Colocado por: dmanteigasPS: isto nao invalida que eu vá fazer birra pra me fazerem uma casa em L :D
Colocado por: dmanteigasaqui a realidade é como descrevia realidade é como vc a quisar. vc é quem paga. nunca se esqueça disso
Colocado por: N Miguel OliveiraEstará a pagar para que ele dê azo à sua imaginação. Para quê castrá-la já?exatamente.. os terrenos já têm normalamente imensas condicionantes.. não há necessidade de restringir a melhor solução ainda mais..
Colocado por: N Miguel OliveiraO que digo, é que não precisa de condicionar o Arquitecto logo com isso. Deixe-o explorar, quem sabe se não encontra uma solução que lhe enche as medidas...
Colocado por: antonylemosa realidade é como vc a quisar. vc é quem paga. nunca se esqueça disso
Colocado por: dmanteigasPor exemplo, nao acho que faca muito sentido nao dizer logo a partida que quero uma cozinha em open space, com ilha, com a placa na ilha virada para a frente.dizer isso.. e dizer que quer uma cas aem L são dois mundos à parte. aliás esse tipo de pormenor já será informação útil.
Colocado por: dmanteigasPor exemplo, nao acho que faca muito sentido nao dizer logo a partida que quero uma cozinha em open space, com ilha, com a placa na ilha virada para a frente.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Muito obrigado pela partilha de casos concretos.
Fazem falta mais comentários desses.
O que relata em nada me surpreende. É uma pena o que acontece.
Eu sou duma zona de empreiteiros, entre Braga e Barcelos, muitos deles são hoje empresas tão grandes, que cruzo-me com camiões deles por Coimbra, Lisboa, etc. Por serem da terra, eles portam-se relativamente bem pois a fama conta muito. Uma empresa que actue localmente, se fica queimada, é complicado de limpar a imagem.
Devemos ter em atenção que muitos dos que se queixam dos empreiteiros aqui no fórum, lidam com empresas não locais, que tanto se lhes dá queimar-se um bocado. Quanto aos projectos, eu apostava que a maioria dos que aqui publicam alguma coisa é porque sentem que "algo não está bem" e por isso recorrem a este serviço gratuito que a internet proporciona para recolher outras opiniões.
Pelo que, este fórum acaba por condensar bastante gente insatisfeita ou com dúvidas. Os que tiveram sorte com empreiteiros e projectistas, seguiram a sua vida em frente, tão simplesmente isso.
Depois, é triste dizer isto (até porque boa parte da culpa é dos Arquitectos), mas sinto que temos uma população que regra geral é profundamente ignorante no que à Arquitectura diz respeito. Escrevo isto com muito pesar.
Se até entendia que por exemplo, a geração dos meus pais, hoje nos 70s, tivesse ido com um Engenheiro para lhes fazer um projecto, que não percebessem nadinha do que estava desenhado e que só vissem os projectos como uma chatice que a Câmara obriga a fazer. Recordo-me que nos 90s, o único desenho que os meu pais levavam para todo o lado era uma perspectiva (com dois pontos de fuga), desenhada meio tosca... e algo diferente do que terminou por ser a casa dos meus pais. Não me surpreende que eles achem que têm uma boa casa "porque levou isolamento e janelas de vidro duplo"... quando na realidade nada funciona direito (isolamento muito fino, com enormes pontes térmicas na junção de lajes e paredes, telhado, ombreiras das janelas, caixas de estores, etc etc...). Para eles, a casa está bem. Para mim está toda errada. Desde a orientação solar completamente condicionada pela mania de quererem uma casa em L... Se no caso dos meus pais entendia, têm a "4ª classe a correr" como costumam dizer... não consigo entender, como é que a malta nova, com acesso a todo tipo de informação no telemóvel que levam no bolso, conseguem fazer os mesmíssimos erros sem nenhuma evolução.
Mas também há coisas que não se aprendem num telemóvel. É preciso viver e experimentar os espaços, passar muitas noites em hoteis, em museus, igrejas, em edificios públicos, em airbnb's para sentirem diferentes espaços. Visitar outros países, importando outros meios de entrar em casa, de usar uma casa de banho ou cozinha, etc etc...
Acho uma pena que quem vai hipotecar-se por 30 ou 40 anos, que deixará aos herdeiros uma obra que ainda aguentará mais uns 100 anos, neglegencie tanto o projecto por uma questão de 2 ou 3mil euros... ou que tenha pressa para não gastar mais 4 ou 5 meses a pensar bem o que quer constuir.
Obviamente que isso não acontece por maldade, acontece por mera ignorância. É triste, mas é a realidade.
Ainda estes dias nos rejeitaram uma cotação meramente pela questão do preço. Tal como em casos anteriores, quando a pessoa é conhecida, terminam por mostrar-nos a evolução do projecto que levam com outro gabinete. Nessa fase, acabo por perder a vontade para explicar algo que sei que não irão entender, apesar de muitos serem licenciados, mestrados, doutorados, etc... Se nunca experimentaram um espaço com verdadeira Arquitectura ou Ergonomia, qualquer coisa lhe parecerá bem. Pois só alcançam a parte do: "isto aqui no desenho é uma cama, se for assim, o quarto até está bom de tamanho, ali com o closet e tal..."
Quando vejo certos desenhos que os Arquitectos lhe apresentaram por vezes penso, isto não teve mais de 1h de trabalho creativo, de pensamento, reflexão. As pessoas pagaram 2 ou 3mil por isso e acham que correu bem, porque outros pediam 5 ou 6mil. Nunca verão a diferença... Se tiver saído da gaveta, nem 1h demorou... É possível desenhar uma sala mais ampla, tendo menos m2. Depende de muitos factores, formato, proporção, orientação, luz natural, orientação, etc. Bastava ter menos 2m2, para pagar a diferença entre os diferentes Honorários... e resultar num projecto todo ele mais racional, equilibrado, que tornasse a obra mais barata, e sobretudo, uma casa mais valiosa depois de feita.
Com os empreiteiros é igual. Muitos dão preço pura e simplesmente para ganhar a obra. Até podem manter o preço ou derrapar pouco, porque fazem a gestão à maneira deles. "É para fazer a laje 10x15m, certo? OK"... não há problema. Nem olham para o desenho, que ferro leva, espessuras, etc... A laje faz-se e não cai.
Mas para que raio andou um Engenheiro a usar conceitos da Física e da Matemática, andou 17 ou 18 anos a estudar, uns quantos mais a exercer, frequentou formações periódicas para se actualizar, estudou e arranjou modo de cumprir as novas regras sobre a térmica, acústica, incêndios, sismos... para que no final, tanto o Dono de Obra como o empreiteiro ignorem completamente os cálculos para se basear no "na casa ali em baixo fiz assim e ficou bem"???
É frustrante. Herdámos um património arquitectónico brutal (no bom sentido)... para que no final deixemos que herdar autênticas favelas modernas... no que há falta de Arquitectura diz respeito. Há coisas que os romanos já sabiam dominar bem, para que hoje em dia, um Sr. Dr. Arquitecto condicione a implantação ou outro desenho com base numa estupidez qualquer que o Dono de Obra (naturalmente ignorante) viu no pinterest. Perdendo pelo caminho noções básicas de História, Património, Comunidade, Cultura, Identidade, Proporção, Composição, Estética ou Ergonomia... ou esquecendo por exemplo que o Sol é o que dá vida a este planeta, dá luz, energia, vivência, cor, temperatura, salubridade, amplitude, etc etc...
Nota: o uso repetido das palavras "ignorância" e "ignorante" foi propositado e ausente de nenhum tipo de prepotência. Não leve a mal, mas é a realidade. E em certo modo algo natural. Não podemos todos saber de tudo. Ignorante sou eu em muitas outras coisas também.
Colocado por: N Miguel OliveiraMuitas vezes, desenterramos a questão do "mas porque quer em L?" e deparámo-nos com razões bastante reductoras. "Porque gosto!"... o que é perfeitamente válido, mas pode haver melhor solução e que até goste mais porque assenta que nem uma luva naquele terreno em particular, orçamento e responde a todos os seus requisitos...
Colocado por: dmanteigasHa uma clara separacao entre area social / area de dormir e virado para as traseiras do terreno da muita privacidade a area social.portanto.. este é o ponto essencial..
Colocado por: EalvesO vosso papel é extremamente importante e se de facto nos vamos hipotecar, ou não, numa habitação que ficará possivelmente para os nossos filhos, não faz sentido, a meu ver, poupar 2000 ou 3000 nesta fase. Mas para quem não faz a mínima ideia dos valores praticados num projecto completo, como aqui foi discutido, é angustiante.
Colocado por: dmanteigasapenas porque no meu 'imaginario' sempre foi a estrutura
Colocado por: marco1é um bom lote.
Colocado por: N Miguel OliveiraNo final, estamos a falar por vezes de 2 ou 3mil € de poupança. O que no espectro do valor duma obra de 200-300k€, é um custo residual, completamente insignificante face às mais-valias que um melhor projecto pode trazer.
Colocado por: dmanteigasNo entanto, nao foi uma compra precipitada.