Vivo numa moradia com 60 anos. Embora as placas do rés do chão e do primeiro andar sejam em cimento, o tecto do primeiro andar (que corresponde ao chão do sótão) é em tabique. Isso significa que tenho frequentemente de picar o tecto para tapar fissuras que estão permanentemente a aparecer. O conselho que mais vezes me têm dado é aplicar tectos falsos. Acontece que essa me parece ser uma falsa solução, uma vez que o tecto falso não me resolve o problema, apenas o esconde. O tabique continuará a desfazer-se sem que eu o perceba. Além disso, com o passar do tempo, no caso de entrar água pelo telhado, facilmente se inflitrará no pladur. Há solução para este problema ou devo resignar-me a continuar a arranjar o tecto de quando em vez?
maria amorim, O seu tecto deve ser em estafe e não em tabique, mas isto pouco importa.
Se ele estala com frequência é porque a madeira que está por cima e que lhe serve de estrutura não pára de mexer, o que pode ser um mau sinal.
O sótão é visitável ? O que é que lá existe ?
Consegue VER o estado em que estão as vigas em madeira que servem de estrutura a esse tecto em estafe (sobretudo nas ligações às paredes exteriores, que ficam mesmo por baixo das caleiras ou beirados do telhado)?
Luís (pelas minhas perguntas, suponho que já percebeu do que estou a suspeitar)
O sótão é visitável, mas não habitável. Não tem pé-direito alto. Pedi há uns tempos uma vistoria ao telhado: algumas vigas que sustentam o telhado estão fissuradas (terão de levar uma cinta metálica), uma está comida pelo bicho (terá de ser substituída este Verão) e outra começa a estar. Não foi possível ver as vigas que sustentam o estafe porque está tudo coberto por uma tela de isolamento térmico. Em todo o caso disseram-me que o tecto vai estalar sempre devido às mudanças de temperatura, que fazem com que a madeira "inche" ou "desinche". Calculo que o melhor será arranacar a tela e ver o que se passa por baixo. E tremo só de suspeitar o que o Luís estará a suspeitar...
Temia isso mesmo (devia tê-lo escrito!): Vigas fissuradas e bicho da madeira...
Quanto a mim não é nada normal a madeira mexer tanto que tenha de passar a vida a reparar o gesso do tecto. Acho estranho que se deva ao incha-desincha da madeira (sobretudo se a madeira já tiver 60 anos).
Essa "tela" de que fala é uma coisa que parece uma manta em papel de alumínio com uma espuminha por dentro?
A tela é de alumínio com bolhinhas de ar por dentro (marca Boltherm). As vigas do telhado parecem-me relativamente fáceis de substituir (eu disse "relativamente"); já as do estafe, não sei se assim será.
Isto é uma opinião pessoal: Quanto a mim, essa tela isola (termicamente) muito pouco. Os vendedores passaram a ideia que esse isolamento é tão bom como uma placa de roofmate de 3 ou 4 cm, mas tenho muitas dúvidas. E, quanto a mim, um bom isolamento térmico é com 7 ou 8 cm de "roofmate" (ou duas placas de 4cm).
Recapitulando: 1. o FUNDAMENTAL é o telhado não meter água. Substitua TODAS as vigas que estiverem em risco (estaladas e/ou com bicho) e aplique um produto de tratamento e preservação das madeiras. Como vai ter de substituir vigas (e, seguramente, ripas), terá de levantar as telhas. APROVEITE para colocar SUB-TELHA ("onduline") sob as telhas.
2. Se o sotão não for acessível, coloque o isolamento térmico ("roofmate") sobre o "chão" do sotão. Se for acessível, coloque-o debaixo do "onduline" (ou mesmo por baixo das vigas).
3. O estafe (placas de gesso) poderá estar a estalar porque as vigas mexem, e porque está preso à madeira com arames que se vão deteriorando. Esse movimento das vigas e a deterioraçao dos arames poderá ser provocado por pequenas infiltrações de água - por isso é que se tem de assegurar primeiro a impermeabilzação do telhado. Remova o estafe que está a estalar e coloque um tecto falso em gesso cartonado ("pladur"). O gesso cartonado fica, em parte, preso às vigas do tecto, mas também às paredes laterais.
4. Se, ainda assim, tiver medo de infiltrações, escolha o gesso cartonado hidrófugo (que resiste melhor a humidades).
Muito obrigada. Fico já com uma ideia bastante melhor do que devo fazer. Colocar onduline já parece-me ser o mais acertado. Quanto ao isolamento térmico vou manter por enquanto o que tenho. Quando me decidi pelo Boltherm, comparei as fichas técnicas de três produtos: Roofmate, isobubble e boltherm. No que respeita à condutividade térmica, o Boltherm era muito mais baixo que os outros. E tinha a vantagem de ser muito mais fácil de aplicar. À partida, acredito que o que dizem na ficha técnica corresponderá à verdade, mas, claro, não tenho roofmate para fazer a comparação. E neste momento estou menos preocupada com o isolamento térmico do que com levar uma viga do telhado na cabeça (salvo seja!). Mais uma vez obrigada pelo seu comentário.