Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Estou a iniciar um projecto de empresa de construção e venho aqui expor as bases para recolher impressões e partilhar informações no âmbito de oferecer o melhor serviço possível.Pensei que para isso erra bom pedir opinião e criticas as mais diversas categorias de pessoas.

    Trata se de um conceito tipo chave na mão,disponibilizando uma informação completa de tecnologias e técnicas avançadas tendo em conta
    as possibilidades financeiras de cada um,calculando os custos antes de qualquer compromisso por parte do cliente.Neste momento torna se muito complicado construir uma casa em Portugal,o cliente deve saber no que esta a entrar antes de gastar dinheiro em projectos o sinais para terrenos sem saber se pode o não realizar a construção.

    Também acho importante que o cliente possa participar duma forma mais activa tanto no projecto como na construção,este tipo de fórum tem ajudado muito ao conhecimento,apesar dum cliente não ser sempre um profissional na construção,nada impede de perceber uma explicação técnica se for dada de forma simples de entender.De facto,hoje em dia muitos produtos são feitos para ser acessíveis a todos,a informática há 20 anos atrás era só para os engenheiros,hoje o meu filho de 12 anos e uma espada fina do computador....

    Para abrir discussão agradeço quem participar,podem ver o site em construção em http://www.captagenios.magix.net/website/

    Cumprimentos a todos,Mário Lopes

    PS:Peço desculpa por avanço pelo os erros de português no site,claro vão ser corrigidos,certo que tive tempo de mais no estrangeiro...lol
  2.  # 2

    Parece interessante.

    Em Portugal penso que a legislação não contempla auto-construção, mas haverá pessoas neste fórum que poderão informar melhor.

    Deixe-me ver se percebi:

    - São 2 estruturas de isolamento ligadas por ferro, que têm um espaço vazio que é preenchido por betão/cimento.
    - Estas são todas encaixadas (tipo macho/fêmea) parecendo um lego.

    Por curiosidade:
    1- A laje é semelhante à construção tradicional?
    2- Qual os revestimentos do isolamento? Para interior e exterior?
    3- Como são colocadas as tubagens e restantes instalações?

    Para já é o que me ocorre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariosba
  3.  # 3

    O site ficava com um ar mais sério se não tivesse erros ortográficos..

    Quanto à teoria da auto-construção é tudo muito bonito.. Mas se ler legislação relacionada, nomeadamente a Lei 60/2007 há a figura do coordenador de projecto, os projectistas para as várias especialidades, termos de responsabilidade,..... Para garantir que os projectos são feitos de acordo com a legislação [a vários níveis, desde cumprir com RGEU, com o 163/2006 (acessibilidades], até garantir que simplesmente a casa não vem abaixo [cálculo de estruturas] e que em caso de haver problemas possa haver responsabilização dos autores dos projectos.

    Quanto à analogia do seu filho ser uma espada com computadores... Uma coisa é 'brincar' com jogos, andar pela net, escrever no word ou fazer bonecos no paint, outra coisa é formatar o pc, instalar windows ou linux, montar/desmontar peças quando o pc tem problemas, etc etc..
    E uma coisa é 'brincar' e mesmo andar a montar e desmontar um pc que custa de uns 500 a 2000€, outra cois é andar a 'brincar' às casinhas, que custam uns bons milhares a mais e que é para muitos o investimento de uma vida....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariosba
  4.  # 4

    O Mk Pt diga lá também qual é a dificuldade de instalar windows e linuxs e companhia:), desmontar ai é preciso saber, mas softwares agora até arrancam sozinhos:)
    Eu acho muita piada ao conceito, agora se resulta cá ?tenho muitas dúvidas e depois já estou a ver os amigos do alheio , no dia a seguir já falta material para montar a casa, acontece aquela situação de quando era miúdo, ficava podre quando me compravam uma caixa de legos e no final topava que faltava uma peça
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariosba
  5.  # 5

    Ola Relopes,

    Obrigado pelo interesso,percebeu bem,os blocos isolantes são simplesmente uma cofragem perdida na primeira fase de construção fácil de utilizar,ligeira e adaptável a qualquer forma,na fase de acabamentos esta cofragem em vez de ser retirada será aproveitada para duplo isolamento e também vai servir de protecção para ao betão (pontes térmicas).

    1)A laje e um pouco diferente do tradicional,seja as tijoleiras são também em esferovite,espessura,0,22m 0.60m larg. e ate 12 m de comprido e leva o ferro das vigas para ser feito em conjunto com a laje,mais rápido e ligeiro.
    2)O revestimento interior pode ser gesso,pladur,pedra com cola adaptada e em certos casos uma rede plástica.
    No exterior,mesma técnica que no caso do capoto (etics) rede,massa e acabamento (só que neste caso as placas já estão
    coladas e bem)
    3)As tubagens podem ser colocadas dentro dos blocos antes do betão,outra forma será na espessura do esferovite(4.5 cm) c basta um ferro quente.


    Se quiser saber mais,será com gosto,cumprimentos Mário
  6.  # 6

    ao visitar o site, não fiquei a perceber o conceito, acho que devia ser mais directo e apontar mais o essencial.
  7.  # 7

    Ola Mk PT,

    Obrigado pelo comentario,concordo que os erros tem de ser corrigidos,como disse o site esta em fase de estudo,mas também faz parte das prioridades,tem toda a razão.

    No caso da auto construção,não e tudo muito bonito,tal como na construção e tal como na vida,temos de ter em conta certas coisas importantes para não ter problemas,por acaso tive a ler a lei 60/2007 que principalmente trata da parte estudo técnico e responsabilidades de uma obra,isso não se põe em causa,os arquitectos e os engenheiros tem um papel incontornavel e que por casos podiam ser mais presentes no decorrer das obras.

    Estamos a falar da aplicação de certos produtos e dependente das capacidades dos clientes,alguns podem participar,outros não,mas todos podem pelo menos podem dar opinião na escolha das técnicas utilizadas desde que tem toda a informação.
    Se os engenheiros fizerem os cálculos correctos e controlarem a boa execução, a casa feita em betão armado não deve ir a baixo,pelo menos a primeira que fiz em 1986 ainda esta de pé e boa de saúde.(e fui eu a fazer os cálculos!!!)

    Quanto a analogia do meu filho tem razão,utilizar um PC e uma coisa ,desmontar e,outra para ele como para mim e,se calhar para si também,a ideia era de dizer que projectar,calcular,executar certas tarefas e o papel de profissionais que estudaram para isso,aplicar,utilizar certos produtos pode ser acessível a muitas pessoas,todos não podem pagar 200 000 euros para construir uma casa.Por outro lado,diga ao meu pai que construiu casas durante 45 anos (todas ainda de pé)que ando a brincar com casinhas só por ele não ser engenheiro,era capas de levar um pouco a mal e com uma certa razão.Por minha parte já la vão um 25 anos de construção e brincar com a vida das pessoas não e e nunca foi o meu objectivo, pelo contrario,cada casa e um desafio pessoal,basta ser apoiado por parceiros em cada área e ter em conta o interesse de todos.

    Tudo e bom de ouvir para avançar e agradeço do seu interresse,cumprimentos, Mário
    •  
      alv
    • 8 março 2010

     # 8

    Vivam!
    Fora da minha guerra pessoal, mas a auto construção, infelizmente, não existe pura e simplesmente.
    Então e o licenciamento, alvará, seguros, directores de obra, coordenadores de segurança, fiscalização, livros de obra, fichas técnicas de habitação, licença de utilização, betão C25/30, no mínimo e certificado, etc, etc.
    Hoje, aquela casa feita ao fim de semana pelos parentes e amigos com betoneira e muita vontade que se fazia à vinte anos, já não se pode fazer. Ponto final. Não será assim?
    "Fassam" parte
  8.  # 9

    Ola LuisFigueiredo,

    Obrigado pelo comentário,o Windows 7 ainda e mais simples e o miúdo instala isso sozinho,que remédio,tenho mais que fazer,não se deve preocupar com falta de peças,também já fui miúdo e também já me faltou peças,por isso os blocos não vem em kit,e como as tábuas de cofragem,varias larguras,alturas modelos e muito stock.

    Quanto a se resulta ou não,espero bem que sim,noutros pais já resulta desde 1974...porque não em Portugal ?O petróleo esta carro...

    Quanto mais...cumprimentos, Mário
  9.  # 10

    Ola Fernando Gabriel,

    Obrigado pelo conselho,vamos tentar de ser mais claros.

    Cumprimentos, Mário
  10.  # 11

    Ola alv,

    Na parte arquitectura e engenharia tudo bem,esses técnicos são importantes,na parte da papelada, e pena que os técnicos passem tanto tempo em burocracia,mais que na arte deles,mas um dia quem sabe pode mudar para mais simples...Por enquanto estou a fazer parcerias com os técnicos para enquadrar as obras da forma mais legal e segura.

    Na parte da construção,sem ser como há 20 anos atrás,há algumas vertentes possíveis,para dar um exemplo em França,pais mais o menos moderno e civilizado,há 50 anos,muitos faziam casa ao fim de semana,depois chegou regras e mais regras,complicações que deu fim a essas praticas,e desde de há uns 25 anos,tornou se tudo de pouco em pouco mais simples,hoje em dia a auto construção e 4.5 % do mercado da construção e remodelação de casas particulares.E não há mais problemas em obras de auto construção,e um facto...

    O nosso objectivo e de tentar acompanhar,quem quer ser,mas também construimos de forma tradicional,o conceito e mais para reunir a informação máxima para tentar de simplificar o processo para o cliente,senão muitos tem de comprar apartamentos,mais simples...

    Se puder fazer mais,faço cumprimentos Mário
 
0.0160 seg. NEW