Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho ouvido alguns conhecidos dizerem que para subir o telhado apenas 50cm, não é necessário fazer projeto. Tenho andado à procura de informação sobre isto mas não encontro nada. É mesmo verdade? Mesmo que não seja preciso fazer projeto, preciso de alguma licença da câmara?

A casa é uma moradia térrea muito antiga, feita aos bocados, em que certas zonas da casa têm um pé direito relativamente baixo.
    • size
    • 2 setembro 2024

# 2

Em principio será necessário licenciar essa alteração.
    Consulte os serviços técnicos do seu Município.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ctroquec
  2.  # 3

Se a casa é muita antiga e feita aos bocados, certamente até tem por aí algumas coisas ilegais.
    Mesmo com aquela modernice agora do simplex, salvo melhor opinião, subir a cota do telhado obriga a licença
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, ctroquec
  3.  # 4

Colocado por: ctroquecTenho ouvido alguns conhecidos dizerem que para subir o telhado apenas 50cm, não é necessário fazer projeto.
    os seu conhecido podem ir reler a lei porque não é isso que lá está.
    Concordam com este comentário: André Cordeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, ctroquec
  4.  # 5

É necessario sim senhor. Eu ainda a uns meses atrás substitui telhado de uma casa , em que telhado era baixo, e o empreiteiro me avisou que se quisesse subir, teria de meter projeto na câmara. Acabei por aumentar muito disfarçadamente uns miseros centimetros,pra evitar dar nas vistas e haver alguma denúncia, corri o risco, mesmo sendo alertado.

Pra subir é preciso projeto
  5.  # 6

Colocado por: rui1987o empreiteiro me avisou que se quisesse subir, teria de meter projeto na câmara

Colocado por: rui1987Acabei por aumentar muito disfarçadamente uns miseros centimetros,

São estes pequenos pormaiores que fazem com que o mundo da construção seja tão mal visto.
    O empreiteiro avisa que o que pretende é ilegal, mas depois predispõe-se a executar a ilegalidade.
    Se não o fizesse o DO iria procura outro e ficava logo rotulado como um "complicado de fezes"
    O mesmo acontece com os técnicos. Ai não assinas? Pois olha que não falta quem o faça, é menos um trabalho que ganhas.
    Ali ao lado alguém colocou este caso
    https://www.jn.pt/3579944357/empreiteiro-forcado-a-demolir-ultimo-piso-de-predio-em-construcao-em-matosinhos/
    Acham que os 20 técnicos que assinaram termos para esta obra não sabiam o que se estava a fazer?
    No final ninguém é responsabilizado e o pessoal que tenta legar as coisa dentro da legalidade ainda é rotulado de totó.
  6.  # 7

Colocado por: zedasilva

São estes pequenos pormaiores que fazem com que o mundo da construção seja tão mal visto.
    O empreiteiro avisa que o que pretende é ilegal, mas depois predispõe-se a executar a ilegalidade.
    Se não o fizesse o DO iria procura outro e ficava logo rotulado como um "complicado de fezes"
    O mesmo acontece com os técnicos. Ai não assinas? Pois olha que não falta quem o faça, é menos um trabalho que ganhas.
    Ali ao lado alguém colocou este caso
    https://www.jn.pt/3579944357/empreiteiro-forcado-a-demolir-ultimo-piso-de-predio-em-construcao-em-matosinhos/
    Acham que os 20 técnicos que assinaram termos para esta obra não sabiam o que se estava a fazer?
    No final ninguém é responsabilizado e o pessoal que tenta legar as coisa dentro da legalidade ainda é rotulado de totó.

O que fez " subir" foi o arranjo das paredes pra levar as vigas e afins. Acha que cerca 2 cm é muito? Ficou praticamente na mesma. Ele proprio se recusou a subir, sem projeto. Eu falei em subir, mas aquilo nem sequer lhe posso chamar subir sequer.
  7.  # 8

Colocado por: zedasilvaNo final ninguém é responsabilizado e o pessoal que tenta legar as coisa dentro da legalidade ainda é rotulado de totó.

Amen!
    Concordam com este comentário: Alexandre.R
  8.  # 9

Portanto o simplex urbanístico foi uma coisa boa, colocar técnicos a assinar termos de responsabilidade, condicionados.
    Assinas ou outro assina por ti e ficas sem trabalho.

A qualidade de construção em Portugal vai por certo melhorar.
  9.  # 10

Conheço pessoalmente uns poucos prédios em Lisboa que têm mais um, dois andares do que o projecto que foi aprovado. Há malta que tem muita lata e muitas vezes safam-se. Estou a escrever este post da Ajuda, ao lado de uma casita que subiu ilegalmente dois metros sem stress nenhum. Eu gosto de dormir à noite portanto esse género de coisas não é para mim.
    Concordam com este comentário: marize
  10.  # 11

Colocado por: zedasilvaSe a casa é muita antiga e feita aos bocados, certamente até tem por aí algumas coisas ilegais.
    Mesmo com aquela modernice agora do simplex, salvo melhor opinião, subir a cota do telhado obriga a licença
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize

Acredito que haja algumas ilegalidades ali pelo meio, inclusive a casa está classificada como ruína e, apesar de não estar nas melhores condições neste momento (a nível de tectos e telhados, principalmente), não é de todo uma ruína. Gostava de a restaurar para viver lá uns poucos anos e mais tarde alugar, mas terei que ver se realmente compensa pois subir os telhados não é a única coisa que precisa de ser feita.
  11.  # 12

Verdadeiramente se a casa já foi considerada uma ruína, se calhar a questão não se põe. Não tenho muito experiência com o assunto mas creio que nesse caso está sem licença de habitação, e para a voltar a ter vai precisar de fazer obras carentes de licenciamento. Mais vale aproveitar para fazer alterações com pés e cabeça.
    • ndbro
    • 3 setembro 2024 editado

# 13

Tambem pretendia subir 40/50cm pois vou substituir a cobertura.

Abordei com vários empreiteiros cerca de 40/50cm, uns fazem na boa e outros dizem que não fazem sem projecto. Todos os empreiteiros querem colocar uma cinta/viga coroamento/travamento (falta-se o termo técnico) na subsituição da cobertura, logo aí ganho cerca 15/20cm. Mas como pretendo fazer outras alterações no imóvel, vou tentar subir com projecto.

A ideia que fiquei é que as câmaras não se preocupam muito com isso, mas se houver queixa, então vão mexer-se. Por isso é um risco.
  12.  # 14

Colocado por: ndbroA ideia que fiquei é que as câmaras não se preocupam muito com isso
    vc pensa que as CM nao querem o dinheiro da multas e taxas
    ?
  13.  # 15

Acredito que sim, o dinheiro tem que vir de algum lado. Mas os recursos humanos das câmaras são limitados, devem preferir focar em grandes ilegalidades. Mas uma pequena ilegalidade não deixa de ser ilegal, por isso há sempre o risco.

0.0175 seg. NEW