Colocado por: jorgealvesIsso e feito com recurso a medição da corrente, sempre que houver uma sobrecarga ou excesso activa a função desejada em função da operação curso, tem que ser conjugado com o tempo de operação
Colocado por: HFSFOs meus motores têm fins de curso no proprio estore. Não será mais fácil trocar isso e barato trocar o motor?
Colocado por: HFSFOs meus motores têm fins de curso no proprio estoreos motores pequenos não usam fim de curso
Colocado por: rotavaresSim eu sei mas como se faz na prática?cria um elemento de medição de corrente (depende da corrente do motor, pode até usar uma simples resistência de 1 ohm em serie) e fornece esse sinal de tensão a uma entrada analógica faz uma rotina sempre que o valor variar para cima desactiva a saida.
Colocado por: jorgealvescria um elemento de medição de corrente (depende da corrente do motor, pode até usar uma simples resistência de 1 ohm em serie) e fornece esse sinal de tensão a uma entrada analógica faz uma rotina sempre que o valor variar para cima desactiva a saida.
Colocado por: CamõesOlá rotavares,
se ainda não solucionou o problema, ou ainda nem sequer se decidiu por nenhuma das opções aqui apresentadas, proponho a aplicação de um relé específico para esse trabalho.
É certo que com um simples microprocessador tipo arduino e um par de linhas de código, consegue-se facilmente engendrar um sistema de controle para a sua persiana.
Até um attiny com uns quantos componentes externos, tem capacidade que sobeja para realizar essa tarefa.
Se fizermos uso da álgebra e ajuntarmos todas as parcelas, não creio que no final fique mais económico do que uma solução já existente.
Mas se para além de resolver o problema tiver também o propósito de fazer experiências e aprender através delas, aí sim, está melhor servido com o processo DIY.
Há muita quantidade de relés que se destinam ao controle de motores de persianas e outros sistemas de sombreamento, por exemplo este:
https://www.schalk.de/motorsteuerungen/articles/dms-u5.html
Estes relés usam um temporizador em vez dos interruptores de fim de curso para controlar o percurso da persiana.
No final da instalação deve proceder ao ajuste minucioso do tempo necessário para que o movimento da persiana seja feito sem colocar em perigo a própria persiana e o motor devido ao esforço mecânico excessivo.
Para além deste exemplo que lhe deixei acima existem muitos outros do mesmo tipo. Inclusive existem muitos mais modernos em que para além do controle com botões mecânicos permitem também comandar a persiana com aplicação, com horários programáveis, etc.
Usando as palavras chave “loratap”, “tuya”, “shelly”, num motor de busca, irá obter vários resultados relacionados com esse tema.
Deixo aqui mais um exemplo de um sistema realizado com um Shelly 2.5, para o caso de estar interessado em dar uma vista de olhos:
https://forum.creationx.de/lexicon/index.php?entry/47-shelly-2-5-rollladen-steuerung-anschluss/