Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: marco1tambem é o lado bom do FC, ou seja poder exercitar, ajudar, fazer pedagogia, etc...sem compromisso.

Concordo, mas não deixa de ser desmotivador.
    Talvez por isso mesmo, hoje existam tão poucos que teimam em contribuir com alguma ajuda
    Concordam com este comentário: ecteixeira, jorgealves, desofiapedro, Rui_Mendes
  2.  # 2

Quem me dera que me tivessem ajudado como o estão a ajudar a si!é um processo de sonho este, mas também um processo do qual não percebemos grande coisa. Que sorte terem-lhe ajudado da forma como o fizeram.
    Concordam com este comentário: sousa80, TMQ
  3.  # 3

Já parece o tópico do DR com todo o respeito, está a ter muita ajuda aproveite.
    Não estou no entanto a dizer que não se está a esforçar mas por vezes não conseguirmos ter a visão geral do arquitecto
    Concordam com este comentário: TMQ
    • TMQ
    • 9 setembro 2024 editado

# 4

Colocado por: Casa da Horta

O TMQ tem 2 conceituados Arquitetos do fórum a tentar ajudá-lo, da melhor forma que conseguem, e responde como se estivesse irritado com a ajuda! Não se entende.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ecteixeira

E agradeço todos os inputs, mas não deixo de ter razão no que disse. O NMiguel Oliveira que não leve a peito, mas já tinha dado bastante informação nos vários posts. O Marco1 por ex, conseguiu pegar nessas, e até a do vento que nem referi ( é que Aveiro, além de Veneza portuguesa, é a Chicago tb ), e dar uma solução e opiniões bastante válidas. Tão válidas, que conseguiu que eu tirasse as palas dos olhos ao ponto de mudarmos algo na nossa vivência e optarmos por um open space. Vamos ter que nos adaptar, mas não havia outra forma, as condicionantes assim o obrigam.
    Agora, se queremos as áreas sociais maiores porque as filhas já sairam de casa, qual o objetivo em falar de filhos a estudar e prioritizar os quartos. Qual o objetivo em ter entrada principal pela frente, obrigando a diminuir as áreas sociais, qd já expliquei que estas são de maior importância. Quando refiro constantemente a imbecilidade que é o limite de 18mt de profundidade e depois vem-se questionar a pala lateral quando esta é legal. Qual o objectivo destas e outras observações desnecessárias? É uma questão de bom senso, pode-se brincar, pode-se dar opiniões, mas não se pode opinar só porque sim. E nunca esquecer que, do outro lado talvez estejam pessoas com vivências e gostos diferentes, não faz sentido forçarmos os nossos.

Colocado por: CMartin

Não estão a ir de encontro ao que o TMQ quer ouvir. Então vai encontrar de todas as razões para levar a sua a avante. Mesmo em prejuízo próprio. Afinal, que têm estes arquitectos a ganhar que ele faça melhor ? Sim, não se entende.

(Infelizmente isto é algo que acontece muito.
    E aqui ambos os arquitectos estão a fazer a benesse de consultoria sem custo. Agora imaginem se se estivesse a pagar.)
    Concordam com este comentário:diouf_matos,zedasilva,desofiapedro

Não me julgue de forma tão leviana. Pra se julgar é preciso conhecer todos os fatos, tais como o facto de eu já ter afirmado que a planta está a ser revista. Se está a ser revista, é sinal que ouvi/li qualquer coisa, não? Mais, até pedi pra aguardarem que ia publicar a mesma. Qual o objectivo em estar a discutir algo que desconhecemos?
  4.  # 5

Colocado por: TMQO NMiguel Oliveira que não leve a peito,

Ora essa, a casa é sua. Você saberá melhor que ninguém. Isto para nós é Sudoku, é entretenimento.

Surgem no entanto novas questões, se as filhas já saíram porque não faz um simples T1 ou T2? Mais tamanho sobra para as áreas comuns.

Quanto à pala, foi você que mencionou que não podia anexar nada à fachada. Se está legal, pronto, melhor. Mas porque disse que não poderia anexar então? Aliás, no desenho que fiz não havia nada anexado. Era um nicho na fachada.

Quanto à prioridade aos quartos, não percebo em que é que as suas salas ficaram piores, se estão do mesmo tamanho.

Acho que todo o sentido da casa era precisamente a de trazer alguma luz e vistas às salas (e aos quartos porque não? O facto de ter melhores condições nos quartos isso não torna pior as salas)... em vez de ter a sala de estar (eventualmente o espaço mais nobre), cuja única luz que entra é através dum pátiozito (esse parece que afinal já não rouba área à casa)... de luz.
    É isso que é dar prioridade às salas?

Sobre os quartos, hoje a casa é sua, amanhã é duma filha sua... que se possa estudar ou estar tranquilo na cama e no quarto é uma vantagem. Mas tou a ver que não... o ideal é olhar para a embaladeira e jantes do carro e gente a passar...

Quanto ao tamanho, eu de facto desenhei meio tosco, mas as medidas que tinha considerado era 18 x 7,5m que era aquilo que conseguia ver do seu desenho. Teria obviamente que ser trabalhado e afinado. Foi só para lhe mostrar outra perspectiva da coisa.

De resto, você faz como achar melhor. Nem poderia ser doutra forma. Não nos peça é para adivinhar o contexto da coisa como que se soubessemos.

O "cascar à vontadinha" foi afinal publicidade enganosa. :) Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Sarrapilheiro, Rui_Mendes, humarkx
    • TMQ
    • 10 setembro 2024 editado

# 6

Colocado por: N Miguel Oliveira

Ora essa, a casa é sua. Você saberá melhor que ninguém. Isto para nós é Sudoku, é entretenimento.

Surgem no entanto novas questões, se as filhas já saíram porque não faz um simples T1 ou T2? Mais tamanho sobra para as áreas comuns.

Quanto à pala, foi você que mencionou que não podia anexar nada à fachada. Se está legal, pronto, melhor. Mas porque disse que não poderia anexar então? Aliás, no desenho que fiz não havia nada anexado. Era um nicho na fachada.

Quanto à prioridade aos quartos, não percebo em que é que as suas salas ficaram piores, se estão do mesmo tamanho.

Acho que todo o sentido da casa era precisamente a de trazer alguma luz e vistas às salas (e aos quartos porque não? O facto de ter melhores condições nos quartos isso não torna pior as salas)... em vez de ter a sala de estar (eventualmente o espaço mais nobre), cuja única luz que entra é através dum pátiozito (esse parece que afinal já não rouba área à casa)... de luz.
    É isso que é dar prioridade às salas?

Sobre os quartos, hoje a casa é sua, amanhã é duma filha sua... que se possa estudar ou estar tranquilo na cama e no quarto é uma vantagem. Mas tou a ver que não... o ideal é olhar para a embaladeira e jantes do carro e gente a passar...

Quanto ao tamanho, eu de facto desenhei meio tosco, mas as medidas que tinha considerado era 18 x 7,5m que era aquilo que conseguia ver do seu desenho. Teria obviamente que ser trabalhado e afinado. Foi só para lhe mostrar outra perspectiva da coisa.

De resto, você faz como achar melhor. Nem poderia ser doutra forma. Não nos peça é para adivinhar o contexto da coisa como que se soubessemos.

O "cascar à vontadinha" foi afinal publicidade enganosa. :) Boa sorte.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Sarrapilheiro,Rui_Mendes,humarkx

O cascar à vontadinha serviu perfeitamente o propósito. Cascaram até eu perceber o que estava mal, o pátio interior é exemplo disso, já que foi anulado. Há outras alterações, vamos esperar pela planta pra cascarem mais um pouco.
    - "Anexar" - 18 metros de profundidade limite não é igual a largura. À largura posso anexar a pala e proteger o carro
    - "Vistas" - já as tenho, para trás que é para onde queremos viver. 1 qt é pra dormir, o outro é pra hospedes e o outro é para escritorio/ginásio. Não temos necessidade de vistas nessas divisões.
    - "T1 / T2"- tem razão quanto às áreas, mas se surge algum problema no futuro e precisamos de vender a casa, vendo-a mais facilmente e por um valor superior a T1 / T2, mesmo que os quartos sejam pequenos e tenham vista pra lajetas de betão.

Não me leve a mal, há coisas que pra si não fazem sentido tendo em conta a forma como você vive e idealiza o futuro, eu compreendo, já nós, somos diferentes.
  5.  # 7

Colocado por: TMQ- "Vistas" - já as tenho, para trás que é para onde queremos viver. 1 qt é pra dormir, o outro é pra hospedes e o outro é para escritorio/ginásio. Não temos necessidade de vistas nessas divisões.

Retirei apenas esta frase para enaltecer o esboço do marco1, uma vez que tem a wc geral mais próximo da zona social.
    • CJo
    • 10 setembro 2024

# 8

Só um à parte...gostar, gostar...gostava que o Marco1 ou o NMiguel Oliveira fizessem desses esboços para a minha futura casa, por este preço :D
  6.  # 9

onde vai ser a sua futura casa?
    • CJo
    • 10 setembro 2024 editado

# 10

Colocado por: marco1onde vai ser a sua futura casa?

Aqui :)
      1.jpg
  7.  # 11

conheço perfeitamente:)
    :) é na beira alta?
    parece ter uma boa orientação solar
    • CJo
    • 10 setembro 2024

# 12

Mais para norte um bocadinho...bastante ;)
    Dá para fazer uma casinha com espaço interior e exterior qb?
  8.  # 13

não conheço as condicionantes do pdm mas aparentemente dá perfeitamente e virada a sul com um tanque para banhos ficava uma maravilha.
  9.  # 14

Colocado por: TMQmas se surge algum problema no futuro e precisamos de vender a casa, vendo-a mais facilmente e por um valor superior a T1 / T2, mesmo que os quartos sejam pequenos e tenham vista pra lajetas de betão.

Não me leve a mal, há coisas que pra si não fazem sentido tendo em conta a forma como você vive e idealiza o futuro, eu compreendo, já nós, somos diferentes.

Precisamente pela eventualidade de vender, deveria ponderar o que significa "nós somos diferentes"... se isso fará mal à venda, se faz bem em manter a entrada na lateral, quartos voltados para a rua, e vivência de apartamento, em que o rei é o carro que domina dois dos três lados da casa, pela exposição solar que quer ter, anexo frente às janelas, etc...

Não entendo que relação tenho com o logradouro estando no sofá, sem luz a olhar para uma vitrine com plantas. O logradouro ficou nas costas e longe. Que relação é essa? Baseada na "forma em que vive e idealiza o futuro"? Ainda bem que decidiu mudar isso...

Em nada precisa de abdicar das suas salas voltadas para o logradouro, da vivência para com a piscina. Melhorar a exposição solar, melhorar os quartos, ter mais jardim e vegetação não significa estragar as salas. Antes pelo contrário.

Apenas lhe tentei mostrar outra perspectiva com base no que você escreveu. Não precisa de convencer-me de nada. Não lhe quero comprar a casa.
    Mas pronto, fico-me por aqui. Para uma próxima escrevo em português, que isto assim está complicado.

O essencial é que esteja ao seu agrado.
    • TMQ
    • 10 setembro 2024

# 15

Precisamente pela eventualidade de vender, deveria ponderar o que significa "nós somos diferentes"... se isso fará mal à venda, se faz bem em manter a entrada na lateral, quartos voltados para a rua, e vivência de apartamento, em que o rei é o carro que domina dois dos três lados da casa, pela exposição solar que quer ter, anexo frente às janelas, etc...

Não entendo que relação tenho com o logradouro estando no sofá, sem luz a olhar para uma vitrine com plantas. O logradouro ficou nas costas e longe. Que relação é essa? Baseada na "forma em que vive e idealiza o futuro"? Ainda bem que decidiu mudar isso...

Em nada precisa de abdicar das suas salas voltadas para o logradouro, da vivência para com a piscina. Melhorar a exposição solar, melhorar os quartos, ter mais jardim e vegetação não significa estragar as salas. Antes pelo contrário.

Apenas lhe tentei mostrar outra perspectiva com base no que você escreveu. Não precisa de convencer-me de nada. Não lhe quero comprar a casa.
    Mas pronto, fico-me por aqui. Para uma próxima escrevo em português, que isto assim está complicado.

O essencial é que esteja ao seu agrado.

Onde deixava o carro protegido dos elementos? Só posso fazer a pala na lateral, não tenho outra hipotese. Apesar de não concordar com a ideia de entrar pela área privada, mesmo que concordasse, aquela reentrancia é insuficiente para cobrir o carro todo, além de que rouba ainda mais área à casa. Não posso ter tudo, por mim tinha jardim á volta toda e a casa era isolada, mas não dá.
  10.  # 16

Colocado por: TMQmas não dá

Talvez.
    Faz a reentrancia maior.
    Faz uma pala ou pérgola que recolhe para dentro da reentrancia. (o argumento é o mesmo das portas que abrem para fora da area de implantação por exemplo).
    Compra um carro mais pequeno.
    Cobre com vegetação a traseira do carro, e com a reentrancia até à porta do conductor.
    Etc etc...

Afinal não tem tudo a pé?
    Para que quer o carro mesmo?
    • TMQ
    • 11 setembro 2024

# 17

Talvez.
    Faz a reentrancia maior.
    Faz uma pala ou pérgola que recolhe para dentro da reentrancia. (o argumento é o mesmo das portas que abrem para fora da area de implantação por exemplo).
    Compra um carro mais pequeno.
    Cobre com vegetação a traseira do carro, e com a reentrancia até à porta do conductor.
    Etc etc...

Afinal não tem tudo a pé?
    Para que quer o carro mesmo?

Não é má ideia, colocar uma pala retratil e motorizada, uma ou outra vez iria avariar, mas é uma boa ideia sim sr. Mas, voltamos a entrar pela área privada e isso tá fora de questão.
    Preciso do carro, pelo menos para ir para o trabalho.
    Compro um carro pequeno... para si pode servir, para nós não.
  11.  # 18

Colocado por: CJoSó um à parte...gostar, gostar...gostava que o Marco1 ou o NMiguel Oliveira fizessem desses esboços para a minha futura casa, por este preço :D

Marco1 faço minhas as palavras do CJo... ainda não tenho arquiteto para projeto em Sintra. Quer dar asas à imaginação num projeto T4 para um terreno de 1000m2 ?
    • TMQ
    • 11 setembro 2024

# 19

Como prometido, aqui vai a planta revista. A sugestão dos anexos por parte do Marco1, também é válida e agrada-me mais do que como está, mas se quiser meter a piscina, entre afastamentos minimos do anexo, cheira-me que vou ficar com pouco espaço pra circulação junto à piscina. É algo que ainda vou discutir com a Arqª, a ver se ainda consigo ir ao gabinete hoje.
      Captura de ecrã 2024-09-11 160537.jpg
      Captura de ecrã 2024-09-11 160347.jpg
  12.  # 20

assim de repente não compreendo porque o quarto 1 teve de ser mais comprido, ou seja está a retirar área á zona social sem necessidade pois esse quarto pode perefeitamente ter menos área.
    o carro tem que ir mais para a frente tal como na minha planta
    o espaço entre a bancada e a ilha basta 1.1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TMQ

0.0296 seg. NEW