Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos

Estive numa casa-de-banho com um lavatório e paredes feitas (ou revestidas?) de um material de que gostei. Pela temperatura ao toque, penso que não é pedra, mas sou o primeiro a reconhecer a minha total ignorância nestas questões.

Alguém me pode identificar o que isto é ou como obter este efeito?

Desde já obrigado.
      20240909_005353.jpg
      20240909_005419.jpg
      20240909_005341.jpg
    • fds12
    • 9 setembro 2024 editado

# 2

Caso possa ser útil, aqui ficam grandes planos de dois pequenos orifícios que são visíveis na parede e no lavatório (respectivamente).
      20240909_132448.jpg
      20240908_135956.jpg
  2.  # 3

Parece-me micro cimento.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  3.  # 4

Eu gosto.
    Mas o lavatório está craquelé.
    E as paredes a despedaçar-se.
  4.  # 5

Moleanos?
    (Eu sei que não é...)
    Mas hoje há oferta até de bases de chuveiro em pedra verdadeira.
    Muito interessante.
    • fds12

# 6

Obrigado, Pedro. É possível o microcimento ter esta cor e irregularidades que se confundem com a pedra?
  5.  # 7

Isso não é porcelanato?
    • Soliva

# 8

Parece-me mármore .. e bem gasto .
    Tipo isto :
    https://www.vidaxl.pt/e/vidaxl-lavatorio-45x30x12-cm-marmore-creme-brilhante/8718475617136.html?gad_source=1&gbraid=0AAAAADRAanV8I8wUYUkAPAOOtmiv9nYra&gclid=CjwKCAjwufq2BhAmEiwAnZqw8n_DKW5QkMsVryiLytUEGbVsusREly3MGobrCOEXY_e1EcYbKX1K4RoC5HsQAvD_BwE

Não vou mentir … adoro isso com os seus “buracos” e tudo .
    Limpo e um pouco polido ( para não lhe tirar a personalidade ) ficaria um espectáculo,mas não nessa casa de banho 😉
  6.  # 9

Parece revestimento continuo italiano, Pastellone.
  7.  # 10

Pode ter o lavatório pode ter uma base moldada de cimento e depois see recoberto com uma resina à cor desejada.

Aparecem muitos vídeos do Brasil a explicar como se faz.

O resultado depende depois da mestria do executante amador.

Exemplo:

https://m.youtube.com/watch?si=9KW-DgeIsxN-GK5F&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fwww.google.com%2Fsearch%3Fclient%3Dms-android-oppo%26sca_esv%3Da1d34cc28202081d%26sca_upv%3D1%26q%3DComo%2Bfazer%2Bbancada%2Bde%2Bcimento%2Bqueimado&source_ve_path=MTY0OTksMjg2NjQsMTY0NTA2&v=hZhWTJRNMwA&feature=youtu.be
  8.  # 11

Há um material muito utilizado no revestimento de casas antigas talvez dos anos 50/60 que parece em alguns casos incluir vidros de várias cores e areia de grão grosso.

O chão de alguns Centros Comerciais Modernos tem esta "amálgama", mas polida, fazendo muitos desenhos.

Acho que o CC Colombo tem.

Eu tenho uma banheira na casa da aldeia,que tem uns 100 anos, nesse material. Julgo que terá sido construída e moldada no local.
  9.  # 12

Colocado por: PalhavaHá um material muito utilizado no revestimento de casas antigas talvez dos anos 50/60 que parece em alguns casos incluir vidros de várias cores e areia de grão grosso.

O chão de alguns Centros Comerciais Modernos tem esta "amálgama", mas polida, fazendo muitos desenhos.

Acho que o CC Colombo tem.

Eu tenho uma banheira na casa da aldeia,que tem uns 100 anos, nesse material. Julgo que terá sido construída e moldada no local.

Marmorite? É o que tem em muitos pisos de centro comercial.
    Mas não me parece que seja isto. Diria que é uma mármore já muito desgastada e com absorção de muita coisa ao longo do tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  10.  # 13

Colocado por: luisfsDiria que é uma mármore já muito desgastada e com absorção de muita coisa ao longo do tempo.

Não é pedra natural. Acha que marmore faz "craquelè"!?

Aquilo é feito em alvenaria e recoberto com microcimento e/ou resina de acabamento.
  11.  # 14

Colocado por: Pedro BarradasAcha que marmore faz "craquelè"!?

Para mim é o pormenor que diz que é uma mistura qualquer com cimento
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 15

Nem é necessário ir ao pormenor. Vê-se bem que o lavatório é uma peça construida e moldado no local.
    O marmore, ou qualquer pedra natural não tem aquele aspeto... Nunca na vida ;)
  13.  # 16

Colocado por: Pedro BarradasNão é pedra natural. Acha que marmore faz "craquelè"!?

Exato. Será um revestimento em forma de reboco contínuo, que poderá ser feita com alguma mistura de cimento / microcimento, mas eu continuo a apostar que é um produto à base de cal. O aspeto e o brilho tem todo o aspeto de cal polida.

Algo entre o Pastellone e Cocciopesto, que são barrados em cima dos suportes fazendo a vez do reboco convencional. É tradicionalmente aplicado em casas de banho e permite superfície contínua entre chão e paredes, aplicado à colher, alisado e polido á mão centímetro a centímetro (originalmente com uma pedra), compactando e selando a cal tornando-a impermeável. Fica com o mesmo aspeto "manchado", e o craquelado com o passar do tempo.
    https://www.archiexpo.com/pt/prod/odilon/product-143298-1578589.html

https://www.archiexpo.com/pt/prod/odilon/product-143298-1578592.html

Também não me parece que seja resina (epóxi ou outra).

Colocado por: PalhavaHá um material muito utilizado no revestimento de casas antigas talvez dos anos 50/60 que parece em alguns casos incluir vidros de várias cores e areia de grão grosso.

Isso também deriva de outra técnica italiana, o Terrazzo.
    https://terrazzo.pt/terrazzo-organic.php
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  14.  # 17

Colocado por: Pedro Barradas
    Não é pedra natural. Acha que marmore faz "craquelè"!?

Aquilo é feito em alvenaria e recoberto com microcimento e/ou resina de acabamento.

Sim, tem razão. Não vi com muita atenção. E na imagem que mostra uma "falha" (suponho) dá ideia de ter uma massa muito clara a pouca profundidade, por isso, como o Ruikode falou, se calhar algo à base de uma cal.
  15.  # 18

há cimento branco...

Outra hipotese é ter sido utilizada a técnica de tadelakt, e nesse caso sim podemos ter cal e/ou gesso e pigmentos, devidamente protegido através de sabão preto.
  16.  # 19

parece algo ceramico esmaltado cozido em forno.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  17.  # 20

Sejamos francos.
    É "bonito" mas não é de material de qualidade seja qual for.
    Posto isto...
    Que materiais ou linhas os floristas sugerem para construir um WC com esta aparência, mas com qualidade: não ganhe fissuras nem esfarele?

0.0201 seg. NEW