Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Neste momento tenho dois orçamentos para dois arquitetos diferentes. Contudo, estou indeciso. Um dos arquitetos apenas faz o projeto de arquitetura e especialidades, enquanto que o outro para além destes projetos faz também o projeto de execução. Em termos de valor o 2º é mais caro apenas 2k.
    Tenho dúvidas em relação ao facto se o projeto de execução compensa para uma moradia unifamiliar. Outra coisa que está a ter peso na decisão é o facto do arquiteto que faz apensas projeto de arquitetura e especialidades ser meu amigo.

Alguém pode dar a sua ajuda se realmente o projeto de execução é vantajoso?

Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: FábioOnofreAlguém pode dar a sua ajuda se realmente o projeto de execução é vantajoso?

Olá.
    Há umas quantas discussões sobre este tema, exemplo:

https://forumdacasa.com/discussion/85567/1/projeto-de-execucao-sim-ou-nao/

Se tiver dúvidas, pergunte ali.
    Para não se multiplicarem discussões sobre a mesma coisa.

Boa sorte.
  3.  # 3

O amigo pode não passar papéis, se for vantajoso...(?)

As especialidades(estruturas e estabilidade) são da competência da Engenharia. A câmara municipal o que diz?
  4.  # 4

pode ser vantajoso.. mas pelo preço .. tenho algumas dúvidas
    Concordam com este comentário: marize, Pedro Barradas
  5.  # 5

Fábio, vale o que vale, mas temos dois amigos arquitectos e preferimos pagar consultoria pontual a pessoas de quem admirámos a postura/trabalho semelhante ao que estamos a desenvolver.

Ao amigo pode morrer a mãe, pode ser novamente pai, pode ter muito trabalho e de repente exigimos menos de um amigo do que de alguém profissional que nos tenta "agradar".
    Concordam com este comentário: FábioOnofre, pribeiro
  6.  # 6

Colocado por: antonylemospode ser vantajoso.. mas pelo preço .. tenho algumas dúvidas

Boa noite,
    Tem algumas dúvidas em que sentido? Acha uma diferença pequena de custo para incluir um projeto de execução?
  7.  # 7

Colocado por: marizeFábio, vale o que vale, mas temos dois amigos arquitectos e preferimos pagar consultoria pontual a pessoas de quem admirámos a postura/trabalho semelhante ao que estamos a desenvolver.

Ao amigo pode morrer a mãe, pode ser novamente pai, pode ter muito trabalho e de repente exigimos menos de um amigo do que de alguém profissional que nos tenta "agradar".

Percebo perfeitamente o que está a dizer. Realmente com um amigo quando alguma coisa acontece temos tendência a não exigir tanto apesar de estarmos a pagar o serviço.
  8.  # 8

Colocado por: FábioOnofreTem algumas dúvidas em que sentido? Acha uma diferença pequena de custo para incluir um projeto de execução?
    na verdade um projecto de execução pode ser muita coisa.. mas no geral quando se vêm preços assim baixos na minha opinião é algo incompleto. vão lhe dar mais uns detalhes e talvez um MQ. para isso mais vale apenas contratar o MQ adicional (mas que seja bem elaborado) e deixar de parte o PE. o preço do MQ pode andar entre os 300€ para os mais fracos e os 1000€

eu não faço um PE por menos do preço do licenciamento. precisamente porque dá muito mais trabalho e é moroso. mas também depende do tipo de trabalho que é..

você necessita mesmo de um projecto de execução? quer uma casa simples com materiais correntes e janelas normais como em 95% das casas onde o construtor não necessita de papelada extra e você irá apenas comprar um molho de papei que de nada servem?

ou vai ter uma casa onde há situações e pormenores que realmente requerem esse trabalho extra?
    Concordam com este comentário: marco1, zedasilva
  9.  # 9

Colocado por: antonylemoseu não faço um PE por menos do preço do licenciamento. precisamente porque dá muito mais trabalho e é moroso. mas também depende do tipo de trabalho que é..

Pois eu também já tinha ouvido dizer que o projeto de execução custava tanto como um projeto de arquitetura. Contudo, ao questionar o arquiteto sobre o que contemplava pareceu me bastante completo. Segundo o arquiteto o projeto de execução dele contempla:
    Todos os desenhos das especialidades;
    Desenhos para os interiores;
    Todos os desenhos e pormenores de arquitetura.

Em relação ao projeto em si irá haver alguns pormenores. Por exemplo a posiciona será elevada para o segundo andar para aproveitar a vista.
  10.  # 10

Colocado por: FábioOnofreSegundo o arquiteto o projeto de execução dele contempla:
    Todos os desenhos das especialidades;
    Desenhos para os interiores;
    Todos os desenhos e pormenores de arquitetura.

Onde está o PE afinal?
    Concordam com este comentário: HideCode
  11.  # 11

isso não é nada completo. um Pe é muito mais que isso. inclui MQ?

Colocado por: FábioOnofreTodos os desenhos das especialidades;
    não é da responsabilidade dele, é dos engenheiros e já deve vir incluido com o licenciamento.
    Colocado por: FábioOnofreDesenhos para os interiores;
    mais uma vez pergunto. faz-lhe mesmo falta isso?
    Colocado por: FábioOnofreTodos os desenhos e pormenores de arquitetura.
    faz-lhe mesmo falta? isso não está já contemplado no licenciamento?

Cheira-me que o seu arqº nunca fez um PE na vida e está apenas a fazer o que se chama upsale. Quer batatas grandes com o seu pedido?

na minha modesta opinião é lhe muito mais útil um Mapa de Quantidades (MQ) feito ao pormenor do que pormenores de coisas que os construtores sabem fazer de olhos fechados.

para uma casa normal corrente, construida em materiais correntes e com acabamentos correntes basta os pormenores construtivos do licenciamento bem feito. nesses pormenores já devem vir todos os isolamentos, rufos, vãos tipo, e impermeabilizações, transições de piso necessárias para o construtor saber o que deve fazer. E se não estiver bem feito não será com mais papeis da mesma categoria que a coisa se resolve.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  12.  # 12

Colocado por: antonylemosisso não é nada completo. um Pe é muito mais que isso. inclui MQ?

Para si o que deve contemplar um PE? Em relação ao MQ nao está incluído no PE
  13.  # 13

Colocado por: FábioOnofreEm relação ao MQ nao está incluído no PE
    começando por aqui. o MQ é da peças mais importantes de um PE.
  14.  # 14

penso que um MQT é uma parte ( importante e fulcral claro) do PE
    não estou a ver muito bem com apenas um projeto a 1/100 com uma planta e alguns cortes e dois ou tres pormenores como se pode aferir e medir corretamente as soluções adoptadas.
    concordo que se o projeto é tipo soluções correntes , tipo com execução e materiais usuais de determinado construtor não é preciso um PE muito exaustivo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FábioOnofre
  15.  # 15

Colocado por: antonylemosPara si o que deve contemplar um PE?
    literalmente tudo. a pormenorização e desenho de cada encaixe e transição de material, a pormenorização de cada pedra e corte desta, a posição detalhada de toda a iluminação, a pormenorização e localização de cada ponto de luz, encaixe de azulejo, o desenho detalhado para construção de cada mável e armário, incluindo o tamanho das gavetas e ferragens das mesmas, as ferragens das portas, os tipos de luzes e seus tamanhos, detalhe de todas as peças não estandardizadas, detalhes construtivos para portões de entrada, detalhes construtivos para passeios e jardins, incluindo sistemas de rega, drenagens etc., a escolha e encaixe dos equipamentos da cozinha nas bancadas e móveis, O desenho da estreotomia de tudo ...

ETC.. ECT.. ECT .. e por aí fora. mas para isso tudo já se tem de saber, que pedra usar na bancada, a suas espessuras, e tamanhos de negativos porque já sabe que equipamentos vão encaixar, já ter escolhido a caixilharia, o tipo de azulejos e medidas destes para qiue as juntas estejam no local exacto, os equipamentos e medidas dos mesmos para caberem nos negativos do móveis .. etc.. já tem de ter tudo decidido previamente.

Há imensas coisa que me estão a escapar porque não há tempo nem pachorra. cada projecto terá necessidades diferentes. mas na geral é um processo de pormenorização e procura que começa no geral e vai descendo de uma escala para a outra até ao pormenor 1:5 ou mesmo em algumas situações 1:1 se houver ferragens a ter de ser feitas propositadamente por exemplo.

Para além disto tudo e talvez mais importante o PE é a procura em projecto de todas as situações de incompatibilidades entre as diversas especialidades e a sua coordenação e resolução (devia ser feito em projecto inicialmente antes de licenciar). e a procura de todas as situações que podem não ser claras à partida com o projecto de licenciamento e que possam necessitar de ser esclarecidas para a sua correta execução em obra (por exemplo, de há necessidade de criar negativos no betão para o encaixe de ula porta ou janela, ou de um foco embutido, ou ver se as condutas cabem em determinado ou ver se uma viga não impede a passagem de cabos ou condutas de água )

e fundamentalmente, para rematar isto tudo, o PE tem de ter um MQ de todo o material da obra e um Caderno de Encargos (CE) e explicar como cada coisa é feita e com que material (por exemplo o tipo de cola a usar para aplicar os azulejos da IS)

eu sinceramente acho que 2000€ é muito dinheiro para teres uns alçados de interior que nada mais mostrarão que a posição das tomadas de luz e um ou outro equipamento, e que podem nem fazer falta porque isso é fácil de tratar ou mesmo alterar em obra, e por outro lado é pouco dinheiro para se ter algo que aproxime sequer de um PE.

há casas onde um PE é fundamental para se tentar atingir a perfeição, mas a minha pergunta mantém-se .. é necessário no seu caso?
    Talvez devia era pensar um pouco sobre as suas necessidades e contratar alguns elementos de um PE, que possam fazer mais sentido para o seu caso em concreto. (eu começava pelo MQ)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FábioOnofre
  16.  # 16

basicamente estou a tomar de ponta o facto do técnico querer cobrar mais uns trocos para fazer uns alçados de interior e querer chamar a isso um PE.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  17.  # 17

Obrigado a todos pela explicação. Já fiquei muito mais esclarecido sobre o que tem que contemplar um projeto de execução e sobre as exigências que tenho que ter sobre o mesmo.
  18.  # 18

Colocado por: FábioOnofreBoa tarde,

Neste momento tenho dois orçamentos para dois arquitetos diferentes. Contudo, estou indeciso. Um dos arquitetos apenas faz o projeto de arquitetura e especialidades, enquanto que o outro para além destes projetos faz também o projeto de execução. Em termos de valor o 2º é mais caro apenas 2k.
    Tenho dúvidas em relação ao facto se o projeto de execução compensa para uma moradia unifamiliar. Outra coisa que está a ter peso na decisão é o facto do arquiteto que faz apensas projeto de arquitetura e especialidades ser meu amigo.

Alguém pode dar a sua ajuda se realmente o projeto de execução é vantajoso?

Obrigado

Viva,

Na minha opinião, a menos que venha a construir uma casa muito acima da média em termos de área e qualidade de acabamentos, não justifica, de todo, um projeto de execução.

Mesmo o mapa de quantidades, já vi vários (porventura a maioria deles), com erros nas medições ou mesmo omissões de trabalhos.

Isto leva a que o empreiteiro dê preços para o mapa de quantidades quase sem olhar para os desenhos. O que acontece nestes casos é que você pensa que o tem um preço para "chave na mão" e no decorrer da obra aparecem trabalhos adicionais que não estavam corretamente descritos no mapa de quantidades.

Posto isto, se na sua zona os empreiteiros costumam orçamentar baseado apenas nos desenhos, eu possivelmente pedia orçamento a vários e enviava apenas os desenhos.

Se solicitar o mapa de quantidades tenha esse facto em atenção.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 19

Filipe

penso que não deve ter visto as notas de um bom MQT, isso das omissões tem dois pontos importantes (isto em processos como deve ser)
    1º o projeto é fornecido ao empreiteiro para orçamentar e rever o que tiver a rever
    2º tem uma clausula precisamente para acautelar erros e omissões e é definido á partida e contratualizado os limites desses erros e omissões
    portanto se é chave na mão á partida terá tudo orçamentado e quantificado.
    em suma pode ser sempre criado um rigor mais preciso em todo o processo.
    Claro que há muito empreiteiro que não trabalha assim nem muitos projetos em face das expetativas proprio DO dá e justifica esse tal planeamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeS.
  20.  # 20

Colocado por: FilipeS.Posto isto, se na sua zona os empreiteiros costumam orçamentar baseado apenas nos desenhos, eu possivelmente pedia orçamento a vários e enviava apenas os desenhos.
    já não conheço nenhum empreiteiro, mesmo os mais pequenos que orçamentam desenhos. todos pedem aos seus cliente mapas de medições.

0.0249 seg. NEW