Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: TMQComo queremos fechar a cozinha em vidro se sobrar/qd houver €€€, daria pra fazer similar ao seu esboço, mas apenas com cozinha linear, o que face à nossa (con)vivência, não é possível.

Querer fechar essa zona da cozinha em vidro é uma ideia mirabolante retirada do pintarest, que vai comprometer tudo e acaba por não resultar. Qual o interesse disso? O jardim interior ainda compreendo e aceito, agora a transformar a cozinha num aquário?

Gorduras, vapores, dedadas, tudo e mais alguma coisa. Vai ser um martírio manter esses vidros limpos. E no final vai é acabar por arrancar porque estorva a utilização dos espaços no dia-a-dia.
    Concordam com este comentário: marco1, zedasilva, tronchudas, TMQ, ML_Online
  2.  # 2

Nao percebi muito bem tudo o que disse, parece me tudo solucionavel no entanto. Em frente ao carro apenas tem que ter 3 m à extrema, tirar 10 ou 15 cm à sala não deveria ser grande problema, enfim...o seu layout da zona social /cozinha é muito pouco amigável, isso do vidro que está a pensar no futuro nao se percebe, hoje em dia com exaustores tao eficazes e silenciosos e outras coisas mais...
    Concordam com este comentário: Rui_Mendes, zedasilva
  3.  # 3

Colocado por: N Miguel OliveiraSe não incomodasse entrar pela zona dos quartos, eu optaria por algo assim (imagem):

Gosto muito desta sugestão e vivi décadas numa casa com layout semelhante. Parece ser um estigma e não vejo o porquê.

Piscina muito próxima da estrada nem pensar depois do que vi acontecer aqui: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-entra-para-dentro-de-piscina-de-moradia-apos-colisao-no-seixal
    • TMQ
    • 5 setembro 2024

# 4

Colocado por: marco1Nao percebi muito bem tudo o que disse, parece me tudo solucionavel no entanto. Em frente ao carro apenas tem que ter 3 m à extrema, tirar 10 ou 15 cm à sala não deveria ser grande problema, enfim...o seu layout da zona social /cozinha é muito pouco amigável, isso do vidro que está a pensar no futuro nao se percebe, hoje em dia com exaustores tao eficazes e silenciosos e outras coisas mais...
    Concordam com este comentário:Rui_Mendes,zedasilva

Consegue-me dar alguns modelos de exaustores que sejam relamente silenciosos e eficazes? É das coisas que mais me incomoda.
    Cozinha fechada - Estamos a ponderar não fazer aquela parede da peninsula e deixar como ilha, mas pela vivência dos ultimos 14 anos, ou mudamos alguns hábitos ou vai ser mt dificil adaptarmo-nos.
    • TMQ
    • 5 setembro 2024

# 5

Colocado por: Zé Meirinho
    Gosto muito desta sugestão e vivi décadas numa casa com layout semelhante. Parece ser um estigma e não vejo o porquê.

Piscina muito próxima da estrada nem pensar depois do que vi acontecer aqui:https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-entra-para-dentro-de-piscina-de-moradia-apos-colisao-no-seixal

A piscina fica oposta à estrada. De qualquer forma, parece-me que não vai haver piscina pra ninguém, os 1ºs orçamentos batem nos 50K€. Na cidade de que sou natural, a mesma piscina custa menos de metade, não entendo esta discrepância.
  4.  # 6

Colocado por: TMQos 1ºs orçamentos batem nos 50K€.

A piscina?!!!? Valha-me a santa... E então e resto vai ser ser por quanto???? ?!
    Concordam com este comentário: marize
    • TMQ
    • 5 setembro 2024 editado

# 7

Colocado por: Fresias

A piscina?!!!? Valha-me a santa... E então e resto vai ser ser por quanto???? ?!

Nao me posso queixar muito quanto ao resto, não é dos mais baratos, mas constrói bem, cumpre prazos e são pessoas idóneas.

Tem contactos para construir piscina em Aveiro? Dava-me um jeitaço.
    Entretanto, aguardo orçamentos da Veigas e da Piscinas 28º.

Orçamento da estrutura:
    medida de (9,0x3,5x1.6)m útil, mais enrolador
    Alvoramento

a) Escavação para implantação da piscina e posterior aterro e compactação da área envolvente;
    b) Execução estrutural da piscina, laje maciça com malha de ferro dupla, pilares e viga cinta de travação;
    c) Execução de paredes da piscina em bloco 28cm; a piscina começa com 1,15cm e termina na parte mais funda com 1,75m;
    d) Reboco com acabamento areado fino das paredes interiores da piscina para receber o revestimento final;
    e) Regularização do fundo da piscina com as pendentes do projeto e execução de degraus para acesso à mesma;

Para a realização destes trabalhos terá um custo global de 19.750,00€ + IVA
  5.  # 8

Boas, não é preferível dar o alvoramento da piscina ao empreiteiro geral da moradia?
    Já lá tem máquinas, equipamento e pessoal na obra. Deduzo que consiga fazer mais em conta.
    Abraço
  6.  # 9

Colocado por: NostradamusO facto de suprimir toda aquela via para a carroça, dando espaço a muito mais jardim, verdura e frescura à casa, é sem duvida o caminho a seguir.

Sim, basicamente era isso.
    Acho que a vivência duma casa, e sobretudo térrea, é que haja contacto com a terra, com o terreno.
    Caso contrário mantinha-me no apartamento.

Num terreno assim, acho pouco satisfatório que a única extensão franca do interior para o exterior seja a noroeste.
    Até porque de inverno pouca luz solar directa terá desde os janelões da fachada tardoz.

Mas mesmo esse lado em que o projecto podia esbater a relação entre interior e exterior, foi logo aparecer aquele badameco do anexo, mesmo em frente à cozinha. Havendo anexo, acho que é o pior sitio para o pôr. Percebo que se queira estar perto da cozinha... mas estorva (tapa a vista, condiciona a luz solar), e influencia todo o resto do logradouro...
    Achava melhor o anexo na parede oposta a sul... ou no fundo do terreno, marcando uma clara separação para com a casa... com a piscina como protagonista, a meio e a dominar o espaço. Esse anexo poderia inclusivé albergar um atelier e arrumos, um pequeno estudio, quarto de hospedes, etc... quem sabe... Como está, ficará com a piscina escancarada para a autoestrada que vem desde a rua, sem filtro para quem passa no passeio frente à casa... e com sombra na água por causa da sombra do muro ou vegetação a sul... Aquelas floreiras na frente do carro, a cortar a vista são uma solução frágil... para não dizer outra coisa.

Acho que é uma casa a pensar no carro. Apesar de nem garagem ter. Tanto m2 de terreno livre para "nada". Além de ficar mais caro pavimentar aquilo tudo.

Quando poderia abrir os quartos para esse lado, com um limoeiro a ver-se da cama... acordar com aquele aroma, aquela frescura... com uma cama de rede entre duas árvores... ou ter o filho a estudar no quarto, sempre com o relax que a natureza traria ao quarto... a WC do casal com janela sem problemas de privacidade... aliás, poderia ter todos os quartos sem ninguém a passar à frente exceptuando o jardineiro de vez enquando... Imaginar a agitação da sombras das folhas das árvores a animar o interior dos quartos e salas... Resguardava muito mais a casa face à rua também. E por aí fora...

Deixo aqui um exemplo que aconselho vivamente a visita, dum tal Souto de Moura em Matosinhos dos anos 90, em que o acesso aos quartos está logo ali junto ao átrio de entrada. Tendo que atravessar a casa toda para chegar à sala, ao jardim e à piscina. É um optimo exemplo de Arquitectura num lote longo e estreito. E como este há muitos outros exemplos, temos é que abrir a mente um bocadinho.
    Mais info e fotografias aqui:
    https://arquitecturaviva.com/obras/casas-con-patio
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      sm.PNG
    • TMQ
    • 6 setembro 2024

# 10

Colocado por: N Miguel Oliveira

Sim, basicamente era isso.
    Acho que a vivência duma casa, e sobretudo térrea, é que haja contacto com a terra, com o terreno.
    Caso contrário mantinha-me no apartamento.

Num terreno assim, acho pouco satisfatório que a única extensão franca do interior para o exterior seja a noroeste.
    Até porque de inverno pouca luz solar directa terá desde os janelões da fachada tardoz.

Mas mesmo esse lado em que o projecto podia esbater a relação entre interior e exterior, foi logo aparecer aquele badameco do anexo, mesmo em frente à cozinha. Havendo anexo, acho que é o pior sitio para o pôr. Percebo que se queira estar perto da cozinha... mas estorva (tapa a vista, condiciona a luz solar), e influencia todo o resto do logradouro...
    Achava melhor o anexo na parede oposta a sul... ou no fundo do terreno, marcando uma clara separação para com a casa... com a piscina como protagonista, a meio e a dominar o espaço. Esse anexo poderia inclusivé albergar um atelier e arrumos, um pequeno estudio, quarto de hospedes, etc... quem sabe... Como está, ficará com a piscina escancarada para a autoestrada que vem desde a rua, sem filtro para quem passa no passeio frente à casa... e com sombra na água por causa da sombra do muro ou vegetação a sul... Aquelas floreiras na frente do carro, a cortar a vista são uma solução frágil... para não dizer outra coisa.

Acho que é uma casa a pensar no carro. Apesar de nem garagem ter. Tanto m2 de terreno livre para "nada". Além de ficar mais caro pavimentar aquilo tudo.

Quando poderia abrir os quartos para esse lado, com um limoeiro a ver-se da cama... acordar com aquele aroma, aquela frescura... com uma cama de rede entre duas árvores... ou ter o filho a estudar no quarto, sempre com o relax que a natureza traria ao quarto... a WC do casal com janela sem problemas de privacidade... aliás, poderia ter todos os quartos sem ninguém a passar à frente exceptuando o jardineiro de vez enquando... Imaginar a agitação da sombras das folhas das árvores a animar o interior dos quartos e salas... Resguardava muito mais a casa face à rua também. E por aí fora...

Deixo aqui um exemplo que aconselho vivamente a visita, dum tal Souto de Moura em Matosinhos dos anos 90, em que o acesso aos quartos está logo ali junto ao átrio de entrada. Tendo que atravessar a casa toda para chegar à sala, ao jardim e à piscina. É um optimo exemplo de Arquitectura num lote longo e estreito. E como este há muitos outros exemplos, temos é que abrir a mente um bocadinho.
    Mais info e fotografias aqui:
    https://arquitecturaviva.com/obras/casas-con-patio
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
      sm.PNG

O anexo é impossivel ir pra aí, tem que haver um afastamento, que se não me engano são 5mts ao muro.
    A piscina ainda não tá decidida, os orçamentos são um abuso. Quem me puder arranjar contactos, agradeço.
    Sombreamento da piscina. o terreno ao lado anda mt abaixo do nosso, vamos falar com o vizinho para baixarmos os muros até ao máximo possivel, não se deve opor já que o terreno dele nada tem, e sendo ainda mais estreito que o meu, creio que nada terá, mas mesmo que venha a construir, tem sempre altura suficiente de muro. Plantas - é só bonecada, nunca ia meter lixo que cairía pra piscina, é só para se perceber que, não sendo o muro perpendicular, tem que se criar ali uma jogatana qualquer para disfarçar.
    Abdiquei de muita coisa, até a exposição solar, que não é a melhor pq no inverno as janelas a tardoz pouco sol terão, mas a localização. Ai a localização amigo... Melhor acesso à cidade, 3,5km do trabalho sem transito ou os mesmos até ao centro da cidade, a pé de 1m a 10mins: hipermercado, mini mercados, farmácia, creches, escola primaria, ctt; dentista, clinica, pastelarias, papelaria, restaurante e take away, bombas, mecanico, junta da freguesia e até igreja para os religiosos...
    Não vamos pra novos e ter tudo à mão de semear, sobrepôs-se ao resto. Podia ter comprado um terreno 20 x 50mt, nascente > poente, fazia algo de encontro ao que queriamos, sim fazia, mas a unica coisa a 5 mins a pé era um take away, um café e um mini mini mini mercado.
    Cedências/escolhas... é preciso ter estômago pra lidar com elas.

Colocado por: NalotilBoas, não é preferível dar o alvoramento da piscina ao empreiteiro geral da moradia?
    Já lá tem máquinas, equipamento e pessoal na obra. Deduzo que consiga fazer mais em conta.
    Abraço

Esse é o orçamento do empreiteiro geral. É caro... depende, já fui ver piscinas dele em varias fases, e realmente, podia bater um camião que não abria uma racha. Será preciso tanto? não sei, não sou entendido, mas por muita pena minha não tenho quase 50K pra dar por uma piscina.
  7.  # 11

Colocado por: TMQO anexo é impossivel ir pra aí, tem que haver um afastamento, que se não me engano são 5mts ao muro.

É jogar com as condicionantes. Acho que o anexo tal como tem desenhado mata a traseira da casa, estorva. Acho-o demasiado colado à casa.

Colocado por: TMQQuem me puder arranjar contactos, agradeço.
    Sombreamento da piscina. o terreno ao lado anda mt abaixo do nosso, vamos falar com o vizinho para baixarmos os muros até ao máximo possivel, não se deve opor já que o terreno dele nada tem, e sendo ainda mais estreito que o meu, creio que nada terá,

Apenas mais uma razão para virar a casa para lá, é o melhor quadrante a nivel de exposição solar... em vez de virar tanto para a rua.

Colocado por: TMQnão sendo o muro perpendicular, tem que se criar ali uma jogatana qualquer para disfarçar.

E? Tal como no seu projecto. Faz um entalhe, tornando a parte das salas menos profunda que a parte dos quartos. Ou seja, recua a parede da TV um tantito, 40cm? Onde está a complicação disso?

Colocado por: TMQAbdiquei de muita coisa, até a exposição solar, que não é a melhor pq no inverno as janelas a tardoz pouco sol terão,

Apararentemente sem razão nenhuma. Numa moradia de 3 lados, o lado que condicionado é o nordeste apenas. O resto pode ser trabalhado. Não precisava de ter desistido antes de ter começado.

Colocado por: TMQ, a pé de 1m a 10mins: hipermercado, mini mercados, farmácia, creches, escola primaria, ctt; dentista, clinica, pastelarias, papelaria, restaurante e take away, bombas, mecanico, junta da freguesia e até igreja para os religiosos...

Com maior razão, não entendo tanta preponderância do carro neste projecto. É o protagonista, quando nem grande falta parece fazer.

Colocado por: TMQNão vamos pra novos

Mais uma razão para usufruir duma moradia, do jardim, da hortita. O modo como tem planeado os exteriores transformou a sua casa num apartamento no rés-do-chão (sem vizinhos por cima). Pois a vivência do interior só se expande a noroeste, e mal (anexo estorva). Quando tem todo o lado sudoeste desaproveitado... e os quartos virados para a rua...
    Isto só se justifica se for adverso a ter jardim e preferir ter uma tijoleira frente aos quartos...

Colocado por: TMQCedências/escolhas... é preciso ter estômago pra lidar com elas.

Entendo, e acho que é precisamente onde se tem falhado um bocado. Desiste-se demasiado rápido das coisas, por razões relativamente fáceis de ultrapassar... em contra-ponto, algumas soluções são muito atabalhoadas, como a das floreiras a tapar a piscina ou o pátio interior da casa, sem nenhuma necessidade ...tudo por se foi espetar a sala de estar na fachada sem janelas, quando deveria ter aí eram WC, despensas, lavandarias, arrumos etc...

Respeito a ideia de não se querer entrar pela zona dos quartos. Mas acho que não passa dum preconceito que aqui condicionou a exposição solar. Eu por exemplo, acho mais estranho não ter a porta de entrada voltada para a rua, mas na lateral da casa. Isso sim, acho estranho pois faz parecer que os quartos estão fora do lote. Até o carro ficou mais dentro, mais protegido. Esperaria que os quartos usufruissem de maior sossego, sobretudo com o avançar da idade. Lá está, são ideias...
  8.  # 12

Realmente nao ha duas pessoas iguais. Depois de morar na provincia, a 5min a pe do centro da cidade, num suburbio, etc acabei por comprar terreno que nao fica perto a pe de nada e esta a 10km da cidade.
    O motivo e simples... ter a possibilidade de ir a pe a todo o lado e porreiro, mas regra geral pelo menos aqui implica ou um investimento substancialmente maior na casa, o que nao e possivel, ou entao comprometer substancialmente no tipo de casa e no conforto. Eu nao estava disponivel para comprometer portanto preferi ficar longe da cidade, mas ter possibilidade de fazer uma casa sem 'constrangimentos' varios.
    • TMQ
    • 6 setembro 2024 editado

# 13

Colocado por: N Miguel Oliveira

É jogar com as condicionantes. Acho que o anexo tal como tem desenhado mata a traseira da casa, estorva. Acho-o demasiado colado à casa.

Apenas mais uma razão para virar a casa para lá, é o melhor quadrante a nivel de exposição solar... em vez de virar tanto para a rua.

E? Tal como no seu projecto. Faz um entalhe, tornando a parte das salas menos profunda que a parte dos quartos. Ou seja, recua a parede da TV um tantito, 40cm? Onde está a complicação disso?

Apararentemente sem razão nenhuma. Numa moradia de 3 lados, o lado que condicionado é o nordeste apenas. O resto pode ser trabalhado. Não precisava de ter desistido antes de ter começado.

Com maior razão, não entendo tanta preponderância do carro neste projecto. É o protagonista, quando nem grande falta parece fazer.

Mais uma razão para usufruir duma moradia, do jardim, da hortita. O modo como tem planeado os exteriores transformou a sua casa num apartamento no rés-do-chão (sem vizinhos por cima). Pois a vivência do interior só se expande a noroeste, e mal (anexo estorva). Quando tem todo o lado sudoeste desaproveitado... e os quartos virados para a rua...
    Isto só se justifica se for adverso a ter jardim e preferir ter uma tijoleira frente aos quartos...

Entendo, e acho que é precisamente onde se tem falhado um bocado. Desiste-se demasiado rápido das coisas, por razões relativamente fáceis de ultrapassar... em contra-ponto, algumas soluções são muito atabalhoadas, como a das floreiras a tapar a piscina ou o pátio interior da casa, sem nenhuma necessidade ...tudo por se foi espetar a sala de estar na fachada sem janelas, quando deveria ter aí eram WC, despensas, lavandarias, arrumos etc...

Respeito a ideia de não se querer entrar pela zona dos quartos. Mas acho que não passa dum preconceito que aqui condicionou a exposição solar. Eu por exemplo, acho mais estranho não ter a porta de entrada voltada para a rua, mas na lateral da casa. Isso sim, acho estranho pois faz parecer que os quartos estão fora do lote. Até o carro ficou mais dentro, mais protegido. Esperaria que os quartos usufruissem de maior sossego, sobretudo com o avançar da idade. Lá está, são ideias...

A planta ainda está a ser trabalhada, daí ter vindo pedir opiniões. Fala como se já tivesse tudo fechado.
    Área social para trás, o anexo naquele local tem tudo a ver com a nossa vivência e privacidade ( não se preocupe que não vão ser só umas plantinhas a tapar a parte de trás, aliás, se conseguirmos colocar o portão de entrada que idealizamos, da estrada nao nos vêm ( até pq a estrada anda a uma cota mais baixa e o passeio ninguém o vai utilzar, tuga que se preze não dobra 4 metros pra dentro só pq tem passeio, segue pela estrada a fora e os carros que se desviem ).
    Quartos com sossego? De noite a rua é uma paz de alma, ainda bem que tenho um horário diurno, durmo de noite em paz. Movimento de dia, não tou em casa e pq raio ia estar no quarto mesmo que tivesse???!!! Pior era ao fim da tarde e ao fds querer tar na sala e ouvir a estrada logo ali ao lado.
    Horta - mato um pé de salsa pq acho que o sacana tá sempre com sede e vou-me por com hortas? Nem tempo, nem jeito e mt menos paciência. Qt menos manutenção, melhor.

Deixar o carro onde diz ia roubar ainda mais área à casa, lembre-se... máx 18mts de profundidade. Ha e tal... nao entras com a frente na área da casa, anexas essa pala... não dá homem, não pode tar nada anexado. Ora carro sujeito aos elementos 365 dias.

Há algumas condicionantes, não vai ficar perfeita eu sei, mas estamos a trabalhar na planta pra aproveitar o que temos e como vivemos.
    Espero pela nova revisão da planta a qualquer momento. Assim que a tiver publico para opinarem, cascarem e sugerirem à vontadinha!

Obrigado pelo atenção dispensada.
  9.  # 14

Colocado por: TMQFala como se já tivesse tudo fechado.

Comentamos o que "nos deu" para comentar.
    Sobre o resto, chama-se contexto, que não nos deu ao ínicio.
    Pensei que as linhas a tracejado sobre o carro fosse um coberto ou pérgola. Se não pode ter nada anexado, então não entendo como se protege o veículo dos elementos os tais 365 dias no seu projecto.

Apenas uma nota: quando às vezes se culpam os Arquitectos pelo mau resultado dum projecto, considerem que talvez a culpa não seja dele... Infelizmente há muitas visões limitadas, talvez por nunca terem experienciado um espaço com Arquitectura. Nada do que aqui li se prende com as condicionantes do terreno que não se possam contornar.

Boa sorte.
  10.  # 15

Miguel

acho que perante as condicionantes e dimensão do lote esta casa fica bem no seu retangulo de 7.60 x 18
    tambem acho que verde já tem á frente e atras, não é a passagem da entrada e o estacionamento do carro passar a verde que vai tornar a casa num oasis.
    quanto ao anexo tambem não acho que fique bem lá atras no muro posterior, perde o sentido de dar alguma continuidade funcional á casa e até proporciona como está ali, uma formação de um patio mais protegido (ventos?) entre a casa e o anexo.
    não acho que um carro na lateral neste caso seja assim um tão grande protagonismo ao mesmo.
    em termos de logradouro/anexo, eventualmente podia ser algo assim, centralizando um pouco mais a piscina e o anexo ter um corredor a norte permitindo o acesso ao espaço de "arrumo", lavandaria, e wc sem passar á frante da piscina e podendo aceder por ai a uma zona de estendal la atras no terreno discreta.
      TMQ-anexo.jpg
  11.  # 16

Colocado por: marco1em termos de logradouro

Até dói imaginar um espaço tão generoso atrás da casa, e depois virar os sofás para um pátiozinho de luz. É esse o meu ponto.

Tantas oportunidades desperdiçadas, em função dum carro, duma piscina e dum anexo que eventualmente nem se irão construir...

Condicionar a orientação solar de toda a casa em função de algo acessório e que poderá nem nunca existir... acho algo redutor.
  12.  # 17

Colocado por: marco1acho que perante as condicionantes e dimensão do lote esta casa fica bem no seu retangulo de 7.60 x 18

Parece-me que isso nunca esteve em causa.
  13.  # 18

Colocado por: TMQFala como se já tivesse tudo fechado.

Colocado por: TMQnão se preocupe que não vão ser só umas plantinhas a tapar a parte de trás

Colocado por: TMQMovimento de dia, não tou em casa e pq raio ia estar no quarto mesmo que tivesse???!!!

Colocado por: TMQDeixar o carro onde diz ia roubar ainda mais área à casa, lembre-se... máx 18mts de profundidade. Ha e tal... nao entras com a frente na área da casa, anexas essa pala... não dá homem, não pode tar nada anexado.

O TMQ tem 2 conceituados Arquitetos do fórum a tentar ajudá-lo, da melhor forma que conseguem, e responde como se estivesse irritado com a ajuda! Não se entende.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ecteixeira
  14.  # 19

Colocado por: Casa da HortaTMQ tem 2 conceituados Arquitetos do fórum a tentar ajudá-lo, da melhor forma que conseguem, e responde como se estivesse irritado com a ajuda! Não se entende.

Não estão a ir de encontro ao que o TMQ quer ouvir. Então vai encontrar de todas as razões para levar a sua a avante. Mesmo em prejuízo próprio. Afinal, que têm estes arquitectos a ganhar que ele faça melhor ? Sim, não se entende.

(Infelizmente isto é algo que acontece muito.
    E aqui ambos os arquitectos estão a fazer a benesse de consultoria sem custo. Agora imaginem se se estivesse a pagar.)
    Concordam com este comentário: diouf_matos, zedasilva, desofiapedro
  15.  # 20

tambem é o lado bom do FC, ou seja poder exercitar, ajudar, fazer pedagogia, etc...sem compromisso.
    Concordam com este comentário: zedasilva, joanamsequeira, Rui_Mendes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize

0.0275 seg. NEW