Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.
    Tenho um terreno de cerca de 4000m2 no concelho de Palmela, vou iniciar uma construção de moradia e gostava de poder aproveitar o terreno para ter uma pequena horta e árvores de fruto. A minha ideia sempre foi fazer um furo de água mas parece-me que não e fácil conseguir licença da APA uma vez que, embora ainda não haja ligação à rede de água, é possível ligar. Alguém tem informação acerca disto? Falei com uma empresa que faz furos e disseram-me para fazer o pedido a APA na mesma, mas não tenho muita esperança. Se tudo correr mal e não conseguir o furo, gostava de saber se conhecem alternativas uma vez que a rega com água da rede torna-se incomportável nestas dimensões.

Obrigado.
  2.  # 2

Boa tarde,

Caso a APA não autorize e não entrando em ilegalidades, do que vejo assim rápido e mais simples, e tentar fazer umas bacias/charcas de retenção de aguas da chuva.

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dbteixeira
  3.  # 3

Colocado por: dbteixeiramas parece-me que não e fácil conseguir licença da APA
    não é que nao seja fácil. apenas nao passam licenças para quem nao tem direito. quem se queixa é quem tenta sem direito de o fazer.

tente, não é nada de outro mundo. mas o aproveitamento da chuva pode fazer na mesma, mesmo que lhe autorizem o furo
    Concordam com este comentário: dbteixeira
  4.  # 4

Colocado por: antonylemosnão é que nao seja fácil. apenas nao passam licenças para quem nao tem direito. quem se queixa é quem tenta sem direito de o fazer.

tente, não é nada de outro mundo. mas o aproveitamento da chuva pode fazer na mesma, mesmo que lhe autorizem o furo

Sim, vou tentar de qualquer forma. Em relação ao aproveitamento da chuva, sabe como funciona? Tem noção das soluções que existem? Não faço ideia do tamanho de deposito que iria precisar, nem das soluções que existem para a captação.
    Agradeço a ajuda!
  5.  # 5

Um poço com manilhas não é opção? Há vizinhos que tenham ou os lençóis de água estão demasiado baixos para essa solução?
  6.  # 6

Colocado por: dbteixeiraEm relação ao aproveitamento da chuva, sabe como funciona?
    https://www.thinkwater.com.au/sustainable-rainwater-harvesting-and-storage-practices/

tem uma parte que capta a água. por exemplo de um telhado ou de uma estrutura feita para isso. esta água passa uma filtragem inicial para eliminar folhas e outra sujidade que possa existir no telhado e é levada até um depósito.. a partir de aí é como qq outra forma de regao tamanho é dependente das suas necessidades e da quantidade de chuva na sua zona.

0.0122 seg. NEW