Iniciar sessão ou registar-se
    • JoaoD
    • 4 setembro 2024 editado

# 1

Boa tarde.

Tenho uma duvida quando ao meu projeto de construção.
    Seguem imagens no final para melhor compreensão.

No projeto surge na linha vermelha o muro de sustentação em betão armado.

No entanto o que reparei, é que grande parte da lateral da casa não terá muro pois o muro de sustentação da casa termina praticamente ao nivel do chão. (Apenas uma zona perto do anexo é que sai 92cm além da altura do chão)
    O arquiteto referiu que esse muro já tem dimensoes máximas e não se pode aumentar. Que a solução é meter rede.
    Isto faz algum sentido? Ter uma lateral da casa com 1.80m de altura de rede? sem nenhum muro de tijolo?

Estará ele a referir-se apenas ao muro de sustentação?
    É possivel colocar por cima um muro de vedação feito em tijolo/alvenaria de forma a ter nas laterais da casa 1.80m de altura?

A linha vermelha refere o muro de betão.
    A linha azul refere a linha do chão que terá umas escadas junto ao anexo e depois será sempre reto até ao fim do terreno.
    A linha verde seria o muro de VEDAÇÂO feito em tijolo com 1.80m de altura

Na camara encontrei um editorial de edificação que refere o seguinte:

"As vedações de propriedade nao confinantes com a via publica nao podem exceder os 2.4m de altura a contar da cota natural dos terrenos a que servem de vedação, salvo nos casos em que o muro separe terrenos com cotas diferentes, em que a altura será contada apartir da cota natural mais elevada, desde que se enquadrem no local e nao limite os direitos de terceiros nomeadamente de insolação e de vistas".

A minha casa será a primeira num lote de 4 e os terrenos laterais tem cotas diferentes pois o terreno é inclinado.

Peço desculpa se não me consegui expressar bem.
    Obrigado desde já
      muro2.png
      muro1.png
  1.  # 2

fale com ele novamente, pressupondo a a sua cota natural é aquela ali no limite então pode altear até 2.4 do terreno natural.
    parece-me que terá que ser um pouco abaixo dessa linha verde.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  2.  # 3

Colocado por: marco1fale com ele novamente, pressupondo a a sua cota natural é aquela ali no limite então pode altear até 2.4 do terreno natural.
    parece-me que terá que ser um pouco abaixo dessa linha verde.

Quando diz altear refere-se a construir muro? Ou colocar terra para nivelar o terreno?

O terreno será nivelado de forma a ficar em linha reta pela linha azul. A questão é os muros laterais.

A cota natural mais alta não é a do inicio do terreno?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjmartinho
  3.  # 4

Colocado por: JoaoDIsto faz algum sentido? Ter uma lateral da casa com 1.80m de altura de rede? sem nenhum muro de tijolo?

Pode fazer sentido perfeitamente, dependendo das regras aplicáveis. Já leu esse documento da sua câmara, mas terá de confirmar bem essa questão, se é aplicável ao seu caso, até porque refere vedações e não muros de alvenaria...

Colocado por: JoaoDÉ possivel colocar por cima um muro de vedação feito em tijolo/alvenaria de forma a ter nas laterais da casa 1.80m de altura?

Mais uma vez, terá que confirmar com a sua câmara. Presumivelmente o seu arquitecto deverá estar a aplicar as normas exigidas.

O mais habitual que tenho observado e que é o meu caso (se não me falha a memória), o limite máximo em altura será 1,10m para a via pública medido do lado de fora, e 1,50m para lotes adjacentes. Eu também pretendia um pouco mais de privacidade, e a solução passa por acrescentar o resto em vedação, no meu caso posso colocar chapa que ainda não estão a implicar muito, se não seria outra alternativa.
  4.  # 5

Colocado por: Ruikode
    Pode fazer sentido perfeitamente, dependendo das regras aplicáveis. Já leu esse documento da sua câmara, mas terá de confirmar bem essa questão, se é aplicável ao seu caso, até porque refere vedações e não muros de alvenaria...

Mais uma vez, terá que confirmar com a sua câmara. Presumivelmente o seu arquitecto deverá estar a aplicar as normas exigidas.

O mais habitual que tenho observado e que é o meu caso (se não me falha a memória), o limite máximo em altura será 1,10m para a via pública medido do lado de fora, e 1,50m para lotes adjacentes. Eu também pretendia um pouco mais de privacidade, e a solução passa por acrescentar o resto em vedação, no meu caso posso colocar chapa que ainda não estão a implicar muito, se não seria outra alternativa.

No ponto que citei da camara diz literalmente a palavra MURO. Dai assumir que seja muro e não rede. Mas a questão é que há zonas literalmente abertas sem qualquer tipo de muro nem de 5cm. Isso não faz qualquer sentido. Já nem digo 1.80m mas pelo menos 1m ou 1.40m deveria ter, e o resto colocaria gradeamento
  5.  # 6

se a altura máxima do muro de vedação é 2.40m, face a cota do terreno natural, dá mais ou menos a linha amarela que desenhei.. Ou seja, já tem muros em incumprimento no projecto.
      muro12.png
  6.  # 7

Deve observar a altura minima de 1.50m de muros, vedação, qq coisa... (que garanta a privacidade entre lotes), desde a superfície interior da cota do seu terreno, sobre o lote do vizinho.
    Se o muro ou vedação não pode subir mais, no limite do lote. terá de recuar e ter uma segunda linha de muro/ vedação que garanta a privacidade. Entre ambas as linhas, plante uma sebe.
  7.  # 8

Colocado por: Pedro Barradasse a altura máxima do muro de vedação é 2.40m, face a cota do terreno natural, dá mais ou menos a linha amarela que desenhei.. Ou seja, já tem muros em incumprimento no projecto.
      muro12.png

O projeto já foi aprovado por isso não terá muros em incumprimento. No entanto no artigo que referi da camara fala do ponto natural mais elevado, que será logo no início da casa à altura da rua, ou estarei a ver mal?
  8.  # 9

Colocado por: Pedro BarradasDeve observar a altura minima de 1.50m de muros, vedação, qq coisa... (que garanta a privacidade entre lotes), desde a superfície interior da cota do seu terreno, sobre o lote do vizinho.
    Se o muro ou vedação não pode subir mais, no limite do lote. terá de recuar e ter uma segunda linha de muro/ vedação que garanta a privacidade. Entre ambas as linhas, plante uma sebe.

Certo. Então se entendi bem é possível construir mais um bocado de muro em cima do de sustentação de forma a garantir esses 1.50m?
  9.  # 10

Colocado por: JoaoDNo entanto no artigo que referi da camara fala do ponto natural mais elevado, que será logo no início da casa à altura da rua, ou estarei a ver mal?

eu não vejo as coisas assim.
    Mas estando aprovado... siga!
    PS: Não mexa mais. depois com os vizinhos vê o que se faz. Para já meta uma vedação! para garantir os tais 1.50m, desde o piso do seu terreno.
  10.  # 11

Colocado por: JoaoDEntão se entendi bem é possível construir mais um bocado de muro em cima do de sustentação de forma a garantir esses 1.50m?

Não.
  11.  # 12

Colocado por: Pedro Barradas
    Não.

Está-me a fazer confusão e não consigo entender o porquê de ter uma casa que não vai ter muros laterais apartir do meu solo. Basicamente é uma casa aberta nas laterais em que os meus animais podem simplesmente "cair" e qualquer um pode simplesmente entrar na casa pela lateral.
    Não vejo o que possa construir de vedação de altura suficiente para simular um muro que tape as laterais por completo
  12.  # 13

a questão está no projeto, as pessoas não podem terraplanar de forma excessiva em relação ao terreno natural e depois gerar muros para os confinantes de alturas excessivas, dai existirem essas condicionantes.
    o seu arquiteto terá que dar a volta a isso pois embora esteja o projeto aprovado não me parece muito legal não ter proteção nas extremas, não sei talvez uma vedações em metal ou um gradeamento mais ligeiro com arbustos,....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 14

pois foi o que foi dito acima, você alteia em excesso e os vizinhos ficam num buraco. O escalonamento da casa devia acompanhar mais a linha natural do terreno evitando escavações e aterros em excesso
  14.  # 15

Os terrenos laterais principalmente o da direita terá cotas semelhantes pelo que a casa será +- à altura da minha. E com isto qualquer um pode entrar e sair na casa do lado
    •  
      marco1
    • 4 setembro 2024 editado

# 16

isso só vendo o projeto do vizinho, á partida não existe lá nada.
    é um assunto que terá que ser resolvido depois entre vizinhos ou quando a outra casa estiver construida.
    e não se preocupe pois muros de vedação laterais não estão sujeitos a controle previo ( licenciamento) e será então nessa altura que se terá respeitar as alturas regulamentares entre vizinhos mas já com a cota definida de pavimento dos dois lados.
    acho estranho o seu arquiteto não o estar a esclarecer e dar resposta a estas questões importantes.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 17

Colocado por: marco1isso só vendo o projeto do vizinho, á partida não existe lá nada.
    é um assunto que terá que ser resolvido depois entre vizinhos ou quando a outra casa estiver construida.
    e não se preocupe pois muros de vedação laterais não estão sujeitos a controle previo ( licenciamento) e será então nessa altura que se terá respeitar as alturas regulamentares entre vizinhos mas já com a cota definida de pavimento dos dois lados.
    acho estranho o seu arquiteto não o estar a esclarecer e dar resposta a estas questões importantes.

Quando se refere a muros de vedação refere-se a muro de tijolo?
    E a questão de não estar sujeito a controlo prévio? Significa que é possivel acrescentar alguma altura aquando a construção?

Não entendi o que quis dizer
  16.  # 18

Sim, depois do vizinho ter a casa concluida podem altear tendo em conta a cota de pavimento de cada um, ate à altura permitida pelo regulamento camarario que até pode ser 2 ou os tais 2.4 desde a cota de pavimento , essa obra depois é que é isenta de licenciamento
  17.  # 19

Colocado por: marco1Sim, depois do vizinho ter a casa concluida podem altear tendo em conta a cota de pavimento de cada um, ate à altura permitida pelo regulamento camarario que até pode ser 2 ou os tais 2.4 desde a cota de pavimento , essa obra depois é que é isenta de licenciamento

Certo. No entanto aqui a questão é que provavelmente serei o primeiro a construir e duvido que tão cedo tenha vizinho até porque os terrenos estão à venda e irá demorar talvez anos até ter vizinhos. Se levantar um bocado de muro em tijolo de 1m ou 1.40m será fiscalizado em obra? Ou sendo muro de vedação estará isento de licenciamento?
  18.  # 20

A fiscalização agora é sucessiva penso que durante 10 anos, portanto na autoestrada até pode andar a 140 mas está sempre sujeito, fale com o seu arquiteto, é a pessoa com melhor conhecimento de todo o contexto para o poder orientar na situação específica di seu caso

0.0194 seg. NEW