Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Todos os verões monto uma piscina de 22m3 de agua, no entanto já está a ficar muito danificada. Tenho em mente construir uma de 6x3,5m. Quais os pós e os contras da construção de uma piscina para ser usada só nos meses de verão?
    • HFSF
    • 11 setembro 2024

# 2

ter de gastar eletricidade todo o ano :)
    Concordam com este comentário: Danger Mouse, fdfreire
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardolamas
  2.  # 3

Assim por alto, algumas desvantagens evidentes: custos de manuntenção, ocupação do espaço, no futuro pode perder o interesse (filhos crescem) pela piscina e fica com um mono. E há sempre a questão da fiscalidade, pois penso que terá impostos adicionais pagar.
  3.  # 4

Pós:

Piscinas dão uma atratividade especial às casas, os seus filhos vão adorar e também vão começar a trazer os amigos mais vezes para casa.
    A atratividade significa também uma valorização da casa.
    Pode usar todo o ano, e até existem formas de reciclar uma parte da água (para sanitas, por exemplo).
    Se viver perto de uma zona de incêndios, é uma fonte de água.
    Um dos fator-chave para a escolha de uma piscina é se tem acesso a água via um poço ou um furo. Eu acho que compensa severamente se tiver acesso a água barata desta forma.

Contras:

É dispendioso a construção de uma piscina, os valores rondam dos 800 euros aos 2000 euros o m2. Isto depende de vários fatores.
    O licenciamento não é obrigatório, mas é obrigatório a comunicação à câmara da construção da piscina, o que pode implicar reavaliações do IMI da casa (a razão pela qual eu não construi piscina). Na prática, é verdade que o imi encarece pouco com a construção da piscina, o problema é que o individuo que lhe vai avaliar a casa percebe que você têm dinheiro (para fazer uma piscina) e pode tentar encontrar outras coisas para lhe subir o imi.
    A manutenção da piscina é dispendiosa, casa de máquinas, eletricidade, água e afins. Mas não é nada de especial.
  4.  # 5

Colocado por: ricardolamasQuais os pós e os contras da construção de uma piscina para ser usada só nos meses de verão?

Aceitando perfeitamente que a maioria das pessoas têm uma visão diferente da minha nesta questão, e apenas para dar uma opinião segundo outra perspetiva, para mim, construir uma piscina para esse propósito (apenas usar nos meses de verão) nunca faria sentido, nem do ponto de vista financeiro, nem do ponto de vista de gestão de recursos (água e energia), entre outros.

Para nós, a piscina será acima de tudo um investimento na saúde, um equipamento para ser utilizado o ano inteiro com esse propósito acima de tudo. Por isso será coberta (digamos que será de interior), com bomba de calor para permitir gerir a temperatura todo o ano. Neste ponto, tenho a sorte de viver numa zona do país com temperaturas pouco rigorosas mesmo no inverno, o que facilita essa gestão. E será de um tamanho pequeno, mas mais que suficiente para o efeito pretendido, poupando assim alguns recursos face a grandes formatos para usar alguns meses.

Uma curiosidade: Tenho vizinhos que pura e simplesmente desligam o sistema e deixam a água apodrecer, e no verão seguinte vazam, limpam e enchem de novo para utilizar uma semana se tanto. Acho isso doentio, mas é o que temos.

Durante o verão, concordo que será sempre agradável até para uns momentos com família e amigos (no meu caso, a ideia será abrir completamente as laterais durante o verão, uma vez que não será preciso regular a temperatura da água).

Em termos de custos é que tem de ser bem calculado (para quem só usa alguns meses). No IMI não acho que seja grave, mas na construção e manutenção tem de ser ponderado tudo que que envolve de gastos.
    Concordam com este comentário: Dias12
  5.  # 6

Colocado por: rod_2000comunicação à câmara da construção da piscina
    Como se faz esta comunicação? Envia-se para lá um email? Documentações? Tem que ser arquitecto a tratar com projecto?
  6.  # 7

Colocado por: BelhinhoComo se faz esta comunicação? Envia-se para lá um email? Documentações? Tem que ser arquitecto a tratar com projecto?

Em Portugal cada Câmara Municipal funciona à sua maneira. Neste caso eu recomendo que entre em contacto com eles e veja como é que deve proceder. Ou em alternativa, antes de abordar a Câmara, tentar ver com vizinhos como é que eles fizeram.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Belhinho
  7.  # 8

Estando a piscina ao nivel do solo, vai apanhar com muito lixo durante o ano todo.
  8.  # 9

Vantagens:

- chega o calor, o sol, não apetece ir para a confusão das praias - perfeito!
    - para quem tem filhos, eles adoram.

Desvantagens:

- no verão é porreiro - não lhe faltarão auto convidados para o "visitar". Se tem vontade e paciência de ser uma espécie de porto de abrigo semanal, então não existe esse problema;

- manutenção quem a fará? Você? Tem vontade, disponibilidade e prazer para o fazer? Aspiração semanal, verificação ph e afins, retirar folhas diáriamente ou semanalmente, colocar produtos, etc, verão e inverno;

- o preço de construção de uma piscina, bem como os componentes para a mesma.

De uma pessoa que já teve piscina, é engraçado, mas não acho que seja algo excepcional. No primeiro ano ia 4xs por semana. Segundo ano, 3xs por semana. Depois ia de vez em quando. Mas isto sou eu.

Em relação ao IMI, isso é um aumento irrisório. Em relação água e luz, na minha opinião, quem gasta 10, 15 ou 20 mil euros para construir uma piscina, o aumento de 25 a 35% da fatura não deve ser algo de relevante.

A questão que tem de fazer a si mesmo e aos seus é - considerando uma piscina de exterior sem cobertura, será que todo o investimento e futuro trabalho justificam 2 meses, no máximo, de mergulhos?

Cumprimentos

-
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  9.  # 10

Colocado por: Jose Antunes o aumento de 25 a 35% da fatura não deve ser algo de relevante.

Não estaremos nós a exagerar um bocadinho??
  10.  # 11

Colocado por: Bragas V
    Não estaremos nós a exagerar um bocadinho??

Por acaso até acho que não.
    Ter uma bomba a filtrar 8 a 12h por dia, e se quiser acrescentar, aparelho de sal também, e colocar bomba de calor, se calhar esse valor até pode ter sido dado por baixo.
    Para além de que no verão a mesma perde sempre água, seja pelos mergulhos mais violentos, como pela própria evaporação. A reposição de 4 a 5m3 por mês, com uso frequente e intenso, não é nada exagerado também.
  11.  # 12

Bragas parece me que sim.

Na anterior casa, coloquei uma piscina de 3x6 no parte mais funda uns 2m (ou seja era demasiado inclinada), usava agua da rede, no mes que gastava mais agua, talvez uns 4m3.

Na eletrecidade subiu uns 15€ mensais.
    A piscina o tratamento era com sal, e como a agua era de rede, aquilo levava meia duzia de sacos de sal e o regulador de ph, deu me para 3 anos.

Nunca foi tapada e só usava no verao, estava cheia o ano inteiro, qd o tempo ficava melhor, aspirava e estava pronta a usar (na altura em que se usa, sim, aspirava todas as semanas), no entanto ja ha robots automaticos para efetuarem esse trabalho.

Agora construi uma com 3,5x7 a parte mais funda terá 1,6m, fica uns 6/7° mais quente, evapora muito mais, ou seja o mês que gatsou mais, talvez uns 15m3 mas é agua de furo.

Tenho tratamento a sal na mesma, mas tenho de lhe deitar um saco de 2 em 2 semanas e o regulador de ph que no outro lado deu para 3 anos, aqui ao fim de 4 meses, ja estou quase a gastar o dobro da quantidade.

Eletrecidade não tenho bem noção, porque quando liguei a piscina, estava a viver na casa ha coisa de 1 mês, pelo que nao consigo determinar quanto é que me subiu na conta.
    Concordam com este comentário: Bragas V, Jorge_Gonçalves
  12.  # 13

Vantagens:
    -para mim a piscina embeleza e valoriza uma casa,ponto.
    Desvantagens:
    -custos de manutencao, preocupacao quando tem visitas pequenas em casa. Disponibilidade para manter a piscina em condições.
    Depois se gosta de ter sempre gente em casa no verao a usar a piscina, frigorifico e despensa.
    Maxima:
    -as piscinas sao como as amantes. São caras para o tempo que as usamos.
    P.s. Eu nao tenho nem piscina nem amante.
    Concordam com este comentário: Jose Antunes
  13.  # 14

Colocado por: Sirruper-as piscinas sao como as amantes. São caras para o tempo que as usamos.
    Mas baratas para o prazer que dão nesse curto espaço de tempo.
  14.  # 15

Colocado por: diouf_matosEletrecidade não tenho bem noção, porque quando liguei a piscina, estava a viver na casa ha coisa de 1 mês, pelo que não consigo determinar quanto é que me subiu na conta.

Isso é fácil de estimar: potencia do motor (possivelmente 700W) x horas de funcionamento diário x 30 dias x preço kW/h = xxx€/Mês
  15.  # 16

tendo piscina, é vantajoso ter paineis fotovoltaicos para autoconsumo e coordenar o funcionamento da bomba com as horas de maior produção fotovoltaica. Deve dimensionar o sistema FV, para pelo menos mais 50% do consumo da bomba, para compensar no inverno. No inverno tb necessita ter ligada menos horas a piscina.
  16.  # 17

Colocado por: Pedro Barradas
    Isso é fácil de estimar: potencia do motor (possivelmente 700W) x horas de funcionamento diário x 30 dias x preço kW/h = xxx€/Mês

Uma piscina de familia, 5x10m, com cerca de 75m3 (bomba com 750w), no verão 4 horas/dia, inverno 2 horas/dia. Tratamento somente com pastilhas cloro. O sistema de filtragem é atraves de um tanque 2m3 com filtragem natural por diferença de nível.

em termos de custos energéticos a preços atuais, serão cerca de 100kW/Mes x 0.016€ = 16€+IVA. no verão (com os FV, é quase ZERO)

A manutenção é efectuada com recurso a um robot aspirador autonomo. No verão 1x/ semana; no inverno, quando é necessário ( preços entre os 600 e os 1200€) o robor tem um ciclo de limpeza de 3h.
    boas pisicnas.

PS: a piscina tem 30 anos... nunca se mudou totalmente a água da mesma. so a reposição. a unica vez que se teve de retirar agua, foi até meio, para uma manutenção dos focos da piscina, mas já la vai mais de 20 anos - O resultado foi ficar sem a iluminação a funcionar.
    Atualmente as pastilhas já começam a sair, e tem algumas faltas... De resto está impec. Bons mergulhos.. ou não ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bondi
  17.  # 18

Numa construção nova (meu caso) optei por canalizar o custo de uma piscina, para o conforto e qualidade interior.

O valor de construção de piscina chega para um sistema de PRH, conforto o ano inteiro.

Qualquer dia mais tarde a piscina pode sempre ser construída.
  18.  # 19

Colocado por: BelhinhoMas baratas para o prazer que dão nesse curto espaço de tempo.

As amantes?
    • dc
    • 14 setembro 2024

# 20

Bom dia. Estou em fase de construção de uma piscina em blocos mas quem está a fazer falou na solução em solid brick e que a água fica 4/5 graus mais quente. Conhecem esta solução? É realmente melhor em termos de temperatura e a mesma coisa em termos de durabilidade?

0.0259 seg. NEW