Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas Amigos,

O meu berbequim antigo avariou. Sou um amador absoluto, e utilizo o berbequim para fazer aqueles furos habituais em casa para pendurar, candeeiros, quadros, varões de cortinados, espelhos, etc...

Estava a pensar num berbequim, de fio, com qualidade mas sem gastar fundos e mundos. Algo com boa relação qualidade/preço. Estava a pensar em algo como por exemplo da Bosch, linha profissional, GSB 13 RE - no limite a 16 RE, mas o preço já é bem mais considerável e não sei se justifica a diferença.

Li algures que as brocas são tão importantes, ou mais, que o berbequim em si, e como tal algo como brocas da Dewalt, sobretudo para betão, estaria no bom caminho.

A nível de aparafusadora, estou totalmente a leste. Queria algo com bateria (para mim nem faria sentido de outra forma) para aparafusar e desaparafusar "normalmente" nada de extraordinário ou demasiado exigente, mas a bateria é importante que tenha qualidade. Mais uma vez, estou a pensar na linha profissional da Bosch. O que aconselham ou equivalente noutras marcas?

Obrigado e um abraço.
  2.  # 2

Não podia concordar mais consigo, bosch azul é material muito bom a preço razoável. Tenho quase tudo dessa linha e nada a apontar. A aparafusadora, ao fim de 10 anos, está impecável e com baterias de origem a durarem quase o mesmo. O berbequim de fio é bom, mas nesta ferramenta até um bem mais barato serve bem.

A única marca que poderia sugerir como alternativa é Makita.

Brocas de betão Dewalt extreme, vá por mim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: glpsace
  3.  # 3

Colocado por: Casa da HortaNão podia concordar mais consigo, bosch azul é material muito bom a preço razoável. Tenho quase tudo dessa linha e nada a apontar. A aparafusadora, ao fim de 10 anos, está impecável e com baterias de origem a durarem quase o mesmo. O berbequim de fio é bom, mas nesta ferramenta até um bem mais barato serve bem.

A única marca que poderia sugerir como alternativa é Makita.

Brocas de betão Dewalt extreme, vá por mim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:glpsace

Obrigado! Um berbequim mais barato que o Bosch GSB 13 RE? Entendo, teria que ser da linha "verde" então.

O que sugere a nível de parafusadora. É bastante confuso para mim e não tenho qualquer noção. Aqui a linha profissional, mesmo mais em conta, passa logo para outro nível e não faço a menor ideia do que seria suficiente para uma pessoa normal que faça só uns biscates aqui e ali, em casa sobretudo, de tempos a tempos. Um ponto de partida já resta porreiro para me orientar.

As brocas realmente estava virado para as Dewalt Extreme 2 e não teria mais que pensar no assunto durante algum tempo! :)

Obrigado e um abraço.
  4.  # 4

Colocado por: glpsace

Obrigado! Um berbequim mais barato que o Bosch GSB 13 RE? Entendo, teria que ser da linha "verde" então.

O que sugere a nível de parafusadora. É bastante confuso para mim e não tenho qualquer noção. Aqui a linha profissional, mesmo mais em conta, passa logo para outro nível e não faço a menor ideia do que seria suficiente para uma pessoa normal que faça só uns biscates aqui e ali, em casa sobretudo, de tempos a tempos. Um ponto de partida já resta porreiro para me orientar.

As brocas realmente estava virado para as Dewalt Extreme 2 e não teria mais que pensar no assunto durante algum tempo! :)

Obrigado e um abraço.

Se não tem mais nada a bateria já ponderou adquirir uma aparafusadora da Parkside?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 5

Colocado por: glpsace

Obrigado e um abraço.

A minha é esta. Tem força suficiente para tudo o que precisei e não é pesada como as de 18v. E o berbequim é este.
      IMG20240901102335_copy_3000x1350.jpg
      IMG20240901102348_copy_1350x3000.jpg
  6.  # 6

Colocado por: Casa da HortaBrocas de betão Dewalt extreme, vá por mim.
    hilti ou efco pra mim
  7.  # 7

Muito obrigado pelas intervenções de todos.

Confesso que, tecnicamente, compreendo pouco. No entanto fiquei com a sensação do que tenho lido que a "opção" SDS, nas várias marcas é superior à ligação de haste tradicional dos berbequins e aparafusadoras.

Questiono se faz sentido pensar num martelo perfurador em vez do tradicional berbequim. Até porque pelo que tenho visto, conseguem-se por vezes umas promoções mais em conta nos martelos perfuradores e no fundo, para além de terem mais opções, acabam por fazer tranquilamente o mesmo serviço do berbequim, como por exemplo o Bosch GBH 2-21.

Está-me a escapar alguma coisa?

Neste momento nas aparafusadoras, algo como a Bosch GSR12V35 ( o de 15 será demasiado fraco?) parece-me boa opção, relação qualidade/preço, sobretudo na Amazon.

Obrigado e um abraço.
  8.  # 8

SDS praticamente só serve para furar, porta-brocas tradicional serve para furar, aparafusar/desaparafusar, escovar, cortar, depende dos acessórios compatíveis e mais baratos.
    Se refere que é para fazer furos ocasionais eu iria para um berbequim aparafusador PARKSIDE, por menos de 30 paus fica com uma ferramenta capaz e polivalente
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  9.  # 9

Vai estar um martelo perfurado em promoção no Lidl, no próximo fim de semana.
    Para coisas simples e nada intensivo deve ser bom.
  10.  # 10

Colocado por: Vítor MagalhãesSDS praticamente só serve para furar, porta-brocas tradicional serve para furar, aparafusar/desaparafusar, escovar, cortar, depende dos acessórios compatíveis e mais baratos.
    Se refere que é para fazer furos ocasionais eu iria para um berbequim aparafusador PARKSIDE, por menos de 30 paus fica com uma ferramenta capaz e polivalente
    Concordam com este comentário:fpacardoso

E podes sempre meter brocas SDS.
  11.  # 11

Colocado por: fpacardoso
    E podes sempre meter brocas SDS.

Tem que se procurar bem a posição para ficarem centradas. Been there, done that!
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  12.  # 12

Colocado por: glpsaceMuito obrigado pelas intervenções de todos.

Confesso que, tecnicamente, compreendo pouco. No entanto fiquei com a sensação do que tenho lido que a "opção" SDS, nas várias marcas é superior à ligação de haste tradicional dos berbequins e aparafusadoras.

Questiono se faz sentido pensar num martelo perfurador em vez do tradicional berbequim. Até porque pelo que tenho visto, conseguem-se por vezes umas promoções mais em conta nos martelos perfuradores e no fundo, para além de terem mais opções, acabam por fazer tranquilamente o mesmo serviço do berbequim, como por exemplo o Bosch GBH 2-21.

Está-me a escapar alguma coisa?

Neste momento nas aparafusadoras, algo como a Bosch GSR12V35 ( o de 15 será demasiado fraco?) parece-me boa opção, relação qualidade/preço, sobretudo na Amazon.

Obrigado e um abraço.

Nesta página falei um pouco sobre a minhas experiência com brocas sds ou normais. Fiz uns videos (aqui no trabalho não consigo abrir e não posso garantir que ainda estejam visíveis). A comparação é entre um berbequim e um martelo demolidor ligeiro.
    https://forumdacasa.com/discussion/55195/61/ferramentas-o-vicio-das-ferramentas-2/

Quanto à aparafusadora Bosch GSR12V35. Fiz uma pesquisa rápida e não me parece máquina para o preço. Não daria cento e muitos por uma de 12V, mas isso sou eu.
    Em 2 min cheguei à conclusão que a minha compra seria esta:
    https://ferramentas.pt/marcas/bosch/ferramentas-a-bateria/aparafusadoras-e-chaves-de-impacto-bosch/aparafusadoras/aparafusadora-sem-fio-gsr-18v-21-profissional-bosch-06019h1109.html
  13.  # 13

Obrigado pela resposta. Realmente, após ler o seu relato fico com muitas dúvidas. Talvez deva restringir-me ao essencial e ir para o tradicional berbequim, com percussão. Estou realmente inclinado para o 13 RE da Bosch, se for o caso.

No que diz respeito à aparafusadora, pretendo algo leve, mas eficaz o suficiente. Uma chave de impacto com bits de torção fosse talvez o ideal. Algo como o GDR 12V105, ou se realmente considerar 18V o GDR 18V160, mas como digo, depois com o peso da bateria, tenho algum receio que o de 18V não me sirva tão bem como o de 12V, mesmo se superior na teoria.

Obrigado e um abraço.
  14.  # 14

Colocado por: Casa da Horta
    https://ferramentas.pt/marcas/bosch/ferramentas-a-bateria/aparafusadoras-e-chaves-de-impacto-bosch/aparafusadoras/aparafusadora-sem-fio-gsr-18v-21-profissional-bosch-06019h1109.html

E está com 70% de desconto😂😂 sinceramente, alguém acredita nisso??
      Screenshot_20240903_215412_Chrome.jpg
  15.  # 15

Colocado por: Pereira_89

E está com 70% de desconto😂😂 sinceramente, alguém acredita nisso??
      Screenshot_20240903_215412_Chrome.jpg

Isso é o que acontece a alguns que pedem orçamentos a empreiteiros que não querem fazer o trabalho e mandam um orçamento bastante acima, depois entregam a outro a um preço "normal" e ficam todos contentes porque entregaram a outro muito mais barato e pouparam muito dinheiro.

Win win, para quem deu o preço normal, ganha o dele e ainda fica com a fama que trabalha barato.

0.0189 seg. NEW