Colocado por: marco1tambem é o lado bom do FC, ou seja poder exercitar, ajudar, fazer pedagogia, etc...sem compromisso.
Colocado por: Casa da Horta
O TMQ tem 2 conceituados Arquitetos do fórum a tentar ajudá-lo, da melhor forma que conseguem, e responde como se estivesse irritado com a ajuda! Não se entende.
Colocado por: CMartin
Não estão a ir de encontro ao que o TMQ quer ouvir. Então vai encontrar de todas as razões para levar a sua a avante. Mesmo em prejuízo próprio. Afinal, que têm estes arquitectos a ganhar que ele faça melhor ? Sim, não se entende.
(Infelizmente isto é algo que acontece muito.
E aqui ambos os arquitectos estão a fazer a benesse de consultoria sem custo. Agora imaginem se se estivesse a pagar.)
Colocado por: TMQO NMiguel Oliveira que não leve a peito,
Colocado por: N Miguel Oliveira
Ora essa, a casa é sua. Você saberá melhor que ninguém. Isto para nós é Sudoku, é entretenimento.
Surgem no entanto novas questões, se as filhas já saíram porque não faz um simples T1 ou T2? Mais tamanho sobra para as áreas comuns.
Quanto à pala, foi você que mencionou que não podia anexar nada à fachada. Se está legal, pronto, melhor. Mas porque disse que não poderia anexar então? Aliás, no desenho que fiz não havia nada anexado. Era um nicho na fachada.
Quanto à prioridade aos quartos, não percebo em que é que as suas salas ficaram piores, se estão do mesmo tamanho.
Acho que todo o sentido da casa era precisamente a de trazer alguma luz e vistas às salas (e aos quartos porque não? O facto de ter melhores condições nos quartos isso não torna pior as salas)... em vez de ter a sala de estar (eventualmente o espaço mais nobre), cuja única luz que entra é através dum pátiozito (esse parece que afinal já não rouba área à casa)... de luz.
É isso que é dar prioridade às salas?
Sobre os quartos, hoje a casa é sua, amanhã é duma filha sua... que se possa estudar ou estar tranquilo na cama e no quarto é uma vantagem. Mas tou a ver que não... o ideal é olhar para a embaladeira e jantes do carro e gente a passar...
Quanto ao tamanho, eu de facto desenhei meio tosco, mas as medidas que tinha considerado era 18 x 7,5m que era aquilo que conseguia ver do seu desenho. Teria obviamente que ser trabalhado e afinado. Foi só para lhe mostrar outra perspectiva da coisa.
De resto, você faz como achar melhor. Nem poderia ser doutra forma. Não nos peça é para adivinhar o contexto da coisa como que se soubessemos.
O "cascar à vontadinha" foi afinal publicidade enganosa. :) Boa sorte.
Colocado por: TMQ- "Vistas" - já as tenho, para trás que é para onde queremos viver. 1 qt é pra dormir, o outro é pra hospedes e o outro é para escritorio/ginásio. Não temos necessidade de vistas nessas divisões.
Colocado por: marco1onde vai ser a sua futura casa?
Colocado por: TMQmas se surge algum problema no futuro e precisamos de vender a casa, vendo-a mais facilmente e por um valor superior a T1 / T2, mesmo que os quartos sejam pequenos e tenham vista pra lajetas de betão.
Não me leve a mal, há coisas que pra si não fazem sentido tendo em conta a forma como você vive e idealiza o futuro, eu compreendo, já nós, somos diferentes.
Precisamente pela eventualidade de vender, deveria ponderar o que significa "nós somos diferentes"... se isso fará mal à venda, se faz bem em manter a entrada na lateral, quartos voltados para a rua, e vivência de apartamento, em que o rei é o carro que domina dois dos três lados da casa, pela exposição solar que quer ter, anexo frente às janelas, etc...
Não entendo que relação tenho com o logradouro estando no sofá, sem luz a olhar para uma vitrine com plantas. O logradouro ficou nas costas e longe. Que relação é essa? Baseada na "forma em que vive e idealiza o futuro"? Ainda bem que decidiu mudar isso...
Em nada precisa de abdicar das suas salas voltadas para o logradouro, da vivência para com a piscina. Melhorar a exposição solar, melhorar os quartos, ter mais jardim e vegetação não significa estragar as salas. Antes pelo contrário.
Apenas lhe tentei mostrar outra perspectiva com base no que você escreveu. Não precisa de convencer-me de nada. Não lhe quero comprar a casa.
Mas pronto, fico-me por aqui. Para uma próxima escrevo em português, que isto assim está complicado.
O essencial é que esteja ao seu agrado.
Colocado por: TMQmas não dá
Talvez.
Faz a reentrancia maior.
Faz uma pala ou pérgola que recolhe para dentro da reentrancia. (o argumento é o mesmo das portas que abrem para fora da area de implantação por exemplo).
Compra um carro mais pequeno.
Cobre com vegetação a traseira do carro, e com a reentrancia até à porta do conductor.
Etc etc...
Afinal não tem tudo a pé?
Para que quer o carro mesmo?
Colocado por: CJoSó um à parte...gostar, gostar...gostava que o Marco1 ou o NMiguel Oliveira fizessem desses esboços para a minha futura casa, por este preço :D