Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia
    Estou a remodelar uma casa e gostava de pintar a pedra que rodeia a lareira. Pesquisei um pouco e li que a tinta de giz pode ser uma solução.
    Será? Qual seria a melhor alternativa? A pedra é granito.
    Obrigada desde já pelos vossos comentários.
  2.  # 2

Colocado por: Mercedes pintar a pedra

Agora mais a sério, qual a razão para querer pintar a pedra?
    Pode partilhar fotos da lareira?
  3.  # 3

Pois, eu respeito a reação. Mas o granito não fica bem, nem nunca ficou, nos acabamentos da casa. O apartamento foi comprado em segunda mão e tem acabamentos escolhidos a dedo pelo anterior proprietário. Tem um chão em tijoleira terracota com uma treliça de madeira que vamos conservar, apesar de estar a precisar de recuperação, mas o granito na lareira não me agrada, nem nada que seja cinzento numa casa com uma paleta de cores da natureza (terracota, madeiras, beges, brancos e verdes), que foi a opção que tomámos para adequar a remodelação ao chão já existente (já postei aqui fotos do chão).
    .
    A tinta de giz poderá ser usada neste caso? Precisará de um primário para aplicar a tinta por cima? Sei que a tinta de giz pode ser aplicada sobre a madeira sem aplicação de primário, mas na pedra fico na dúvida.
      IMG_20190720_172229.jpg
  4.  # 4

Eu trocaria a "cassete" e forrava o exterior da lareira em Madeira como deve ter nas restantes carpintarias - encaixotava-a.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mercedes
  5.  # 5

Obrigada pela sugestão, Pedro. Já pensei nisso, mas por agora queria uma solução mais simples e DIY. Estamos a fazer uma remodelação quase só de pequenas reparações, substituição de eletrodomésticos e estética geral da casa, neste momento, porque precisamos da casa pronta a habitar com muita urgência. Adiante, teremos de fazer obras mais sérias, e aí pretendo recuperar as madeiras originais, construir uma casa de banho adicional, entre outras coisas. Nessa altura pensarei numa outra solução para a lareira. Gosto de acabamentos em pedra e não me importaria de uma solução com uma pedra mais clara, tipo calcário (embora eu não faça a mais pálida ideia se pode ser usado em lareiras). Enfim, para já a solução meramente estética seria pintar...
  6.  # 6

Então é limpar a pedra/ desengordurar, aplicar primário e tinta.
    Pelo que consigo perceber esse recuperador já tem fugas no lar, pelo que tem toda a envolvente já apresenta fuligem.
    Se não utilizarem a lareira.
    è pintar a pedra sem medos.
    Eu aproveitava e alterava a cor do recuperador para um antracite ( tem de ser tinta apropriada).
  7.  # 7

até porque um dia isso dá para tirar (com trabalho)
  8.  # 8

Obrigada, mais uma vez. Não tinha pensado em pintar o recuperador, porque o que mais me incomoda é o granito e as manchas que já acumula. Vou pintar, sim, mas continuo com a dúvida sobre a tinta de giz e a necessidade de primário sobre a pedra.
    Vou ponderar pintar o recuperador, mas tenho mais receio por causa do calor. Embora não vá usar muito a lareira, temos crianças/ bebés e vamos instalar ar condicionado para climatizar a casa no inverno.
  9.  # 9

Aplicariam primário também para a tinta de giz?
  10.  # 10

esqueça isso do "giz" e pinte com uma tinta de esmalte apropriada, acabamento mate. Vá a um aloja de tintas e peça um esquema de pintura ( primário + tinta de acabamento)

Não entendo a fixação na tinta de giz - isso é utilizado em mobiliário... em recauchutagens.
  11.  # 11

Colocado por: MercedesAplicariam primário também para a tinta de giz?

Tem de ler as instruções de aplicação da tinta que escolher.
  12.  # 12

Ah, não tenho qualquer fetiche com a tinta de giz, fiquei apenas bem impressionada pelo que li sobre a tinta. Aliás, já fiz alguma recauchutagem de móveis que iriam para o lixo (e prefiro isso a comprar IKEA), e nunca usei a famosa chalky!
    .
    Obrigada. Na próxima semana vou à CIN e aconselho-me lá também.
    .
    Já agora, sobre as madeiras, alguém me aconselha um profissional de carpintaria que me ajude a clarear o tom das madeiras originais da casa. Já pedi vários orçamentos a carpinteiros da área onde resido e nem respostas recebi. os homens que estão lá em casa a trabalhar são claramente amadores e a lançar-se nestas artes agora e não percebem o suficiente do assunto.

0.0137 seg. NEW