Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Quero fazer uma renovação de uma moradia térrea com 80m^2 com cerca de 60 anos, é bastante fria e húmida.

Em termos gerais esta renovação passa por deixar apenas as paredes exteriores e algumas interiores (alvenaria em tijolo de 7), usar pladur nas paredes e teto que têm contacto com o exterior, e substituir janelas em PVC (pelo li seriam as mais eficientes e baratas), e colocar 8 painéis solares elétricos monofásicos e a minha maior duvida é em relação ao sistema de aquecimento mais eficiente e como optimiza-lo.

Queria um sistema mais económico a longo prazo, e pelo que estudei a solução mais indicada seria a combinação dos 3:
    - Piso radiante hidráulico
    - Bomba de calor (para AQS ~270L)
    - Ventilação Mecânica Controlada de duplo fluxo

Questões:
    1. Existe algum sistema que permita usar a mesma bomba de calor para o piso radiante e para o AQS?
    2. Devo evitar ter uma chaminé na cozinha e instalar um exaustor de recirculação de ar, para melhorar a eficiência da VMC?
    3. Existe algum modelo do VMC de duplo fluxo que atue também como desumidificador? Ou todos têm defeito?
    4. Existe vantagem em ligar a saída de ar viciado da VMC à entrada de ar da bomba de calor?
    5. Qual o espaço em média para instalar uma divisão para as máquinas? E que equipamentos/marcas sugerem?
    6. Opiniões de quem tem um sistema similar.

Obrigado pelo vosso tempo!
    • SrR
    • 10 setembro 2024

# 2

1- existe
    2- tem que instalar tubagem para exaustão da placa, e tubagem para extração da zona da cozinha através da vmc
    3- existe
    4- não
    5- o suficiente para instalar um depósito de aqs e restante maquinaria incluindo a vmc por exemplo, em termos de marcas é um sem fim de opções, por exemplo bombas de calor -Daikin, Mitsubishi, Panasonic, etc
    Vmc- siber, blauberg, zhender, aldeia etc
    • HFSF
    • 10 setembro 2024

# 3

Tenho BC daikin, VMC siber e prh giacomini. Estou satisfeito para já

0.0099 seg. NEW