Venho colocar aqui um tópico relativo ás maravilhosas mais valias e tudo o que isso pode implicar.
Estou neste momento a pensar vender o meu imóvel, da qual não pretendo reinvestir. Já sei, vou pagar caro no IRS do ano seguinte, mas neste momento da vida, prefiro ter dinheiro no bolso que investido. Opções.. não é isso que venho discutir.
Pois bem... Comprei o ano passado um imóvel antigo (antes de 1950) e efetuei remodelação do mesmo. Tenho cerca de 50 mil euros em faturas com contribuinte e morada do imóvel. A semana passada dirigi me a uma contabilista, falei acerca deste caso mas a mesma disse me que para as finanças aceitarem essas faturas se melhoramento, seria necessário pedir uma atualização do valor patrimonial do imóvel. Ou seja, não bastava ter faturas, mas também que teria de preencher o anexo 1 não sei do que, para poder utilizar a totalidade das mesmas para abate de mais valias em IRS. E que desse pedido, que pode demorar até 180 dias, seria necessário a visita de um fiscal da câmara para verificar esses melhoramentos. Isso é verdade?
Se as mesmas forem cozinha, chão, wcs, materiais de construção- cimentos, colas, etc - é necessária a presença do fiscal?
Se forem janelas, telhas, portões elétricos, ainda percebia, agora coisas simples também?
Alguém que me esclareça, se possível, acerca do mesmo, para perceber se vale a pena o fazer, ou se basta apresentar as faturas e depois o que for aceite será, o que não for, não será.
Digo isto, não pela presença do fiscal, mas sim pelo tempo que pode demorar a resposta - 180 dias - na qual espero, já ter o mesmo vendido.