Colocado por: FábioOnofreAlguém pode dar a sua ajuda se realmente o projeto de execução é vantajoso?
Colocado por: antonylemospode ser vantajoso.. mas pelo preço .. tenho algumas dúvidas
Colocado por: marizeFábio, vale o que vale, mas temos dois amigos arquitectos e preferimos pagar consultoria pontual a pessoas de quem admirámos a postura/trabalho semelhante ao que estamos a desenvolver.
Ao amigo pode morrer a mãe, pode ser novamente pai, pode ter muito trabalho e de repente exigimos menos de um amigo do que de alguém profissional que nos tenta "agradar".
Colocado por: FábioOnofreTem algumas dúvidas em que sentido? Acha uma diferença pequena de custo para incluir um projeto de execução?na verdade um projecto de execução pode ser muita coisa.. mas no geral quando se vêm preços assim baixos na minha opinião é algo incompleto. vão lhe dar mais uns detalhes e talvez um MQ. para isso mais vale apenas contratar o MQ adicional (mas que seja bem elaborado) e deixar de parte o PE. o preço do MQ pode andar entre os 300€ para os mais fracos e os 1000€
Colocado por: antonylemoseu não faço um PE por menos do preço do licenciamento. precisamente porque dá muito mais trabalho e é moroso. mas também depende do tipo de trabalho que é..
Colocado por: FábioOnofreSegundo o arquiteto o projeto de execução dele contempla:
Todos os desenhos das especialidades;
Desenhos para os interiores;
Todos os desenhos e pormenores de arquitetura.
Colocado por: FábioOnofreTodos os desenhos das especialidades;não é da responsabilidade dele, é dos engenheiros e já deve vir incluido com o licenciamento.
Colocado por: FábioOnofreDesenhos para os interiores;mais uma vez pergunto. faz-lhe mesmo falta isso?
Colocado por: FábioOnofreTodos os desenhos e pormenores de arquitetura.faz-lhe mesmo falta? isso não está já contemplado no licenciamento?
Colocado por: antonylemosisso não é nada completo. um Pe é muito mais que isso. inclui MQ?
Colocado por: FábioOnofreEm relação ao MQ nao está incluído no PEcomeçando por aqui. o MQ é da peças mais importantes de um PE.
Colocado por: antonylemosPara si o que deve contemplar um PE?literalmente tudo. a pormenorização e desenho de cada encaixe e transição de material, a pormenorização de cada pedra e corte desta, a posição detalhada de toda a iluminação, a pormenorização e localização de cada ponto de luz, encaixe de azulejo, o desenho detalhado para construção de cada mável e armário, incluindo o tamanho das gavetas e ferragens das mesmas, as ferragens das portas, os tipos de luzes e seus tamanhos, detalhe de todas as peças não estandardizadas, detalhes construtivos para portões de entrada, detalhes construtivos para passeios e jardins, incluindo sistemas de rega, drenagens etc., a escolha e encaixe dos equipamentos da cozinha nas bancadas e móveis, O desenho da estreotomia de tudo ...
Colocado por: FábioOnofreBoa tarde,
Neste momento tenho dois orçamentos para dois arquitetos diferentes. Contudo, estou indeciso. Um dos arquitetos apenas faz o projeto de arquitetura e especialidades, enquanto que o outro para além destes projetos faz também o projeto de execução. Em termos de valor o 2º é mais caro apenas 2k.
Tenho dúvidas em relação ao facto se o projeto de execução compensa para uma moradia unifamiliar. Outra coisa que está a ter peso na decisão é o facto do arquiteto que faz apensas projeto de arquitetura e especialidades ser meu amigo.
Alguém pode dar a sua ajuda se realmente o projeto de execução é vantajoso?
Obrigado
Colocado por: FilipeS.Posto isto, se na sua zona os empreiteiros costumam orçamentar baseado apenas nos desenhos, eu possivelmente pedia orçamento a vários e enviava apenas os desenhos.já não conheço nenhum empreiteiro, mesmo os mais pequenos que orçamentam desenhos. todos pedem aos seus cliente mapas de medições.