Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ja agora - quando no final do meu comentario referi "precisamente o oposto do que se lê por aqui" foi em tom depreciativo. Estava a ler o comentario outra vez é pode ter passado a ideia errada que eu achava aquilo uma forma em condicoes de trabalhar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  2.  # 2

Colocado por: dmanteigasPS: isto nao invalida que eu vá fazer birra pra me fazerem uma casa em L :D

O que digo, é que não precisa de condicionar o Arquitecto logo com isso. Deixe-o explorar, quem sabe se não encontra uma solução que lhe enche as medidas...

Pode sempre mencionar isso na primeira reunião em que ele apresente umas propostas... "e se fosse em L, não ficaria melhor?" E veja o que lhe diz/desenha.

Estar a colocar-lhe palas nos olhos logo à nascença pode não o deixar ver outras soluções melhores.

Estará a pagar para que ele dê azo à sua imaginação. Para quê castrá-la já? É você quem tem a perder. Peça-lhe sentimentos, emoções, vivências, etc... deixe que seja ele a dar forma a isso.

Um Arquitecto não desenha paredes e janelas, desenha espaço. O espaço é a ausência de matéria entre elementos construídos. É na ausência de matéria que você viverá, não é dentro da parede, da laje ou do vidro duplo.
    Concordam com este comentário: pribeiro
  3.  # 3

Colocado por: dmanteigasaqui a realidade é como descrevi
    a realidade é como vc a quisar. vc é quem paga. nunca se esqueça disso
  4.  # 4

Colocado por: N Miguel OliveiraEstará a pagar para que ele dê azo à sua imaginação. Para quê castrá-la já?
    exatamente.. os terrenos já têm normalamente imensas condicionantes.. não há necessidade de restringir a melhor solução ainda mais..
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, pribeiro
  5.  # 5

Colocado por: N Miguel OliveiraO que digo, é que não precisa de condicionar o Arquitecto logo com isso. Deixe-o explorar, quem sabe se não encontra uma solução que lhe enche as medidas...

Quando disse que tinha (nao me recordo se neste topico ou noutro) que tinha reunido pela primeira vez com um arquiteto que realmente parecia um arquiteto foi precisamente porque disse 'idealmente gostava de uma casa em L' ao que ele responde logo 'isso e algo que vamos ter que analisar se faz sentido e e possivel'.

Eu percebo perfeitamente que nao se deve condicionar, mas tb acho que ha certas solucoes que mais vale cortar logo de inicio. Por exemplo, nao acho que faca muito sentido nao dizer logo a partida que quero uma cozinha em open space, com ilha, com a placa na ilha virada para a frente.
  6.  # 6

Colocado por: antonylemosa realidade é como vc a quisar. vc é quem paga. nunca se esqueça disso

Certamente. Por isso e que ja ando nesta 'aventura' ha mais de 1 mes e ainda nao tenho uma decisao depois de reunir com varias solucoes. Nao esta facil :)

Muita indecisao, tanto da minha parte como da mulher. Mas como na melhor das hipoteses estamos a planear iniciar construcao em Outubro de 2025, temos tempo para escolher o projetista e ainda alguma margem para se chegarmos a meio do processo e acharmos que nao foi o 'melhor'.
  7.  # 7

Colocado por: dmanteigasPor exemplo, nao acho que faca muito sentido nao dizer logo a partida que quero uma cozinha em open space, com ilha, com a placa na ilha virada para a frente.
    dizer isso.. e dizer que quer uma cas aem L são dois mundos à parte. aliás esse tipo de pormenor já será informação útil.

o meu conselho é que nesta fase dem de ter alguma calma e nao tomar decisões sem refletir bem primeiro. esqueça o que os outros fazemou fizeram. é você a fazer agora, o que serviu para os outros pode nao servir para vc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmanteigas
  8.  # 8

Colocado por: dmanteigasPor exemplo, nao acho que faca muito sentido nao dizer logo a partida que quero uma cozinha em open space, com ilha, com a placa na ilha virada para a frente.

Isso e muito mais. Pode e deve.
    Se corta as batatas com a mão esquerda ou a direita, que altura tem você e a sua esposa, se escreve com a direita ou a esquerda, de que lado quer que fique o rolo de papel higiénico, etc etc... tudo o que lhe vier à cabeça fazer sentido, pode e deve avisar o quanto antes!

O que digo é que tanto ele como vocês, deverão ter a abertura para explorar outras coisas que poderão eventualmente fazer sentido.

A questão do L, é porque há muitíssimos factores para definir a implantação, não só legislativos, do urbanismo, código civil, etc, como também geológicas do terreno, orientação solar, topografia, ruídos, ventos, vegetação próxima, privacidade, construções vizinhas...

Muitas vezes, desenterramos a questão do "mas porque quer em L?" e deparámo-nos com razões bastante reductoras. "Porque gosto!"... o que é perfeitamente válido, mas pode haver melhor solução e que até goste mais porque assenta que nem uma luva naquele terreno em particular, orçamento e responde a todos os seus requisitos...
  9.  # 9

Colocado por: N Miguel Oliveira

Muito obrigado pela partilha de casos concretos.
    Fazem falta mais comentários desses.

O que relata em nada me surpreende. É uma pena o que acontece.
    Eu sou duma zona de empreiteiros, entre Braga e Barcelos, muitos deles são hoje empresas tão grandes, que cruzo-me com camiões deles por Coimbra, Lisboa, etc. Por serem da terra, eles portam-se relativamente bem pois a fama conta muito. Uma empresa que actue localmente, se fica queimada, é complicado de limpar a imagem.

Devemos ter em atenção que muitos dos que se queixam dos empreiteiros aqui no fórum, lidam com empresas não locais, que tanto se lhes dá queimar-se um bocado. Quanto aos projectos, eu apostava que a maioria dos que aqui publicam alguma coisa é porque sentem que "algo não está bem" e por isso recorrem a este serviço gratuito que a internet proporciona para recolher outras opiniões.

Pelo que, este fórum acaba por condensar bastante gente insatisfeita ou com dúvidas. Os que tiveram sorte com empreiteiros e projectistas, seguiram a sua vida em frente, tão simplesmente isso.

Depois, é triste dizer isto (até porque boa parte da culpa é dos Arquitectos), mas sinto que temos uma população que regra geral é profundamente ignorante no que à Arquitectura diz respeito. Escrevo isto com muito pesar.
    Se até entendia que por exemplo, a geração dos meus pais, hoje nos 70s, tivesse ido com um Engenheiro para lhes fazer um projecto, que não percebessem nadinha do que estava desenhado e que só vissem os projectos como uma chatice que a Câmara obriga a fazer. Recordo-me que nos 90s, o único desenho que os meu pais levavam para todo o lado era uma perspectiva (com dois pontos de fuga), desenhada meio tosca... e algo diferente do que terminou por ser a casa dos meus pais. Não me surpreende que eles achem que têm uma boa casa "porque levou isolamento e janelas de vidro duplo"... quando na realidade nada funciona direito (isolamento muito fino, com enormes pontes térmicas na junção de lajes e paredes, telhado, ombreiras das janelas, caixas de estores, etc etc...). Para eles, a casa está bem. Para mim está toda errada. Desde a orientação solar completamente condicionada pela mania de quererem uma casa em L... Se no caso dos meus pais entendia, têm a "4ª classe a correr" como costumam dizer... não consigo entender, como é que a malta nova, com acesso a todo tipo de informação no telemóvel que levam no bolso, conseguem fazer os mesmíssimos erros sem nenhuma evolução.

Mas também há coisas que não se aprendem num telemóvel. É preciso viver e experimentar os espaços, passar muitas noites em hoteis, em museus, igrejas, em edificios públicos, em airbnb's para sentirem diferentes espaços. Visitar outros países, importando outros meios de entrar em casa, de usar uma casa de banho ou cozinha, etc etc...

Acho uma pena que quem vai hipotecar-se por 30 ou 40 anos, que deixará aos herdeiros uma obra que ainda aguentará mais uns 100 anos, neglegencie tanto o projecto por uma questão de 2 ou 3mil euros... ou que tenha pressa para não gastar mais 4 ou 5 meses a pensar bem o que quer constuir.

Obviamente que isso não acontece por maldade, acontece por mera ignorância. É triste, mas é a realidade.
    Ainda estes dias nos rejeitaram uma cotação meramente pela questão do preço. Tal como em casos anteriores, quando a pessoa é conhecida, terminam por mostrar-nos a evolução do projecto que levam com outro gabinete. Nessa fase, acabo por perder a vontade para explicar algo que sei que não irão entender, apesar de muitos serem licenciados, mestrados, doutorados, etc... Se nunca experimentaram um espaço com verdadeira Arquitectura ou Ergonomia, qualquer coisa lhe parecerá bem. Pois só alcançam a parte do: "isto aqui no desenho é uma cama, se for assim, o quarto até está bom de tamanho, ali com o closet e tal..."

Quando vejo certos desenhos que os Arquitectos lhe apresentaram por vezes penso, isto não teve mais de 1h de trabalho creativo, de pensamento, reflexão. As pessoas pagaram 2 ou 3mil por isso e acham que correu bem, porque outros pediam 5 ou 6mil. Nunca verão a diferença... Se tiver saído da gaveta, nem 1h demorou... É possível desenhar uma sala mais ampla, tendo menos m2. Depende de muitos factores, formato, proporção, orientação, luz natural, orientação, etc. Bastava ter menos 2m2, para pagar a diferença entre os diferentes Honorários... e resultar num projecto todo ele mais racional, equilibrado, que tornasse a obra mais barata, e sobretudo, uma casa mais valiosa depois de feita.

Com os empreiteiros é igual. Muitos dão preço pura e simplesmente para ganhar a obra. Até podem manter o preço ou derrapar pouco, porque fazem a gestão à maneira deles. "É para fazer a laje 10x15m, certo? OK"... não há problema. Nem olham para o desenho, que ferro leva, espessuras, etc... A laje faz-se e não cai.

Mas para que raio andou um Engenheiro a usar conceitos da Física e da Matemática, andou 17 ou 18 anos a estudar, uns quantos mais a exercer, frequentou formações periódicas para se actualizar, estudou e arranjou modo de cumprir as novas regras sobre a térmica, acústica, incêndios, sismos... para que no final, tanto o Dono de Obra como o empreiteiro ignorem completamente os cálculos para se basear no "na casa ali em baixo fiz assim e ficou bem"???

É frustrante. Herdámos um património arquitectónico brutal (no bom sentido)... para que no final deixemos que herdar autênticas favelas modernas... no que há falta de Arquitectura diz respeito. Há coisas que os romanos já sabiam dominar bem, para que hoje em dia, um Sr. Dr. Arquitecto condicione a implantação ou outro desenho com base numa estupidez qualquer que o Dono de Obra (naturalmente ignorante) viu no pinterest. Perdendo pelo caminho noções básicas de História, Património, Comunidade, Cultura, Identidade, Proporção, Composição, Estética ou Ergonomia... ou esquecendo por exemplo que o Sol é o que dá vida a este planeta, dá luz, energia, vivência, cor, temperatura, salubridade, amplitude, etc etc...

Nota: o uso repetido das palavras "ignorância" e "ignorante" foi propositado e ausente de nenhum tipo de prepotência. Não leve a mal, mas é a realidade. E em certo modo algo natural. Não podemos todos saber de tudo. Ignorante sou eu em muitas outras coisas também.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ealves,dmanteigas
  10.  # 10

Boa noite,
    tenho acompanhado esta discussão com bastante interesse uma vez que me encontro numa situação algo semelhante. Não tenho qualquer experiência nem conhecimento nesta área, e para quem não entende todo o processo necessário à construção ou reabilitação, ficamos sem saber se os valores apresentados pelos arquitectos que consultamos são razoáveis ou não. Sou da opinião que o papel do Arquitecto é extremamente importante e fiquei a saber, nesta discussão, o que significa PE e MQ. No meu caso apenas consultei dois arquitectos, achava que dois seriam suficientes, mas os valores apresentados entre um e outro foram bastante díspares. É verdade que o mais elevado estava bastante completo com o valor aproximado do custo da obra. O vosso papel é extremamente importante e se de facto nos vamos hipotecar, ou não, numa habitação que ficará possivelmente para os nossos filhos, não faz sentido, a meu ver, poupar 2000 ou 3000 nesta fase. Mas para quem não faz a mínima ideia dos valores praticados num projecto completo, como aqui foi discutido, é angustiante.
  11.  # 11

Colocado por: N Miguel OliveiraMuitas vezes, desenterramos a questão do "mas porque quer em L?" e deparámo-nos com razões bastante reductoras. "Porque gosto!"... o que é perfeitamente válido, mas pode haver melhor solução e que até goste mais porque assenta que nem uma luva naquele terreno em particular, orçamento e responde a todos os seus requisitos...

Percebo perfeitamente... eu quando falei no L foi em jeito de piada, apenas porque no meu 'imaginario' sempre foi a estrutura de casa terrea que mais me agradou. Ha uma clara separacao entre area social / area de dormir e virado para as traseiras do terreno da muita privacidade a area social.
    Obviamente que nao sendo projetista, o que tenho transmitido e o que me 'atrai' no L. Mas mesmo na escolha de terreno, tentei ter em atencao escolher algo onde sendo possivel, que se projete a casa em L ate porque ha certos estilos de casa que nao me atraem de todo (como casas projetadas ao comprido em terrenos estreitos). No caso do terreno que comprei, acredito que pelo menos o terreno em si nao deve ser um 'entrave'.
      Capture2.PNG
  12.  # 12

Colocado por: dmanteigasHa uma clara separacao entre area social / area de dormir e virado para as traseiras do terreno da muita privacidade a area social.
    portanto.. este é o ponto essencial..
    •  
      marco1
    • 17 setembro 2024 editado

# 13

acho engraçado isso de virado para as traseiras para privacidade, enquanto que para a frente temos casas do outro lado da rua e a possibilidade de ter um muro com vegetação junto ao passeio e para tras temos por vezes as casas dos vizinhos em cima com os seus 1ºandares com vista privilegiada. Acho que não é por ai.
    no entanto o seu lote ( a azul) dá uma bela casa em L com o vertice a norte a o miolo do L todo virado a sul ou o inverso com o miolo todo virado a sul poente.
    é um bom lote.
  13.  # 14

Colocado por: EalvesO vosso papel é extremamente importante e se de facto nos vamos hipotecar, ou não, numa habitação que ficará possivelmente para os nossos filhos, não faz sentido, a meu ver, poupar 2000 ou 3000 nesta fase. Mas para quem não faz a mínima ideia dos valores praticados num projecto completo, como aqui foi discutido, é angustiante.

Pois, mas nem toda a gente pensa assim.
    Ainda há muito a ideia de que o trabalho dum Arquitecto é voltado exclusivamente para uma elite, achando sem fundamento, que um projecto dum Arquitecto levará a uma obra mais cara.

Quando o foco da discussão nem é esse.
    Se há maior planeamento, cada decisão é tomada com base numa quantidade de informação maior.
    Muitas vezes, durante um projecto, a solução escolhida deriva duma "exclusão de partes".
    Tentaram-se e estudaram-se várias alternativas, e chegou-se à conclusão que determinada opção era a menos má. Pode acontecer.
    Essas decisões, estudos, etc... podem ser levados a cabo por outras pessoas, inclusivé o Dono de Obra.
    O nosso problema é geralmente o excesso de autodidatismo.
    Tormano-nos "mestres" sobre tudo na construção via youtube, mas sem experiência alguma.

O mais sensato seria apoiar-se ou delegar o serviço num profissional, como em muitas outras situações. Mas como "somos" desconfiados por natureza, achamos que aquilo que faremos nós próprios ficará melhor e sobretudo, mais barato. Isto está longe, mas mesmo muito longe, de ser verdade.

Os diferentes preços dos Arquitectos podem ter várias razões. Entre elas o tempo e conhecimento que se dedica a um projecto.
    Eu percebo a angústia perante valores tão dispares, mas acho que deveria tentar perceber que no final, até é uma boa coisa.
    Projectar tem uma componente subjectiva enorme. Não é como ir a uma repartição das finanças ou da conservatória, em que os mesmos serviços custam o mesmo em Viana do Castelo ou em Faro.

Deverá tentar perceber as diferenças no serviço que os diferentes Arquitectos apresentam, sem ligar muito ao preço no início.
    Deverá ver o que mais lhe convém, se cria empatia com o técnico. Para mim, mais do que saber desenhar ou ser creativo, a capacidade mais importante dum Arquietcto é o de saber escutar o que quer o cliente sem nunca perder o seu próprio sentido crítico.

De resto... não percebo tanta complicação.

Por vezes o cidadão comum sabe tudo sobre as caracteristicas do telemóvel que quer comprar. E não tem problema algum de dar 600-1000€ por um aparelho para fazer chamadas. Porque regra geral as coisas são mais quantificaveis. Sabemos que 64Gb de memória é melhor que 32...

Na Arquitectura não é assim que funciona. O problema é quando as pessoas acham que podem pagar 6 e serem pior servidos que pagando 3. Por isso preferem pagar 3. Invertendo totalmente a lógica das coisas. Claro que pode acontecer, mas é altamente improvável que isso se verifique na prática.

No final, estamos a falar por vezes de 2 ou 3mil € de poupança. O que no espectro do valor duma obra de 200-300k€, é um custo residual, completamente insignificante face às mais-valias que um melhor projecto pode trazer.
    Há muitos detalhes da construção, em que uma manhã a mais de estudo e concentração poderiam traduzir-se duma poupança de 10, 20, 30mil€ durante a obra. É mesmo fácil/comum que isso aconteça. O problema é que o Dono de Obra não vê/sabe isso. Apenas sabe que aquele projecto custará 2 ou 3mil€ mais, e tardará mais uns meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ealves
  14.  # 15

Colocado por: dmanteigasapenas porque no meu 'imaginario' sempre foi a estrutura

Exacto.
    Deixe agora o "imaginário" do seu creativo Arquitecto voar um bocadinho também, antes de fincar o pé na forma em L.
    Afinal, já que está a pagar, use e abuse da imaginação do seu Arquitecto. Talvez se surpreenda.

Está um bom lote realmente, em tamanho, formato e orientação solar. O L pode funcionar perfeitamente, o mesmo poderá dizer-se de outras abordagens também.

Boa sorte nessa aventura! Se tiver a mente aberta e relativizar as coisas, pode ser uma étapa bastante interessante na sua vida.
  15.  # 16

Colocado por: marco1é um bom lote.

Nao querendo parecer 'vaidoso' mas tambem concordo :D

No entanto, nao foi uma compra precipitada. Tentamos dentro de todas as condicionantes, encontrar um terreno que fosse o menos 'limitativo' possivel. Com este, creio que temos varias possibilidades que podemos explorar e poucas que vamos ter que abandonar porque o terreno nao o permite.

Colocado por: N Miguel OliveiraNo final, estamos a falar por vezes de 2 ou 3mil € de poupança. O que no espectro do valor duma obra de 200-300k€, é um custo residual, completamente insignificante face às mais-valias que um melhor projecto pode trazer.

Precisamente a minha opiniao... por isso e que de certa forma tenho 'ignorado' grande parte dos conselhos de malta que diz orgulhosamente que gastou 2 ou 3k no projeto e 'poupou' X vs orcamentos mais caros. Nao consigo perceber o 'orgulho' de numa obra de 300/400k, poupar 3 ou 4k numa das partes mais importantes.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16.  # 17

Colocado por: dmanteigasNo entanto, nao foi uma compra precipitada.

Basicamente esta é actitude correcta, em cada étapa do projecto e da construção.
    Juntar os dados, comparar, decidir, dormir sobre o assunto duas noites, executar!

Sem stress, sem pressa.
    Deixará no ar um elemento que manter-se-á na paisagem por 100-150 anos. Contribuirá para a "imagem" da sua comunidade.
    Se essa imagem é boa ou má para o bem comum, só depende de sí. Construir traz consigo uma grande responsabilidade.

Vai no bom caminho.

0.0296 seg. NEW