Iniciar sessão ou registar-se
    • smfj
    • 12 setembro 2024

# 1

Caros,
    Venho tentar obter alguma ajuda relativa à empresa e instalação do Ar Condicionado na minha casa.

Resumindo um pouco a situação, no ano passado (+/- Setembro) contratei uma empresa para a instalação de ar condicionado na minha casa. A pré-instalação já vinha com a casa quando a comprei (usada) e está feita para 6 máquinas interiores. Estas máquinas interiores estão divididas em 2 partes que ligam a dois locais de instalação exterior. Optei por multi-split, sendo que cada uma das máquinas exteriores liga a 3 máquinas interiores.

Resumindo o problema: dada a dificuldade em passar os cabos eletricos pela pré instalação (porque simplesmente não usaram uma guia com ponta flexivel), uma das máquinas ficou a aguardar a resolução do problema durante cerca de 2 semanas em cima de uma palete, e os tubos e fios eletricos expostos ao ambiente (anexo foto).

Quando finalmente resolveram e terminaram a instalação, passado cerca de 1 / 2 meses as 3 máquinas associadas a essa unidade exterior deixaram de fazer frio ou calor, apenas ventilavam. Chamados os técnicos, foi dito que haveria água na tubagem e que por isso não deixaria circular o gás, pelo que teriam de fazer uma limpeza (vácuo) á tubagem. Feita a limpeza e tudo instalado novamente, ficou a funcionar.
    Ar condicionado foi utilizado quer no inverno quer no verão, não de forma constante pois não sentimos essa necessidade, mas sem qualquer problema.

Desde cerca de 1 mês notámos que novamente as máquinas deixaram de fazer frio (as mesmas). Contactada a empresa vieram cá novamente (6a feira passada) os técnicos que verificaram que havia uma fuga de gás (máquina exterior). Feita a intervenção e corrigida a fuga, 2 das máquinas interiores a funcionar perfeitamente, mas uma delas não fazia frio. Pelo que percebi, foi novamente retirado o gás, feito vácuo e posto o gás, sendo que desta vez deixaram as 3 de fazer frio ou calor. Como já estava no final do dia, fui informado que viriam na semana seguinte pois não estavam a perceber bem o problema, mas que contactando o colega que tem mais experiência, ele disse que seria ainda água na tubagem. Esta 3ª feira voltaram e informaram que teriam de fazer vácuo novamente para limpar a tubagem pois entendiam que haveria água na tubagem. Fui por isso informado que iriam instalar a bomba de vácuo, que deveria ser ligada de manhã e desligada á noite e que este procedimento deveria ser feito durante uma semana. Além disso, fui ainda informado que a bomba precisava de ser "atestada" com óleo de cada vez que o nível do mesmo estivesse em baixo, mas que não "consumia assim tanto" e por isso não seria todos os dias, pelo que deixaram sensivelmente 200ml de oléo numa garrafa.
    Apesar de considerar este processo um pouco estranho, sendo que tento sempre ser acessível com as pessoas e que também queria e quero é o problema resolvido, acedi ao pedido.

Acontece que ontem logo pela manhã, após ligar a bomba (ligação da bomba feita através do fio elétrico do ar condicionado diretamente ao dijuntor) reparei que poucos minutos depois a bomba já não funcionava. Após verificar, o nivel de óleo estava já no mínimo novamente. Contactado o responsável da empresa e explicando que em menos de 8 ou 10h já tive de repor o oleo, isto não iria durar uma semana. Foi me dito que os tecnicos tinham levado a bomba errada ("que não funciona bem") e que iriam no dia seguinte (hoje) trocar a mesma. Após eu dizer (calmamente e com educação!) que assim isto nunca mais ficaria resolvido, a pessoa começou de forma histérica e em tom de ameaça a dizer para não colocar pressão senão não fazia nada, que a culpa não era dele mas sim do empreiteiro que deixou a instalação com água lá dentro (note-se que a casa tem 16 anos...) e que o local de instalação era longe e que ele era o prejudicado porque tinha de fazer os kilometros todos, etc etc...

Após alguma discussão (tentando manter sempre a calma do meu lado) eu disse que já nem me queria chatear, que apesar de estar na garantia, eu contratava outra empresa que me resolvesse o problema e que assim apenas viessem desmontar a bomba e colocar novamente o gás na máquina. A resposta (que talvez já seria previsível) foi que eles nem iam fazer mais nada que que por ele poderia agarrar na bomba e atirar ao lixo.

Dada esta situação solicitava, dentro do possível, a vossa ajuda em 2 tópicos distintos:
    (parte técnica)
    1 - poderá ser efetivamente esta a razão pela falha dos equipamentos (humidade / água na tubagem)?
    2 - Não deveriam ter eles feito a limpeza da tubagem antes de instalar o equipamento? Nunca me perguntaram ou propuseram tal... como é óbvio, num investimento de milhares de euros, não seria por mais 100 ou 200€ que iria recusar a limpeza...
    3 - Faz realmente sentido fazer vácuo durante uma semana para limpar a tubagem? A limpeza da mesma não deveria ser feita com azoto? Além disso, pelo que sei (mas posso estar errado!!) ao fazer vácuo irá originar uma pressão negativa na tubagem que a partir de certo valor causa a evaporação da água, pelo que fará sentido fazer "durante uma semana"? ou fará sentido fazer até atingir o valor de pressão negativa pretendida? (mais uma vez posso estar errado neste ponto).

(parte legal)
    1 - Alguma coisa que possa fazer nesta situação para que assumam a sua responsabilidade? (já enviei um email para eles para ficar registado e enviei também um email à Mitsubishi Electric a reportar e pedir ajuda)
    2 - Sinceramente dispensava recorrer a um advogado, de qualquer forma estou realmente saturado que em Portugal todo este tipo de irresponsabilidade e desplicência seja passada impune... valerá apena avançar por este caminho?
    3 - Se, e desculpem a expressão, quiser assumir o "meu andar novo" e contratar alguém para fazer o que eles foram incapazes de fazer, obviamente sem garantias porque estamos num país / mundo cão..., corro algum risco de perder garantias? E se eventualmente o problema for do equipamento e não da pré-instalação, poderão eles ou a marca desresponsabilizar-se da garantia do equipamento dado que recorri a outro instalador (mesmo sendo instalador da marca) que não o inicial?

Desculpem o texto gigante... mas queria enquadrar a situação. Além disso sinto-me um pouco perdido pois neste momento tenho uma bomba de vácuo ligada ao AC que está ligado ao quadro eletrico (dijuntor obviamente desligado de momento), tapada com uma caixa de cartão e um tijolo por cima (foto em anexo)... e com um instalador (ou tentativa de o ser) a saltar fora do assunto.

Obrigado desde já pela vossa ajuda.
    Cumprimentos.
      IMG_20240911_124026.jpg
      IMG_20230912_182418.jpg
  1.  # 2

se e repito SE existe agua na tubagem é somente consequência de más praticas na instalação do equipamento.

a olho nu nem o superhomem com a sua visão de raioqueoparta consegue ver se existe agua dentro da tubagem de uma pré-instalação, mas quem é batido nisto sabe que depois de tantos anos é obvia a sua presença e que somente pelo vácuo nem que fique um mês consegue resolver o problema (isto caso seja agua), se efetivamente existe agua no sistema: a garantia oficial das maquinas morreu.

no entanto pelo descrito tem fuga no sistema além de outros erros de procedimentos tecnicos.

quem instalou foi quem vendeu o equipamento? se sim é mais facil, caso sejam entidades diferentes ai complica muito para o seu lado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smfj
    • smfj
    • 12 setembro 2024

# 3

Caro jorgealves,
    Desde já obrigado pela resposta.

Relativamente ao mencionado, quando diz que a garantia das máquinas foi á vida, a culpa quero acreditar que foi do instalador que não fez os procedimentos corretos para o evitar, certo? Nomeadamente a limpeza do sistema (com azoto?)

Relativamente á fuga, desta última vez que vieram cá efetivamente havia fuga conforme foi constatado pelos técnicos. O problema é que depois de resolverem a fuga, verificou-se que uma das 3 máquinas interiores (ligadas á mesma máquina exterior) não fazia frio. As outras duas faziam frio e bastante. só depois, ao tentarem corrigir, as 3 máquinas voltaram a deixar de fazer frio (ou calor).
    Na eventualidade de haver água no sistema, deveria ter sido verificado e corrigido antes da instalação com a limpeza da tubagem, certo?

Respondendo á sua questão, sim quem vendeu foi a mesma empresa que instalou.

O problema é que o "técnico", conforme mencionado, disse que agora não faziam mais nada e que por ele podia agarrar na bomba e colocar no lixo. Ou seja, estão a fugir á sua obrigação.
    Começa-me a parecer que realmente deram conta da máquina por não terem feito a limpeza e agora estão a tentar fugir á responsabilidade.

Se assim for, ou que seja outro o motivo, como os posso responsabilizar e fazer com que corrijam a situação?
    Conforme mencionei, enviei email para eles a questionar se realmente não iriam intervir mais para que fique registado, e enviei email também á Mitsubishi Eletrics (espero que para o e-mail correcto) a expor a situação e a questionar como devo proceder.

Fora isto... Alguma entidade que regulamente estas situações onde possa apresentar queixa? Sinto que recorrer a um advogado, além do dinheiro gasto, vou ter o problema resolvido quando os meus filhos estiverem na faculdade ( e acredite que ainda falta bastante...) no entanto, e dado o investimento, se for esse o caminho, que assim seja.

Obrigado mais uma vez.
    Cumprimentos.
  2.  # 4

Colocado por: smfjRelativamente ao mencionado, quando diz que a garantia das máquinas foi á vida, a culpa quero acreditar que foi do instalador que não fez os procedimentos corretos para o evitar, certo?
    eu diria que sim pois até era expectável derivado á idade da pré-instalação.

Colocado por: smfjcomo os posso responsabilizar e fazer com que corrijam a situação?
    Asae e fazer queixa no livro de reclamações da empresa (não tem nada a ver com o portal da queixa) online.

questões técnicas á parte somente lhe assiste ter o expectável normal funcionamento do equipamento, coisa que não se verifica, como tal poderá solicitar a resolução do contrato de fornecimento e instalação.

Colocado por: smfjá Mitsubishi Eletric
    o fabricante não é para aqui chamado e nem tem que assumir qualquer responsabilidade sobre o serviço de instalação, que diga-se impede o assumir de garantia pelo fabricante.
  3.  # 5

Se os tubos tinham água, deduzo que devia ter sido "soprado" a tubagem com o azoto.
  4.  # 6

Colocado por: VarejoteSe os tubos tinham água, deduzo que devia ter sido "soprado" a tubagem com o azoto.
    seguido de vacuo e novamnete soprado com azoto e novamnete vacuo, pelo menos 3 vezes se tempo quente, se tempo frio eu faria mais uma ou duas até conseguir aguentar vacuo.
    e mesmo assim por vezes não chega, já tive uma instalação de onde tirei uns litros de agua da tubagem, demorei mais tempo a tirar agua do que a fazer o restante trabalho.
    recordo que os oleos atuais são altamente higroscopicos absorvendo agua e deixando de fazer a sua função de lubrificante.
    Concordam com este comentário: Varejote
  5.  # 7

Cicap para eles resolverem o problema.
  6.  # 8

uma coisa deveras estranha é o procedimento do oleo, as bombas de vacuo não consomem oleo, o que costuma acontecer ao retirar agua é que a mesma fica misturada com o oleo da bomba de vacuo aumentando o nivél deste e saindo mesmo para fora do carter.

pelo que creio somente tenha sido um problema de fugas com recolhas e reenchimentos com gases inadequados ou ja com muito ar á mistura.
    • smfj
    • 13 setembro 2024

# 9

Obrigado desde já a todos.
    Efetivamente os testes, limpezas e afins que foram ou não feitos, a mim ultrapassam-me. Não tenho conhecimento da área para poder aventar mais do consegui ir percebendo e que mencionei anteriormente.
    Como o jorgealves disse e bem, questões técnicas á parte, eu apenas quero o problema resolvido. Gostaria que não fosse pela mesma empresa pois pelo que já se percebeu, é notória a qualidade do trabalho.
    Contudo irei seguir as vossas indicações e apresentar queixa, pois tenho receio que com isto a máquina tenha ficado danificada e desta forma o que seria pagar a alguém para fazer o trabalho corretamente, poderia ficar bem mais caro.

Relativamente á bomba e á forma como está a perder óleo, não sei se é normal ou não. Achei um pouco estranho mas é cero que o que explica não foi o que verifiquei. A bomba tem um pequeno olhal onde se vê o nível do óleo. Ao ver que estava baixo, adicionei óleo conforme instrução. E o depósito "aceitou" o óleo, ou seja, nada verteu, por isso o óleo foi de alguma forma consumido, e claramente não tinha água dado que se o tivesse o óleo estaria em cima.

Mais uma vez agradeço a todos e conforme indicado irei avançar com as queixas na ASAE, livro de reclamações e CICAP.
    Concordam com este comentário: NGC

0.0171 seg. NEW