Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde,

Estou a ponderar comprar um apartamento (no Porto) que fica no último andar de um prédio, virado a sul. O apartamento só tem uma frente (a sul), com janelas na sala, cozinha e quartos (ver foto - https://acesse.one/0h8CV ).

Das duas vezes que visitei a casa achei que era muito quente e abafada (e o tempo nem estava assim tão quente).

Verifiquei que as janelas são de caixilharia e vidro simples e do que consegui perceber o prédio (de 1994) substituiu há poucos anos a cobertura por uma nova que creio ser cobertura sandwich (ver foto - https://l1nk.dev/sCSiH ).

A minha questão é será que mudando as janelas para vidro duplo, ou apostar em janelas duplas e tendo ventoinhas de tecto para ajudar a circular o ar - melhoro suficientemente o problema da temperatura no apartamento? Ou o problema pode ser do telhado e será muito mais dificil de resolver?

Não vi nenhum aparelho de ar condicionado no prédio, creio que é por uma questão de proibição de alterar a fachada. E como a casa não tem varanda, acho que a solução não pode passar por aí.

Devo recolher mais informação sobre o apartamento e construção antes de tomar uma decisão? Se sim, qual?

Eu sei que os últimos andares são sempre de evitar... mas com o preço a que as casas estão, só me aparecem R/C ou últimos andares :/

Agradeço a vossa ajuda e comentários!
  2.  # 2

Existem técnicos e empresas que fazem esse tipo de aconselhamento/ diagnóstico.

Também é importante ter acesso ao Certificado energético e ler as recomendações do mesmos acerca da melhoria energética.

PS:
    Normalmente esse tipo de situações é, primeiramente, devido a falta de isolamento térmico na cobertura. Assim, no seu caso, poder ter de pensar no investimento de aplicar isolamento térmico sobre a sua fração. Por exemplo. teto falso em todas as divisões e intercalar um isolante térmico - Manta de la mineral com pelo menos 100mm de espessura.

A substituição de caixilhos e até o isolamento de caixas de estores, será outra das preocupações. Assim como garantir a ventilação dos compartimentos, seja através de ventiladores autorreguláveis, seja através de VMC simples ou não.

As melhorias descritas permitem melhorar a habitação tanto para condição de inverno, como de verão.

Boa sorte na demanda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: saf2024
  3.  # 3

Já vivi várias vezes em últimos andares com mau isolamento e janelas simples - aliás estou neste momento a viver num. Não é assim tão dramático se fizer um esforço a gerir estores/portadas/janelas. A malta faz muita fita mas em última análise o nosso clima é temperado e as fracções superiores têm quase sempre boa ventilação. Se tiver o orçamento disponível para trocar janelas etc, ainda melhor.
    Concordam com este comentário: marize
  4.  # 4

O problema não é ser o último andar, o problema é estar totalmente virado a sul.

Vivi vários anos num último andar, era quentinho no verão e fresquinho no inverno.

Virado a sul e poente, concelho de Sintra.
  5.  # 5

Colocado por: Varejoteo problema é estar totalmente virado a sul.

Também. e se não houver gestão do controlo solar ainda pior.
    No inverno, deve ser mais confortável.
  6.  # 6

Colocado por: Pedro Barradas
    Também. e se não houver gestão do controlo solar ainda pior.
    No inverno, deve ser mais confortável.

Não há bela sem senão, apesar de no inverno com sol, aquecer um pouco, na realidade a casa era gelada.

No pisos por baixo, as casas era menos frias no inverno e menos quentes no verão.

Durante a noite no inverno era mais ou menos isto.
      tumblr_e19cf5d9d790ada255f57fc3ac51f968_0101317d_500.gif
  7.  # 7

Por isso é importante controlar as perdas térmicas e os ganhos solares.
  8.  # 8

Colocado por: Varejote

Não há bela sem senão, apesar de no inverno com sol, aquecer um pouco, na realidade a casa era gelada.

No pisos por baixo, as casas era menos frias no inverno e menos quentes no verão.

Durante a noite no inverno era mais ou menos isto.
      tumblr_e19cf5d9d790ada255f57fc3ac51f968_0101317d_500.gif

A construção era de 1995, habitei de 2000 a 2012, fora o controlo através dos estores e janelas, não havia muito mais a fazer, e certamente não ia pagar do meu bolso eventuais melhoramentos na cobertura.

Ainda agora num edifício comercial fração única, construção 2023/2024 com vidro duplos laminados por dentro e fora, guardian sun, cobertura com TPO e toda a vanguarda, naturalmente sem controlo solar, só com blackout's nos vidros a sul.

Desligam o AC passa a ser um forno.
  9.  # 9

Obrigada a todos pelos comentários!

Entretanto consegui receber as características da cobertura é tipo sandwich com espuma rígida de poliuretano de 40 mm e uma transmissão térmica (U) de 0,52 W/m²K (foi instalada em 2020).

Se calhar daí a sensação térmica variar mais, do que fui pesquisando podia/devia ter mais espessura de isolamento.

O condomínio também me informou que seria possível a instalação de Ar Condicionado desde que assine um termo de responsabilidade por futuras infiltrações. Isto é um procedimento normal?

Alguém tem considerações a fazer sobre esta cobertura em especifico?

Acho que vou arriscar. Espero não ficar com uma sauna no verão e um glaciar no inverno! :|
    Concordam com este comentário: Varejote
  10.  # 10

Naqueles prédios novos envidraçados ao lado do estádio do Benfica (onde os pais vão levar e buscar os filhos aos treinos) ouvi dizer que já vários vidros se estilhaçaram devido às variações térmicas.
    Construção de luxo...
  11.  # 11

Colocado por: saf2024O condomínio também me informou que seria possível a instalação de Ar Condicionado desde que assine um termo de responsabilidade por futuras infiltrações. Isto é um procedimento normal?
    🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩

0.0133 seg. NEW