Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Queria pedir a vossa ajuda
    Um amigo contou-me que os vizinhos do lado estavam a remodelar um pequeno armazém / anexo com cerca de 100 m2, cuja cobertura é de placas de fibrocimento. Como são miúdos novos não faziam a mais pequena ideia do que era aquilo e vai de cortar as placas, em todo o perímetro do tal anexo com uma rebarbadora. A casa do meu amigo fica mesmo ao lado, a menos de 3 metros e as poeiras do corte das placas voaram todas para cima da casa dele. Ao que parece foram 5 horas sempre a cortar e o vento, que estava forte, sempre a ajudar a que elas voassem para tudo quanto é lado. O meu amigo, ao perceber o que estava a acontecer, mas ja no final do trabalho praticamente, saiu de casa e mandou-os parar imediatamente e explicou-lhes que aquilo era gravíssimo. Decidiram entre eles não chamar as autoridades, não comunicaram a ninguém o que se passou. Naquela zona existem outras casas a menos de 5 metros de distância do local. Eu disse que ele devia ter chamado a GNR pq se tratava de um problema grave de saúde pública mas ele não o fez com medo de vir a criar problemas com a vizinhança e também pq sabe q se o fizesse os miúdos iriam ter sérios problemas. O pior é que eles não tem forma de retirar as placas que cortaram dali para fora e estavam a pensar alugar uma carrinha de caixa aberta e leva-las para um vazadouro qualquer, (ou, isto sou eu a pensar...) abandoná-las aí num descampado qualquer. Esse meu amigo está perdido, n sabe o q ha-de fazer, por um lado n quer problemas, por outro acha q provavelmente o ar está de tal forma contaminado que pode vir a prejudicar a vida dele e da familia dele. Eu tb n sei como o ajudar, nem sequer sei o q se faz nestes casos. Na net so se fala na remoção e n ha registos, pelo menos eu n encontro nada, de casos em que o fibrocimento foi cortado sem qualquer tipo de protecção, como.se de azuleijo ou sei la, outra coisa qualquerse tratasse.. o que posso fazer pelo meu amigo? O que devia ele fazer?

Obrigado
    Marco
  2.  # 2

Colocado por: ML_OnlineO que devia ele fazer?
    Antes de mais nada tentar confirmar que essas placas de facto têm amianto. Nem todas as placas de fibrocimento tinham amianto.
    Concordam com este comentário: marize
    • size
    • 4 setembro 2024

# 3

Colocado por: ML_Online
    o que posso fazer pelo meu amigo? O que devia ele fazer?

Chamem as autoridades/proteção civil.
  3.  # 4

Colocado por: HAL_9000Antes de mais nada tentar confirmar que essas placas de facto têm amianto. Nem todas as placas de fibrocimento tinham amianto.

HAL,
    A construção deste edifício é de 1980, isso foi logo o q eu pensei, mas em 80 é quase garantido q tudo tinha amianto. Mas sim, por descargo de consciência devia fazer-se uma análise.

Obg!
  4.  # 5

Colocado por: size

Chamem as autoridades/proteção civil.

Eu concordo com isso, e já lhe disse para o fazer, mas vai dar raia
  5.  # 6

interessante
  6.  # 7

Colocado por: ML_OnlineO pior é que eles não tem forma de retirar as placas que cortaram dali para fora e estavam a pensar alugar uma carrinha de caixa aberta e leva-las para um vazadouro qualquer

Não levem o lixo tóxico para o terreno dos outros.

Antes de mais devem encharcar o material com água, literalmente regar isso com mangueira, para que as partículas finas se depositem no solo e não em cima das pessoas, carros, objectos etc. Este é um dos procedimentos quando se faz o desmantelamento disso nos edifícios.

Ligam para o município, explicam que tem material com amianto a esfarelar-se no terreno, e perguntam onde é que fica o centro de tratamento de resíduos ou vazadouro municipal.

Independentemente da "burrice" do seu colega ao cortar o amianto, os municípios tem responsabilidade de terem centros de tratamento de resíduos. Receberam fundos europeus para isso mesmo.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  7.  # 8

Colocado por: NostradamusIndependentemente da "burrice" do seu colega ao cortar o amianto, os municípios tem responsabilidade de terem centros de tratamento de resíduos. Receberam fundos europeus para isso mesmo.

Não é o meu colega, são os vizinhos dele. Coitado ele é que está a levar com este baralho todo.

Obrigado pelas sugestões.

Cumpts
    ML
  8.  # 9

Há várias empresas especializadas na remoção de amianto. Possivelmente saberão a melhor forma de lidar com a situação descrita.
  9.  # 10

Colocado por: Filipe21Há várias empresas especializadas na remoção de amianto. Possivelmente saberão a melhor forma de lidar com a situação descrita.

Pois há, e cobram bem por isso.
  10.  # 11

Além de cobrarem bem por isso, para os nossos lados não tinham vaga antes de espera de quase 6 meses.

Nós tivemos a sorte (??) de que um dos nossos vizinhos quis ficar com um telheiro tenebroso que tinhamos entre casas e ele mesmo veio desmanchá-lo e buscá-lo. A única placa que estalou (e ainda temos agarrada ao cimento) foi lavada com mangueira.

ML_Online, o seu amigo a menos que tenha telhados de vidro, deve fazer denuncia imediata. Se tiver telhados de vidro deve pôr na balança o que pesa mais.

Não é só o que respiraram, é o que voou para os jardins, para as hortas, etc..
    Concordam com este comentário: ML_Online

0.0198 seg. NEW