Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a considerar comprar uma casa inacabada. Segunda o relato do agente, o atual dono da casa iniciou o processo de construção (projeto) em 2015 tendo parado em 2019. Aparentemente estava a construir a casa para o filho, mas houve uma troca de interesse o filho deixou de querer a casa.
    O estado da casa é o seguinte, eletricidade concluida, canalização concluida, portas e janelas exteriores concluidas, incluindo aluminios. No exterior a casa levou o primário. O que está em falta:
    - pavimentos
    - loiças WC ( já tem azulejos nas paredes)
    - pintura interior ( apenas tem o reboco é necessário mais algum processo pelo antes?)
    - Cozinha
    - Carpintarias interiores
    A nivel de humidades não identifiquei nenhuma, a casa deve logo ter levado as janelas/ portas e o proprietário parece ter usado a casa para armazenar algumas peças automóvel pelo que tem sido arejada ( não senti cheiro a mofo)

A licença de construção já está caducada, este ponto falou-se com o agente, sendo que o mesmo afirmou que o proprietário ira tratar de renovar a licença antes da venda.

O projeto existe e está completo, e do que vi não detetei nenhuma incongruência entre o construido e o projeto.

Agora surje as minhas dúvidas. Se adquirir esta casa estarei a comprar um terreno e não uma casa. Em termos de impostos penso que tem diferença? Foi também sugerido pelo agente a hipotese de fazer CPCV, e avançar com as obras apenas registando a casa após a emissão da licença de utilidade ( tenho capitais para avançar com esta hipotese), contudo esta solução deixa algo apreensivo pois estaria a investir em algo que ultimanente me pode ser arrancado das mão. Há possibilidade de incluir alinea no CPCV para me salvaguardar?

Que mais devo procurar saber? Que riscos devo contar?
  2.  # 2

"Foi também sugerido pelo agente a hipotese de fazer CPCV, e avançar com as obras apenas registando a casa após a emissão da licença de utilidade ( tenho capitais para avançar com esta hipotese)."

Fazer filhos em mulher alheia.👌
  3.  # 3

Colocado por: João VieiraQue riscos devo contar?
    se fosse simples e rápido por que razão o proprietário não acaba a casa e vende pelo valor de mercado que até está bem em alta??

alguma coisa não está bem contada...
    Concordam com este comentário: Pickaxe, desofiapedro
  4.  # 4

Eu trataria de me informar na Câmara se o processo de construção pode ser retomado (se não houve nenhuma alteração que possa fazer com que a autorização seja recusada desta vez), e esperaria pela licença de construção antes de me comprometer. Assinaria o CPCV, com reconhecimento de assinaturas e uma cláusula para minha proteção no caso de a licença não sair.

Depois, se quiser mesmo garantir que a casa não é vendida a terceiros, pode fazer um registo temporário na conservatória.

Aconselhe-se com um advogado (o agente da imobiliária não o substitui, pelo contrário!) e um gabinete de arquitectura, é o mais seguro.
  5.  # 5

Colocado por: Varejote"Foi também sugerido pelo agente a hipotese de fazer CPCV, e avançar com as obras apenas registando a casa após a emissão da licença de utilidade ( tenho capitais para avançar com esta hipotese)."

Fazer filhos em mulher alheia.👌

É exatamente uma das minhas preocupações e estas a fazer obras naquilo que nao e meu. A avançar teria de haver adendas no contrato para me salvaguardar.
  6.  # 6

Isso cheira a limão azedo.
  7.  # 7

Pode ficar inscrito no registo predial como "registo provisório por natureza".
    Sempre é uma protecção.
  8.  # 8

Colocado por: PalhavaPode ficar inscrito no registo predial como "registo provisório por natureza".
    Sempre é uma protecção.

Isso é provisório.

A proteção é não andar a fazer filhos nas mulheres dos outros.

Faz escritura definitiva, ou melhor procura outro negócio que esse tem várias red flags.
  9.  # 9

Isso é para profissionais desse ramo. O risco é demasiado elevado. Coisas que não sabe: o que está realmente feito e bem feito, depois se pode continuar com esse projeto, que alterações foram feitas…
  10.  # 10

Também acho que a história está mal contada, se o filho não queria a casa, concluía-a e vendia.
    É necessário garantir que a câmara emite uma licença especial para acabamentos.
    Se comprar pague mais alguns impostos, mas nunca faça obras num imóvel que não lhe pertence.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  11.  # 11

Udate a situação.

Acabei por comprar a casa. No CpCV coloquei a condição de a casa ser vendida como a licença de utilidade emitida e toda a burocracia. Após 5 meses de muita espera e muita paciência, hoje foi emitido a licença de utilidade. Agora resta a atualização das caderneta e certidão permanente para concluir o processo do empréstimo. Talvez daqui a 1 mes já tenha a escritura feita
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 12

Parabéns João :D
    Por vezes compensa a espera e uma pitada de risco pelo meio
    Concordam com este comentário: FMacieira
  13.  # 13

Parabéns!
  14.  # 14

Muitas felicidades!

0.0168 seg. NEW