei e gastei penso que 700€ entre material e mão de obra. Também sei que isto foi só possível porque a casa já é anterior a 1951 e não foram precisos projetos e assinaturas de responsabilidade.
  14.  # 16

Para dançar o tango são necessários 2, se uns aceitam dançar, tranquilo.

Mas isso não é regra.
  15.  # 17

Continuam a haver dezenas milhares de zés da carrinha em Lisboa. Não são empresas obviamente, muitos são emigrantes, poucos fazem um trabalho que cumpra os mínimos. Para quem não tenha a experiência para perceber se um trabalho está bem feito, mais vale gastar o extra em alguém de confiança e que dê um mínimo de garantia. O que não quer necessariamente dizer que se tenha de refazer um apartamento só porque sim.
  16.  # 18

Colocado por: zemvpferreiraContinuam a haver dezenas milhares de zés da carrinha em Lisboa.

Não só em Lisboa mas igualmente nos grandes centros, em especial onde este tipo de obras começa a ser em numero significativo.

Colocado por: VarejoteNão são empresas obviamente, muitos são emigrantes,

É verdade e isso deve ser um sinal de alerta. Nada contra estes tipo de profissionais mas uma grande maioria está habituado a um "mundo" completamente diferente.
    Diferente nos requisitos legais, diferente nos requisitos técnicos e essencialmente diferente nos requisitos de qualidade construtiva.
  17.  # 19

Eu tenho algumas coisas contra, pessoalmente. Uma grande percentagem promete muito mais do que consegue fazer. A vida está difícil etc etc mas tenho a certeza que já todos neste forum vimos o resultado de certas chico-espertices, nacionais ou importadas. Infelizmente acho que o zé da carrinha português é igualmente inepto e gatuno, se não mais.

Idealmente o mercado da construção e manutenção caminhava para formar artesãos sérios, conhecedores e eficientes. Mas sabemos todos que não é para onde isto vai.
  18.  # 20

Colocado por: zemvpferreiraMas sabemos todos que não é para onde isto vai.

Diz o povo que “ A ocasião faz o ladrão” e infelizmente o mercado está a proporcionar muitas ocasiões.
    As dificuldades técnicas e financeiras que a grande maioria do DO enfrentam para construir uma casa levam-nos a procurar soluções alternativas.
    Ora se há procura de soluções alternativas há certamente quem se predisponha a fornece-las.
    É verdade que o empreiteiro vigarista e chico esperto que estamos habituados e detetar logo no primeiro encontro vai continuar neste nicho de mercado mas esses são pacíficos pois só não vê quem não quer.
    O que me preocupa é a proliferação dos esquemas inteligentes e muito bem montados que começamos a ver surguir.
    Aqui, por norma, o mentor não é o Zé da carrinha com a 4 classe mas sim um conjunto de profissionais altamente qualificados e com recursos que são capazes de montar verdadeiras máquinas de sonhos.
    Esses sim são preocupantes.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira

0.0215 seg. NEW