Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,
    A minha mae iniciou um projecto de licenciamento em 2020, que foi agora aprovado, de uma pequena moradia T1, com cerca de 40m2, na zona de Sintra (terreno urbano, projecto arquitectura aprovado, seguem agora especialidades).

Acontece que o fornecedor da casa, quase duplicou o valor desde 2020 para agora.
    Ela está à procura de uma alternativa, com urgência.

O que recomendam?

Valores de referência, e contactos por favor.
    Obrigado!
  2.  # 2

Meta aqui o projecto de arq, para podermos indicar alguma coisa que possa ser compativel com o licenciado.
    PS: Com 40m2, não será antes um T0?
  3.  # 3

Outra hipotese é reformular isso tudo, sendo um lote urbano, metem uma comunicação prévia. Arq, especialidades e empreiteiro escolhido.

O que o arquiteto diz sobre o assunto, o que aconselha?
  4.  # 4

Tem razao, começou com T1 e acabou em T0.
    Segue planta aprovada. Sao apenas 29m2 de area util / 25 area habitável (44m2 bruta/construção).

Foi um processo longo, demorado, com 2 arquitectos diferentes que a enganaram em todo o processo, e so resolveu com advogado. Prefiro nao entrar pelo tema.

Não poderá haver mudança no projecto, senao ela desiste.
    Eu, por mim, seria em alvenaria. E se houver empreiteiro de confiança, posso passar o contacto.
    Mas ela prefere continuar em madeira, como inicialmente previsto.

Obrigado pelos vossos comentários !
      Screenshot at Sep 13 10-37-00.png
      Screenshot at Sep 13 10-37-18.png
  5.  # 5

É um T0. pois um T1, necessita ter 52m2, um T0, é 35m2.
    Atualmente não é obrigatório nem bide nem banheira. Mas o acesso à IS acessível não cumpre, pois necessita corredor com 1.20m para fazer a manobra. a Porta a abrir para fora também não permite cumprir com as acessibilidades no acesso da mesma.
    As paredes exterior junto da janela maior são menos espessas do que as restantes!? supostamente não deveriam, pois fazem parte do envelope termico e acustico exterior.

Sinceramente, um projeto que é simples, bem que poderia estar mais optimizado. Por exemplo a porta/ janela para kitchenette poderia ter no minimo uma gola de 45cm ao invés de 10cm. O mobiliário está ali um pouco a nadar. Acho que se pensou pouco no uso, na utilização diária.

Veja opções com a RUSTICASA; BANEMA; CasaDIFF (linha em madeira)
    Atenção aos projectos de especialidade... tem de ter em conta as tecnicas construtivas que irão utilizar em obra.
  6.  # 6

Pedro
    acho que cumpre com as acessibilidades, onde viste isso dos 1.2 do lado de fora da wc? eu interpreto 1.10 segundo o a secção 4.
    9, acho que não é por ai pelas acessibilidades

penso que a porta de entrada devia estar na parede da bancada da cozinha libertando toda a parede da estante da sala e a janela da wc devia estar mais para o lado da banheira para permitir um espelho em condições em frente ao lavatório e talvez a wc ter uma porta de correr que seria mais funcional. de resto acho que está bem.

gonçalo82
    quem sabe se algo tipo o sistema da modiko
  7.  # 7

Colocado por: marco1acho que cumpre com as acessibilidades, onde viste isso dos 1.2 do lado de fora da wc? eu interpreto 1.10 segundo o a secção 4.
    9, acho que não é por ai pelas acessibilidades
    espaço de rotação 90º ali para aceder à IS necessita de 1.20m.
  8.  # 8

não vejo isso assim, vejo que tem de ser o ponto 4.4.2 quanto muito e não o 4.4.1 e como disse atras estamos perante uma situação de portas portanto ai sim tem é a ver com o 4.9.6
    isso que dizes é uma interpretação demasiado restritiva.
  9.  # 9

Colocado por: marco1isso que dizes é uma interpretação demasiado restritiva.

Pois é. Mas é o que é - Não acho que seja interpretação - é o que será necessário. Ainda para mais, neste caso, a porta abre para fora da IS, para dentro do "corredor".
  10.  # 10

Colocado por: goncalo82O que recomendam?
    recomendamos contratar um arquitecto para reformular a coisa para construir de forma tradicional
  11.  # 11

Colocado por: goncalo82Eu, por mim, seria em alvenaria.
    tem de alterar as especialidades .. ou seja alterar algumas partes do projecto porque está a alterar a estrutura

0.0193 seg. NEW