Colocado por: TMQComo queremos fechar a cozinha em vidro se sobrar/qd houver €€€, daria pra fazer similar ao seu esboço, mas apenas com cozinha linear, o que face à nossa (con)vivência, não é possível.
Colocado por: N Miguel OliveiraSe não incomodasse entrar pela zona dos quartos, eu optaria por algo assim (imagem):
Colocado por: marco1Nao percebi muito bem tudo o que disse, parece me tudo solucionavel no entanto. Em frente ao carro apenas tem que ter 3 m à extrema, tirar 10 ou 15 cm à sala não deveria ser grande problema, enfim...o seu layout da zona social /cozinha é muito pouco amigável, isso do vidro que está a pensar no futuro nao se percebe, hoje em dia com exaustores tao eficazes e silenciosos e outras coisas mais...
Colocado por: Zé Meirinho
Gosto muito desta sugestão e vivi décadas numa casa com layout semelhante. Parece ser um estigma e não vejo o porquê.
Piscina muito próxima da estrada nem pensar depois do que vi acontecer aqui:https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-entra-para-dentro-de-piscina-de-moradia-apos-colisao-no-seixal
Colocado por: TMQos 1ºs orçamentos batem nos 50K€.
Colocado por: Fresias
A piscina?!!!? Valha-me a santa... E então e resto vai ser ser por quanto???? ?!
Colocado por: NostradamusO facto de suprimir toda aquela via para a carroça, dando espaço a muito mais jardim, verdura e frescura à casa, é sem duvida o caminho a seguir.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Sim, basicamente era isso.
Acho que a vivência duma casa, e sobretudo térrea, é que haja contacto com a terra, com o terreno.
Caso contrário mantinha-me no apartamento.
Num terreno assim, acho pouco satisfatório que a única extensão franca do interior para o exterior seja a noroeste.
Até porque de inverno pouca luz solar directa terá desde os janelões da fachada tardoz.
Mas mesmo esse lado em que o projecto podia esbater a relação entre interior e exterior, foi logo aparecer aquele badameco do anexo, mesmo em frente à cozinha. Havendo anexo, acho que é o pior sitio para o pôr. Percebo que se queira estar perto da cozinha... mas estorva (tapa a vista, condiciona a luz solar), e influencia todo o resto do logradouro...
Achava melhor o anexo na parede oposta a sul... ou no fundo do terreno, marcando uma clara separação para com a casa... com a piscina como protagonista, a meio e a dominar o espaço. Esse anexo poderia inclusivé albergar um atelier e arrumos, um pequeno estudio, quarto de hospedes, etc... quem sabe... Como está, ficará com a piscina escancarada para a autoestrada que vem desde a rua, sem filtro para quem passa no passeio frente à casa... e com sombra na água por causa da sombra do muro ou vegetação a sul... Aquelas floreiras na frente do carro, a cortar a vista são uma solução frágil... para não dizer outra coisa.
Acho que é uma casa a pensar no carro. Apesar de nem garagem ter. Tanto m2 de terreno livre para "nada". Além de ficar mais caro pavimentar aquilo tudo.
Quando poderia abrir os quartos para esse lado, com um limoeiro a ver-se da cama... acordar com aquele aroma, aquela frescura... com uma cama de rede entre duas árvores... ou ter o filho a estudar no quarto, sempre com o relax que a natureza traria ao quarto... a WC do casal com janela sem problemas de privacidade... aliás, poderia ter todos os quartos sem ninguém a passar à frente exceptuando o jardineiro de vez enquando... Imaginar a agitação da sombras das folhas das árvores a animar o interior dos quartos e salas... Resguardava muito mais a casa face à rua também. E por aí fora...
Deixo aqui um exemplo que aconselho vivamente a visita, dum tal Souto de Moura em Matosinhos dos anos 90, em que o acesso aos quartos está logo ali junto ao átrio de entrada. Tendo que atravessar a casa toda para chegar à sala, ao jardim e à piscina. É um optimo exemplo de Arquitectura num lote longo e estreito. E como este há muitos outros exemplos, temos é que abrir a mente um bocadinho.
Mais info e fotografias aqui:
https://arquitecturaviva.com/obras/casas-con-patio
Colocado por: NalotilBoas, não é preferível dar o alvoramento da piscina ao empreiteiro geral da moradia?
Já lá tem máquinas, equipamento e pessoal na obra. Deduzo que consiga fazer mais em conta.
Abraço
Colocado por: TMQO anexo é impossivel ir pra aí, tem que haver um afastamento, que se não me engano são 5mts ao muro.
Colocado por: TMQQuem me puder arranjar contactos, agradeço.
Sombreamento da piscina. o terreno ao lado anda mt abaixo do nosso, vamos falar com o vizinho para baixarmos os muros até ao máximo possivel, não se deve opor já que o terreno dele nada tem, e sendo ainda mais estreito que o meu, creio que nada terá,
Colocado por: TMQnão sendo o muro perpendicular, tem que se criar ali uma jogatana qualquer para disfarçar.
Colocado por: TMQAbdiquei de muita coisa, até a exposição solar, que não é a melhor pq no inverno as janelas a tardoz pouco sol terão,
Colocado por: TMQ, a pé de 1m a 10mins: hipermercado, mini mercados, farmácia, creches, escola primaria, ctt; dentista, clinica, pastelarias, papelaria, restaurante e take away, bombas, mecanico, junta da freguesia e até igreja para os religiosos...
Colocado por: TMQNão vamos pra novos
Colocado por: TMQCedências/escolhas... é preciso ter estômago pra lidar com elas.
Colocado por: N Miguel Oliveira
É jogar com as condicionantes. Acho que o anexo tal como tem desenhado mata a traseira da casa, estorva. Acho-o demasiado colado à casa.
Apenas mais uma razão para virar a casa para lá, é o melhor quadrante a nivel de exposição solar... em vez de virar tanto para a rua.
E? Tal como no seu projecto. Faz um entalhe, tornando a parte das salas menos profunda que a parte dos quartos. Ou seja, recua a parede da TV um tantito, 40cm? Onde está a complicação disso?
Apararentemente sem razão nenhuma. Numa moradia de 3 lados, o lado que condicionado é o nordeste apenas. O resto pode ser trabalhado. Não precisava de ter desistido antes de ter começado.
Com maior razão, não entendo tanta preponderância do carro neste projecto. É o protagonista, quando nem grande falta parece fazer.
Mais uma razão para usufruir duma moradia, do jardim, da hortita. O modo como tem planeado os exteriores transformou a sua casa num apartamento no rés-do-chão (sem vizinhos por cima). Pois a vivência do interior só se expande a noroeste, e mal (anexo estorva). Quando tem todo o lado sudoeste desaproveitado... e os quartos virados para a rua...
Isto só se justifica se for adverso a ter jardim e preferir ter uma tijoleira frente aos quartos...
Entendo, e acho que é precisamente onde se tem falhado um bocado. Desiste-se demasiado rápido das coisas, por razões relativamente fáceis de ultrapassar... em contra-ponto, algumas soluções são muito atabalhoadas, como a das floreiras a tapar a piscina ou o pátio interior da casa, sem nenhuma necessidade ...tudo por se foi espetar a sala de estar na fachada sem janelas, quando deveria ter aí eram WC, despensas, lavandarias, arrumos etc...
Respeito a ideia de não se querer entrar pela zona dos quartos. Mas acho que não passa dum preconceito que aqui condicionou a exposição solar. Eu por exemplo, acho mais estranho não ter a porta de entrada voltada para a rua, mas na lateral da casa. Isso sim, acho estranho pois faz parecer que os quartos estão fora do lote. Até o carro ficou mais dentro, mais protegido. Esperaria que os quartos usufruissem de maior sossego, sobretudo com o avançar da idade. Lá está, são ideias...
Colocado por: TMQFala como se já tivesse tudo fechado.
Colocado por: marco1em termos de logradouro
Colocado por: marco1acho que perante as condicionantes e dimensão do lote esta casa fica bem no seu retangulo de 7.60 x 18
Colocado por: TMQFala como se já tivesse tudo fechado.
Colocado por: TMQnão se preocupe que não vão ser só umas plantinhas a tapar a parte de trás
Colocado por: TMQMovimento de dia, não tou em casa e pq raio ia estar no quarto mesmo que tivesse???!!!
Colocado por: TMQDeixar o carro onde diz ia roubar ainda mais área à casa, lembre-se... máx 18mts de profundidade. Ha e tal... nao entras com a frente na área da casa, anexas essa pala... não dá homem, não pode tar nada anexado.
Colocado por: Casa da HortaTMQ tem 2 conceituados Arquitetos do fórum a tentar ajudá-lo, da melhor forma que conseguem, e responde como se estivesse irritado com a ajuda! Não se entende.